Atenção para as novas regras da ANAC!

Atenção para as novas regras da ANAC!. Facebooktwittergoogle_plus

Novas regras da ANAC passam a valer a partir de 14 de março.

Nesta terça-feira, dia 13/12/16, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou mudanças significativas para todos passageiros. A intenção é promover a concorrência entre as companhias aéreas, e assim, criar companhias de baixo custo (também chamadas de low cost).

O que é Low Cost?

Low cost é um termo utilizado para descrever companhias aéreas de baixo custo. Internacionalmente, as companhias aéreas têm mais liberdade para personalizar o voo dos passageiros, podendo assim, variar os preços.

Essa personalização é criada, por exemplo, perguntando ao passageiro se ele tem interesse de comida a bordo, ou até mesmo se irá despachar bagagem, como cita as novas regras da ANAC, e que iremos explicá-la logo abaixo.

A companhia aérea Latam deu um passo a frente sobre essa novidade, como já falamos aqui, e terá tarifas mais baixas a partir de 2017.

Cobrança para despachar bagagem

Uma das mudanças mais comentadas sobre as novas regras da ANAC é da cobrança para despachar a bagagem em voos nacionais e internacionais.

Porém, é importante esclarecer que, na verdade, as companhias aéreas terão a liberdade de realizar essa cobrança ou não. A partir disso, será possível personalizar o voo do passageiro.

Por exemplo, se um passageiro comprar uma passagem internacional, que foi bem cara, as companhias aéreas poderão dar de “brinde” o despache das malas.

Em outro exemplo, se você é uma pessoa que viaja frequentemente e nem sempre leva uma mala grande, poderá comprar passagens mais econômicas, já que não precisa desse serviço e poderá levar como bagagem de mão.

Com as novas regras da ANAC, a bagagem de mão aumentará de 5kg para 10kg, mais um volume de mão, que pode ser uma bolsa, mochila ou sacola.

Sobre bagagem extraviada, foi reduzido para 7 dias o prazo máximo para as devoluções em voos nacionais e para 21 dias para voos internacionais. Ao passar desse prazo, as companhias aéreas têm no máximo uma semana para realizar a indenização.

Outras novas regras da ANAC

Outras mudanças também foram estabelecidas. Confira:

Alteração do nome

Bilhetes emitidos com o nome errado poderão ter alteração na grafia, sem custo, até a hora do embarque. Mas é importante ressaltar que o bilhete continua pessoal e intransferível.

Valor divulgado

Uma medida positiva e transparente, é a divulgação dos preços com as taxas já inclusas, que irá facilitar as pesquisas de preço de passagens aéreas para os consumidores.

Cancelamento

Essa é uma alteração importante que deve ser lida com atenção.

Passagens aéreas aprovadas com pelo menos 7 dias antes de voo, poderão ser canceladas gratuitamente até 24 horas após a compra, ou em até 7 dias se comprado pela internet.

Lembrando que essas mudanças só serão aplicadas a partir do dia 14 de março de 2017.

Passagens aéreas não utilizadas

Antes o reembolso por passagens aéreas não utilizadas era de 30 dias. Com as novas regras da ANAC, a companhia terá 7 dias para fazê-lo em caso de cancelamentos, interrupção, preterição ou atraso.

Além disso, antes, ao adquirir uma passagem de ida e volta para viagens nacionais, e não comparecer no dia da ida, automaticamente perderia o voo de volta. Agora, avisando com antecedência até a decolagem do voo de ida, a reserva é garantida.

Taxas de cancelamento, reembolso ou remarcação

As taxas cobradas para estes serviços, agora, não poderão ser maiores que o valor que o passageiro pagou pela passagem, mesmo que ela seja promocional.


Compartilhe!

Como podemos ver, muitas alterações foram feitas na antiga regulamentação da ANAC. Muitos viajantes acreditam que talvez essas modificações sejam ruins, muitos outros acreditam nas melhorias que elas podem proporcionar. E o você, o que acha? Compartilhe no Facebook e veja o que os outros estão falando!

novas regras da anac

Confira alguns destinos com ofertas especiais!

CNPJ: 17219734/0001-69 | Rua Antonio Aleixo , 604 - Belo Horizonte - MG - CEP 30180-150
© 2017 Passagens Promo - Todos os direitos reservados Emitir Shop | By - 2XT Tecnologia - Passagens Promo 2017