Jet lag: aprenda como evitá-lo!

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Fazer uma grande viagem internacional, como para a Europa e a Ásia, é uma verdadeira delícia. A experiência traz muitas novidades e histórias para contar. Porém, junto com toda essa alegria vem o desagradável jet lag. Você sabe o que é isso?

Bom, o jet lag é um mal estar causado quando mudamos de fuso horário rapidamente. Por exemplo, do Brasil para Londres são quatro horas de diferença: ao chegar ao destino, o viajante perceberá claramente a diferença de horário do local de partida.

E essa variação pode ocasionar indisposição, além de dificuldades para dormir e se alimentar. Especialistas apontam que, para o seu relógio biológico se habituar ao destino da viagem, é necessário pelo menos um dia por hora de diferença entre horários.

No nosso exemplo, o caso de Londres, serão pelo menos quatro dias para a adaptação. Porém, não desanime, há maneiras para evitar o temido jet lag e curtir a viagem de férias com disposição desde o começo. Confira a seguir as melhores práticas!

Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o voo

Apesar dos voos internacionais servirem bebidas alcoólicas, o ideal é evitar o seu consumo. A ingestão de vinho ou cerveja, por exemplo, em grandes altitudes eleva as sensações de cansaço e de desidratação, que podem aumentar o mal estar na chegada ao destino.

Beba bastante água para evitar o jet lag

Beber bastante água durante o voo e quando chegar de viagem ajudará a amenizar os efeitos do jet lag, pois evita a desidratação, que é característica do ar confinado dos aviões. Esse cuidado ajudará a diminuir muitos desconfortos.

Faça caminhadas durante o voo

Alguns voos têm mais de dez horas de duração. Isso é tempo demais para permanecer sentado, não é mesmo? Por isso, para melhorar a circulação, levante-se e faça pequenas caminhadas no avião e também alongue as pernas.

Compre passagens com chegada prevista durante o dia

Sempre que possível, escolha passagens com horário de chegada com o dia ainda claro. Com isso, você conseguirá regular melhor o sono e, já no primeiro dia, poderá dormir à noite inteira para descansar da viagem.

Alimente-se de acordo com os horários locais

Ao chegar ao destino, busque fazer as refeições de acordo com o horário local. Por mais que, no Brasil, sejam oito horas da manhã e, em Londres, meio-dia, por exemplo, almoce nesse horário (por mais estranho que pareça!) e não tome café da manhã. Isso ajudará a regular o seu ciclo.

Evite cochilos ao longo do dia

Dormir em avião não é exatamente fácil. Por conta disso, muita gente, quando chega ao hotel, vai logo dormir, mesmo sendo três horas da tarde do horário local. Esse é um grande erro e um dos que mais fazem aumentar os efeitos do jet lag.

O ideal é, assim que chegar, tomar um belo banho e sair para conhecer o destino, passear e caminhar para espantar o sono. O fundamental é dormir só quando já estiver noite. Assim, você conseguirá descansar e, no dia seguinte, já se sentirá bem melhor!

Ajuste os seus relógios para o horário de destino

Ao entrar no avião, faça os devidos ajustes no seu relógio e celular. Com isso, você já começa a informar o seu cérebro sobre o horário que estará nos próximos dias.

E então, gostou das nossas dicas para evitar o jet lag? Conte as suas impressões e experiências nos comentários e, se tiver mais alguma dica, não deixe de compartilhar!

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