Viagens aéreas: por que chegar no aeroporto com antecedência?

Viagens aéreas: por que chegar no aeroporto com antecedência?. Facebooktwittergoogle_plus

Fazer viagens aéreas é sempre algo emocionante. Ver o avião decolar, deixando tudo para trás e alcançando as nuvens é algo que deixa qualquer um satisfeito. Porém, para fazer uma viagem tranquila, é preciso chegar no aeroporto com bastante antecedência. Para voos nacionais, por exemplo, o recomendado é estar no local pelo menos uma hora antes do horário programado para a decolagem. Já nas viagens internacionais, é preciso chegar ao aeroporto cerca de duas horas antes do embarque.

Muitas pessoas questionam essa necessidade, já que ficam bastante tempo sentadas na sala de embarque aguardando o chamado para entrar na aeronave. Entretanto, esta antecedência é extremamente necessária para a organização do aeroporto, da companhia aérea e até mesmo para a segurança dos passageiros.

Os motivos são vários e, após entender cada um deles, você nunca mais vai querer chegar em cima da hora de seu voo, pode ter certeza. Fique com a gente e confira as razões!

Evitar tumultos na área de embarque

viagens aéreas

Em um mesmo aeroporto, há uma série de aviões decolando no mesmo horário. Então, imagine que todos os passageiros cheguem no local com 10 minutos de antecedência, precisem retirar suas passagens no guichê e queiram entrar na sala de embarque ao mesmo tempo para não perder o voo.

Essa situação, com certeza, iria acabar gerando um enorme tumulto e muitas pessoas acabariam perdendo o voo. Afinal, mesmo solicitando que cheguem com antecedência, há várias pessoas que se atrasam e já causam esta situação, querendo passar na frente de todos e atrapalhando os processos do aeroporto.

Além disso, as portas do avião têm um horário pré-estabelecido para fechar, garantindo o compromisso de pontualidade com os passageiros. Sem essa regra, com certeza esse horário seria ultrapassado na maior parte dos voos.

Fazer o procedimento de check-in com tranquilidade

Também é importante fazer o procedimento de check-in com antecedência. Muitas empresas aéreas já possuem este serviço online para evitar filas nos guichês, fazendo com que o processo seja agilizado ao máximo.

Caso você não seja um passageiro frequente, é importante fazer esse procedimento pessoalmente com um funcionário da companhia em que comprou sua passagem. Ele irá te explicar sobre todos os procedimentos e ainda poderá orientar sobre a bagagem, itens proibidos e quais documentos devem ser mantidos com você durante o voo.

Além disso, no horário previsto para a sua chegada (1 hora em voos nacionais e 2 para internacionais), a companhia é obrigada a liberar uma fila preferencial para que você não se atrase e dê entrada com tranquilidade. Chegar depois deste horário pode acabar atrapalhando os passageiros dos próximos voos.

Despachar a bagagem corretamente

viagens aéreas

Se você não pretende viajar apenas com a bagagem de mão, a necessidade de chegar ao aeroporto com antecedência é ainda maior. É muito provável que você encontre filas enormes para realizar o despacho, principalmente em feriados e horários de pico.

É preciso verificar também se alguns dos itens proibidos estão sendo carregados, transferindo-os para a bagagem de mão (como notebooks, por exemplo).

O contrário também pode acontecer: em viagens internacionais não é permitido levar grandes embalagens com líquidos, então é necessário verificar a quantidade máxima antes de fazer o despacho para não ter que jogar fora produtos de maquiagem ou perfumes, por exemplo.

Outro ponto importante é conferir o peso de suas malas. Em voos internacionais, o máximo permitido depende do destino e da classe da passagem. Então verifique com a companhia aérea com antecedência. Em voos nacionais, apenas 23 kg. Caso sua bagagem ultrapasse esta quantidade, será preciso pagar por uma taxa extra informada no guichê.

Passar pela revista antes de embarcar

Todos os passageiros, antes de entrar na sala de embarque, precisam se submeter a uma rápida revista. É preciso passar pelo detector de metais e também colocar sua bagagem de mão e demais pertences no aparelho de raio X.

Este é um procedimento extremamente importante para garantir que os passageiros estejam em segurança dentro do avião. Caso seja encontrado algum objeto que não possa ser levado para a aeronave, o passageiro será orientado a jogá-lo fora ou voltar ao guichê para despachar sua bolsa.

Além disso, também são verificadas possíveis armas e objetos perigosos que possam causar algum risco para os demais. Tais objetos serão recolhidos e, se necessário, um boletim de ocorrência será emitido pela Polícia Federal.

Conferir a documentação necessária

viagens aéreas

A documentação necessária para o embarque varia de acordo com o destino do passageiro. Em voos nacionais, por exemplo, qualquer documento oficial com foto pode ser utilizado para fazer o check-in e entrar no avião.

Enquanto isso, em voos internacionais é preciso verificar com antecedência o que será exigido para ter certeza de que o documento será emitido e regularizado.

Do Brasil para a Argentina, por exemplo, apenas a carteira de identidade é suficiente e não será solicitado o visto. Já para a Europa, você pode viajar sem visto por 90 dias e irá precisar de um passaporte. Para os Estados Unidos, o visto de permanência e passaporte serão exigidos seja qual for a finalidade ou período de permanência no país.

Passar pela alfândega nas viagens aéreas internacionais

Esse momento pode ser rápido ou demorado. Ele varia de acordo com as regras de cada aeroporto e com as exigências do país em que você está.

É preciso informar se alguma mercadoria está sendo levada de um país para o outro: livros, eletrônicos, roupas e qualquer outro objeto de alto valor ou grande quantidade por meio de compra por pessoa física. Caso a quantidade e o valor sejam maiores que o permitido, você será taxado.

Agora que todos esses fatores foram explicados, é possível entender o motivo de os passageiros precisarem chegar tanto tempo antes do horário programado nas viagens aéreas, não é mesmo?

Portanto, chegue com antecedência da próxima vez, garantindo que você não irá perder o voo, tendo tranquilidade, segurança e evitando imprevistos.

Quer acompanhar mais dicas de destinos, viagens aéreas, passagens aéreas baratas, roteiros, informações sobre documentação e tudo que você precisa para uma viagem tranquila? Então acesse agora mesmo nosso Facebook, Instagram, e Twitter. Assim, você recebe as atualizações diariamente e garante a viagem dos seus sonhos.

Confira alguns destinos com ofertas especiais!

CNPJ: 17219734/0001-69 | Rua Antonio Aleixo , 604 - Belo Horizonte - MG - CEP 30180-150
© 2016 Passagens Promo - Todos os direitos reservados Emitir Shop | By - 2XT Tecnologia - Passagens Promo 2016