
Guia completo para curtir o carnaval no Rio de Janeiro de 2025
Em Recife , você encontra um carnaval tradicional e elétrico ao mesmo tempo. Também é considerado um dos maiores carnavais do mundo, promove o famoso Galo da Madrugada que arrasta multidões.
Se ainda está em dúvidas se escolhe Recife como seu destino no Carnaval, confira 10 motivos que te farão ter certeza que é a escolha certa.
Índice
O maior bloco do mundo é o Galo da Madrugada em Recife, que desde 1978 agita a cidade. Ele passa pelas principais ruas da e o ritmo que prevalece é o frevo que contagia a todos com suas performances divertidas.
No sábado tem o desfile que abre as portas para o Carnaval de Recife. E começa logo cedo. Neste ano de 2025, começará às 8h da manhã e vai às 18h, com trios elétricos que contam com a participação de bandas e artistas locais.
O mascote do bloco é o gigante galo que fica na ponte Duarte Coelho, cada ano ele é personalizado de um jeito diferente e temático. Além do bloco ser uma marca cultural de Recife é um dos mais divertidos, não tem como ficar parado
Recife também se destaca pelos seus blocos de rua, que garantem uma energia contagiante e muitos ritmos musicais misturados. Não importa qual é a sua idade, a grande variedade de blocos faz com que você encontre um que combina com o seu estilo.
Tem o famoso Bloco do Galo da Madrugada, um dos mais tradicionais, onde o frevo e o maracatu imperam. Outro bastante conhecido é o Bloco da Saudade que sai pelas ruas da capital com músicas antigas que promovem aos foliões uma viagem no tempo.
Sem dúvidas, os blocos de ruas são uma excelente chance de sair fantasiado, use sua criatividade para entrar na folia.
Quem gosta de carnaval, mas prefere algo mais tranquilo, escolhe ir ao Recife Antigo que tem ruas históricas que abrigam blocos menores e que as atrações ficam mais próximas do público.
Embora sejam divertidos e cativantes os grandes blocos, os da Rua da Moeda também tem seus admiradores que se identificam com algo mais intimista longe das multidões.
Alguns dos seus blocos são o Bloco do Amor, Bloco da Rua e a Folia de Rua, seus cortejos celebram marchinhas de carnaval, o frevo e o maracatu.
Além de todas essas vantagens, não se pode esquecer que o cenário contribui com a magia, seus casarões coloniais e edifícios antigos trazem um toque especial à atmosfera.
Uma experiência diferente e cativante é participar de uma festa de carnaval na Praia de Boa Viagem, onde os foliões se reúnem para celebrar o carnaval à beira-mar, seus blocos fazem suas apresentações enquanto a brisa do mar renova as energias.
Também na Praia do Pina e na Praia de Candeias acontecem blocos e festas menores, um grupo de pessoas vai dançar, cantar e relaxar, enquanto tem uma vista deslumbrante do oceano.
Algumas festas tem até apresentações de DJ, uma boa alternativa para quem gosta de música eletrônica. Depois de se divertir, nada melhor que assistir a um incrível pôr do sol.
Para que todos participem da festa, há shows de graça no Marco Zero, com uma variedade de atrações. O coração do Recife Antigo se transforma em um palco cheio de vida e animação, com apresentações carnavalescas de vários outros estilos musicais.
Além desses shows, blocos tradicionais desfilam e se apresentam no palco valorizando a cultura local.
O carnaval é um ótimo momento para que a diversidade seja exaltada, por isso orquestras ao som de frevo ganham o coração do público que enxerga a riqueza que esse ritmo musical traz à região.
O Carnaval de Recife é organizado e garante uma segurança de alto padrão para que os seus foliões possam aproveitar sem preocupação.
A prefeitura e seus organizadores não pouparam esforços e nem verbas para proporcionar uma festa tranquila. A festa tem um policiamento atento, com agentes da polícia militar, guarda municipal e segurança privada.
Além disso, há câmeras em pontos estratégicos que são capazes de detectar comportamentos suspeitos. E nas ruas da cidade tem espalhados postos de saúde com ambulâncias para oferecer todo o suporte necessário.
Os blocos de rua tem seus trajetos bem determinados para não ocasionar algazarra e manter a organização da festa. Também tem banheiros químicos e locais com pessoas distribuindo água.
O Carnaval de Recife tem de tudo, uma festa marcada por uma mistura de ritmos. Você encontra vários gêneros musicais pelas suas ruas, o que torna a experiência mais marcante.
O que prevalece é o frevo que toma conta das ruas juntamente com o maracatu com seus tambores vibrantes. Outro protagonista é o axé com canções que embalaram gerações.
Também tem espaço para o samba e o MPB que trazem um toque especial ao Carnaval de Recife. A grande variedade de ritmos é um dos motivos que atraem foliões.
Passar o Carnaval em Recife é ter a oportunidade de conhecer pontos turísticos cheios de histórias e tradições que refletem a trajetória da capital pernambucana.
Comece pelo Recife Antigo, a parte antiga da cidade, onde se concentra o Marco Zero, o Museu Cais do Sertão e o Paço Frevo, garantindo um passeio completo.
Outra atração para visitar é a Ponte Duarte Coelho e durante o carnaval o Galo da Madrugada é exposto.
Continue o passeio histórico pela Basílica de Nossa Senhora do Carmo e na Casa da Cultura, um centro cultural e mercado de artesanato.
Embora a cidade esteja movimentada, há grandes possibilidades dos pontos turísticos estarem sem multidão, já que os foliões estarão nos blocos.
Enquanto curte a folia de Recife, não deixe de passar em Olinda, são cidades vizinhas e ambas promovem um carnaval tradicional.
Sem dúvidas, Olinda vai conquistar o seu coração, suas ladeiras históricas cercadas de edifícios antigos trazem um charme a mais.
Seus bonecos gigantes são os destaques dos seus blocos . Eles saem ao som de frevo pelas ruas, especialmente pela ladeira da Sé e do Amparo.
Termine o dia no Alto da Sé para contemplar a paisagem e ainda consegue visualizar a Praia de Boa Viagem, além do local ser repleto de barracas com comida.
Durante a sua passagem por Recife no Carnaval, não deixe de aproveitar para conhecer a culinária pernambucana cheia de pratos saborosos.
Um bom prato para se deliciar depois de um dia curtindo os blocos é o arrumadinho, feito com feijão verde com charque desfiado, servido com farofa e vinagrete.
Quando for à praia o que não faltam são ambulantes vendendo caldo de feijão, também não deixe de experimentar a carne de sol com queijo coalho, servida com macaxeira.
E o queridinho do Estado é o bolo de rolo, uma sobremesa tradicional que agrada a todos. Seus pratos típicos você vai encontrar principalmente nos restaurantes tradicionais e no mercado de São José.
Não demore para entrar na folia, em Recife muitos eventos acontecem antes do Carnaval para esquentar os foliões. Confira os mais famosos:
No início de fevereiro, dia 09 no Teatro do Parque, começa o Recife Frevo Festival, com uma programação recheada de apresentações, com orquestras, duos e trios com vários gêneros e artistas.
A entrada é gratuita, uma forma de ofertar à população cultura e promover o engajamento com a tradição local.
Para animar os foliões, uma das prévias será o Bloco Bicho Maluco Beleza, que vai receber artistas influentes para comandar a festa.
O bloco será comandado pelo ilustre Alceu Valença que promete embalar os foliões em seus famosos sucessos que ganharam o coração de gerações.
Antes de começar o Bloco do Galo da Madrugada, o Galo gigante é erguido para simbolizar o início do Carnaval.
É um evento que agita toda a cidade, os foliões já começam a sair na rua para comemorar a alegria carnavalesca.
Quem é que não quer viver um carnaval inesquecível? Para que isso aconteça é preciso estar atento a algumas coisas, como vestimenta, hidratação, segurança e mais. Confira as melhores dicas:
Escolha roupas leves e confortáveis, especialmente de tecidos frescos. Ninguém merece estar debaixo de um sol escaldante e com uma roupa toda fechada.
Opte por fantasias fáceis de tirar e se movimentar para não ficar desconfortável. E os calçados o que é recomendado são tênis ou sandálias antiderrapantes.
Leve uma pequena bolsa ou pochete que possa levar protetor e itens de valor.
Não deixe de beber água, sempre esteja se hidratando, se estiver bebendo bebida alcoólica intercale para não ocorrer desidratação.
Outra coisa que é importante estar atento, não passe muito tempo sem comer, leve alguma fruta, barra de cereal ou faça uma pausa em alguma lanchonete para comer alguma coisa.
A cidade estará bastante movimentada, não é vantajoso alugar um carro para dirigir. É melhor usar o ônibus, metrô ou aplicativos de transporte.
Veja com antecedência os horários dos blocos para que possa sair com tranquilidade e não se atrasar.
E caso esteja hospedado em um hotel diferente dos amigos, decidem se encontrar em um ponto de referência, antes de entrarem na folia.
Fique atento aos comportamentos suspeitos. Leve dinheiro trocado, evite pegar no celular no meio da multidão.
Tenha uma bolsa ou pochete para colocar xerox de documentos, como RG, dinheiro e chaves.
Ninguém quer entrar em um coma alcoólico e perder o Carnaval. Não tome bebida alcoólica demasiadamente, mesmo que esteja acompanhado.
Beba água com frequência, não passe um longo tempo sem comer algo e não misture bebidas.
Para não se preocupar com transporte é recomendável escolher se hospedar em um bairro que esteja próximo das atrações.
É uma maneira de evitar enfrentar o trânsito e chegar o mais rápido aos blocos e festas.
Uma opção para famílias é Casa Forte, um bairro residencial e arborizado, longe dos focos de concentração. Embora esteja afastado garante boas vantagens de segurança.
Quem vai curtir o Carnaval com a família e tem criança, aproveite alguns blocos que promovem animação e alegria para a criançada em Recife.
Além desses blocos, no Parque da Jaqueira, durante a época de Carnaval, acontecem uma programação voltada para o público infantil, com apresentações lúdicas e musicais.
Também no Parque Dona Lindu e no Parque Santana, o que não vai faltar são shows, brincadeiras e blocos infantis para mergulhar a criançada na atmosfera carnavalesca.
Antes de voltar para casa depois da folia do Carnaval, passe um dia nas praias que ficam próximas a Recife.
Quem gosta de praticar esportes aquáticos aproveite as boas condições para se divertir. Todas elas tem uma boa infraestrutura, com Beach clubs, quiosques e restaurantes, tem como passar o dia tranquilamente.
Guia completo para curtir o carnaval no Rio de Janeiro de 2025
Top 10 Blocos imperdíveis no carnaval de Salvador
Carnaval BH 2025: Veja as atrações e as melhores experiências do Carnaval BH
Lugares para viajar no Carnaval 2025: 17 destinos para festejar ou descansar
Fuja da confusão do carnaval em cinco destinos incríveis