A beleza das diversas influências em Palermo 

Na região da Sicília fica Palermo, uma cidade encantadora que promove aos seus visitantes a oportunidade de explorar da cultura normando, árabe e romana. 

É possível perceber isso em suas construções que carregam detalhes dos estilos arquitetônicos desses povos. 

Além disso, é um excelente lugar para fazer passeios em meio a natureza e viver momentos de descanso em um cenário paradisíaco.

Onde fica Palermo? 

A maior ilha do Mediterrâneo é a Sicília e a sua capital é Palermo, cercada de estonteantes montanhas e pelo mar Tirreno. A cidade é localizada no noroeste da ilha, é considerada um dos principais centros culturais, históricos e econômicos de Sicília. 

Não tem como pensar nessa ilha e não mencionar Palermo que carrega influências romanas, árabes e normandos que resultaram em uma variedade de construções.

A cidade tem um Centro Histórico que é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO e também é famosa pela sua animada vida noturna. É um dos destinos mais apaixonantes da Itália, perfeito para viver dias inesquecíveis.

Como chegar em Palermo? 

Não existem voos diretos do Brasil para Palermo e você vai precisar pegar um voo internacional com escala para algum aeroporto grande da europa, como o de Roma , Milão  e Madrid. 

Em seguida é só pegar um voo para Palermo na Itália. Outra alternativa de seguir viagem é fazer o trajeto de ferry, ônibus ou trem para o  sul da Itália. Algumas pessoas escolhem ir de trem para passar por cidades como Nápoles  e desfrutar de paisagens irresistíveis.

A desvantagem é que a viagem será mais longa, se quiser praticidade escolha fazer todo o trajeto de avião. E para conseguir chegar ao centro da cidade, pode considerar pegar um táxi e em 30 minutos estará no Centro Histórico. 

Para quem deseja alugar um carro para explorar Palermo com mais autonomia, veja essa questão com antecedência. Procure saber sobre as leis de trânsito do país e os documentos necessários para dirigir em território europeu. Após isso, é só procurar uma empresa de confiança para alugar o carro. 

Embora os brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália para viagens de no máximo a turismo, não deixe de se informar quais são os outros documentos exigidos , para organizar tudo antes da viagem e garantir uma entrada sem transtorno.

Qual é a melhor época para ir a Palermo?

Todo mundo quando pensa em viajar tem o objetivo de realizar grande parte das atividades que sonhou em fazer no destino escolhido. Para conseguir ter uma viagem inesquecível é interessante considerar a época do ano para ir. 

Já que alguns períodos são mais propícios para realizar determinados passeios. Quem gosta de praia e prefere conhecer lugares abertos é recomendado ir no verão (julho a agosto) é a temporada mais popular e cara.

Se você prefere uma atmosfera mais calma e temperatura amenas, escolha a primavera (abril a junho). Nesses dias primaveril a vegetação da Sicília fica deslumbrante e proporciona uma paisagem florida e encantadora. A maior vantagem é as atrações menos movimentadas e os serviços mais baratos. 

O outono (setembro a outubro) também é uma época ideal para economizar e tem um fluxo menor de turistas, além de promover uma paisagem charmosa e com tons vibrantes.

O inverno (novembro a março) é mais escolhido pelos visitantes que preferem conhecer lugares fechados, especialmente em dezembro para participar dos mercados de natal.

Lugares em Palermo para desfrutar da natureza 

Palermo não é apenas uma cidade histórica e cultural, também surpreende os seus visitantes com a sua beleza natural e os bons lugares para a realização de atividades ao ar livre. 

Descubra dois lugares nessa cidade italiana que não podem ficar de fora do seu roteiro e que vão render momentos agradáveis. 

Praia de Mondello 

Praia de Mondello 

Uma praia charmosa  que além de ser cercada por belezas naturais fica em um dos bairros mais belos de Palermo, com vilas no estilo Art Nouveau e a cerca de 10km do centro da cidade.

O que mais chama atenção dos visitantes é o mar cristalino em um tom azul-turquesa e areia fina e branca, promovendo um cenário autêntico. E nos meses de verão é parada obrigatória, principalmente para quem gosta de esportes aquáticos.

Você pode aproveitar e praticar windsurf, vela e mergulho ou alugar cadeiras e guarda-sois para relaxar em um ambiente tranquilo e acolhedor. Na praia tem locais privados e trechos públicos, para quem quiser ter mais privacidade.

Em seu calçadão pode provar de comidas italianas com frutos do mar nos seus restaurantes, tomar um bom drinks em seus bares. E se tiver um tempo disponível, considere depois explorar a região de onde fica a praia. 

Monte Pellegrino 

Faça uma trilha no Monte Pellegrino. É uma montanha que fica a 9km de distância do centro de Palermo, tem 600 metros de altura e promove vistas espetaculares do Mar Tirreno e da Praia de Mondello, também é conhecido por ser um local de peregrinação religiosa.

Ao chegar no topo, você encontra o Santuário de Santa Rosália da padroeira da cidade, que era uma nobre que vivia em uma caverna. E em 1624 duas relíquias dela foram encontradas no período da peste, afirmando que foi a sua intercessão que salvou a cidade.

Além desse lugar importante, o monte tem uma fauna e flora abundante. Durante a trilha poderá conhecer mais da vegetação e apreciar vistas panorâmicas belíssimas.

Conheça mais uma cidade italiana deslumbrante 

Atrações de Palermo 

Palermo é a típica cidade que encanta facilmente seus turistas, sua herança histórica de diversos povos podem ser vistas em suas construções. 

Toda a atmosfera charmosa que cerca a cidade faz parte dos destaques que tornam essa comuna da Sicília um destino perfeito para viver dias imersivos na história italiana. 

Catedral de Palermo 

Catedral de Palermo 

Na Itália o que não faltam são catedrais belíssimas, como a Catedral de Santa Maria Assunta que fica no centro histórico de Palermo. Foi construída com uma mistura de estilos arquitetônicos, como o normando, gótico, renascentista e barroco, durante os séculos XII e XVIII.

Tudo começou pelo domínio normando e ao longo dos anos recebeu influências de outros povos. Alguns dos reis normandos foram enterrados na cripta da igreja. O que pode chamar mais sua atenção é a fachada com arcos, colunas e detalhes ornamentais que exibe uma beleza única. 

Entre para apreciar os belos vitrais, capelas e o altar-mor que fica em seu interior. Também tem relíquias sagradas e objetos de valor histórico. Não deixe de subir ao campanário para ter uma vista fabulosa das montanhas ao redor da cidade.

Escolha fazer a visita durante a manhã ou no início da tarde para evitar multidões, no fim de tarde por causa do entardecer há uma grande quantidade de pessoas e fica mais difícil tirar boas fotos.

Teatro Massimo

Palermo tem um dos maiores teatros de ópera da Itália. O Teatro Massimo de 1897 tem uma arquitetura neoclássica e uma acústica invejável. 

Faça uma visita para contemplar a beleza da construção, na chegada o que chama logo a atenção é a sua fachada adornada com colunas e uma grande escadaria. No interior o que atrai os olhares é o foyer, uma sala de espetáculos que comporta 1.300 espectadores.

Se você tiver sorte enquanto estiver em Palermo pode assistir alguma apresentação de ópera, balé e concertos que ocorrem frequentemente no teatro.

Hoje em dia, é um dos locais mais famosos no mundo artístico e que desperta a curiosidade de vários admiradores da música clássica.

Palácio dos Normandos 

Palácio dos Normandos 

Um dos mais antigos da região, sua construção foi no século IX para ser uma fortaleza árabe e ao longo dos séculos tornou-se residência dos reis da Sicília. Com isso, recebeu novos elementos, dos normandos e da bizantina. 

Atualmente ele abriga a Assembleia Regional da Sicília e os visitantes podem conhecer suas salas decoradas e jardins bem preservados que ficam no complexo. 

A história e relevância que tem para o país o tornou Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos pontos turísticos mais visitados de Palermo, pois reflete as influências multiculturais que recebeu de diversos povos que foram cruciais para o desenvolvimento da Sicília.

Capela Palatina

Aproveite a sua ida ao Palácio dos Normandos e conheça a Capela Palatina que fica no interior e foi construída sob o reinado de Roger II. Tem mosaicos em ouro nas paredes e abóbadas. 

Cada um retrata cenas bíblicas e figuras sagradas, o principal destaque é o mosaico do Cristo Pantocrator que exibe toda a beleza e autenticidade da arte bizantina no Ocidente. 

A maior beleza ocorre quando a luz incide sobre os mosaicos e provoca um efeito sobrenatural. Os mármores que ficam no interior também refletem toda a grandiosidade e cuidado que tiveram ao construir a capela. 

Ainda permanece ativa para eventos e cerimônias religiosas. Sem dúvidas é um dos lugares mais belos e espirituais da Sicília.

Quattro Canti

Quattro Canti

O ponto de partida para conhecer as atrações mais famosas de Palermo, como a  catedral, o teatro e a Via Maqueda é a praça Quattro Canti. Localizada no cruzamento das ruas Via Vittorio Emanuele e Via Maqueda.

A praça foi construída no estilo barroco, é repleta de esculturas de santos, monarcas e alegorias das estações do ano que ficam em cada canto da praça. Além de abrigar fontes e estátuas que tornam o ambiente mais rico e belo.

Tem uma boa quantidade de cafés, lojas e edifícios históricos que ficam ao redor da praça. Desfrute de uma bebida ou delicie com alguma sobremesa italiana em um dos seus cafés que ficam de frente para a praça e sinta essa atmosfera mágica.

Mercado de Ballaró

Explore a cultura da região no Mercado de Ballaró, localizado no Centro Histórico da cidade e fundado pelos árabes no século IX. Faça um passeio pelas suas barracas coloridas e descubra os produtos frescos.

Também é um ambiente propício e que promove a gastronomia local, experimente o arancini que são bolinhos de arroz e o panelle feito de grão-de-bico.

Conheça o artesanato local nas suas barracas com roupas e utensílios domésticos. Compensa bastante comprar essas coisas no mercado ao invés de comprar nas lojas. 

A melhor parte do mercado é a atmosfera vibrante e a oportunidade de interagir com os locais que costumeiramente estão chamando os clientes para as barracas.

Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas

Conheça os achados arqueológicos da Sicília no Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas que está aberto desde 1825 em um elegante edifício. 

O museu abriga uma vasta coleção de objetos desde a pré-história até a época romana, com cerâmicas, estatuetas, esculturas e utensílios domésticos, além de outros artefatos encontrados em sítios arqueológicos, como no Selinunte.

A coleção que mais chama atenção do público é a dos vasos gregos que apresentam a arte da Grécia antiga. O museu também promove exposições temporárias que trazem mais riqueza a o tour.

Em algumas épocas do ano acontecem programas educacionais que diversos estudiosos aproveitam para se aprofundar no assunto.

Parque da Favorita 

Parque da Favorita 

Passe um fim de tarde no Parque da Favorita e tenha uma visão privilegiada do Monte Pellegrino. O parque foi criado para a família real Bourbônica e nos dias atuais é o refúgio dos moradores. 

A vegetação abundante repleta de árvores, plantas e flores permite trilhas e caminhadas, tem áreas de ciclovias e piqueniques. É comum encontrar famílias que utilizam o local para relaxar e apreciar um momento em meio a natureza.

Visite a Vila Palagonia que está situada no parque, ela é uma residência histórica, também tem a Casa dei Fiori que promove eventos culturais e exposições. Fazer uma visita ao Parque da Favorita é aproveitar um passeio completo.

Além de ser um lugar perfeito para desacelerar, depois de passar dias explorando Palermo, nada melhor que ter um parque para dar uma pausa e contemplar a beleza natural.

Faça a cotação da sua viagem a Palermo 

Festa di Santa Rosalia

Uma das comemorações em Palermo com um público grande é a Festa di Santa Rosalia, em homenagem à padroeira da cidade, ocorre entre os dias 10 a 15 de julho.

Começa com uma procissão que leva a imagem da santa que sai do Monte Pellegrino até a Catedral de Palermo. Os dias de festividade são repletos de músicas, danças, fogos de artifícios e também tem barracas com comidas típicas e produtos locais. 

Além de apresentações folclóricas que esbanjam a cultura da região. Se você deseja participar dessa festa, programe a sua viagem para julho. Será uma oportunidade ímpar participar dessa procissão.

Não deixe de visitar suas barracas para provar dos seus pratos típicos  e das bebidas, como arancini, cannoli e vinhos locais. Com certeza vai amar toda a atmosfera animada que a cidade fica nessa época do ano.

Veja Também:

Recomendado para você
Carnaval na Sicília: praias, festividades tradicionais e animação 

Carnaval na Sicília: praias, festividades tradicionais e animação 

Praias da Itália: quais são melhores, onde ficam e mais!

Praias da Itália: quais são melhores, onde ficam e mais!

Cidades da Itália: conheça as mais famosas, turísticas e interessantes

Cidades da Itália: conheça as mais famosas, turísticas e interessantes

Por que visitar Florença, Itália: melhores atrações da cidade!

Por que visitar Florença, Itália: melhores atrações da cidade!

Ilha de Malta, Itália: informações, intercâmbio e pontos turísticos

Ilha de Malta, Itália: informações, intercâmbio e pontos turísticos

Roma, Itália: dicas e informações para aproveitar a capital italiana

Roma, Itália: dicas e informações para aproveitar a capital italiana