Na Europa tem a Moldávia, um país pequeno e cheio dos melhores vinhedos europeus. Embora seja um destino pouco visitado, sua riqueza tradicional e militar é de deixar qualquer um encantado.
Fazer uma viagem para a Moldávia é viver dias de degustações de vinhos, aproveitar de paisagens bucólicas e de explorar fortalezas históricas.
Índice
Onde fica Moldávia?
A Moldávia é um país que fica no leste europeu e não é tão visitado. Localizado entre a Romênia e a Ucrânia. É um país sem saída para o mar. Sua independência é relativamente recente, foi conquistada em 1991.
Como é cercado por dois importantes países com culturas marcantes, a Moldávia foi moldada pelos ucranianos e russos. Em comparação a outros países europeus a Moldávia é um país pobre, o que possibilita aos turistas mais poder de compra.
Embora não seja tão reconhecido, quem viaja a esse país do leste europeu se surpreende com a sua hospitalidade e as tradições culturais vividas em seu cotidiano.
Como ir do Brasil a Moldávia?
O Brasil e a Moldávia ficam um pouco distantes um do outro. Por isso o trajeto tem uma ou duas conexões no mínimo. A maioria dos voos saem de São Paulo , Rio de Janeiro ou Brasília , em direção a Frankfurt , Paris , Istambul ou Lisboa.
Depois de chegar a alguma dessas cidades europeias, você pode pegar um voo para a capital do país, que é Chisinau. Alguns turistas escolhem voar para Bucareste na Romênia e seguir viagem para o país de ônibus ou trem.
Quem optar por fazer todo o trajeto de avião não terá dificuldade nenhuma para chegar ao centro da cidade, o aeroporto é bem conectado e tem várias opções de transporte.
Uma boa opção é escolher um hotel que ofereça transfer, assim que chegar no aeroporto o transporte já estará à sua espera. E se você pretende explorar outras cidades do país e quer ter autonomia, alugue um carro. No entanto, veja isso com antecedência.
Para entrar na Moldávia os brasileiros não precisam de visto, se a sua estadia for no máximo 60 dias a turismo, um pouco diferente de outros países europeus que tem o prazo um pouco maior de 90 dias.
Além disso, é altamente recomendado ter um seguro viagem, nunca se sabe o que pode acontecer na viagem, caso necessite de um atendimento médico terá acesso as melhores clínicas.
Qual é a melhor época para viajar a Moldávia?
Elaborar um roteiro personalizado é uma boa oportunidade de viver experiências exclusivas. O verão (julho e agosto) em Moldávia é mais optado pelos turistas que desejam explorar suas atividades ao ar livre e participar de eventos culturais que ocorrem nessa época.
Quem prefere um clima ameno escolhe a primavera (abril a junho), quando as colinas ficam mais verdes e a paisagem florida. É uma época perfeita para quem deseja evitar o calor nos passeios e apreciar as belezas rurais do país.
Uma época que também merece atenção é o outono (setembro e outubro), especialmente para quem pretende fazer um tour pelas famosas vinícolas de Moldávia e também ter fotografias em tons dourados.
O inverno (dezembro a fevereiro) não agrada a todos, porém, se você quer viver um rigoroso inverno europeu em um país barato, essa época é perfeita. Além disso, a paisagem fica coberta de neve e garante um cenário romântico.
O segredo para ter uma viagem inesquecível é planejar com antecedência, agora que já sabe o que cada época promove, escolha uma que mais combine com você. Depois é só elaborar o roteiro e colocar quais atrações quer conhecer.
Garanta hoje a sua viagem para Moldávia
Melhores cidades da Moldávia
Fazer um tour pelas cidades da Moldávia é encontrar construções da arquitetura soviética e se surpreender com outras modernas.
É um país que preza pela tradição, ou seja, pode ter certeza que os seus passeios serão regados de muito aprendizado e momentos interessantes. Agora conheça quais cidades não podem ficar de fora do roteiro.
Chisinau
Comece seu tour pela capital do país, Chisinau é uma cidade que abriga belezas naturais e atrações históricas. O Parque Stefan cel Mare é um dos lugares mais visitados, onde é possível fazer caminhadas e conhecer monumentos importantes, como o Arco do Triunfo.
Uma das catedrais mais famosas do país é a Catedral da Natividade, que fica próxima do parque e carrega uma arquitetura com elementos neoclássicos que oferecem uma atmosfera serena.
Para explorar a histórica local e saber como ocorreu a evolução do país, desde a antiguidade aos dias atuais, faça uma visita no Museu Nacional de História da Moldávia.
Outro museu que merece ser visitado é o Museu de Etnografia e História Natural que aborda a respeito da fauna e flora local, e também das tradições moldava. Descubra a cultura local no seu Mercado Central, com barracas de produtos frescos e artesanatos típicos de Chisinau.
E à noite decida ir ao Teatro Nacional de Ópera e Balé que recebe apresentações de vários países. Em seguida, vale a pena ir em algumas adegas para degustar os vinhos locais.
Orhei Vechi
Se você estiver de carro na capital do país, vai precisar enfrentar só 60 km para chegar a Orhei Vechi. Uma cidade que surpreende a todos com a sua riqueza histórica. É considerada um complexo arqueológico e natural.
A primeira parada pode ser no Mosteiro da Cavernas, uma estrutura que foi esculpida nas falésias de um penhasco. Ao entrar, você logo vai sentir a atmosfera mística que a estrutura religiosa oferece.
Escolha fazer um passeio guiado para ter acesso às outras capelas antigas e aprender sobre a trajetória religiosa da região. E o mais impressionante é a visão panorâmica que você tem do Rio Raut.
Para ter uma compreensão de como foi a Idade Média em Orhei Vechi, você pode ir às ruínas de uma fortaleza medieval. Nela, seus visitantes têm um vislumbre sobre o cotidiano medieval e também alguns fatos.
Finalize o passeio histórico com chave de ouro no Museu de História e Cultura de Orhei Vechi, que abriga exposições de achados arqueológicos. Não saia da cidade sem antes passar no vale do rio para ter um momento de contemplação e tranquilidade.
Tiraspol
Na região separatista fica Tiraspol, uma cidade com um estilo comunista que remonta o início da época da União Soviética. O lugar possibilita que seus visitantes possam compreender sobre este estilo de governo.
Faça uma visita ao Parque da Vitória, onde há monumentos e estátuas de soldados da Segunda Guerra Mundial, além de ser um bom lugar para relaxar. Explore o centro da cidade para encontrar o Monumento de Suvorov, feito em homenagem ao célebre general russo Alexander Suvorov.
Você também irá encontrar edifícios no estilo neoclássico, suas avenidas largas são devido ao estilo arquitetônico soviético. Passe no Museu da História de Tiraspol, conheça suas exposições que relatam episódios importantes do país e da cidade.
Quem gosta de bebidas alcoólicas e especialmente conhaque, tem que ir à Fábrica de Conhaque Kvint, uma das mais conhecidas da Europa.
Faça um tour pelas suas instalações e descubra como é realizada a produção da bebida. Além disso, permite que seus visitantes possam realizar degustação e conhecer essa famosa iguaria moldava.
Bendery
Bendery é uma cidade pequena que abriga uma riqueza histórica surpreendente. Fica próximo de Tiraspol e encanta a todos com a sua Fortaleza de Bendery.
Uma estrutura medieval do século XVI e que foi usada para batalhas. Sua arquitetura militar tem muralhas bem preservadas, torres e um fosso. Ao visitá-la, você pode ter uma visão ampla da cidade e também conhecer aspectos importantes da história.
Conheça uma igreja ortodoxa russa, a Igreja de São Jorge do século XIX tem uma arquitetura marcante. Embora a cidade tenha outros edifícios soviéticos, nenhum deles impressiona tanto quanto essa igreja.
A cidade oferece um clima tranquilo que não deixa de lado o charme. Quem gosta de passeios lentos e também deseja experimentar um pouco o cotidiano do país, Bendery é uma excelente escolha.
Pontos turísticos mais famosos de Moldávia
Se você deseja conhecer os pontos turísticos mais famosos de Moldávia. Pegue papel e caneta para anotar quais não podem ficar de fora da sua lista.
Cada um dos que serão citados carregam a essência do país e também permitem uma visão ampla da história de Moldávia.
Parque Ștefan cel Mare
O Parque Ștefan cel Mare fica em Chisinau, a capital do país, é um dos mais antigos e também conhecido como o “Parque dos Namorados”, sua atmosfera permite bons passeios e a realização de atividades ao ar livre.
Além disso, abriga um dos monumentos mais emblemáticos de Moldávia, é o Monumento a Ștefan cel Mare de um dia heróis do país. Você pode passear em seus jardins, tem bancos sob as árvores que favorecem aos visitantes que podem se sentar em um local fresco.
E se você ficar até a noite, poderá contemplar a beleza da sua fonte central. Ela é toda iluminada e traz um charme para o parque, que frequentemente recebe eventos culturais próximos da fonte.
Não saia do parque sem realizar uma caminhada pela Alameda dos Clássicos, uma área em homenagem aos mais célebres escritores moldavos. É repleta de bustos e com descrições de cada um.
Mosteiro da Caverna
Um dos espetáculos de Orhei Vechi é o Mosteiro da Caverna, um complexo monástico que foi esculpido em rochas e oferece vista do rio Răut. Ele foi construído no século XIII, pelos monges ortodoxos e durante anos serviu como um lugar de oração.
Há pequenas celas monásticas, cordeiros e uma capela simples com um grande símbolo religioso. E no alto da colina tem um sino e também garante uma visão ampla do vale e das aldeias ao redor.
Aproveite a sua passagem pela caverna e conheça algumas ruínas que ficam próximas, são vestígios de fortalezas antigas. Também vale a pena passar em uma das suas aldeias que são símbolos e tradições moldavas.
Monumento de Suvorov
Em Tiraspol está o Monumento de Suvorov, dedicado a Alexander Suvorov, um dos generais russos mais importantes do século XVIII e que nunca perdeu nenhuma batalha. O monumento é firmado no centro da cidade, próximo ao Dniester e ao prédio do governo.
A escultura é o general montado em um cavalo com uma espada no punho, simbolizando seu espírito de coragem e de liderança. Não é de se estranhar que diversos turistas fotografam o monumento. Ele é considerado um dos lembretes da história de Moldávia.
Você também pode passear nos parques que ficam próximos e dedicar algum tempo para explorar seus edifícios históricos e aprender aspectos significantes da cultura local.
Fortaleza de Bender
Localizada em Bender fica a Fortaleza de Bendery, do séculos XVI, construída pelos otomanos. Em um tour, você conhecerá sua arquitetura militar e compreenderá a ordem do sultão otomano Suleiman e como usou a fortaleza para proteger a cidade .
Faça uma visita guiada para conhecer a sua estrutura que abriga um sistema de fossos, muralhas altas e torres defensivas. Nas muralhas tem como contemplar o rio e também algumas áreas da cidade.
Ao entrar na fortaleza vai descobrir exposições com artefatos que narram a história militar da região. É uma chance única de entender sobre o Império Otomano e o Império Russo, dois impérios de grande relevância para o país.
Economize no Passagens Promo
Vinícolas de Moldávia
Moldávia também é um país conhecido pelos seus famosos vinhos. Sua tradição é de mais de 5.000 anos, ainda permanecem algumas das suas vinícolas que passam de geração para geração.
E você não pode perder a oportunidade de participar de uma degustação, além de descobrir como é realizada a produção.
Cricova Winery
Somente a 15km de Chisinau está a Cricova Winery, conhecida por ser a “cidade subterrânea”, são aproximadamente 120 km de túneis que são usados para envelhecer os vinhos.
Além disso, produz espumantes com técnicas tradicionais. Faça um passeio guiado para conhecer de perto a produção e também degustar seus vinhos de alta qualidade.
Milestii Mici
Mais uma vinícola a poucos quilômetros da capital do país, você só precisa enfrentar uns 20 km para conhecer o lar da maior coleção de vinhos, são 1,5 milhão de garrafas.
Você irá conhecer seus túneis subterrâneos que se estendem por mais de 200 km e tem os mais clássicos. Aos amantes do vinho é como se estivessem em um sonho.
Chateau Vartely
Tenha uma experiência completa em Chateau Vartely, localizada a 50km de Chisinau. Há vinhos tradicionais e modernos.
Além de oferecer passeios cinematográficos em seus vinhedos, suas degustações de vinhos são consideradas uma das melhores do país.
Também tem disponíveis hospedagens, se você quiser passar um tempo a mais na região para explorar pode escolher ficar em um dos seus hotéis.