Aeroporto de Guarulhos: guia para viajantes não se perderem!

O Aeroporto de Guarulhos pode ser tanto o destino final como uma pausa para conexão de passageiros que estiverem no maior aeroporto de toda a América do Sul.

E quem não está habituado ao principal terminal de São Paulo pode gastar bons minutos tentando se encontrar entre centenas de balcões de check-in, lanchonetes e restaurantes, várias lojas e diversos outros serviços.  

Mas, calma, não é por isso que você vai ficar perdido lá dentro. Porque nós preparamos um guia com informações importantes e dicas que os viajantes precisam saber sobre o local. Venha conferir! 

A partir do Aeroporto de Guarulhos você pode ir a vários destinos incríveis! Veja os melhores preços neste link!

Aeroporto de Guarulhos: onde comer, o que fazer e dicas para esperar voos

Quem pisa no GRU Airport pela primeira vez pode se perguntar se está mesmo em um aeroporto ou se caiu em um shopping por engano.

É que a lista com o que tem no Aeroporto de Guarulhos é bem diversificada: de restaurantes renomados a redes de fast-food, lojas de grifes famosas, livrarias, farmácias, bancos, agência dos Correios e até hotéis.

Tantos serviços e opções são para atender o fluxo de pessoas que o local recebe. Em média, 120 mil pessoas embarcam e desembarcam diariamente nos terminais. 

Guarulhos, além de ser o maior aeroporto brasileiro e da América do Sul, é o segundo mais movimentado da América Latina, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano — número menor apenas que o do Aeroporto Internacional da Cidade do México.

A dica, então, não poderia ser outra: chegue cedo para não perder o voo, se informe sobre o lugar e saiba que não faltará o que fazer antes de embarcar rumo aos melhores destinos do Brasil e do mundo.

Qual o nome do aeroporto de Guarulhos?

Qual é o nome do Aeroporto de Guarulhos
Fonte: Wikimedia Commons, foto do Governo de São Paulo

Aeroporto de Guarulhos para a grande maioria, Aeroporto de Cumbica para os mais velhos, embora sejam as formas mais populares de se referir ao complexo, o nome oficial é outro.

Desde 2001, o local se chama Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos — Governador André Franco Montoro.

O nome homenageia o ex-governador de São Paulo, falecido em 1999, que inaugurou o aeroporto. E para quem gosta de curiosidades, olha essa: no fim da década de 1970, ainda senador, Montoro foi um dos opositores ao projeto do Aeroporto Internacional de SP.  

História do aeroporto de Guarulhos

Foi a partir das décadas de 1950 e 1960 que a criação do Aeroporto Internacional de São Paulo ganhou força. 

O aumento do fluxo de passageiros e a chegada dos aviões de grande porte fez surgir a necessidade de uma nova estrutura. Mas o projeto enfrentou vários impasses, desde a resistência de municípios e conflitos no governo.

Somente em 20 de janeiro de 1985, Guarulhos foi inaugurado ao receber um voo vindo de Nova York. Funcionou com uma pista apenas por 4 anos, até a inauguração da segunda.

Nos anos seguintes, obras de ampliação aumentaram a capacidade do aeroporto, como a finalização do Terminal 2, em 1993.

Mais recentemente, houve um novo momento de expansão, a partir da concessão do aeroporto à iniciativa privada, no início de 2012.

O complexo ganhou uma nova marca — GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo —, o Terminal 3 foi construído e todos os terminais foram reorganizados, melhorando a logística para os passageiros.

Como saber qual terminal vou embarcar: Guarulhos

Como saber em qual terminar embacar no Aeroporto de Guarulhos?
Fonte: Pixabay

Embarcar pela primeira vez em Guarulhos pode gerar um temor e até mesmo ansiedade no passageiro que não está acostumado com um aeroporto tão grande.

Mas temos um macete para tornar a chegada ao local muito mais tranquila.

Basta observar o número do portão de embarque na passagem: o primeiro algarismo corresponde ao número do terminal que será utilizado. O portão 103, por exemplo, fica no Terminal 1, já o 318 será acessado no Terminal 3. Viu como é simples?!

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Quantos voos por dia no aeroporto de Guarulhos?

Guarulhos recebe e embarca voos para vários lugares do Brasil e do mundo. Contando apenas viagens internacionais, são 48 destinos a partir de lá.

E como falamos do maior aeroporto do Brasil, o movimento é intenso: por dia, acontece uma média de 830 operações para pouso e decolagem de aeronaves.

Para se ter uma ideia ainda melhor desse fluxo, por hora existem 47 slots, horários disponíveis para embarque e desembarque no Aeroporto Internacional de SP. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mapa do aeroporto de Guarulhos

    Quer saber onde fica e como se localizar no GRU Airport? Então não deixe de ver o mapa que preparamos para facilitar a sua experiência ao passar pelo aeroporto paulista.

    Vai viajar? Economize nas passagens aéreas!

    Turistar em qualquer canto do mundo é uma delícia, e conhecer novos lugares pode ficar ainda melhor com Passagens Promo.

    Você sabia que utilizando o nosso buscador, consegue encontrar passagens aéreas com descontos para vários destinos nacionais e internacionais? 

    Isso mesmo, é mais economia e facilidade para começar a programar desde já seu próximo passeio.

    Acesse agora mesmo o nosso site e faça sua pesquisa. Aproveite e cadastre o seu e-mail para ser avisado sempre que os preços forem alterados, assim você não perde nenhuma promoção.

    Quantos terminais tem no aeroporto?

    Para o embarque e desembarque de passageiros, o Aeroporto Internacional de São Paulo conta com três terminais em funcionamento — além de um terminal exclusivo para cargas.

    Saiba como funciona e o que existe em cada um deles para não se perder na sua primeira experiência por Guarulhos.

    Terminal 1

    O Terminal 1 é, entre os três, o menor e o menos movimentado do GRU Airport. Seu fluxo de pousos e decolagens corresponde a 10% das operações do aeroporto.

    Destinado para voos domésticos, operava voos da Azul e da VoePass antes do início da pandemia, quando foi desativado temporariamente pela queda no número de voos.

    A grande vantagem para os usuários do terminal era a maior rapidez no embarque e desembarque.

    Os dois processos aconteciam de forma remota, com os passageiros caminhando poucos metros na pista, entre o terminal e a aeronave.

    Com 39 balcões de check-in e 9 portões de desembarque, o espaço tinha também redes de fast-food, caixas eletrônicos, lojas de conveniência e centro policial, todos igualmente desativados por tempo indeterminado.

    Terminal 2

    Terminal 2 Aeroporto de Guarulhos
    Fonte: Pxhere

    Do Terminal 2 é que sai a maioria dos voos para os melhores destinos nacionais e também algumas viagens para o exterior.

    Gol, Azul, Latam e VoePass, estas com voos domésticos, operam no terminal. Para fora do país, a maioria das companhias têm como destino a América Latina e África, além de alguns voos para Madrid, Atlanta e Nova York.

    Não fossem placas indicando pontos de embarque e desembarque, horários de chegadas e partidas, seria fácil esquecer onde você está.

    O Terminal 2 é o maior de Guarulhos, tem 3 andares e muitas lojas e serviços.

    Starbucks, Renner e Saraiva são algumas das marcas presentes ali. Agências bancárias, correios, locadoras de carros e muitas opções de restaurantes e lanchonetes atendem aos usuários do aeroporto.

    O espaço conta com 185 balcões para check-in e 46 portões para embarque. Todas as chegadas de voos domésticos também acontecem aqui.

    Terminal 3

    Mais recente entre os terminais, o de número 3 é onde circulam passageiros com viagem programada para destinos internacionais.

    É nele que ficam as principais companhias estrangeiras, como a Emirates, Air France, TAP, United e Lufthansa, além das operações internacionais da Latam.

    No total, são 108 balcões de check-in localizados no terceiro piso e 26 portões de embarque.

    Todos os desembarques de voos internacionais também acontecem no Terminal 3, no térreo.

    Já o segundo andar é onde fica a maioria dos serviços, como lanchonetes e lojas. Também no terminal funciona uma unidade da Polícia Federal, locadoras de carros e casas de câmbio.

    Aeroporto de Guarulhos: como chegar ou sair?

    Aeroporto de Guarulhos: Vai chegar ou sair?
    Fonte: Pixabay

    Chegando à São Paulo ou deixando a “terra da garoa”, os viajantes encontram diferentes alternativas para ir até o Aeroporto Internacional de SP ou sair de lá.

    Veja quais são esses meios, além das vantagens e desvantagens de escolher cada um deles.

    Carro

    O acesso de carro ao Aeroporto Internacional de Guarulhos acontece pela Rodovia Hélio Smidt, que se conecta a duas das principais rodovias de São Paulo, a Presidente Dutra e a Ayrton Senna.

    Quem vai viajar para outro destino pode chegar ao aeroporto de carro e deixar o veículo no estacionamento do local ou outros próximos na região.

    Apenas confira com antecedência se os valores cobrados vão valer a pena.

    Para os que fizerem essa opção, nunca é demais lembrar que o trânsito de São Paulo é imprevisível. Portanto, o melhor a fazer é sair com antecedência, escolher a melhor rota e tentar antecipar o tempo gasto para se deslocar até os terminais.

    Aplicativos 

    Aplicativo uber, taxi ou 99
    Fonte: Pxhere

    Utilizar os aplicativos de transporte é ainda mais prático, pois você tem o mesmo conforto e rapidez que o carro oferece por preços mais econômicos que as tarifas cobradas por táxis.

    Em Guarulhos, as melhores opções para os passageiros são o Uber, o 99 e o Cabify.

    O ponto de encontro com os motoristas de aplicativo fica após a faixa de pedestres localizada na área de desembarque. Por via das dúvidas, o aeroporto dispõe de placas que indicam onde aguardar. 

    Ônibus

    Pegar ônibus pode ser uma opção mais barata e viável para quem desembarca e já conhece bem a cidade de São Paulo.

    O próprio GRU Airport oferece serviço de transfer levando passageiros até pontos da capital como o Aeroporto de Congonhas, as Rodoviárias do Tietê e Barra Funda e pelo circuito de hotéis das avenidas Paulista e Augusta.

    Algumas empresas operam no aeroporto levando passageiros para outros destinos, como a Cometa (Santos, Praia Grande), Pássaro Marrom (Ilhabela, Mogi das Cruzes, Maresias), Lirabus (Campinas) e Guarupass (regiões da cidade de Guarulhos).

    Os terminais de ônibus ficam próximos à área de desembarque do Terminal 2 do aeroporto.

    E se você tiver descido no terminal errado, existem ônibus que fazem o traslado entre os terminais. É só procurar por veículos com a identificação do aeroporto nos pontos de desembarque dos três terminais.

    Onde comer no aeroporto de Guarulhos?

    Onde comer no Aeroporto de Guarulhos
    Fonte: Pixabay

    Deu tudo certo, chegou ao aeroporto com tempo de sobra, dá para aproveitar e comer um lanche rápido ou fazer uma refeição boa antes de seguir viagem.

    O que não falta são opções para os passageiros comerem bem em Guarulhos.

    De forma geral, quem viaja sabe que os preços em aeroportos são mais caros.

    Então, se você quer saber onde comer barato no Aeroporto de Guarulhos, aposte nos fast-foods como Subway, Bobs e McDonald’s, ou franquias como Casa do Pão de Queijo ou Pizza Hut.

    Mas se você preferir uma refeição completa, vai encontrar restaurantes conhecidos, como o Montana, e outros requintados, tal qual o Paris 6, Cortés e o Viana.

    Onde dormir no aeroporto de Guarulhos?

    Talvez seja difícil de acreditar, mas existem hotéis dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo para atender passageiros que tiveram voos cancelados, tempo de espera grande para conexão ou que desejam horas a mais de sono antes de viajar cedo.

    O Tryp by Wyndham é exclusivo para quem está em trânsito, por isso, ele funciona em uma área restrita do GRU Airport.

    Também no aeroporto, funciona o Fast Sleep, em área pública. Ao lado do complexo fica o Pullman, um cinco estrelas com mais de 300 quartos e ótimo acesso para os viajantes.

    Salas VIP Guarulhos

    Salas VIP Guarulhos
    Fonte: Pixabay

    Mais um luxo existente em Guarulhos são as salas VIP’s, espaços reservados para clientes de companhias aéreas ou cartões de crédito aguardarem seus voos com mais conforto e privacidade.

    Entre os vários diferenciais existentes estão acesso à wi-fi exclusivo, tv à cabo, buffet, lounge, salas de reunião e entretenimento, duchas e muitas outras vantagens.

    Star Alliance, American Express, Latam VIP, Gol Premium (doméstico e internacional) são espaços destinados pelas companhias aéreas que atendam aos critérios estabelecidos por cada uma.

    Bradesco VIP Lounge e a Sala VIP Mastercard são para clientes do banco e do cartão. No Villa GRU e Urban Cowork, os passageiros podem ter acesso pagando pela entrada. 

    Compre suas passagens aéreas com desconto

    Agora que você tem todas as dicas sobre o Aeroporto de Guarulhos, já pode pensar em fazer um passeio pela cidade de São Paulo ou uma viagem para fora do Brasil.

    Independente de qual for o seu destino, comece o planejamento poupando dinheiro. É só usar o Passagens Promo para comprar passagens aéreas com desconto para o destino dos seus sonhos.

    Faça uma conexão em Guarulhos e explore muitos destinos!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 22 Jan 29 Jan R$ 276 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 13 Jan 19 Jan R$ 290 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 29 Nov 02 Dez R$ 292 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 06 Ago 13 Ago R$ 295 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 02 Mar 06 Mar R$ 295 Ver mais ofertas

    Viajar com mais conforto, qualidade e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Maiores aeroportos do Brasil: Conheça os mais movimentados!

    Maiores aeroportos do Brasil: Conheça os mais movimentados!