Águas Belas, Ceará: como ir, o que fazer e dicas de viagem

A praia de Águas Belas, Ceará, é tão paradisíaca que ficou conhecida como “oásis de piscinas naturais” ou “praia da alegria”, apelidos carinhosos que falam por si só.

O cenário, de fato, é impressionante: as dunas branquinhas se misturam a imensos coqueirais no horizonte, enquanto o mar se torna plácido, quase sem ondas, em piscinas de água cristalina.

Ou seja, a típica paisagem de praia do Nordeste que conquista brasileiros e estrangeiros em praticamente qualquer época do ano!

Já está morrendo de vontade de conhecer esse lugar incrível? Então você vai gostar deste artigo! 

Reunimos, em um guia, tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem para esse destino cearense, veja só!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Águas Belas, Ceará: conheça uma das praias mais bonitas do estado!

Falar de praia bonita no Nordeste é quase um pleonasmo: a região é conhecida por seus excelentes destinos litorâneos e cenários tropicais irresistíveis, com sol garantido quase o ano inteiro.

Em Águas Belas, no Ceará, não é diferente. Até o nome da praia indica o que o viajante encontra: águas indubitavelmente belas, em diferentes tons de verde e azul, a contrastar com o branco das dunas.

Menos badalada em comparação às vizinhas da região metropolitana de Fortaleza, a praia é um recanto de tranquilidade, conhecida pelas piscinas naturais que rendem ótimas fotos e são excelentes para banhos.

O lema do local é “onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar”, em referência ao encontro do rio Mal Cozinhado com o Oceano Atlântico, um espetáculo que rende águas mornas e particularmente calmas à medida que a maré baixa.

Fora d’água, o cenário é rústico, pontilhado por barracas simples que servem peixes e frutos do mar frescos e saborosos a preços justos. 

Para te ajudar a desfrutar de tudo que esse destino encantador reserva a seus visitantes, fizemos uma seleção com as informações mais importantes para a sua viagem: quando visitar, como chegar, o que fazer, onde comer e muito mais, veja só!

Quando ir para Águas Belas, CE?

Quando ir para Águas Belas, CE?
Fonte: Pixabay

A praia de Águas Belas, assim como outros destinos cearenses, têm o ano dividido em duas estações: o úmido verão, de janeiro a junho, e o ensolarado inverno, de julho a dezembro.

Ou seja, se você não quer correr o risco de ter seu dia de praia interrompido por chuvas tropicais, de fato é melhor se organizar para viajar no segundo semestre do ano.

Mas lembre-se de que isso não quer dizer que você não deva viajar no primeiro semestre: mesmo nos meses mais chuvosos, o sol vai acabar surgindo em algum momento da sua estadia.

Caso você esteja planejando visitar Águas Belas entre julho e dezembro, é possível que encontre preços mais salgados para passeios, alimentação, hospedagem e passagens.

Para garantir alguma economia, é essencial fazer as reservas com antecedência.

Em qualquer época do ano, porém, uma coisa é certa: os termômetros ficam estáveis. As mínimas são de 25ºC e as máximas de 31ºC, praticamente sempre.

Águas Belas: onde fica?

Águas Belas está localizada na cidade de Cascavel, ao sul da capital cearense, Fortaleza, e próximo a outros destinos badalados do litoral do estado.

A Praia da Caponga, por exemplo, está a apenas 2 km, ou uma curta caminhada de distância! A tropical Beberibe, por sua vez, está a 40 km de Águas Belas.

Como ir para Águas Belas, Ceará?

Como ir para Águas Belas, Ceará?
Fonte: Pexels

O acesso a Águas Belas, Ceará, é feito de carro ou ônibus, pelas pistas da rodovia  CE-040.

De ônibus, não existem linhas intermunicipais do transporte público que saiam do aeroporto ou da avenida Beira Mar. 

Você precisará fazer a viagem pela Rodoviária de Fortaleza até a cidade de Cascavel e, então, pegar outro ônibus (ou táxi) até a praia.

Qual a distância de Fortaleza para Águas Belas?

Cascavel é uma das cidades da região metropolitana da capital cearense, lar de mais de 70 mil pessoas: o centro de Fortaleza está a apenas 60 km do centro cascavelense.

A praia de Águas Belas, por sua vez, está localizada a 65 km da capital do Ceará, trajeto que pode ser feito em apenas 1h15 de carro.

Isso significa que o viajante pode desembarcar no Aeroporto de Fortaleza e finalizar o trajeto até Águas Belas por terra com eficiência e conforto.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Águas Belas, CE

    Procurando passagens aéreas baratas para visitar Águas Belas, Ceará? Visite agora mesmo nosso site buscador, Passagens Promo, para garantir a sua viagem com o máximo de economia!

    Programe seu bate-e-volta de Fortaleza até Águas Claras, CE!
    Passagens aéreas saindo de

    O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da estadia e escolher a melhor oferta para a sua viagem!

    Não deixe de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que surgir uma nova promoção para o destino desejado!

    Para ficar por dentro das melhores novidades do mundo das viagens, não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais!

    Águas Belas, Ceará: mapa

    A paradisíaca Águas Belas é uma excelente opção para um passeio bate-volta a partir de outros destinos cearenses ou até mesmo para estadias mais longas. 

    Confira onde fica Águas Belas, Ceará: mapa com as principais atrações!

    O que fazer em Águas Belas, Ceará

    O que fazer em Águas Belas, Ceará
    Fonte: Lotsemann / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Essa charmosa praia cearense fica praticamente deserta durante a baixa temporada e em dias de semana, o que garante uma atmosfera ainda mais rústica e encantadora em meio a uma paisagem exuberante.

    As dunas de areia branca contrastam com as águas azuis e os coqueirais que emolduram o horizonte, enquanto barracas de praia animadas servem o melhor da gastronomia litorânea.

    Confira o que fazer em Águas Belas, Ceará!

    Engenho São Luís

    No meio do caminho entre Fortaleza e Águas Belas, você vai passar pelo Engenho São Luís, ou Engenho da Rapadura, um verdadeiro paraíso para quem gosta do popular doce brasileiro.

    Ali, os visitantes podem aprender como a rapadura é produzida e experimentar sabores exclusivos, como rapadura de jaca, chocolate, gengibre e muitos outros.

    Além de conhecer o processo de fabricação, você pode aproveitar para comprar rapaduras e outros quitutes saborosos, como biscoitos e bolos artesanais, no empório do engenho: ideal para presentear amigos e familiares!

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Praia de Águas Belas

    A principal atração de Águas Belas é sua praia paradisíaca, considerada uma das mais bonitas do litoral cearense: um título admirável em meio a lindas praias, como Jericoacoara, Canoa Quebrada e Ponta Grossa.

    Carinhosamente chamada de “praia da alegria”, Águas Belas dispõe de várias barracas de praia que servem peixes e frutos do mar frescos, além de bebidas geladas para afastar o calor de vez.

    Em qualquer lugar que você vá, pode ter certeza de que será recebido aos gritos de “alegria, alegria”, entoados com orgulho pelos nativos da região: é praticamente impossível não entrar no clima de alto astral.

    A paisagem se transforma à medida que as horas avançam: o céu muda entre as mais diferentes cores, da aurora ao ocaso, e a maré cria belas piscinas naturais quando está baixa.

    As águas calmas muitas vezes parecem um verdadeiro convite para se divertir ou simplesmente relaxar enquanto desfruta do sol e do mar!

    Encontro do rio com o mar

    Encontro do rio com o mar
    Fonte: Marlanafreitas / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O rio Mal Cozinhado, que se encontra com o mar em Águas Belas, ganhou esse nome de maneira peculiar, há muitos séculos. 

    Reza a lenda que os índios carijós que viviam na região se alimentavam daquilo que o mar oferecia: cozinhavam peixes, frutos do mar e tudo mais que pudesse ser comestível com grande maestria, rendendo pratos saborosos e nutritivos.

    Ao chegarem à região, os portugueses se inspiraram nos indígenas e decidiram copiá-los. Para isso, jogavam nas panelas tudo que viam, sem critério, ignorando os alertas dos carijós.

    Foi assim que acabaram cozinhando siri com casca e tudo, o que rendeu um forte sabor, que a muitos lembrava urina. 

    O resultado foi tão desagradável que os lusitanos jogaram a fracassada caldeirada inteira no rio que passava pela região.

    E foi assim que o rio de águas doces que deságua no mar ganhou o nome de Mal Cozinhado.

    Hoje, a lenda não passa de uma história divertida contada para explicar o inusitado nome do rio, mas o corpo d’água continua a ter extrema importância para os nativos e visitantes.

    O fluxo das correntes resulta em piscinas naturais de água morna e muito limpa durante a maré baixa, embora em alguns pontos haja certa correnteza. 

    Vários passeios de barco e buggy levam o viajante ao encontro das águas do rio e do mar, mas você também pode chegar até lá a pé: a caminhada é curta e agradável, com cerca de 10 minutos de duração.

    Passeio de buggy

    Curtir um passeio de buggy pelas dunas é praticamente uma atração obrigatória no litoral cearense, inclusive em Águas Belas.

    As rotas da região levam o viajante até o rio Mal Cozinhado e recorta falésias a perder de vista, enquanto os bugueiros contam sobre Águas Belas e a rica biodiversidade local.

    É possível contratar passeios de buggy em praticamente todas as barracas da praia. Quem gosta de passeios mais longos pode até fazer o trajeto a partir de Fortaleza.

    Os roteiros duram cerca de 1h40 e custam a partir de R$ 50 por pessoa (preço em junho/2021). 

    Antes de contratar o serviço, porém, certifique-se de que o condutor escolhido está devidamente cadastrado junto aos órgãos competentes para garantir sua segurança!

    Onde comer em Águas Belas, Ceará?

    O melhor lugar para matar a fome em Águas Belas, Ceará, é à beira-mar. As barracas de praia da região são famosas pelos pratos saborosos servidos a qualquer hora do dia e da noite!

    A barraca Delícias das Jangadas é mais conhecida, mas você também pode saborear delícias nordestinas na Barraca do Abençoado, na Varandas Beach e na Barraca Meu Refugio, entre outras.

    Outros destinos próximos a Águas Belas

    Outros destinos próximos a Águas Belas
    Fonte: Pxhere / CC0

    Águas Belas, Ceará, tem localização estratégica para quem deseja conhecer outros destinos litorâneos: lugares encantadores como Fortaleza, Cumbuco, Aquiraz e Beberibe estão a menos de 1h30 de viagem. Veja só!

    Fortaleza

    A capital do Ceará é uma cidade vibrante e animada, com belas praias, vida noturna badalada, muitos centros culturais e galerias de arte, além de espaços exclusivamente dedicados ao forró.

    O centro histórico é um lugar imperdível, com um rico patrimônio bem preservado, especialmente nos arredores da Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

    Para adquirir peças de decoração e artesanato, visite o Mercado Central e a Feirinha Beira-Mar.

    Nem todas as praias urbanas são adequadas para banhos, mas muitas delas podem render dias inesquecíveis no mar, como a Praia do Futuro, queridinha dos surfistas, e a Praia da Lagoinha.

    Cumbuco

    Cumbuco
    Fonte: Unsplash

    Uma das praias mais bonitas do litoral cearense é a Praia do Cumbuco, que oferece aos banhistas excelente infraestrutura, com comércio, gastronomia e serviços.

    O litoral da região é marcado por falésias e dunas que podem ser percorridas em roteiros de buggy, além de um mar limpo e bonito, ideal para a prática de esportes como kitesurf.

    A vantagem é que as praias cearenses ficam, em geral, bem próximas umas das outras: você pode montar um roteiro inesquecível que inclua Fortaleza, Cumbuco e Águas Belas, por exemplo!

    Aquiraz

    Na região metropolitana de Fortaleza fica a pacata Aquiraz, reduto de belas praias, que acabou adquirindo fama internacional por sua principal atração, o Beach Park, maior parque aquático da América Latina. 

    Depois de se divertir no complexo de toboáguas, brinquedos aquáticos, resorts e restaurantes, você pode conhecer a Praia Porto das Dunas, a paradisíaca Praia do Batoque ou a quase selvagem Praia do Presídio.

    Beberibe

    A tropical Beberibe tem fama nacional como produtora de artesanato com areia colorida, exportado para o mundo inteiro! 

    No entanto, nem só de arte vive a região: o destino é perfeito para quem gosta de praias!

    A Praia de Morro Branco é a mais badalada, emoldurada por falésias e dunas a apenas 4 km do centrinho. 

    As famílias que procuram sossego, por sua vez, podem se apaixonar pela Praia das Fontes ou pela Prainha do Canto Verde.

    Cotação de passagem para Águas Belas, CE

    Já sabe o que te espera em Águas Belas, Ceará? Então o que você está esperando para começar a planejar uma viagem fantástica para esse charmoso destino nordestino?

    Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, para comparar ofertas e garantir suas passagens aéreas pelo melhor preço do mercado!

    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil GRU São Paulo IZA Juiz De Fora 06 Out 11 Out R$ 259 Latam Brasil IZA Juiz De Fora GRU São Paulo 21 Set 26 Set R$ 259 Gol GRU São Paulo CXJ Caxias Do Sul 14 Set 23 Set R$ 299 Azul VCP Campinas CXJ Caxias Do Sul 03 Out 22 Out R$ 301 Gol GRU São Paulo RAO Ribeirao Preto 08 Fev 16 Fev R$ 302 Ver mais ofertas

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso!

    Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos e siga as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das viagens! 

    Conhecer as belezas cearenses com conforto e economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Parque Nacional de Ubajara: conheça as maravilhas naturais do Ceará!

    Parque Nacional de Ubajara: conheça as maravilhas naturais do Ceará!

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará