Águas termais Chile: 9 termais incríveis para conhecer no país

As águas termais Chile são um dos pontos turísticos mais famosos do país. Ao todo são mais de 270 fontes termais distribuídas entre florestas ou próximas de montanhas nevadas. Que tal conhecer algumas delas?

Para ajudar a traçar um roteiro passando pelas águas termais mais incríveis do Chile, separamos para você, nove delas que vão te surpreender e fazer valer a pena sua viagem ao país.

Respire fundo e prepare-se para relaxar da melhor maneira que há: conhecendo as águas termais do Chile.

Águas termais Chile: bem-estar e conexão com a natureza

Os passeios pelo Chile são variados e o país oferece atrações incríveis. Entre elas, estão as águas termais que prometem desde efeitos terapêuticos até tratamentos estéticos, com as lamas vulcânicas.

O fato é que mesmo você estando bem fisicamente, sem precisar de nenhum recurso de terapia, imergir nas fontes termais Chile é uma experiência única! 

Aproveite a sensação prazerosa que irá fazer você relaxar e sentir-se tranquilo!

O contato com a natureza é uma atração à parte. Afinal, tanto para chegar às fontes termais quanto para retornar delas, o acesso a ser percorrido é repleto de vegetação, montanhas, lagos e até vulcões!

Não há como negar que a presença da natureza faz toda a diferença na energia que circunda as águas termais. A sensação ao tocá-las é diferente e muito boa!

Encontre suas passagens aéreas para o Chile neste link!

O que são águas termais?

Águas termais Chile: o que são
Fonte: Unsplash

As fontes termais do Chile são piscinas naturais de águas quentes que saem do fundos dos vulcões, unindo-se às rochas porosas.

Esse movimento causa um efeito semelhante ao da panela de pressão. Ou seja, as águas da chuva e subterrâneas aquecem e evaporam formando uma ‘fumaça de água em vapor”.

A água termal do Chile tem propriedades curativas, relaxantes e até cosméticas, o que faz com que os turistas visitem o país em busca do prazer de mergulhar nessas “piscinas de felicidade”. 

Além disso, há médicos que recomendam tratamentos à base de imersão nas águas termais Chile e também como um dos pontos de apoio da medicina alternativa e integrativa.

Quais os benefícios das fontes termais?

Águas termais Chile: benefícios
Fonte: Unsplash

Os benefícios são vários! As fontes de águas quentes no Chile oferecem o prazer de relaxar ao mesmo tempo em que as paisagens ao fundo podem ser apreciadas sem pressa.

Por estar sempre em altíssimas temperaturas, os banhos termais estimulam a oxigenação corporal, fortalece os tecidos, propiciam melhor digestão e contribuem para um bom metabolismo! 

Além dos banhos de imersão, que são puro prazer para corpo e alma, as águas termais também são engarrafadas para beber. Elas proporcionam alívio imediato para algumas sensações de mal-estar.

Qual a melhor época para conhecer as águas termais do Chile?

Dê preferência para os períodos de verão e primavera para você curtir os banhos termais e se esbaldar nessas águas naturais terapêuticas.

O verão acontece no Chile entre dezembro e março o verão. Depois de setembro a dezembro é a vez da primavera. Nas épocas frias e de outono é até possível chegar às águas termais do Chile, mas os acessos ficam mais complicados. 

Até mesmo as termas mais próximas apresentam alguma dificuldade de acesso, sem contar que colocar o traje de banho já será um desafio no outono e inverno do Chile.

Como chegar às águas termais do Chile?

A resposta para essa pergunta vai variar conforme a fonte de águas termais que você for visitar. 

Algumas têm acesso mais fácil e é possível chegar nelas indo de ônibus. Por exemplo, a terma Los Pozones, na cidade de Pucón.

Outras termas têm acesso mais difícil e será preciso contratar os serviços de agência que fazem esses passeios, como é o caso das Termas Geométricas.

E ainda há águas termais como a Termas El Rincón, que são tão isoladas que o acesso é dificílimo. 

Tanto é que nem mesmo as agências oferecem passeios por elas. Se quiser chegar até lá, você terá que vencer os obstáculos por conta própria!

Portanto, primeiro você precisa definir o seu roteiro de viagem pelas águas termais para saber quais delas irá conhecer.

Somente daí será possível pesquisar para saber como chegar às águas termais escolhidas. Há algumas que é possível chegar somente de avião e depois de lancha, como a Termas de Puyuhuapi.

Passagens aéreas para o Chile

Não deixe para a última hora e compre suas passagens aéreas para o Chile com antecedência. 

A dica é pesquisar em dias e horários alternados e, se possível, ter flexibilidade de datas.

O nosso site Passagens Promo é o melhor comparador de preços do país e oferece passagens mais baratas para você ir conhecer as águas termais Chile. 

Aproveite e cadastre o alerta de preços marcando a rota da sua viagem. Dessa forma, toda vez que seu trecho de viagem sofrer alguma alteração de preço você será rapidamente avisado.

Economizar na compra das passagens para o Chile pode fazer, sim, muita diferença nos custos da sua viagem.

Além disso, verifique se está com toda a documentação para viajar para o Chile, para garantir que não terá problemas no trajeto!

Águas termais no Chile: melhores para conhecer

Já sabemos que são centenas de fontes termais no Chile que ficam em meio às exuberantes florestas ou, então, próximas às montanhas nevadas. 

O cenário é perfeito para relaxar e viver intensos momentos de prazer em meio à natureza.

Listamos, 9 termais incríveis no Chile para você conhecer, experimentar e tomar banhos termais deliciosos! 

Saiba um pouco sobre cada uma e decida por qual delas irá começar sua próxima viagem.

Termas de Polloquere, Arica y Parinacota

Águas termais Chile: Termas de Polloquere
Fonte: Unsplash

Localizada no Monumento Nacional Salar de Surire, esta terma tem lagoas com águas que podem chegar aos 60 graus

Estas altas temperaturas combinadas com a grande concentração de minerais faz deste lugar um paraíso revigorante para os visitantes. 

Além disso, nos arredores é possível encontrar flamencos, raposas e outras espécies. 

Mas atenção: o mais indicado é fazer o passeio pela manhã, levar água potável para beber e evitar fazer muito barulho para não atrapalhar os animais, ok? 

Termas Los Pozones, Pucón

É uma das mais populares da região e de acesso fácil, estando a 36 km de Pucón.

É possível chegar nelas indo de ônibus e você nem vai precisar contratar agências locais para conseguir fazer este passeio.

Muitos turistas preferem conhecer as termas Los Pozones à noite e relatam experiências incríveis! Mas elas funcionam durante o dia também e o ano todo. As temperaturas das águas vão de 35º a 42º C.

Essas termas têm cinco poças rústicas que foram construídas com as pedras do rio que percorre sua lateral: o rio Liucura. 

Vale a pena visitar a Los Pozones e relaxar nas suas águas terapêuticas, quentes e maravilhosas!

Termas Geométricas, Coñaripe

Se você tiver que escolher apenas uma das águas termais Chile para ir, provavelmente, será esta! 

As termas Geométricas Chile, em Coñaripe, são as mais famosas do Chile e muito relaxantes e terapêuticas!

O vapor d’água que paira no ar cria o clima de fascínio pelo lugar que é repleto de uma vegetação de verde intenso e várias passarelas vermelhas que adentram as termas Geométricas.

Elas foram criadas pelo arquiteto Germán del Sol. Ele utilizou madeiras, pedras e vários materiais para compor essas termas que são um espetáculo da natureza!

Ao redor das termas Geométricas do Chile há mais de 60 nascentes quentes . Alguns turistas têm receio, porque encontram nascentes que chegam a ter 80º C. Mas não precisa se preocupar e nem ter receios!

São cerca de 20 piscinas com temperaturas controladas em torno de 45º e como ir às termas Geométricas?

O acesso não é fácil, mas elas são muito populares, o que faz com que as agências façam diversos passeios até lá. Aproveite e curta cada momento de paz!

Termas El Rincón, Coñaripe

Essas águas termais Chile ficam no meio do Parque Nacional Villarrica, são isoladas e o acesso é difícil. Elas ficam a 20 km de Coñaripe e a quase 90 km de Pucón. 

Vai depender exclusivamente de você conseguir driblar as dificuldades do acesso e chegar até lá. Embora o trajeto seja pesado, a paisagem do lugar irá compensar o esforço.

São três poços naturais e cinco tinas de madeira à sua disposição com águas aquecidas do riacho que corre ali pertinho. E prepare-se para ouvir o som da cachoeira em meio ao bosque. Sua experiência será fantástica!

Termas de Puyuhuapi, Aysén

As termas no Chile são fascinantes e prazerosas! E estas fontes na Baía Dorita se misturam ao visual da Carretera Austral, resultando em um maravilhoso espetáculo no Chile! 

As termas de Puyuhuapi são cercadas por bosques nativos, cachoeiras e fontes quentes que vêm do vulcão Melimoyu. Mas para acessar essas termas é preciso voar!

O aeroporto mais próximo fica em Coyhaique, a 215 km de distância. Fique tranquilo! Não precisa se hospedar no complexo para poder usar as termas. 

É só contratar o day use e aproveitar, inclusive, os tratamentos estéticos que há por lá.

Termas de Colina, Cajón del Maipo

Termas de Colina, Cajón del Maipo
Fonte: Unsplash

As termas de Colina já são consideradas um dos melhores passeios em Santiago. Elas ficam num terraço em desnível e suas águas quentes se originam nas profundezas do vulcão San José, nos arredores de Cajón del Maipo.

Quem já esteve lá garante que a lama vulcânica que há nas poças é fantástica para o tratamento da pele. Mas é preciso resistir ao forte odor semelhante ao de enxofre.

Nas Termas Colina, as nascentes chegam a medir 70º C e essa temperatura reduz conforme as águas termais vão descendo. Águas incríveis para você conhecer e relaxar! 

Termas de Puritama, San Pedro de Atacama

Foi isso mesmo que você imaginou? Águas termais dentro do Deserto de Atacama. Um cenário de tirar o fôlego, a mais de 3.500 metros de altitude. 

As termas de Puritama oferecem oito piscinas naturais com águas oscilando na temperatura entre 28º e 35º C. O nome dessas termas significa justamente isso: águas quentes, que são as mais incríveis águas termais do Chile.

Os turistas que percorrem o Deserto de Atacama se esbaldam quando chegam para relaxar nas termas de Puritama. É o local perfeito para descansar e viver momentos de puro relaxamento.

As termas de Puritama também foram construídas pelo arquiteto Germán del Sol. 

Ele colocou as mesmas passarelas vermelhas por aqui também, mas as plantas conhecidas como ‘cola do zorro’ é que fazem a diferença na paisagem árida.

Termas de Laguna Verde, Atacama

Termas de Laguna Verde
Fonte: Unsplash

Imagine uma lagoa com vários tons de azul turquesa que impressionam de tanta beleza? Pois é assim que é a Laguna Verde, praticamente aos pés do Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo!

Quem mais frequenta as Termas Laguna Verde são os montanhistas que, muitas vezes, chegam até a laguna após concluírem longas caminhadas pelo Parque Nacional, que fica a 245 km de Copiapó.

O local tem uma nascente de águas termais que são aquecidas pelo magma do vulcão Ojos del Salado, que está a 6.983 metros de altura! 

Termas Del Plomo, San Jose de Maipo 

As termas Del Plomo ficam na Cordilheira e muito próximas a Santiago. Se você optar por conhecê-las irá se surpreender com as riquezas naturais que encontrará pelo trajeto.

O rio Maipo é o principal guia para chegar às termas Del Plomo.  Depois, bem pertinho, também está o deslumbrante reservatório Embalse de Yeso, bonito e grandioso.

As águas termais de Del Plomo formam piscinas naturais bem rústicas com temperaturas que chegam a 37ºC. 

Suas águas vêm do vulcão San José e a recomendação dos turistas é que as visitas às termas Del Plomo sejam feitas entre os meses de novembro a abril.

Em outros meses, as temperaturas muito baixas tornam o acesso a estas termas mais complicado.

Dicas para conhecer as águas termais do Chile

Águas termais Chile: dicas para conhecer
Fonte: Unsplash

Durante sua viagem ao Chile, lembre-se que as águas termais, geralmente, ficam em pontos altos e para acessá-las há muitas subidas. 

Portanto, se você for uma pessoa suscetível aos enjoos e tonturas é bom precaver levando remédios. São muitas curvas e terrenos acidentados que exigem bastante atenção na hora de subir. 

As roupas também devem ser bem confortáveis e não esqueça os óculos de sol, toalhas e trajes de banho para aproveitar as delícias das fontes termais do Chile. 

Em algumas dessas termais há poucos ou quase nenhum comércio. Por precaução o ideal é comprar antecipadamente o que for comer e beber para levar.

O protetor solar deve estar sempre com você e não importa a temperatura. Lembre-se que os raios solares estarão lá e o melhor é prevenir sempre.

Faça um bom roteiro de passeios pelas águas termais a fim de conhecer várias delas e aproveitar ao máximo essa riqueza natural. Procure conhecer aquelas que têm mais fácil acesso.

Passagens aéreas em promoção para o Chile

Sabe aquela promoção maravilhosa de passagens aéreas para o Chile? Pois é! Você pode encontrá-la aqui, no Passagens Promo.

Economize já na compra das passagens e voe tranquilo para as águas termais Chile.

O Passagens Promo sempre oferece os melhores preços e ofertas para a sua viagem ser inesquecível. Pesquise no nosso site com antecedência e aproveite para nos seguir nas redes sociais.

Nelas também há dicas valiosas sobre vários destinos de viagem pelo mundo todo e muitas informações incríveis sobre promoções de passagens aéreas!

Então, pode arrumar as malas e se preparar para viver mais uma experiência incrível! De Promo você pode! 

Confira outros destinos incríveis no nosso blog:

Recomendado para você
Viña del Mar no Chile: 7 pontos turísticos imperdíveis na cidade

Viña del Mar no Chile: 7 pontos turísticos imperdíveis na cidade

O que fazer no Chile: 7 destinos para conhecer no país

O que fazer no Chile: 7 destinos para conhecer no país

Roteiro Chile 7 dias: documentação, melhor época e dicas de passeio

Roteiro Chile 7 dias: documentação, melhor época e dicas de passeio

Deserto do Atacama: informações, dicas e atrações turísticas

Deserto do Atacama: informações, dicas e atrações turísticas

Valparaíso no Chile: quando ir, pontos turísticos e gastronomia

Valparaíso no Chile: quando ir, pontos turísticos e gastronomia

O que fazer em Santiago: dicas de turismo na capital chilena

O que fazer em Santiago: dicas de turismo na capital chilena