Não é nada difícil encontrar uma boa cidade na Espanha. E para quem busca uma viagem completa, escolher Alicante é uma opção excelente. Além das suas belas praias, tem fortalezas e museus que exibem a cultura local de uma forma interativa.
Ela também não deixa desejar em sua cena noturna, seus bares, discotecas e restaurantes oferecem uma experiência memorável. Não importa se você está só ou acompanhado viverá bons momentos.
Índice
Onde fica Alicante?
No Sudeste da Espanha na Comunidade Valenciana tem uma das mais agitadas cidades espanholas. Alicante que é banhada pelo Mar Mediterrâneo exibe suas belíssimas praias.
Apesar de estar um pouco distante de Valência e da capital do país que é Madri, seus turistas têm fácil acesso, o seu aeroporto é um dos mais movimentados do país, tanto para voos domésticos quanto internacionais.
Ela também é ponto de partida para chegar a Costa Blanca, uma das regiões mais procuradas e turísticas da Espanha. Vale super a pena ir a Alicante e estende a viagem até essas vilas.
Como ir do Brasil a Alicante?
Antes de conseguir pisar em Alicante, você terá que pegar um voo internacional com escala. A maioria são para Madri, Lisboa ou Barcelona , depois que desembarca no Aeroporto Alicante-Elche.
Se você escolher fazer a conexão em Madri o trajeto para o aeroporto de Alicante é rápido. Vai pegar um curto voo doméstico. Algumas pessoas preferem terminar a viagem de trem ou ônibus.
Ou seja, desembarcam na capital da Espanha e compram uma passagem de trem de alta velocidade que conecta as duas cidades e em poucas horas chega. Outra opção é pegar um ônibus, não é tão recomendado, já que a distância entre Madri a Alicante é de 400 km.
Para quem não está com pressa e quer explorar as belezas espanholas, pode alugar um carro . Suas estradas são bem conservadas e você consegue tranquilamente realizar o trajeto.
O bom de alugar o carro é ter autonomia e também gerenciar o tempo de acordo com o que você quer para a viagem. No entanto, isso deve ser visto alguns meses antes para você encontrar uma boa locadora e também emitir a liberação para dirigir na Espanha
Em relação ao visto os brasileiros não precisam se preocupar, pois é permitido a entrada a turismo que seja no máximo 90 dias. Alguns outros comprovantes podem ser solicitados, veja com antecedência e organize para ter tudo em mãos.
Qual é a melhor época para viajar a Alicante?
Para decidir qual é a melhor época para viajar a Alicante você precisa considerar os tipos de passeios que deseja realizar. Quem busca temperaturas quentes e aproveitar completamente suas praias, a melhor época é o verão (julho e agosto).
No entanto, é alta temporada e as hospedagens ficam lotadas, além dos pontos turísticos ficarem cheios de filas. Se não tiver muita paciência é melhor escolher a primavera (abril a junho).
É a época ideal para explorar as praias, visitar as atrações sem enfrentar filas e o calor intenso. Nesse período ocorrem também eventos culturais interessantes.
Para economizar, o outono (setembro a outubro) é uma excelente escolha. As temperaturas ainda estão amenas e o mar quente, sendo ainda viável desfrutar das praias. E o melhor dessa época é o fluxo menor de turistas e assim consegue relaxar com calma.
Embora o inverno (novembro a fevereiro) seja o menos indicado, algumas pessoas ainda optam, pois Alicante não tem temperaturas severas no inverno e ainda possibilita boas opções para conhecer na cidade.
Simule a sua viagem para Alicante
3 melhores praias de Alicante
Algumas das melhores praias da Espanha estão em Alicante, um destino que esbanja a beleza do Mar Mediterrâneo e promove aos seus turistas uma viagem paradisíaca.
Cada uma das suas praias oferecem uma oportunidade de viver dias espetaculares e em meio a uma natureza viva e apaixonante.
Playa del Postiguet
A Playa del Postiguet fica no centro da cidade e permite aos seus turistas uma experiência urbana. Ótimo lugar para ir depois de um dia cheio de passeios.
Apesar de estar no centro oferece uma atmosfera tranquila para que você possa nadar em suas águas calmas e cristalinas.
Termine o dia em uma caminhada em seu calçadão para assistir ao pôr do sol e depois escolha um dos seus restaurantes para degustar da culinária local.
Playa de San Juan
A Playa de San Juan fica um pouco mais afastada do centro, cerca de 10km e mesmo assim é a mais famosa e movimentada. Ela é ideal para quem busca praticar esportes aquáticos.
Você pode praticar windsurf e paddleboard, suas águas são tranquilas e oferecem boas condições. Quem quiser se divertir na areia tem áreas esportivas para jogar vôlei.
Se você é do tipo de pessoa que ama ir à praia para relaxar, pode alugar espreguiçadeiras e curtir a maresia. E à noite muitos turistas escolhem seus restaurantes que ficam no calçadão para finalizar o dia.
Cala de la Granadella
Uma praia que promove uma atmosfera mais reservada e perfeita para quem tem espírito aventureiro.
Em Cala de la Granadella você pode conhecer sua vida marinha no snorkeling ou fazer mergulhos em suas águas cristalinas.
E se quiser explorar a sua vegetação faça uma trilha ao redor, tenha certeza que vai desfrutar de vistas espetaculares.
Pontos turísticos de Alicante
Para conhecer a história espanhola e de Alicante faça um tour em seus pontos turísticos, como castelos, museus, catedral e mercado.
Cada um apresenta a trajetória de uma forma diferente e foca em diferentes aspectos. É uma boa oportunidade para ganhar mais repertório cultural e expandir seus conhecimentos.
Castelo de Santa Bárbara
Uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de Alicante, o Castelo de Santa Bárbara localizado no topo do Monte Benacantil, além de promover uma bela vista, também conta a história da cidade.
Afirmam que o castelo é do século IX e foi ampliado na ocupação moura. Faça um tour pelas suas exposições interativas que abordam sobre acontecimentos da cidade e também da fortaleza.
Suas muralhas por si só já são um destaque, as mais famosas são o Macho del Castilho, que é o ponto mais alto e também o Palácio de Felipe II não fica por baixo.
Se você estiver na Playa del Postiguet e deseja fazer essa visita ao castelo e não quer enfrentar uma trilha, pode usar o elevador que tem disponível, ele facilita o acesso.
Alguns turistas preferem ficar até o entardecer para aproveitar mais da paisagem que o local oferece, enquanto relaxa em seus cafés que servem bebidas e aperitivos.
Museu Arqueológico de Alicante
Um dos museus mais importantes da Europa que até já foi premiado é o Museu Arqueológico de Alicante, preservando a arqueologia e a história da região. Ele fica no antigo Hospital San Juan Dios, um prédio importante para Alicante e que foi dividido para apresentar exposições interativas.
Visite a sala da pré-história, não tem como não ficar impressionado com as ferramentas de pedra e dos fósseis que foram encontrados na região. Existe também a sala da cultura ibérica, com objetos de cerâmicas e armas que expõem a tradição dos povos ibéricos.
Há a sala da época romana com ruínas, mosaicos e artefatos do Império Romano quando estavam em Alicante. Outra sala destaque é a da idade média que apresenta como o período islâmico e o cristianismo tiveram influências na tradição e cultural local.
Existem espaços que trabalham com o tema de uma forma interativa, com modelos 3D, reconstruções audiovisuais e atividades práticas que envolvem o público. É uma forma de agregar mais valor e tratar a temática de uma maneira criativa.
Lembre-se de escolher ir em um dia que tenha mais tempo, em média é preciso dedicar umas 2 a 3 horas para conhecer com calma. E vale a pena solicitar um passeio guiado para compreender de forma mais ampla.
Basílica de Santa María
Uma das construções mais antigas de Alicante é a Basílica de Santa María que fica no centro histórico da cidade, sua construção remete aos séculos XIV e XVI com elementos góticos e valencianos.
Foi levantada sobre as ruínas de um antigo prédio muçulmano e chama atenção de todos por causa das suas torres assimétricas e também pela imagem da Virgem Maria na porta de entrada.
O interior também surpreende com um altar-mor dedicado à mãe de Jesus e também com um órgão do século XVIII que ainda funciona. Nas laterais da basílica, você encontra capelas e esculturas que expõem a religiosidade da região.
Vale a pena incluir a basílica em seus passeios, faça um roteiro pelo Bairro de Santa Cruz que fica próximo da igreja e inclui esse tour.
Bairro de Santa Cruz
No centro histórico de Alicante tem o famoso Bairro de Santa Cruz, localizado aos pés do Monte Benacantil. Suas ruas estreitas são rodeadas de casas brancas com detalhes coloridos.
O bairro tem uma atmosfera pitoresca e tradicional, a simplicidade das suas casas trazem um clima aconchegante. Você pode conhecer a pequena Capela de Santa Cruz e explorar mais da vida cotidiana do bairro.
O melhor de tudo é o privilégio de subir suas ladeiras e chegar até os mirantes para presenciar um cenário digno de filme, onde o Mar Mediterrâneo rouba toda cena.
Concatedral de San Nicolás de Bari
No coração da cidade você conhece a Concatedral de San Nicolás de Bari, fundada no século XVI e XVIII com elementos renascentistas e barrocos, em homenagem a São Nicolau, padroeiro da cidade.
Não tem como passar por ela e não ser atraído pela sua fachada sóbria e a cúpula de 45 metros que também chama atenção. O altar-mor é mais outro espetáculo barroco.
Na visita você também irá conhecer esculturas e pinturas que contam a trajetória religiosa e cultural da cidade. E como fica próxima do Bairro Santa Cruz, você pode fazer uma logística para explorar esses dois lugares no mesmo dia.
Parque El Palmeral
Desacelere um pouco no Parque El Palmeral, uma área verde situada na entrada sul da costa, tem jardins, lagos e uma coleção de palmeiras.
O ambiente tropical garante boas trilhas acompanhadas pelas sombras das palmeiras, você irá encontrar belíssimas cascatas ao longo do caminho e uma flora abundante.
Pare um pouco nos seus bancos para apreciar seus lagos e se quiser alugar um pedalinho para ter um momento romântico, faça isso. E se estiver com crianças aproveite o seu campo de futebol e de vôlei.
Fique até o fim do dia para assistir seu pôr do sol enquanto toma uma fresca e não esqueça de levar um lanche para fazer um piquenique neste local tão aconchegante.
Conheça a Ilha de Tabarca
Tenha uma experiência encantadora em águas cristalinas na Ilha de Tabarca, localizada a 20km da cidade. Sua vida marinha é o que conquista a todos, além do seu contexto histórico.
Há uma vila murada do século XVIII e também a Igreja de Santa Pedro y San Pablo que são um dos principais destaques, faça um passeio pelas suas ruas para conhecer mais da sua história.
Depois faça um mergulho e explore a vida marinha. Para apreciar a ilha de vários pontos, faça uma trilha e conheça suas enseadas e formações rochosas.
O acesso é feito por meio de barco e a viagem dura em torno de 30 minutos a 1 hora. Existem restaurantes na ilha, faça a reserva com antecedência, vale a pena provar os seus deliciosos pratos típicos.
Para ter um roteiro todo organizado contrate uma agência de viagem para organizar todos os passeios e te levar aos melhores pontos da ilha.
Escolha a praticidade e a economia do Passagens Promo
Curta a vida noturna de Alicante
Aproveite a alegria de Alicante para curtir sua vida noturna com bares descontraídos e sofisticados. Comece a noite na Esplanada de Espanha, a famosa orla a beira-mar com várias palmeiras e que garante uma vista do porto.
Em seguida vá jantar em algum dos restaurantes mediterrâneos que ficam no Bairro de Santa Cruz, escolha um prato típico com um vinho local para experimentar.
Para agitar a noite decida ir a um bar ou nas discotecas que ficam na Playa de San Juan e tem uma energia contagiante. E se quiser um passeio cultural confira a programação do Teatro Principal de Alicante.
E se você quiser desfrutar de tudo o que Alicante tem a oferecer à noite, cada dia opte por um entretenimento diferente. Assim você pode experimentar a culinária, dançar na discoteca, usufruir do clima descontraído nos bares e também assistir a um espetáculo em seu teatro.