Alta temporada: dicas para viajar no Brasil e no Mundo

A alta temporada é um período de viagem que muitos têm medo, pois existe o receio de ser um período com preços exorbitantes para tudo,  passagens, hospedagens e passeios. 

Mas a verdade é que mesmo sendo um período de alta procura é possível viajar nessa época, basta fazer um bom planejamento. 

Além disso, existem alguns destinos e lugares em que a experiência não é a mesma quando a viagem é feita na baixa temporada.  

Para te ajudar a organizar sua viagem e conseguir fazer uma boa viagem durante a alta temporada, veja as dicas e  destinos no Brasil e no mundo para curtir mesmo a época mais  badalada e cheia do ano!

Veja preços promocionais de passagens aéreas neste link!

O que é alta temporada?

A alta temporada é o período em que os destinos, tanto nacionais quanto internacionais, são mais procurados e acabam ficando mais cheios de turistas.

A alta temporada acontece em épocas diferentes do ano, pois tem diversos fatores que juntos colaboram para ter um alto número de visitantes. Alguns dos principais pontos que fazem uma alta temporada são: estação do ano, férias escolares e coletivas, atrações que só acontecem nessa época, entre outros. 

E algo que precisamos esclarecer é que, ao contrário do que muitos pensam, a alta temporada não acontece somente no verão. Existem destinos que são muito mais procurados no inverno, por exemplo, os lugares onde os esportes com neve são atrações principais. 

Como existe uma alta procura durante essa temporada é comum que os preços também fiquem mais altos, além de correr o risco de não conseguir reservas de última hora ou até mesmo ingressos de atrativos. 

Por isso, a dica é se programar com antecedência, já que é possível economizar viajando na época mais procurada do ano.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Alta Temporada no Brasil

alta temporada brasil
Fonte: Unsplash

Nosso país tem destinos incríveis para conhecer em qualquer época do ano. Alguns lugares já são mais famosos entre os turistas e acabam atraindo um grande público em determinados períodos, como o Carnaval, a Semana Santa, dia de São João, Natal, Reveillon e muitos outros.

Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas para quem está planejando uma viagem pelo Brasil mas só pode durante a alta temporada.

Qual é o período de alta temporada no Brasil?

No Brasil, a alta temporada são os meses de dezembro, janeiro e julho. Que coincidem com o verão e as férias escolares.

Nesse período é comum procurar por destinos de praia, assim como lugares para viajar em família, com crianças ou com amigos. 

Feriados prolongados e datas especiais também podem aumentar o fluxo de turistas nos destinos mais turísticos.

Durante as férias não dá para fugir – as cidades ficam lotadas e tudo é muito mais caro. Mas para quem só pode viajar nessa época ou tem preferência por viajar nesse período, a dica é começar a planejar com antecedência todos os detalhes da sua viagem.

Confira as oportunidades de hospedagem no novo site do Elquarto!

Quando termina a alta temporada no Brasil?

Quando viajar? Tirando férias escolares – dezembro, janeiro e julho e os feriados nacionais – os outros meses do ano são baixa temporada no Brasil.

Claro, a depender de outros fatores, alguns destinos ainda podem ser muito procurados mesmo fora dos meses de férias coletivas (como é o caso dos destinos de ecoturismo ou onde as piscinas naturais são as grandes atrações).

Ainda assim, é certo que você vá encontrar preços bem mais acessíveis e muitas passagens em promoção, já que a procura é menor do que em outras épocas do ano.

Como comprar passagens áreas na alta temporada?

Sabemos que as passagens aéreas em alta temporada tendem a ficar mais caras, mas não é isso que vai barrar a sua tão sonhada viagem. 

Para encontrar passagens aéreas com bons preços use o Passagens Promo, no nosso buscador você pode pesquisar dias e horários diferentes e ter promoções exclusivas. 

Melhores preços nacionais de passagens aéreas!
Passagens aéreas saindo de

Pode também monitorar os preços cadastrando seu email no alerta de preços e assim conseguir comprar as passagens com valores que estejam dentro do seu orçamento. 

Quais os melhores períodos de baixa temporada no Brasil?

destinos de baixa temporada
Fonte: Pixabay

Claro, mesmo que viajar na baixa temporada (meses letivos) seja sempre uma boa opção, alguns meses são mais favoráveis que outros.

Os melhores períodos de baixa temporada dependem muito de cada destino. Afinal, uma viagem para o Nordeste pede muito sol e calor, como no verão.

A grande vantagem é que o clima no Brasil é bem misto, mesmo no inverno é possível conhecer belas praias no nordeste, onde o sol brilha quase todos os dias do Brasil. Assim como os destinos de ecoturismo são boas pedidas para qualquer época do ano. 

Destinos mais procurados na alta temporada do Brasil

Na alta temporada, os destinos de praia fazem muito sucesso. Durante o Réveillon ou Carnaval, por exemplo, Rio de Janeiro e Salvador são alguns dos mais procurados por turistas do mundo todo que querem curtir as festas brasileiras mais tradicionais.

Recife é um dos destinos queridinhos para viajar nas férias, já que diferente de outros locais, durante o verão, quase não chove.

Já dá pra imaginar o que dá a mistura de praia, sol e calor, né?! Vá se preparando para encontrar uma Recife lotada de visitantes e com preços bem mais altos.

O Rio Grande do Norte é outro destino muito procurado por conta dos seus preços relativamente mais baixos.

O calor por lá dura o ano todo, mas durante a alta temporada a vantagem é que você não vai pegar a época de chuva e vai poder aproveitar bastante.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Destinos tranquilos na alta temporada do Brasil

    Se você vai viajar nas férias, mas quer fugir do tumulto, alguns cidades turísticas brasileiras cumprem muito bem esse papel!

    A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é o destino perfeito para quem quer relaxar e ainda aproveitar a viagem para fazer vários passeios culturais e históricos.

    Lá, você pode ter alguns dias super sossegados, porém com atividades legais para os dias que acordar querendo aproveitar.

    Outro destino tranquilo para aproveitar as férias é a Chapada Diamantina, são muitas grutas e cachoeiras para passar o dia relaxando.

    Para os amantes da natureza e fãs do ecoturismo, esta região da Bahia não pode faltar no roteiro.

    Alta temporada no Mundo

    alta temporada viajar exterior
    Fonte: Unsplash

    A alta temporada acontece sempre em datas especiais do ano, como férias escolares e feriados.

    O problema é que cada lugar do mundo possui suas próprias peculiaridades e datas comemorativas, e elas podem variar muito de um lugar para o outro.

    Feriados nacionais, por exemplo, são épocas boas para conhecer os lugares, porque apesar de ser alta temporada, a maioria dos residentes aproveitam para viajar para outros lugares.

    Dessa forma, as cidades costumam ficar mais vazias. Outro fatore que diferem a alta temporada no mundo é o objetivo da viagem. Por exemplo, julho é alta temporada na Disney.

    Esse mês é período de férias escolares tanto no Brasil, quanto nos estados unidos. Logo, os parques recebem turistas de todos os lugares do país e estrangeiros.

    Similarmente, destinos com famosas estações de ski vão ser mais procurados durante o inverno.  

    Qual é o período de alta temporada nos Estados Unidos?

    Muita gente sonha em viver o famoso sonho americano e conhecer as terras do Tio Sam. Mas assim como qualquer outro destino, é preciso primeiro saber um pouco sobre a melhor época para visitar o país.

    Muitas questões podem interferir na decisão, o clima, os feriados e principalmente qual cidade você irá visitar. E não se esqueça do seu seguro viagem nos Estados Unidos!

    A alta temporada em Nova York acontece durante o verão americano. É importante lembrar que as estações nos Estados Unidos acontecem na ordem inversa da nossa, então quando é inverno aqui, é verão lá.

    Em Las Vegas a alta temporada acontece em meses alternados, como Janeiro, Março e Outubro.

    Confira as passagens mais baratas para os Estados Unidos!

    Qual é o período de alta temporada na Europa?

    A alta temporada na Europa acontece durante o verão, entre os meses de junho e setembro.

    Durante essa época do ano, as cidades mais turísticas ficam lotadas de visitantes e os preços de hospedagem e restaurantes ficam super mais altos.

    Por isso, se você pretende fazer uma viagem para lá, é melhor reservar tudo com bastante antecedência.

    E pode ir preparado porque o verão lá é realmente quente, viu? Até nos lugares mais frios, podem atingir cerca de 40°C no verão.

    Além disso, os parques e espaços abertos estarão mais vistosos e as chances de você curtir as atividades ao ar livre serão maiores.

    Veja aqui sobre destinos promocionais na Europa!

    Vantagens em viajar na alta temporada

    A alta temporada não tem esse nome por acaso. Como já vimos aqui, esse é o período em que os destinos ficam mais cheios e os motivos para tal, podem variar bastante de um lugar pro outro.

    É verdade que em sua grande maioria, os destinos ficam lotados devido a feriados e datas comemorativas. Mas algumas cidades em especial, podem ter seu período de alta temporada em momentos específicos do ano.

    Como é o caso das cidades serranas, por exemplo, durante a época de inverno. Ou as cidades com praia na época do verão.

    Por isso, as vantagens de viajar na alta temporada podem ser gigantes em alguns lugares. Na maioria das vezes, você vai estar passando pela cidade durante a melhor época para curtir os passeios, ou durante festas e festivais locais.

    Na alta temporada a rede hoteleira e de eventos também investe mais na atração de turistas, por isso é possível conseguir fazer passeios incríveis se você for viajar nesse período. 

    Desvantagens em viajar na alta temporada

    alta temporada destinos internacionais
    Fonte: Pixabay

    As desvantagens de viajar na alta temporada a gente bem sabe, né? Os preços muito mais altos e os destinos bem cheios de viajantes são alguns dos empecilhos encontrados por quem opta por viajar durante esse período.

    Muitos imprevistos acontecem na alta temporada, como não achar ingressos, transportes cheios e os principais pontos turísticos com muitas pessoas.

    Isso pode ser um pouco frustrante para quem viaja sonhando em fazer uma foto em determinado local. Por isso, quando estiver planejando sua viagem, leve esses pontos em consideração. 

    Dicas para viajar nas férias

    Pode parecer improvável, mas é totalmente possível viajar durante a alta temporada sem falir.

    Viajar nas férias, que costuma ser alta temporada, tem suas desvantagens, mas também pode ser vantajoso se você souber planejar bem.

    Pensando nisso, reunimos algumas dicas básicas para te ajudar nesta missão:

    Passagens Aéreas na Promoção

    Procurando suas passagens aéreas para viajar durante a alta temporada? Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua viagem.

    Faça sua pesquisa e comprove! Não deixe de cadastrar um alerta de preços para receber as ofertas direto no seu email, viu?

    Passagens Aéreas em Promoção
    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 04 Dez 06 Dez R$ 215 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 21 Jan 28 Jan R$ 215 Azul MVF Mossoro NAT Natal 25 Mai 30 Mai R$ 231 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 26 Nov 30 Nov R$ 246 Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 08 Dez 14 Dez R$ 254 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto GRU São Paulo 08 Fev 17 Fev R$ 264 Ver mais ofertas

    Passagens aéreas com preços baixos na alta temporada? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!