Analândia: onde fica, quando ir, mapa e dicas de viagem

A cidade de Analândia, é um dos lugares mais procurados do estado de São Paulo quando o assunto é turismo de aventura, belas paisagens e contato com a natureza.

Visado por praticantes de escalada, o destino também ganhou destaque por oferecer outras atrações esportivas, como cascading, boia-cross e arvorismo, além de abrigar belas cachoeiras.

Se você é aquele tipo de turista que gosta de atividades ao ar livre, vem com a gente e conheça um pouco sobre esse município paulista cheio de aventura e adrenalina!

Neste artigo, você terá as melhores dicas de viagem, quando ir, mapa e entenderá onde a cidade está localizada Confira!

Confira passagens aéreas para todo o Brasil com até 35% de desconto neste link!

Analândia: cachoeiras, ecoturismo e diversão!

A centenária cidade de Analândia oferece aos seus turistas não somente cenários naturais de tirar o fôlego, mas também permite roteiros regados de muita aventura e emoção. 

Para os viajantes que adoram contato com a natureza, a cidade tem muitas trilhas ecológicas, cachoeiras e morros, que garantem momentos deliciosos em lugares de vegetação preservada e com uma rica fauna e flora.

Além de curtir as melhores atividades de ecoturismo, a gastronomia local também é uma das principais atrações. 

O mais legal é que você encontra restaurantes em meio à natureza, ao lado de lindas cachoeiras, alinhando boa comida a uma bela paisagem.

Quando ir para Analândia?

Quando ir para Analândia?
Fonte: The Manic Macrographer / Pxhere / CC BY 2.0

Quando ir para Analândia nunca será um problema para os turistas em busca de aventura, já que a cidade é aquele tipo de lugar que dá para conhecer o ano inteiro.

Durante os meses de primavera e verão, que vai de dezembro a março, as temperaturas estão elevadas e pode ser que você se esbarre com pancadas de chuvas, já que esse é o período mais chuvoso no estado de São Paulo.

Mas pode ficar despreocupado, pois, nessa época do ano, as chuvas acontecem mais no final da tarde e não chega a comprometer o seu roteiro.

Já na temporada de outono e inverno, as possibilidades de chuva são remotas e as altas temperaturas também estão indo embora, o que permite atividades ao ar livre sem aquele calor todo.

A verdade é que a melhor época para visitar o destino será sempre aquele que atende às suas preferências e necessidades, pois Analândia é um destino delicioso nas quatro estações.

Onde fica Analândia?

Além de saber quando visitar a cidade, entender onde fica Analândia é importante para que você possa planejar melhor o seu roteiro.

Considerada Estância Climática, ela está localizada no interior do estado de São Paulo, na região Metropolitana de Piracicaba e bem pertinho da cidade de Campinas, a cerca de 130 km.

Como chegar em Analândia?

Como chegar em Analândia?
Fonte: Pxhere / CC0

Você não terá dificuldades para chegar na cidade e se aventurar com suas atividades de ecoturismo, já que ela fica relativamente perto de duas importantes áreas de desembarque, uma em Campinas e outra na capital paulista.

Você pode desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que, inclusive, é mais próximo do destino.

Se preferir, a outra opção é desembarcar nos aeroportos da cidade de São Paulo, que recebem voos de todas as partes do Brasil e do mundo.

Quantos quilômetros de São Paulo a Analândia?

Para quem se pergunta quantos quilômetros de São Paulo a Analândia, saiba que a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 220 km

A vantagem de desembarcar na capital paulista é que você pode aproveitar a viagem para turistar pela terra da garoa, que tem atrações a perder de vista.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Analândia

    Ao planejar uma viagem nacional ou internacional, nada melhor do que garantir economia, não é mesmo? 

    Assim, podemos aproveitar ao máximo as atrações e gastronomia do destino de viagem escolhido.

    Para encontrar as passagens aéreas baratas do mercado para qualquer lugar do mundo, faça as suas buscas no melhor site de buscas do Brasil, o Passagens Promo!

    Passagens aéreas imperdíveis para São Paulo!
    Passagens aéreas saindo de

    Ao acessar a nossa plataforma, basta digitar as cidades de origem e destino, as datas de embarque e desembarque, e pronto, uma lista completa com as melhores opções aparecerão na sua tela.

    Para visitar a cidade de Analândia com total economia, ative o nosso alerta de preços para ser notificado toda vez que o trecho desejado entrar em promoção.

    E não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas outras redes sociais e ficar por dentro das novidades do mundo das viagens.

    Analândia: mapa

    Antes de escolher o local de embarque e desembarque, é sempre bom dar uma olhadinha no mapa Analândia para entender onde a cidade fica localizada no estado e as rotas mais viáveis para chegar ao destino de acordo com a sua necessidade.

    Dá uma olhadinha nesse guia que montamos para você, onde é possível entender onde estão as principais atrações!

    O que tem para fazer em Analândia?

    Não precisa se preocupar, pois passeios, pontos turísticos e aventura não faltarão na sua viagem. 

    E para dar uma forcinha na elaboração do seu roteiro, listamos aqui os locais que você não pode deixar de visitar. Confira!

    Igreja Matriz de Sant’Anna

    Igreja Matriz de Sant’Anna
    Fonte: Pexels

    Se você pensa que a cidade só tem atrações ligadas à natureza e a aventura, está enganado. 

    Entre os principais pontos turísticos de Analândia está a Igreja Matriz de Sant’Anna, que reserva momentos de fé e cultura.

    O templo é considerado uma das primeiras construções do município, fazendo parte de uma das memórias mais importantes do lugar.

    Construída em estilo colonial, a igreja preserva a história da cidade e possui imagens sacras belíssimas, como a da Padroeira e a de Santo Antônio, esculpidas em madeira. 

    Faça uma prece no local, mas não deixe de observar sua arquitetura e artes sagradas.

    Morro do Cuscuzeiro

    Para quem está em busca de turismo de aventura e muita adrenalina, coloque calçados apropriados, roupas leves e conheça o Morro do Cuscuzeiro com 900 metros de altura.

    Em Analândia, escalada é uma atividade muito procurada, principalmente para subir o morro, que oferece 50 vias para a prática da atividade com diferentes graus de dificuldade.

    Para os aventureiros de plantão, os melhores trechos para escalar são a Espinhosa, Gato, Pervas, Bundão, Visual, Distúrbios no Forró, Caixa de Pandora e Fly or Die. 

    E se você não tem tanta habilidade assim, não precisa se preocupar, pois há muitas vias para iniciantes.

    Para os turistas que dispensam essa adrenalina toda, saiba que em toda a área do morro existem trilhas que, por si só, já são um presente, permitindo a observação da fauna e flora da região.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Morro do Camelo

    Bem pertinho do Morro do Cuscuzeiro, o Morro do Camelo deve fazer parte do seu mapa Analândia. 

    Assim como seu vizinho, o local é muito procurado para escalada e chama atenção também dos turistas que preferem um roteiro mais tranquilo.

    O local tem uma trilha ecológica de fácil acesso e garante uma das paisagens mais bonitas de toda a cidade.

    Para os visitantes que querem escalar, saiba que o Camelo tem várias possibilidades de subida, sendo a primeira delas, uma escalada de 8 a 10 metros de altura na parede de arenito.

    A segunda torre, considerada a maior, tem acesso mais fácil e ao final da subida, é possível ter uma bela vista da cidade de Analândia.

    Cachoeira da Bocaina

    Cachoeira da Bocaina
    Fonte: Pixabay

    Que tal se refrescar nas cachoeiras da cidade depois de uma longa trilha ou escalada? 

    Nessa região, a Cachoeira de Bocaina, no meio da Mata Atlântica, é um dos lugares mais procurados pelos turistas não somente por conta das suas belezas, mas por oferecer aventura também.

    Além de águas cristalinas, a cascata escorre por um enorme paredão, que possibilita a prática de rapel e cascading

    Mas se você não tem experiência, a melhor opção é se refrescar em suas águas geladas e apreciar o cenário de longe, que é um espetáculo!

    Cachoeira do Salto Major Levy

    Entre as cachoeiras em Analândia, a Salto Major Levy é um local belíssimo e que garante bons momentos aos seus visitantes, principalmente, quando as altas temperaturas são companhias nos roteiros turísticos.

    Com uma bela queda d’água, que escorre até uma piscina natural, o local é muito frequentado por famílias.

    Isso por conta da sua boa estrutura com um restaurante que dispõe de mesas na sua parte externa para que os turistas possam saborear uma deliciosa refeição e ainda curtir o cenário.

    Cachoeira do Escorrega

    Com uma piscina natural de águas cristalinas, a Cachoeira do Escorrega é o lugar ideal para quem gosta de diversão.

    Como o próprio nome já sugere, os visitantes podem se divertir escorregando por sua pequena queda d’água que desce por uma formação rochosa com pouca inclinação e que garante a alegria dos banhistas.

    Essa cachoeira em Analândia também é muito visitada por conta da sua boa infraestrutura com restaurante, área para camping e estacionamento.

    Cachoeira da Ponte Amarela

    A Cachoeira da Ponte Amarela fica localizada em uma reserva natural de mesmo nome que abrange uma área de 15 mil metros quadrados.

    Para quem gosta de contato com a natureza, não deixe de passear pela reserva e observar um pouco da fauna e flora da região.

    Depois de um bom passeio, aproveita para se refrescar na cachoeira com uma pequena corredeira, que deságua em uma piscina natural com uma prainha. 

    Aproveite para fazer a foto na pontinha amarela, que é um charme.

    Qual a melhor cachoeira de Analândia?

    Qual a melhor cachoeira de analandia?
    Fonte: Pixabay

    Para quem quer entender qual a melhor cachoeira de Analândia, saiba que a Salto Major Levy , uma das mais bem avaliadas pelos turistas por ter águas transparentes, uma piscina natural generosa e areia bem fininha.

    E o melhor é que essa cachoeira também possui um restaurante, uma ótima opção para saborear uma porção com cerveja gelada depois de se refrescar em suas águas.

    Restaurantes em Analândia

    A cidade não vive apenas de turismo de aventura e atividades radicais, nada disso! 

    Ela é também uma ótima oportunidade para que os turistas possam saborear um pouco da culinária paulista, que é muito variada.

    O restaurante Cachoeira do Escorrega é um lugar de comida caseira com um menu variado, que encanta seus visitantes por conta da decoração dos seus espaços e também por ter um terraço bem ao lado de uma cascata, garantindo um visual belíssimo.

    E para quem não dispensa um jantar regado a uma boa pizza, a Pizzaria Real Madrid é a escolha mais acertada, já que é famosa por servir as pizzas mais gostosas da região. 

    A decoração é simples, mas o ambiente é aconchegante e cheio de charme.

    Se além de apreciar uma boa refeição nos restaurantes em Analândia, você também busca um pouco de agito, saiba que na região central há muitos quiosques no calçadão, que servem petiscos e lanches deliciosos.

    Que tal um cafezinho no fim de tarde depois de se aventurar pelas atrações da cidade? 

    A Amora Café é um espaço cheio de charme, prosa e comida boa. Vale a pena fazer uma pausa e saborear os deliciosos bolos e cafés vendidos no local.

    Qual a cidade mais próxima de Analândia?

    Para quem quer aproveitar a viagem para conhecer a região e quer descobrir qual a cidade mais próxima de Analândia, saiba que é Itirapina, a pouco mais de 20 km de distância.

    O município é um bom destino turístico, pois abriga a enorme represa do Broa, além de cachoeiras, morros, grutas e fazendas. Sem dúvida, um bom lugar para incluir no seu roteiro.

    Cotação de passagem para Analândia

    Quer unir belas paisagens e adrenalina? Então, Analândia é o destino certo para você. 

    Agora que já sabe como chegar, quando ir e o que fazer, comece a montar o seu roteiro de viagem o quanto antes.

    Mas não se esqueça que você precisa reservar o seu voo com bastante antecedência, pois as passagens costumam apresentar preços mais salgados em datas próximas ao embarque.

    Para garantir economia, faça a cotação no nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores promoções das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo. 

    Passagens aéreas imperdíveis para São Paulo!
    Passagens aéreas saindo de
    Gol GIG Rio de Janeiro VCP Campinas 13 Abr 19 Abr R$ 305 Gol GIG Rio de Janeiro VCP Campinas 13 Abr 19 Abr R$ 313 Gol GIG Rio de Janeiro VCP Campinas 19 Mar 21 Mar R$ 320 Gol GIG Rio de Janeiro VCP Campinas 13 Dez 04 Fev R$ 344 Gol PMW Palmas VCP Campinas 17 Jan 27 Jan R$ 372 Ver mais ofertas

    Ative também o nosso alerta de preços para receber avisos quando o trecho desejado entrar em oferta.

    E nos siga nas nossas outras redes sociais para saber mais sobre outros destinos imperdíveis no Brasil! 

    Quer se aventurar pelo Brasil com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem