Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Anchieta, ES, guarda com cuidado as heranças do passado e praias incríveis, que podem ser o destino ideal para a sua próxima viagem!

Fundada no século XVI pelo jesuíta espanhol Padre José de Anchieta, a cidade é um “prato cheio” para quem gosta de história e belezas naturais, com trechos de mata atlântica bem preservados e muitas construções coloniais.

Para te ajudar a planejar seu roteiro de viagem, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o destino capixaba: principais atrações, localização, melhor época para visitar, onde comer e muito mais! Vamos lá!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Anchieta, ES: como aproveitar a cidade?

Anchieta, Espírito Santo, não é uma cidade grande: com pouco mais de 28 mil habitantes, o município é dividido em apenas três regiões. 

Mas não se engane. Essa pequena cidade oferece infraestrutura de metrópole para receber bem seus visitantes.

Ao lado da badalada Guarapari, a cidade é um dos principais balneários capixabas e chega a receber mais de 100 mil turistas apenas para a festa de réveillon.

Embora seja menos famosa que outros destinos de verão na região Sudeste do país, como as cidades costeiras do Rio e de São Paulo, Anchieta é um lugar imperdível, que combina uma rica história com paisagens paradisíacas.

Que tal desfrutar da bela Praia de Iriri ou conhecer o Santuário de São José de Anchieta, onde viveu uma das figuras mais importantes dos primeiros anos do Brasil?

Antes de fazer suas malas, porém, não se esqueça de caprichar no planejamento de viagem: assim fica mais fácil antecipar gastos, prever rotas de deslocamento e definir as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Onde fica Anchieta?

Onde fica Anchieta?
Fonte: Pixabay

A cidade de Anchieta fica na região sul do Espírito Santo, pertinho das cidades de Piúma, Alfredo Chaves e Iconha, a apenas 85 km de Vitória: uma boa notícia para quem busca praticidade e pode desembarcar no aeroporto da capital.

O destino capixaba também está próximo de um dos principais balneários do Sudeste brasileiro: a distância entre Guarapari e Anchieta, ES, é de 20 km!

No local, os viajantes encontram 23 praias espalhadas ao longo de 30 km de litoral, além de três regiões: o polo comercial da cidade, no centro; a praia urbana de Ubu; e a paradisíaca Iriri.

Quando ir para Anchieta?

Se a sua intenção é curtir ao máximo o sol e o mar na praia de Anchieta, ES, não existe tempo ruim para viajar. 

O Espírito Santo tem clima bom o ano inteiro e seus dias de praia estão garantidos em qualquer estação.

O máximo que pode acontecer é alguma frente fria se instalar na região, com efeitos temporários no clima, mas nada que prejudique a sua estadia.

No entanto, o clima bom também significa cidade cheia o ano inteiro, especialmente durante o verão: as praias ficam lotadas de dezembro a fevereiro, em feriados prolongados e fins de semana de muito calor.

Por isso, se você tem disponibilidade pode ser melhor escolher outras épocas para viajar. 

Caso não seja possível, faça suas reservas de hospedagem com antecedência e prepare-se para preços mais salgados na alta temporada.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens para Anchieta, ES

    O aeroporto de Vitória fica a apenas 90 km da cidade fundada pelo padre José de Anchieta, o que garante mais praticidade para o viajante. 

    Você pode encontrar passagens para Anchieta, ES mais em conta no nosso site de buscas, Passagens Promo: é só selecionar as datas da sua viagem e inserir o destino escolhido, e pronto! Vai encontrar a melhor oferta para o seu bolso.

    Viaje de Vitória, ES, até Anchieta!
    Passagens aéreas saindo de

    Nossa plataforma ainda te ajuda a garantir a economia que você precisa: basta ativar o nosso alerta para receber notificações quando o trecho desejado por você entrar em promoção! 

    Anchieta, ES: mapa

    Apesar de Anchieta não ser uma cidade muito grande, você não pode deixar de conferir o mapa do município durante seu planejamento de viagem.

    O item é essencial para te ajudar a se localizar durante a sua estadia em um lugar novo e otimizar o seu tempo durante a viagem, economizando até horas preciosas em deslocamentos. Confira!

    O que fazer Anchieta, ES

    Entre construções históricas, museus, reservas florestais e praias limpas, Anchieta reserva ao viajante atrações imperdíveis. Confira o que fazer na cidade!

    Santuário Nacional São José de Anchieta

    Santuário Nacional São José de Anchieta
    Fonte: Cid Penteado Jr / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O padre jesuíta José de Anchieta, figura importante do processo de colonização brasileiro e canonizado em 2014, fundou a cidade em 1565 e por lá viveu durante boa parte de sua vida. 

    O lugar em que o religioso espanhol morava foi transformado no Santuário Nacional São José de Anchieta, uma das principais atrações do centro de Anchieta.

    A construção fica em uma colina no coração da cidade e é o ponto final do roteiro Passos de Anchieta, que percorre 100 km pelo litoral capixaba, seguindo os caminhos do jesuíta.

    No local, os viajantes podem conhecer a igreja na qual o padre rezava suas missas, um museu dedicado à memória do religioso e a cela em que São José de Anchieta dormia.

    Além disso, os visitantes têm acesso a um mirante com vista privilegiada da cidade e a oportunidade de posar em um grande letreiro com um slogan do turismo capixaba.

    O santuário, tombado como Patrimônio Nacional pelo Iphan, fica na Praça Matriz, mais importante conjunto arquitetônico anchietense, pertinho da Igreja de Nossa Senhora de Assunção.

    O espaço fica aberto à visitação todos os dias, das 8h às 19h30.

    Museu Nacional de Anchieta

    Parte do complexo arquitetônico da Praça Matriz, o Museu Nacional de Anchieta guarda um rico acervo que conta a história da cidade, do Brasil e do padre jesuíta mais importante da história nacional.

    Ali, você pode conhecer móveis originais utilizados por José de Anchieta, além de itens religiosos e relíquias arqueológicas de grande valor histórico.

    Aproveite para conhecer a Cela de São José de Anchieta, onde o sacerdote dormia, onde está exposto um dos ossos do santo.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Casa da Cultura de Anchieta

    Um dos mais importantes patrimônios histórico-culturais da cidade, a Casa da Cultura de Anchieta abriga um rico acervo de cartas, documentos, fotografias e livros que contam a história de Anchieta, ES.

    A instituição funciona em um edifício construído na década de 1920 que já foi sede da Prefeitura Municipal, do Poder Legislativo da cidade e do antigo Fórum, bem no centro da cidade.

    Vale a pena visitar o espaço para conferir as exposições permanentes e temporárias nas galerias do andar térreo.

    Praça das Garças

    Praça das Garças
    Fonte: Ninjason1 / Freepik

    Localizada às margens do rio Benevente, que corta toda a cidade, a Praça das Garças é um lugar encantador, rodeado por muito verde, águas calmas e barcos de pescadores que ficam ancorados na região.

    Ponto de encontro de moradores e viajantes, a praça abriga um parquinho infantil, uma academia pública e o Centro de Informações Turísticas, onde você pode pegar mapas gratuitos e se informar sobre as principais atrações.

    Se você deseja fazer um passeio de barco pelos manguezais anchietenses, a Praça das Garças será uma parada obrigatória em seu roteiro: é dali que partem as embarcações de turismo que exploram as águas da cidade!

    Centro Cultural de Anchieta

    Instalado nas antigas estruturas do Grande Hotel Anchieta, da década de 1940, o Centro Cultural de Anchieta é a sede dos mais importantes eventos culturais da cidade.

    O edifício histórico, por si só, já é uma atração imperdível, com vários detalhes arquitetônicos e elementos que remontam à primeira metade do século XX.

    Os visitantes ainda podem conferir exposições artísticas, bem como aulas de música, dança e teatro.

    Rio Benevente

    Anchieta, ES, é cortada pelo rio Benevente, que nasce na Serra do Castelo e deságua no Atlântico depois de percorrer mais de 70 km entre as montanhas capixabas.

    Na colônia de pescadores da Praça das Garças é possível contratar passeios de barco pelo rio e pelos manguezais da cidade, com preços que devem ser combinados previamente entre os turistas e os pescadores.

    O passeio dura, aproximadamente, 2h30 e apresenta tudo sobre a diversidade biológica anchietense, além de visitar ruínas do período colonial e o encontro do rio Benevente com o rio Salinas.

    Balneário de Iriri

    Balneário de Iriri
    Fonte: Mtur Destinos / Flickr

    A principal atração de Anchieta são suas praias, especialmente a região do Balneário de Iriri, localizado a cerca de 7 km do centro da cidade.

    Ali, os viajantes podem se refrescar nas águas limpas das praias de Santa Helena, Costa Azul, Namorados e Areia Preta, rodeadas por mata nativa e excelentes quiosques.

    O balneário não é muito grande e, com alguma organização, você poderá conhecer tudo em um dia só. 

    Se você quiser prolongar sua estadia, aproveite para conhecer os bons hotéis e pousadas da região à beira-mar.

    A Praia da Areia Preta é conhecida como uma das mais agitadas de Iriri, com quiosques animados e vários bares. 

    Se você prefere praias mais desertas e sossegadas, você pode gostar da quase selvagem Praia de Santa Helena.

    Ruínas do Rio Salinas

    Durante seu passeio de barco você terá a oportunidade de conhecer as ruínas do rio Salinas, localizadas em meio a uma floresta de eucalipto, a poucos quilômetros de Anchieta.

    O local preserva restos de uma antiga construção arcaica, possivelmente feita entre os séculos XVI e XVII à base de pedras, argamassa e até óleo de baleia: os estudiosos apontam que a edificação seria uma igreja jesuíta jamais concluída.

    Anchieta, ES: praias

    Como as praias do Balneário de Iriri são muito badaladas e concentram boa parte do movimento de turistas na alta temporada, as outras praias de Anchieta, ES, podem ser mais indicadas para quem procura sossego.

    A cidade tem 23 praias e reúne opções para todos os gostos, como a famosa Praia de Castelhanos, a urbana Praia de Ubu, a protegida Praia de Guanabara e a pacata Praia de Parati.

    Onde comer em Anchieta, ES?

    Onde comer em Anchieta, ES?
    Fonte: Pixabay

    Escolher onde comer em Anchieta, ES, não é tarefa das mais fáceis, mas não se preocupe: isso acontece por um excelente motivo!

    A cidade é considerada a Capital Estadual da Moqueca Capixaba, o que significa que você encontra uma grande variedade de bons restaurantes para fazer suas refeições, o que pode dificultar a vida dos viajantes mais indecisos.

    Se esse é o seu caso, vale a pena incluir um passeio pelo Mercado dos Peixes em seu roteiro: o local abriga diversos restaurantes especializados em frutos do mar, que utilizam ingredientes frescos e têm preços justos.

    Bem em frente à Praia Costa Azul, na região de Iriri, fica o bem-avaliado Boteco Mania, com pratos generosos, capazes de servir até três pessoas, a partir de R$ 40 (preço em abril/2021).

    Quem gosta de cervejas artesanais não pode deixar de conhecer o Buena Onda BrewPub, que tem ambiente aconchegante, programação cultural intensa e cardápio variado!

    Em toda a orla da cidade também é possível encontrar bons quiosques que servem petiscos e refeições completas, mas fique atento aos preços para não acabar pagando mais caro do que deve!

    Cidades perto de Anchieta, ES

    A localização da cidade é estratégica para quem deseja explorar o litoral capixaba. Afinal, algumas das praias perto de Anchieta, ES, estão entre as mais badaladas de todo o estado.

    O destaque fica por conta de Guarapari, principal balneário capixaba, localizado a apenas 20 km da cidade fundada pelo jesuíta padre José de Anchieta.

    Se você prefere dar um tempo do mar para explorar as montanhas do Espírito Santo, inclua a charmosa vila alemã de Domingos Martins, a 40 km de Anchieta.

    Cotação de passagens para Anchieta, ES

    Viajar com economia é o sonho de qualquer turista e é possível com o planejamento certo! 

    Para garantir suas passagens aéreas para conhecer Anchieta, ES, pelo melhor preço do mercado, conte com o nosso site de buscas, Passagens Promo!

    Viaje de Vitória até Anchieta, no Espírito Santo!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 22 Nov 29 Nov R$ 225 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 19 Nov 22 Nov R$ 225 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 22 Out 27 Out R$ 236 Azul CPV Campina Grande REC Recife 05 Set 09 Set R$ 242 Azul NAT Natal REC Recife 03 Nov 07 Nov R$ 251 Ver mais ofertas

    Você pode simular, gratuitamente, várias rotas para encontrar o melhor momento para viajar.

    Não se esqueça de ativar o nosso alerta! Assim, você receberá notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção

    E siga as outras redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro de todas as novidades!

    Conhecer as mais belas praias do litoral capixaba com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Cachoeiro do Itapemirim: dicas de viagem, informações e mapa

    Cachoeiro do Itapemirim: dicas de viagem, informações e mapa

    Conheça as 12 melhores praias do Espírito Santo

    Conheça as 12 melhores praias do Espírito Santo

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos