Ano sabático: arrume suas malas da melhor forma possível pra curtir esse período!

O que você acharia de tirar um ano sabático para recarregar as energias e conhecer lugares novos antes de retomar (ou até transformar) sua vida profissional?

Muita gente acredita que esse tipo de aventura só pode ser vivido por quem tem muito dinheiro na conta bancária, mas não é bem assim!

Com alguma organização, é possível se programar para ficar um ano rodando pelo país ou pelo mundo, vivendo novas experiências e visitando destinos incríveis sem criar um rombo nas suas finanças. Confira nossas dicas!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Ano sabático: informações, dicas e melhores destinos!

Em meio à correria do dia a dia, é provável que você já tenha pensado em jogar tudo para o alto para cair na estrada e viajar para um lugar diferente.

E se nós te contarmos que tirar um ano sabático pode ser mais fácil do que você pensa?

Para isso, o primeiro passo é se organizar para ficar um período longe das atividades cotidianas, seja para fazer turismo, aprender novas habilidades ou até mesmo repensar os rumos da sua carreira.

Neste artigo, vamos te contar o que significa esse período de afastamento, como organizar suas finanças e sua agenda para viver essa experiência, quais os destinos mais indicados e muitas outras dicas. Veja só!

O que é um ano sabático?

O que é um ano sabático?
Fonte: Stocksnap / CC0

A primeira etapa do seu planejamento é compreender o que significa ano sabático. 

A expressão tem origem na expressão judaica “Sabá”, referente a um período de descanso (geralmente o sétimo dia da semana) reservado a Deus, apontado na lei de Moisés.

Hoje em dia, o termo se distanciou de seu significado religioso: atualmente, quem fala de período sabático está se referindo a uma licença não-remunerada.

Ou seja, um intervalo em que a pessoa deixa de exercer suas atividades profissionais para se dedicar a outros projetos, como aprender um novo idioma, ajudar populações vulneráveis, concluir algum curso, iniciar uma família e por aí vai.

Como funciona o ano sabático?

É muito importante não confundir o conceito de ano sabático com férias, pois, ao contrário das férias, o período sabático não está previsto na legislação trabalhista brasileira.

Isso quer dizer que as empresas não têm obrigação de conceder esse formato de licença não-remunerada a seus colaboradores e podem, sim, negar o privilégio.

Para conseguir esse direito, uma boa saída para o trabalhador é negociar com seu superior, apresentando motivos pelos quais aquele período de afastamento será positivo para a empresa, ou até mesmo abrir mão de seu cargo até a volta para casa!

Embora estejamos falando de “ano”, o período sabático não significa necessariamente um intervalo de 12 meses: o período pode ser maior ou menor que isso, conforme a necessidade e as possibilidades de cada indivíduo.

Quando começa o ano sabático?

O Torá, livro sagrado dos judeus, indica que os fiéis devem tirar um ano sabático a cada 7 anos, mas isso não é necessariamente uma regra a ser seguida em todos os casos.

Na prática, uma pessoa pode começar seu período sabático assim que se inicia sua licença do trabalho.

Para chegar até esse momento, no entanto, um bom planejamento é indispensável: cada pessoa precisa se organizar financeiramente, deixar orientações para suas pendências, definir as atividades que serão desfrutadas durante o período, entre outros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre passagens aéreas em promoção para qualquer destino!

    Mesmo que você não tenha uma fortuna em sua conta bancária, é possível tirar um ano sabático para se dedicar a projetos pessoais. 

    Nesse sentido, vale a pena adquirir suas passagens aéreas mais baratas no buscador Passagens Promo para economizar durante seu período de descanso!

    Você pode encontrar passagens para qualquer destino, incluindo roteiros multipaíses, sem complicações desnecessárias. 

    É só digitar as cidades de origem e destino, apontar as datas de viagem e escolher a melhor oferta!

    O viajante pode até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

    Faça uma cotação gratuita e comece a planejar seu intervalo sabático agora mesmo!

    Passagens aéreas com preços imperdíveis!
    Passagens aéreas saindo de

    Ano sabático: como planejar?

    Um dos maiores desafios que pode surgir para quem decide tirar um ano para se dedicar a outros projetos é descobrir como programar um ano sabático.

    É indispensável montar um bom checklist para identificar tudo que você precisa para garantir o sucesso do seu ano: qual o objetivo desse período, quais destinos você deseja visitar, quanto de dinheiro você precisa juntar e outros elementos imprescindíveis.

    Do contrário, você pode acabar desperdiçando tempo ou até mesmo sem dinheiro no meio da licença, colocando seus planos e objetivos por terra!

    Confira nossas dicas para planejar sua viagem sabática!

    Defina qual é o seu objetivo

    Defina qual é o seu objetivo
    Fonte: Pexels

    Você já definiu que vai tirar uma licença, mas sabe dizer qual o objetivo do seu período sabático? 

    O viajante pode ter como finalidade aprender um novo idioma, realizar trabalho voluntário, conhecer novas culturas ou simplesmente viver um período em um lugar completamente diferente.

    Suas metas vão te ajudar a definir outros elementos importantes do seu planejamento de viagem, como os destinos mais indicados para a meta desejada, o tempo necessário para alcançar esses objetivos e até o dinheiro que você precisa juntar.

    Pesquise sobre os destinos escolhidos

    Escolher bem os destinos do seu período sabático é uma etapa estratégica e indispensável de um bom planejamento: cada país, região ou cidade podem ser mais ou menos indicados para diferentes objetivos de viagem.

    Se você quer aprender um novo idioma, por exemplo, Portugal dificilmente será um destino indicado para o seu período sabático por ter o mesmo idioma oficial que o Brasil. 

    Nesse caso, que tal optar entre países de língua inglesa ou espanhola?

    Quem sempre quis morar na praia, por sua vez, deve dar preferência a destinos tropicais, enquanto quem deseja fazer trabalho voluntário precisa se informar sobre os destinos mais adequados para essa finalidade.

    O destino escolhido também pode balizar outras decisões que você precisa fazer para a sua viagem: alguns países têm custo de vida mais baixo, outros exigem visto de residência, e por aí vai.

    Planeje-se financeiramente

    Planeje-se financeiramente
    Fonte: Pexels

    Muitas pessoas acreditam que períodos sabáticos são exclusivos para pessoas com muito dinheiro no bolso, mas isso não é verdade. 

    Para que você possa cair no mundo antes de voltar ao trabalho, no entanto, é imprescindível se planejar em relação às finanças.

    Isso significa definir quanto dinheiro você precisa juntar para a viagem, onde você vai morar, como vai se deslocar, o que você vai fazer, entre outros fatores, para não gerar um rombo em suas economias na volta para casa.

    Se você perceber que não conseguirá montar uma poupança grande o suficiente para bancar seus gastos por um ano, pode ser uma boa ideia pensar em atividades que possam gerar renda extra durante a sua viagem.

    Deixe as pessoas informadas sobre a sua localização

    Cair no mundo pode ser inesquecível e seguro, mas não é uma aventura isenta de riscos

    Por isso, nem pense em viajar sem deixar pessoas próximas, como familiares e amigos, a respeito de sua localização no decorrer da viagem.

    Vale a pena deixar uma cópia do seu planejamento de viagem com pessoas de sua confiança, manter um blog atualizado sobre sua viagem ou simplesmente avisar via e-mail, WhatsApp ou ligação quando estiver se deslocando de um lugar para outro.

    Dessa forma, caso você precise de auxílio ou contato de emergência, as pessoas conseguirão te localizar e, mais importante ainda, poderão se comunicar com você.

    Ano sabático: vantagens e desvantagens

    Ano sabático: vantagens e desvantagens
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Quando falamos de ano sabático, vantagens e desvantagens podem estar envolvidas no processo, e cabe a cada um escolher a melhor forma de lidar com essas situações.

    Quem se dispõe a tirar um período sabático pode ampliar seus horizontes para enxergar o mundo de uma nova forma, viver novas experiências pessoais e profissionais, fugir da rotina, exercitar sua criatividade e cultivar novos relacionamentos.

    Em contrapartida, a pessoa deve estar preparada para lidar com os desafios financeiros que possam surgir no período e se programar para eventuais incertezas, como não conseguir recuperar o emprego na volta para casa.

    Além disso, tenha em mente que um período sabático também envolve momentos de tédio e, é claro, a intromissão de pessoas curiosas (e até críticas) em relação à sua empreitada.

    Como colocar ano sabático no currículo?

    Pode parecer paradoxal, mas um período sem trabalhar pode ser muito bom do ponto de vista profissional

    Muitas empresas valorizam profissionais que não temem desafios, não se incomodam em sair da zona de conforto e sabem se organizar para atender as necessidades que surgem no caminho.

    Isso significa que você pode, e deve, incluir seu período sabático no currículo ao voltar para sua rotina profissional, pois essa experiência pode abrir muitas portas para você.

    Se você saiu em período sabático há mais tempo, o lugar mais indicado para fazer essa menção é como uma nota de rodapé em seu currículo, de maneira superficial, a fim de que você explore mais o tema em uma eventual entrevista.

    Caso você esteja voltando de um período sabático e procure seu primeiro emprego após a experiência, é melhor colocar a experiência logo no começo do seu currículo, para que o empregador não “estranhe” que seu último cargo tenha sido há mais de um ano.

    Está tentando uma vaga em outro país, quer enriquecer seu currículo e ainda não sabe como escrever ano sabático em inglês, não se preocupe: é só utilizar a expressão “gap year” (algo como “ano de intervalo”, em tradução livre).

    Melhores destinos para tirar um ano sabático

    Melhores destinos para tirar um ano sabático
    Fonte: Pexels

    Você quer viver um ano sabático, mas ainda não sabe qual destino incluir em seu planejamento? Não se preocupe, pois é possível viver experiências inesquecíveis em todos os cantos do mundo!

    Confira nossas dicas de destinos para se aventurar!

    Ano sabático no Brasil

    Não é necessário cruzar o oceano para viver um período sabático: você pode montar um roteiro pelo Brasil para conhecer mais sobre o nosso país antes de retomar seus projetos profissionais!

    Uma possibilidade é se envolver em projetos sociais, como o Sítio Pedagógico Folhas Tenras, em São Gonçalo (RJ), ou a Escolinha Itacoatiara, no Amazonas.

    Há, ainda, aqueles que trocam a vida na cidade grande pelo dia a dia em pequenas vilas litorâneas, como Caraíva (BA), Maragogi (MA) e Trindade (RJ), ou pela vida no campo.

    Tem até viajantes que usam seu período sabático para explorar o litoral brasileiro de ponta a ponta ou conhecer as principais chapadas do país, como Veadeiros (GO), Guimarães (MT) e Diamantina (BA)!

    Ano sabático na Europa

    Ano sabático na Europa
    Fonte: Pxhere / CC0

    Por muito tempo, o destino mais comum para anos sabáticos era a Europa, por vários motivos diferentes. 

    No Velho Continente, as fronteiras entre diferentes países são muito próximas e é relativamente fácil circular entre um e outro, o que incentiva o turismo no formato “mochilão”.

    Além disso, o viajante encontra hostels com preços atraentes, pode conviver com culturas do mundo inteiro e tem acesso a um grande leque de destinos interessantes.

    Nesse sentido, você pode escolher entre destinos para aprender novos idiomas, como Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália, ou destinos com boas oportunidades de voluntariado, como Turquia, Grécia, Hungria e Holanda.

    Ano sabático na Ásia

    Procurando lugares baratos e belíssimos para visitar? Você não vai se arrepender de curtir seu período sabático na Ásia.

    Destinos do Sudeste Asiático, como Tailândia, Indonésia, Vietnã, Laos e Nepal, são bastante econômicos em relação a alimentação, transporte e hospedagem, até mesmo para quem não tem muito dinheiro disponível para a viagem.

    Se você prefere conhecer um lado mais cosmopolita da Ásia, pode focar seu roteiro em países como Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Taiwan e China, famosos pela excelente infraestrutura.

    Ano sabático pela América do Sul

    Prefere explorar as belezas latinas durante seu período sabático? Você pode gostar dos destinos sul-americanos para o seu roteiro de viagem!

    A América do Sul oferece uma boa gama de destinos indicados para trabalho voluntário, como Equador, Bolívia e Paraguai, além de muitos destinos turísticos cheios de atrações históricas, como Argentina, Peru e Colômbia.

    O melhor de tudo é que os destinos da América do Sul podem ser relativamente baratos para viajantes brasileiros.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Melhores ofertas de passagens aéreas!

    Você pode garantir passagens aéreas baratas para o seu ano sabático em nosso site de buscas, Passagens Promo, de maneira rápida e segura.

    É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma vai te mostrar as melhores ofertas para o trecho que você procura!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção e utilize a aba de economia nos próximos dias para encontrar o momento mais barato para viajar! 

    Quer viajar pelo mundo com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas imperdíveis!
    Passagens aéreas saindo de
    TAAG Angola Airlines GRU São Paulo LIS Lisboa 08 Fev 23 Fev R$ 3316 TAAG Angola Airlines GRU São Paulo LIS Lisboa 08 Fev 14 Fev R$ 3321 TAAG Angola Airlines GRU São Paulo LIS Lisboa 15 Fev 23 Fev R$ 3321 TAAG Angola Airlines GRU São Paulo LIS Lisboa 06 Fev 16 Fev R$ 3321 TAAG Angola Airlines GRU São Paulo LIS Lisboa 08 Fev 16 Fev R$ 3321 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!