Você deve ter visto em filmes americanos bares animados com shows ao vivo de bandas de country, e em Nashville, isso é o que não falta.
Além de ser uma cidade que impera esse estilo musical, tem pontos turísticos interessantes, como o Parthenon, mansões e jardins botânicos.
É um destino fascinante para quem deseja explorar a vida urbana americana e curtir uma noite agitada.
Índice
Onde fica Nashville?
No Sul dos Estados Unidos fica o Estado Tennessee e na parte centro-norte está Nashville às margens do rio Cumberland.
A localização da cidade permite está próxima de Atlanta a 3h de carro e de Charlotte a 4 horas. Quem quiser explorar as três cidades juntas é possível.
Nashville é famosa por ser a “Cidade da Música” onde o estilo country ganha cada vez mais espaço no ramo musical. Durante sua viagem a esse destino, você não ficará sem ter o que fazer à noite, são vários bares e casas de shows animadas.
Como ir do Brasil a Nashville?
Para conseguir chegar a essa cidade americana, você precisa comprar um voo com escala que sai de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília para Miami , Dallas, Atlanta , Houston ou Nova York .
Ao desembarcar em algum desses destinos, consegue pegar um voo doméstico para Nashville. A duração da viagem varia muito, depende da conexão e espera, geralmente fica em torno de 12 a 16 horas.
Se você optou em fazer a conexão em Atlanta na Geórgia tem uma vantagem, caso não queira seguir viagem de avião pode alugar um carro ou escolher ir de ônibus, pois não fica longe de Nashville, em 3 horas realiza o trajeto.
Quem resolveu fazer toda a viagem de avião quando desembarcar no Aeroporto Internacional de Nashville pode optar em ir de táxi, uber ou transfer para o centro, localizado a 15 minutos do aeroporto.
Se escolheu o transfer é necessário ter feito antes o combinado com o hotel que você irá se hospedar, para deixar tudo certo. Além de tudo isso, não esqueça de solicitar com antecedência o visto e reunir todos os comprovantes para não passar por nenhum transtorno.
Qual é a melhor época para conhecer Nashville?
Viajar é bom e fazer isso em uma época do ano que promova os melhores passeios é melhor ainda. Escolha ir a Nashville na primavera (abril a junho) e também no outono (setembro a novembro) ambas estações oferecem temperaturas amenas e paisagens elegantes.
Além disso, tem os famosos festivais de música, como o CMA Music Festival, ele acontece em junho e vários admiradores do country do mundo inteiro se reúnem nesta cidade americana.
O outono é ideal especialmente para quem ama culinária, pois acontecem os eventos culturais e gastronômicos, como o Nashville Film Festival e o Tennessee Craft Fair, onde contribui para espalhar a cultura local.
Nem o verão (julho a agosto) e o inverno (dezembro a fevereiro) são épocas recomendadas. O verão é quente e úmido e o inverno tem temperaturas baixas e o clima fica bastante instável e dificulta o planejamento para organizar quais atividades fazer.
Economize com o Passagens Promo
Por que Nashville é a cidade do country?
Não tem como falar do country e não citar Nashville, que é conhecida como a cidade do country. Desde 1920, tem a sua atuação nesse estilo musical, quando o Grand Ole Opry, um programa de rádio começou a convidar artistas desse estilo de todo o país para se apresentar.
Ao longo dos anos o programa ganhou mais voz e tornou-se um lugar de oportunidades para os músicos de country. Um tempo depois foi criado um distrito que levou o nome de Music Row.
Esse distrito é cheio de estúdios, gravadoras e agências que são dedicadas à música, especialmente ao country. Hoje em dia, não apenas permite um espaço favorável para gravações, é um lembrete histórico do gênero.
QR Codes espalhados pela cidade
Para tornar mais interativo os passeios dos turistas, Nashville tem alguns QR Codes espalhados pela cidade em suas atrações.
Além de também tem alguns que são destinados para o pagamentos de serviços. Nos pontos turísticos eles ficam em placas informativas, murais, exposições e locais históricos.
Você precisa apenas ler com o celular para ter acesso a conteúdos digitais, como vídeos explicativos e audioguias. Permite uma visão mais ampla e detalhada das suas atrações.
Também no transporte público encontram-se para consulta de rotas, horários e pagamento das tarifas. Durante os festivais exercem um papel relevante para otimização do tempo dos visitantes.
Atrações em Nashville
Nashville é uma cidade que é cultural e tecnológica ao mesmo tempo, são várias atrações que promovem uma visão detalhada sobre a sua trajetória.
E para facilitar a compreensão dos seus visitantes, tem QR codes em quase todo lugar. Descubra quais são os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro e suas curiosidades.
Country Music Hall of Fame and Museum
Uma das suas primeiras paradas precisa ser no Country Music Hall of Fame and Museum, um museu dedicado ao country com exposições permanentes e algumas temporárias.
Você poderá conhecer como ele surgiu e sua atuação nos dias atuais, ele é dividido em galerias destinadas a grandes artistas do country, como Johnny Cash, Hank Williams e mais.
Um dos maiores destaques é a Galeria do Hall of Game, com membros que entraram para o hall da fama, conta com placas e homenagens realizadas para esses artistas. Existem também objetos históricos, como instrumentos, figurinos, letras escritas à mãos e coisas pessoais dos artistas.
Passe pela área dedicada ao RCA Studio B, um estúdio que já recebeu Elvis Presley e Dolly Parton com seus famosos sucessos. Quando chegar no museu, leia o QR Code para fazer o passeio com um audioguia.
Se você estiver com criança pode ter certeza que não ficarão no tédio, tem espaços interativos que permite criar capas de álbuns e gravar trechos.
Ryman Auditorium
Em 1892 o Ryman Auditorium foi construído para ser uma igreja evangélica e depois o prédio foi transformado para ser um auditório por causa da sua ótima acústica.
Visite esse local e conheça seu palco histórico, que recebeu artistas do country, rock e do gospel, como Johnny Cash, Elvis Presley, Patsy Cline e outros. Participe das suas exposições interativas que permitem uma visão mais rica do local e da sua história.
Você também vai passar pelos figurinos originais e objetos, além do mural de fotos que contam grandes momentos. Se quiser ter informações mais interessantes pode optar por um tour guiado e até tirar foto no palco.
Parthenon de Nashville
Faça um tour no Parthenon de Nashville, uma recriação do famoso templo de Atenas. Sua construção ocorreu em 1897 para uma exposição do centenário do Estado e com sua grande repercussão continuou.
A réplica é totalmente semelhante à original, com proporções clássicas e matérias aos da antiga estrutura grega. No interior tem a majestosa estátua de Atena com 12 metros de altura e também uma exposição de arte.
Além do museu tem uma exposição de arte com obras de artistas americanos e esculturas. No tour, você irá entender a história do Parthenon e detalhes da Grécia antiga.
O mais interessante é que em épocas específicas acontecem eventos culturais e apresentações de música clássica que combinam perfeitamente com o local, quem sabe você não tem a sorte de assistir alguma.
Johnny Cash Museum
Conheça a história de um dos músicos mais emblemáticos da América, no museu dedicado ao Johnny Cash, conhecido como Homem de Preto.
Para você ter uma noção melhor da trajetória o museu é dividido em exposições cronológicas, começa pela sua infância até o auge da sua carreira. Através de fotos, objetos pessoais, documentos e cartas.
Na sua coleção de objetos pessoais, tem até guitarras, roupas, prêmios e manuscritos de suas canções mais famosas. Ao caminhar pelo museu, você também vai ver vídeos de seus shows, entrevistas e outros momentos importantes.
O melhor de tudo é que tem um audioguia em vários idiomas que narra a história e traz informações detalhadas sobre as exposições. E você também pode tirar fotos em seus espaços reservados e ouvir gravações originais.
Belle Meade Plantation
Faça uma visita à propriedade Belle Meade Plantation, fundada em 1807. O lugar foi destinado para a plantação e também ganhou fama pela criação de cavalos puro-sangue.
Atualmente o lugar ganhou destaque por ser um museu que preserva a história e cultura daquela época. Uma boa oportunidade para fazer uma viagem no tempo. Entre na mansão que foi restaurada e que ainda abriga móveis e artefatos da época.
Para a experiência ser mais real, os guias usam trajes da época e contam a história da família Harding-Jackson que construiu a propriedade. O público também pode visitar as casas dos escravos que preservam os aposentos e mostram como eles viviam.
No espaço que ficam os estábulos tem exposições sobre os cavalos que eram criados e aponta como influenciou a economia local. Se quiser ter um momento memorável, participe de uma degustação de vinhos locais, enquanto aprecia a beleza da prioridade.
Bicentennial Capitol Mall State Park
Tenha um momento relaxante no parque histórico do Bicentennial Capitol Mall State Park, construído em homenagem ao bicentenário do Tennessee. Faça uma trilha de 200 metros com placas informativas da região da pré-história até o século XX.
Você também irá encontrar no parque um memorial com informações e tributos sobre os veteranos que foram cruciais para as guerras. No chão tem o famoso mapa de granito do Tennessee com as cidades, rios e cadeias de montanhas.
Passe nas cascatas das 31 fontes que representam os rios da região. Quem quiser ter informações mais detalhadas pode fazer um tour autoguiado.
Antes de terminar sua passagem pelo local, faça um piquenique e aprecie seus espaços verdes. Um bom momento para desacelerar e tomar um ar fresco.
Broadway
Explore uma das ruas mais charmosas e movimentadas de Nashville. Quem quiser uma noite agitada e divertida, vá a Broadway. Em seus bares com música ao vivo e provar deliciosos pratos em seus restaurantes.
Você também vai encontrar museus e lojas de souvenirs, com lojas com discos de vinil e botas de cowboy. Aproveite a chance para adquirir roupas e calçados no estilo country.
Em seus bares você pode assistir apresentações de country e também fazer coreografias. Não importa se você está sozinho ou acompanhado, tenha certeza que irá se divertir bastante.
Cheekwood Estate & Gardens
Mais um lugar para descansar, o Cheekwood Estate & Gardens, além de ser um espaço verde, abriga a mansão de uma família renomada da região, que hoje é um museu de arte com coleção de obras americanas.
Os jardins botânicos são divididos em jardins temáticos, como o Jardim de Rosas, Jardim Japonês e o Jardim das Quatro Estações. Se estiver na primavera poderá participar do Festival das Tulipas com milhares de flores que promovem um cenário vibrante.
Em alguns dos jardins encontram-se esculturas contemporâneas e instalações de arte que combinam com o ambiente. Antes de explorar o jardim faça um passeio guiado pela mansão.
Aproveite o café que tem na propriedade para tomar uma bebida quente ou comer algo. Se quiser levar algum item de jardinagem e decoração passe em sua loja.
Andrew Jackson’s Hermitage
Inclua a residência de Andrew Jackson ‘s Hermitage no roteiro, é a antiga casa de um dos presidentes dos Estados Unidos. Ela é do século XIX. Apesar de ter sido restaurada ainda mantém os traços da sua estrutura e tem os móveis originais.
No museu tem exposições sobre a carreira militar e política do antigo presidente, através de seus artefatos pessoais e documentos históricos. Em seguida passe em seus jardins e campos, tem uma área onde estão enterrados Jackson e a sua esposa Rachel.
Participe das suas atividades interativas que abordam sobre a vida cotidiana. Uma oportunidade ímpar de aprender mais e ter novas descobertas.
Tenha uma viagem temática em Nashville
O que comer em Nashville?
Prove o famoso hot chicken é um frango frito que é temperado e picante, pode ser servido com picles e pão. O famoso churrasco americano também vai conquistar seu paladar, é com costela, peito bovino, carne de porco desfiada que são servidos no molho barbecue.
Escolha também o Meat and thee, uma refeição com carne, pode ser frango frito, carne de porco ou peixe, servido com purê de batatas, quiabo ou salada de batata.
Inclua na sua experiência gastronômica o friend catfish, peixe frito que pode ser servido com bolinhos de milho e salada de repolho. E de sobremesa tem a banana pudding, um pudim de banana com camisas de biscoitos e chantilly.
Opte por fazer essas refeições em restaurantes tradicionais e depois tomar uns drinks e curtir shows ao vivo de country em seus famosos bares no estilo cowboy.