Arábia Saudita: melhores informações para conhecer o local e a cultura!

A Arábia Saudita abriga lugares ricos em cultura, história, belezas naturais e pode ser o destino ideal para a sua próxima viagem.

Terra dos sheiks e berço do islamismo, o país abriga belas cidades com séculos de história, incluindo lugares sagrados para os muçulmanos, como as cidades de Medina e Meca.

Neste artigo, você vai descobrir onde fica o destino, quais os principais pontos turísticos, curiosidades e outras dicas para te ajudar a planejar a sua viagem! Vem conhecer um pouco mais sobre a Arábia!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Arábia Saudita: informações e dicas para a sua viagem!

Por muito tempo, o Al-Mamlaka al-ʻArabiyya as-Suʻūdiyya, ou Reino Árabe Saudita, fechou suas portas para o turismo internacional, como forma de proteger o berço de uma das mais importantes religiões do mundo, o islamismo.

As ruas de cidades sagradas como Medina e Meca, da capital Riad e das tradicionais Jeddah e Al-Ula só poderiam ser transitadas por muçulmanos, o que significa que pelo menos 78% da população mundial não podia visitar o país.

Nos últimos anos, porém, o jogo virou e os sauditas passaram a aceitar a visita de estrangeiros, não importando a sua religião, surgindo como um novo destino no cenário turístico internacional.

Agora, qualquer um pode conhecer a incrível Madain Saleh, também conhecida como “Petra Saudita”, a gigante do deserto Riad ou a histórica Jeddah, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Para te ajudar a planejar uma viagem fantástica, montamos um guia com as principais informações sobre a Arábia Saudita, veja só!

Onde fica a Arábia Saudita?

Onde fica a Arábia Saudita?
Fonte: Pxhere / CC0

A Arábia Saudita fica em uma porção de terra no Oriente Médio, na Ásia, conhecida como Península Arábica, localizada entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico.

Maior país da região, a Arábia abriga cerca de 34 milhões de pessoas e divide fronteiras com outros países árabes, como Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, além de Emirados Árabes, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait e Omã.

Mapa da Arábia Saudita

O maior país da Península Arábica tem dimensões impressionantes: são mais de 2,1 milhões de km², o que coloca a Arábia Saudita entre os 12 maiores países do mundo! Confira no mapa!

Qual é a capital da Arábia Saudita?

A capital Arábia Saudita é a efervescente Riad, maior cidade saudita, onde vivem mais de 7,6 milhões de pessoas, de um total de 34,81 milhões de habitantes do país.

A cidade, cujo nome significa Jardins, foi fundada ainda na era pré-islâmica, por volta do século VI, pouco antes do nascimento do profeta Maomé.

Arábia Saudita: clima

Arábia Saudita: clima
Fonte: Pxhere / CC0

A região onde fica a Arábia Saudita é desértica, o que se reflete diretamente no clima local.

Isso significa que você deve se preparar para calor intenso em qualquer época do ano, chegando a temperaturas quase insuportáveis no verão!

Por essas e outras, recomenda-se fortemente que o viajante não visite o país entre os meses de junho e agosto, quando os termômetros podem ultrapassar facilmente a barreira dos 50ºC!

Do mesmo modo, a melhor época para conhecer o país são os meses de clima mais ameno, como de outubro a março, quando as temperaturas não superam os 28ºC e pode fazer frio de até 9ºC de madrugada!

De qualquer forma, não importa a época da sua viagem, pode deixar seu guarda-chuva em casa. Afinal, estamos falando de um dos países mais áridos do mundo, onde praticamente não chove!

Quais são os países da Arábia Saudita?

Diferentemente dos Emirados Árabes Unidos, um país dividido em vários emirados (unidades políticas semelhantes a principados), a Arábia Saudita não tem seu território fracionado.

Isto é, estamos falando de um único país: o 12º maior do mundo, com 2.150.000 km² de área, maior que Alemanha, Japão, Noruega, Paraguai e Suécia juntos!

Economize na sua viagem para a Arábia Saudita

Já imaginou conhecer as belezas do Oriente Médio sem comprometer as suas finanças? É só adquirir suas passagens aéreas no site de buscas que é referência em economia, o Passagens Promo.

O viajante consegue encontrar as melhores promoções das principais companhias aéreas em um só lugar, com total praticidade e segurança.

Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma te mostra as promoções mais imperdíveis para o período!

Você ainda pode utilizar o recurso de economia em dias próximos para identificar o momento mais barato para viajar, cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma oferta e pagar suas passagens em até 10 vezes sem juros!

Faça agora mesmo uma cotação gratuita para começar a planejar uma viagem inesquecível com toda a economia que você merece!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Cidades da Arábia Saudita

Milenares e cheias de história para contar, as principais cidades da Arábia Saudita são pratos cheios para quem gosta de aprender sobre outras culturas.

Meca e Medina são proibidas para não-muçulmanos por terem sido, respectivamente, local de nascimento e pregação de Maomé, mas não se preocupe, pois existem várias outras cidades igualmente encantadoras em que turistas são bem-vindos.

A capital Riad, uma das cidades mais importantes do mundo árabe, é uma delas, bem como Jeddah, Al-Ula, Al Ahsa, Madain Saleh e muitas outras.

Para te ajudar a montar seu roteiro pelo Reino Árabe Saudita, destacamos os principais destinos locais! Confira!

Riad 

Riad
Fonte: Pexels

À primeira vista, pode parecer que a movimentada Riad, capital e maior cidade saudita, é mais uma grande metrópole, e não um destino turístico.

Sua malha viária é formada por um verdadeiro emaranhado de auto-estradas, largas avenidas e ruas movimentadas, por onde circulam pessoas, riquezas e veículos luxuosos.

Nos limites da metrópole, o Forte Masmak ergue-se imponente em meio à paisagem desértica: foi ali que o rei Abdulaziz bin Abdul Rahman bin Faisal Al Saud conquistou a Arábia, criando o cenário ideal para a unificação do país em um só reino.

Os bairros de Diriyah, Manfuha e Wadi Laban formam o distrito histórico de uma cidade fundada há mais de 1.500 anos: na região, você vai se sentir “transportado para o passado” em meio a construções com séculos de história.

Se você gosta de aprender mais sobre os países que visita, não deixe de incluir em seu roteiro um passeio pela região de al-Murabba, onde ficam os impressionantes Palácio de Murabba e Museu Nacional.

Gosta de vistas panorâmicas? Você não vai se arrepender de visitar o arranha-céu Kingdom Centre, que abriga um mirante a mais de 302 metros de altura, e a Makkah, ou Torre Real do Relógio, que tem nada menos que 600 metros de altura!

Caso sobre algum tempinho, vale a pena estender seu roteiro até os arredores da capital saudita: as históricas aldeias de Raghbah e Ushaiqer são lugares que parecem ter sido congelados no tempo.

Jeddah 

Para muitas pessoas, a histórica cidade de Jeddah parece caminhar entre o antigo e o moderno, como uma colcha de retalhos.

A combinação inusitada gera um contraste encantador, em que o charme do passado segue preservado enquanto, aos poucos, dá lugar aos avanços do futuro.

O bairro Al-Balad é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Jeddah: principal distrito histórico da cidade, a região é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e mostra em detalhes a riqueza da Arábia do passado.

É ali que fica o Portão de Meca, também tombado por sua importância histórica e seu excelente estado de conservação.

Em seguida, você poderá conhecer as cores e os sabores do país no Souk Al Alawi, um dos maiores e mais tradicionais mercados do mundo árabe: oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais sobre a gastronomia local.

O histórico Bab Jadid, portal de Jeddah, e o Palácio Nassif House também não podem ficar de fora do seu planejamento, bem como o calçadão Corniche, um dos espaços mais agradáveis para passeios ao ar livre na cidade. 

Medina 

Medina
Fonte: Pixabay

Solo sagrado para muçulmanos, Medina é uma das poucas cidades sauditas que não está inclusa no projeto de abertura para turismo do país.

Mesmo sendo exclusiva para quem segue o islamismo, a cidade é uma das mais visitadas de todo o Oriente Médio por ter sido um dos principais palcos de pregação do profeta Maomé.

Não é surpresa, portanto, que fique em Medina uma das maiores mesquitas do mundo, a Al-Masjid an-Nabawi, também conhecida como Mesquita do Profeta, construída por ninguém menos que o próprio Maomé.

Também fica na cidade a mesquita mais antiga do planeta, a Mesquita de Quba, datada do século VII e até hoje muito bem preservada.

Se você é muçulmano e está pensando em conhecer Medina, não deixe de visitar o Museu Al-Madinah para aprender um pouco mais sobre a história local e a sagrada montanha Uhud, onde estão enterrados os antigos companheiros de Maomé.

Meca 

Lugar de nascimento do profeta Maomé, Meca é mais uma das cidades sauditas proibidas para aqueles que não são muçulmanos. 

Caso você seja adepto do islamismo, o que te espera é um destino fantástico, cheio de história para contar e atrações incríveis, como a Montanha da Luz e a monumental Caaba.

A pedra cúbica de dimensões gigantescas, venerada desde a pré-história, está instalada no núcleo da maior mesquita da cidade e é objeto sagrado para a religião islâmica.

Além disso, tenha em mente que a cidade sagrada tem papel de protagonismo no islamismo: todo muçulmano deve peregrinar ao menos uma vez na vida até Meca e deve rezar cinco vezes ao dia virado para a cidade.

Por essas e outras, mesmo quando o país era inteiramente fechado para turistas estrangeiros, Meca sempre recebeu milhares de viajantes por ano, especialmente durante o mês do Ramadã.

Al-Ula 

Al-Ula
Fonte: Pteropus Conspicillatus / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A pacata cidade de Al-Ula, no noroeste do país, abriga uma das atrações mais famosas de toda a Arábia: o complexo arqueológico de Madain Saleh.

Conhecido como “Petra Saudita” pelas similaridades com a antiga cidade de pedra da Jordânia, o sítio arqueológico abriga uma aldeia com quase 1.000 casas feitas de lama, incluindo construções com mais de 2.000 anos de história.

Os viajantes também podem conhecer o mausoléu de Madain Saleh, onde a montanha foi cortada em mais de 100 túmulos, ainda perfeitamente preservados.

A cidade de Al-Ula é como um museu a céu aberto, pois faz parte da Rota do Incenso e registra ocupação humana há dezenas de milhares de anos.

Por isso, não deixe de visitar a antiga cidadela, com oito séculos de história, as ruínas da cidade de Al Khuraybah e os monumentais Túmulos dos Leões de Dedan.

Al Ahsa 

Você sabia que o maior oásis do mundo fica na Arábia Saudita? Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Oásis de Al Ahsa ocupa mais de 10 mil hectares com nada menos que 3 milhões de árvores!

As fontes de água doce em pleno deserto sustentam a vida humana há vários milênios e, hoje em dia, formam uma das atrações mais incríveis de todo o país!

Aproveite o seu passeio para conhecer a gigantesca caverna de Al Qarah, cujos salões cravados na montanha oferecem refresco nos meses mais quentes e proteção no rigoroso inverno saudita.

Arábia Saudita: curiosidades

Arábia Saudita: curiosidades
Fonte: Pteropus Conspicillatus / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

É comum encontrar pessoas que associam a Arábia Saudita ao deserto, e não é por coincidência: mais de 95% do território do país é formado por desertos.

A paisagem seca indica outra característica do país: sua aridez. Afinal, estamos falando do único lugar do mundo sem rios ou lagos. Ou seja, toda a vida saudita é sustentada apenas por alguns oásis que desafiam os desertos.

Por isso, mantenha-se sempre hidratado durante seus passeios, evite exposição prolongada ao sol e contrate um bom seguro viagem no Seguros Promo para garantir sua proteção em caso de imprevistos!

Confira outras informações que podem ser úteis no seu planejamento de viagem:

Como é a cultura da Arábia Saudita?

Como a Arábia é um dos países mais fechados do mundo até a atualidade, muita gente conhece pouco ou quase nada da cultura saudita.

O contato praticamente nulo com estrangeiros ao longo da história fez com que o país mantivesse sua cultura sem influências de outros povos. 

Isso quer dizer que os costumes típicos do povo árabe podem ser percebidos em todos os aspectos da vida saudita.

Isto é, bebidas alcoólicas e cigarros são proibidos, não se come carne de porco e as mulheres só podem andar com o rosto destampado por roupas.

Em outras palavras, quem visita o país deve respeitar a cultura local e os hábitos sauditas para evitar problemas durante a sua viagem.

Qual é a religião da Arábia Saudita?

A Arábia não é apenas um país islâmico: é o berço do islamismo, onde nasceu o profeta Maomé.

Desse modo, o país é muçulmano nos costumes religiosos, nos aspectos mais cotidianos da vida e até na Justiça, já que o sistema jurídico saudita é a Sharia, um conjunto de leis que mistura ensinamentos do Corão e leis de Maomé.

Qual é a moeda saudita?

A moeda oficial do país é o valorizado Riyal (ou Rial), representado pelo símbolo ﷼, uma moeda forte pelo poder do petróleo, do qual a Arábia é o maior produtor mundial. 

Em 1º/11/2021, o Riyal era equivalente a R$ 1,50.

E não pense que você poderá utilizar seus dólares ou euros guardados durante a sua viagem: você dificilmente vai conseguir usar uma moeda estrangeira em solo saudita, então procure uma casa de câmbio assim que chegar ao país!

Encontre passagens aéreas em promoção para a Arábia Saudita!

Você não precisa esperar para começar a planejar a sua viagem para a Arábia Saudita com economia. 

Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, e encontre as passagens aéreas mais baratas do mercado!

Nossa plataforma faz um trabalho pesado de pesquisa por você: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e pronto. 

Nosso site te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura!

Não se esqueça de incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

Quer conhecer a Arábia Saudita com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾