Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

Visitar Assunção, Paraguai, é ter a chance de olhar para o país vizinho com outros olhos, deixando para trás alguns tabus a respeito do turismo na região.

Se você acha que só vale ir ao Paraguai pelas compras, a capital vai mostrar que existem muitas opções, entre história, cultura e diversão, para se fazer por lá. 

Ao aprofundar seus conhecimentos sobre o destino, irá perceber que existem excelentes motivos para inserir Assunção em seu roteiro — e é capaz de você voltar impressionado com a limpeza da cidade e a simplicidade do povo.

Já foi o suficiente para ficar curioso? Então, venha descobrir muito mais sobre o turismo em Assunção, Paraguai, e as principais atrações da capital paraguaia!

Faça sua pesquisa de passagem aérea no Passagens Promo e garanta nossas promoções de até 35% de desconto. Aproveite!

Assunção, Paraguai: clima, moeda e principais atrativos

Bastam alguns passos pela cidade de Assunção e as primeiras semelhanças com o Brasil vão surgir. O clima bastante quente, principalmente no verão, e a receptividade do povo fazem parecer que sequer estamos do outro lado do Rio Paraná.

Mas um pouquinho de atenção na caminhada revelarão uma capital que merece uma ótima reputação quando falamos em turismo.

Em um ambiente bucólico, lindas igrejas e construções históricas, parques, shoppings e museus revelam uma cidade que preserva suas raízes sem perder a contemporaneidade.

Portanto, na próxima viagem para o Paraguai, reserve alguns dias para conhecer o Panteão Nacional dos Heróis, a Catedral Metropolitana e outros pontos turísticos que dão vida à Assunção.

Onde fica Assunção?

Assunção Paraguai onde fica
Fonte: Wikimedia foto de Tetsumo

Assunção, capital do Paraguai, está localizada à margem esquerda do Rio Paraguai, quase na divisa do país com a Argentina.

Fundada em 1541, ela é uma das mais antigas cidades da América do Sul e o principal centro político, econômico, cultural e industrial do país, reunindo cerca de 521 mil habitantes, que fazem deste o maior município paraguaio.

Mapa de Assunção

Pegar o mapa de Assunção, Paraguai, e checar onde estão as melhores atrações vai ajudar qualquer turista no momento de planejar o roteiro.

Você vai perceber que o centro histórico concentra os principais pontos turísticos em Assunção, Paraguai. A região não é grande e pode ser percorrida em uma boa caminhada.

Passagens aéreas para Assunção, Paraguai

Quer chegar em Assunção de forma rápida e segura? Então, escolha viajar de avião.

Existe uma grande oferta de voos para Assunção, Paraguai, saindo dos aeroportos internacionais brasileiros. A chegada é direto no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, distante menos de 6 km do centro da capital.

Utilizando o Passagens Promo, você pode pesquisar e comprar suas passagens aéreas com os menores preços do mercado e com descontos incríveis.

Cadastre o seu e-mail e o destino da sua viagem para receber as melhores ofertas do dia e promoções para pagar menos na sua viagem.

Como é o clima em Assunção?

Na capital do Paraguai, como no Brasil, o clima é tropical e os verões são muito quentes e úmidos, enquanto no inverno as temperaturas ficam mais amenas.

Janeiro é considerado o mês mais quente do ano, com médias máximas por volta de 34º graus.

Para fugir do calor, a melhor época para visitar Assunção é a partir de maio, quando as chuvas dão uma trégua, até setembro, quando o tempo volta a esquentar.

Qual a moeda de Assunção?

No Paraguai, incluindo a capital Assunção, a moeda oficial é o guarani (PYG).

O dinheiro paraguaio é desvalorizado em relação ao nosso real. Segundo cotações feitas em agosto de 2020, com R$ 1 é possível comprar 1.261 PYG.

Em alguns estabelecimentos, você conseguirá pagar utilizando o dólar ou mesmo o real, já que as moedas são aceitas em alguns lugares.

Na dúvida sobre qual moeda usar no Paraguai, tenha sempre no bolso o guarani e o real que não haverá problemas.

O que fazer em Assunção, Paraguai?

Assunção Paraguai o que fazer
Fonte: Wikimedia foto de Carlosbenitez26

Vale a pena separar dois ou três dias para fazer turismo em Assunção, Paraguai.

Durante o dia, você encontrará atrativos variados para conhecer e que vão apresentar uma cidade que passa despercebida por muitos. A vida noturna também garante muita diversão.

Descubra o que fazer em Assunção e saiba como aproveitar bem o tempo em uma das melhores cidades do Paraguai.

Calle Palma

Comece o seu tour por Assunção, Paraguai, passeando pela principal rua da cidade

Na Calle Palma estão algumas das atrações da capital e vários pontos comerciais, restaurantes e casas de câmbio que vão facilitar a vida dos visitantes.

Entre os prédios icônicos e artistas que vendem seus trabalhos artesanais na rua, passe pela Casa do Turista, onde é possível conseguir informações e mapas de Assunção, fora comprar alguma lembrancinha local.

Museu Casa da Independência

Assunção Paraguai museu da casa da independencia
Fonte: Wikimedia foto de Mil va

Quando estiver visitando o Museu Casa da Independência, um dos pontos turísticos no Paraguai mais relevantes, saiba que a história do país foi escrita ali.

O casarão, um dos poucos em estilo colonial a se manter muito bem preservado, foi palco de reuniões secretas que levaram ao processo de independência paraguaia.

Hoje, o espaço foi transformado em um museu que resgata o momento histórico. Móveis de época, objetos que remetem ao período colonial, mas também mapas e cartas relatam e permitem imaginar como o Paraguai se tornou independente.

Será uma aula de história pela qual você não pagará: a entrada para o museu e o tour são gratuitos.

Centro Cultural da República

Se aprofundar na cultura paraguaia, que guarda grande influência do povo guarani, é uma das coisas para fazer em Assunção que nenhum visitante deve perder.

O lugar certo para aprender sobre este legado é o Centro Cultural da República, também conhecido Museu do Cabildo.

Funcionando em um dos mais antigos edifícios da cidade, que sediou o Cabildo de Assunção (órgão administrativo e judiciário), o espaço preserva a memória cultural e histórica do país em exposições, biblioteca, cinema e outras atividades.

Contemplar a arquitetura neoclássica da fachada do prédio já valeria a passagem, mas é possível aprender muito sobre os paraguaios ali. A visita também é gratuita.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Plaza Uruguaya

    Assunção, capital do Paraguai, é um destino repleto de praças com muita área verde e monumentos que merecem a atenção dos turistas.

    Uma das mais populares, e ao mesmo tempo tranquila, é a Plaza Uruguaya. É quase uma tradição dos moradores sentar nos banquinhos e tomar o tereré, bebida típica do país à base de erva mate e água gelada.

    Recentemente revitalizada, a praça tem um ambiente muito convidativo para descansar à sombra das árvores.

    Se você está se perguntando sobre o curioso nome com referência ao Uruguai, existe um motivo para o tributo. 

    A Plaza Uruguaya recebeu o nome para homenagear o governo uruguaio pelo perdão das dívidas após a Guerra da Tríplice Aliança, a Guerra do Paraguai.

    Catedral Metropolitana de Assunção

    Assunção Paraguai catedral metropolitana
    Fonte: Wikimedia foto de FF MM

    Prova de que os templos religiosos não precisam só de ostentação para serem charmosos, a Catedral Metropolitana de Assunção encanta por sua simplicidade.

    Construída em 1539, ela foi a primeira igreja católica da capital do Paraguai

    Destruída por um incêndio, foi reerguida em outro local, mas novamente demolida. Somente em 1845 é que a catedral ganhou o formato atual.

    Por dentro, o altar com detalhes em ouro e prata chama a atenção. Quem se interessa por museus, há um espaço dedicado a itens litúrgicos e arte sacra também em seu interior.

    Panteão Nacional dos Heróis

    Esta é uma dica que não dá para deixar fora do seu roteiro. Assunção, Paraguai, lembra os heróis de sua história através do Panteão Nacional dos Heróis.

    Inicialmente pensado como templo católico, o monumento teve a construção iniciada em 1863, mas a Guerra do Paraguai interrompeu as obras, concluídas mais de 70 anos depois.

    Nele, estão guardados os restos mortais do ex-presidente e outras notórias figuras nacionais.

    Atualmente, o Panteão “recuperou” sua vocação católica, já que o governo cedeu às pressões da igreja, e o local passou a abrigar o Oratório da Virgem Assunção.

    Manzana de la Rivera

    Em frente ao Palácio de los López, sede do governo paraguaio e atração para quem faz turismo no Paraguai, é possível visitar mais um rico centro cultural: o Manzana de la Rivera.

    Também conhecido por Centro Cultural de la Ciudad, ele funciona em um conjunto de nove casas históricas do século XVIII.

    Várias exposições acontecem em Manzana de la Rivera, que abriga o Museu Memória da Cidade. A biblioteca, o café e os eventos realizados no local também são atrações para os turistas.

    Jardim Botânico e Zoológico de Assunção

    Assunção Paraguai jardim botanico e zoologico
    Fonte: Wikimedia foto de FF MM

    Quer uma pausa para respirar o ar puro e contemplar a natureza? Chegou então o momento de conhecer o Jardim Botânico e Zoológico de Assunção.

    São 110 hectares de muito espaço verde, ideal para praticar caminhadas ou fazer um piquenique em família.

    No espaço dedicado ao zoológico, quase 70 espécies entre mamíferos, aves e répteis representam a fauna sul-americana.

    Compras em Assunção

    Calma, não é porque falamos que Assunção oferece várias outras atrações que está proibido comprar no Paraguai!

    Mesmo que os preços em Assunção, Paraguai, não sejam tão atrativos quanto Ciudad del Este, é possível conseguir ótimos descontos em lojas de diferentes tipos de produtos.

    As lojas da Calle Palma e da Galeria Central, famosa pelos produtos eletrônicos, oferecem ótimos preços.

    Nos shopping Paseo La Galeria e Shopping del Sol, os turistas encontrarão muitas variedades de produtos e marcas de luxo, de vestuário à perfumes. Porém, o preço não será tão diferente do praticado no Brasil.

    Também é possível conciliar a viagem de compras ao Paraguai com conhecer a cultura local. 

    O Mercado 4, que vende de carnes e verduras a produtos eletrônicos, e a feirinha de rua próxima ao Banco Nacional de Fomento, com produtos artesanais, mostram muito sobre o modo de vida da população local.

    O que fazer em Assunção à noite?

    Assunção Paraguai a noite
    Fonte: Wikimedia foto de FF MM

    Não dá para se despedir de Assunção sem experimentar os prazeres da vida noturna na capital paraguaia. 

    Tem atrações para todos os gostos: restaurantes para um jantar mais sossegado, bares e festas para quem quer badalação e até cassino para testar a sorte.

    O Paseo Carmelitas é o point da cidade, uma espécie de galeria repleta de bares e pubs.

    Se mesmo à noite a pedida for algo mais cultural e calmo, consulte a programação do Teatro Municipal Ignacio Alberto Pane para assistir um espetáculo na casa.

    Baladas em Assunção

    Como dissemos, o Paseo Carmelitas é onde acontece o agito em Assunção, Paraguai. Em alguns bares, a animação vai madrugada adentro, como no pub Sheridan’s.

    Na mesma região do Carmelitas, aprecie uma bebida ao som de apresentações musicais de diferentes estilos tanto no Morena Bar quanto no Johnny B Good.

    Dicas de turismo em Assunção, Paraguai

    Onde comer em Assunção? Qual região se hospedar? Essas perguntas podem estar presentes antes de você embarcar ao país vizinho.

    Então, fique de olho nas dicas que separamos antes de viajar para o Paraguai, que vão facilitar o seu planejamento e tornar o passeio pela capital ainda melhor.

    Hotéis

    Quando for escolher onde ficar em Assunção, leve em consideração que quanto mais próximo do centro histórico, melhor localizado estará para conhecer as atrações locais.

    Uma das excelentes opções de hotéis em Assunção, Paraguai, é o Aloft Assunción, que conquista os viajantes com um design atual e astral bem jovem e moderno.

    Modernidade também está presente no seu vizinho, Dazzler Asuncion, que está quase em frente. O local é luxuoso, tal qual o Villa Morra Suites, outro ponto para quem deseja se hospedar bem e com conforto.

    Restaurantes

    Assunção Paraguai restaurantes
    Fonte: Wikimedia foto de José Antonio Galeano

    “Quem vai a Paris e não vê a Torre Eiffel, não conhece Paris. Quem vai a Assunção e não conhece o Lido Bar, não conhece Assunção”. Com este lema, o mais tradicional bar e restaurante da capital recebe os visitantes para um excelente almoço.

    Não se engane pelo aspecto “botecão”: o Lido Bar é ponto de parada obrigatória. Você poderá experimentar pratos da gastronomia paraguaia bem gostosos e por ótimo preço.

    O Ña Eustáquia e o Bar San Roque também oferecem pratos locais com excelentes custos.

    Para os baladeiros de plantão, o El Bolsi, no centro da cidade, fica aberto 24 horas — passe por lá para terminar a noite “forrando o estômago” antes de descansar.

    Roteiro Assunção, Paraguai

    Quanto tempo é necessário para conhecer Assunção? Se você tem essa dúvida, separe ao menos dois dias no seu roteiro pela cidade.

    É possível visitar as principais atrações da capital neste tempo. Não sabe o que fazer em Assunção em 2 dias? Deixe o primeiro para conhecer construções históricas, igrejas e museus no centro.

    No segundo dia, vá às compras, mas separe também um tempinho para relaxar e curtir Assunção em suas praças e espaços verdes.

    Assunção é perigoso?

    Este é um dos tabus que afastam os turistas do país, mas a realidade é bem diferente. 

    Existe uma ideia de que Assunção, Paraguai, é perigoso, mas ela carrega, na verdade, a fama de uma das capitais mais seguras da América do Sul.

    Claro que, como em todo lugar, você não deve se expor demais e dar brechas para ser vítima da violência urbana.

    Quer se precaver de possíveis situações que possam acontecer? Faça um seguro viagem! No Seguros Promo, com pouco mais de R$ 10 ao dia, você tem cobertura para diversos imprevistos e deixa seu passeio ainda mais tranquilo.

    Voos para Assunção, Paraguai, com os melhores preços!

    Está convencido de que Assunção, Paraguai, merece um lugar na sua lista de destinos para conhecer mundo afora? 

    A cidade é de grande riqueza cultural e histórica e vale o passeio. Não se esqueça que dá para economizar uma boa grana nas passagens aéreas.

    Consulte o Passagens Promo e encontre as melhores ofertas para conhecer o seu destino favorito.

    Quer pagar menos nas passagens aéreas para o Paraguai? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar

    Turismo no Peru: tudo que você precisa saber antes de viajar