Aurora Boreal: conhece o que é e os melhores países onde ver esse fenômeno da natureza!

Existem fenômenos naturais belíssimos em nosso planeta. A aurora boreal, por exemplo, é um desses acontecimentos que encantam os que já conhecem e aguçam a curiosidade de quem sonha em contemplar pessoalmente suas cores e formas.

Provavelmente, você já se perguntou como as auroras boreais acontecem, o porquê e em quais lugares do mundo é possível vê-la, certo? 

Por isso, neste texto, vamos falar tudo sobre o assunto e ainda contar várias curiosidades para você. Acompanhe na leitura!

Confira passagens aéreas internacionais com até 35% de desconto neste link!

Aurora Boreal: onde ver, o que é, por que acontece e todas curiosidades!

Um véu multicolorido que se descortina bem diante dos seus olhos no céu noturno. 

Falando desse jeito, fica até difícil de acreditar, mas as auroras boreais ou austrais (falaremos sobre a diferença entre elas mais adiante no texto) são exatamente assim.

Todos os anos, milhares de turistas apaixonados por esses fenômenos cruzam o mundo para presenciar esse espetáculo da natureza

Mas, se engana quem pensa que dá para ver a aurora boreal (também conhecida como aurora polar) em qualquer lugar. Não é bem assim.

Antes de te contar onde elas ocorrem, confira os motivos pelos quais apenas alguns seletos locais no planeta são contemplados com o colorido das auroras boreais

O que é a Aurora Boreal?

O que é a Aurora Boreal?
Fonte: Stocksnap / CC0

Bem resumidamente, trata-se de um fenômeno óptico em que é possível observar um intenso brilho no céu das regiões polares da Terra

Galileu Galilei, um dos primeiros astrônomos a observar o céu com auxílio de instrumentos, foi quem deu o nome de aurora boreal.

Ele homenageou a deusa grega do amanhecer, Aurora, e seu filho Bóreas, deus dos ventos fortes. Além do planeta Terra, é possível que outros planetas do nosso sistema solar também apresentem auroras boreais, como:

As cores mais comuns de serem vistas nas auroras boreais ou austrais são o verde e o vermelho, mas também há registro de manifestações azuis, lilases, amarelas, roxas, e menos comumente, alaranjadas e brancas.

Qual é o significado de Aurora Boreal?

Você poderia perguntar: “mas só dá para ver a aurora boreal nas regiões polares”? 

Sim, é impossível perceber esse tipo de evento natural nos países mais próximos aos trópicos. Isso acontece porque a aurora boreal é “guiada” pelo campo magnético da Terra.

Na prática, as partículas de vento solar se chocam com a atmosfera do nosso planeta. 

A partir desse impacto ou contato com os pólos magnéticos, o plasma (conjunto de partículas subatômicas carregadas de energia) presente no vento solar imediatamente se ilumina dando origem ao brilho intenso e colorido que podemos ver no céu.

É um dos fenômenos naturais mais interessantes do mundo, e todos os anos milhares de pessoas enfrentam baixíssimas temperaturas para contemplar a aurora boreal. 

Além disso, é necessário compreender que, ao longo do tempo, seu significado se modificou bastante.

Para os indígenas Sami, habitantes do norte da Escandinávia, o fenômeno tem outro tipo de representação para além da beleza. 

Há séculos, essa etnia acredita que a aurora boreal emana a partir das almas de seus ancestrais.

Independente da época, é um evento natural que intriga e fascina seus espectadores. Mas, convenhamos, deve realmente ser muito impressionante ver aquela enorme “cortina” de cores ondulando no ar, você concorda?

Qual a diferença entre Aurora Boreal e Austral?

Qual a diferença aurora boreal e austral
Fonte: Stocksnap / CC0

Trata-se de um detalhe meramente geográfico, mas que faz toda diferença caso você esteja pretendendo viajar no estilo “caçadores de auroras”. 

As auroras austrais quase não são vistas porque ficam localizadas no extremo sul do planeta.

Basicamente, você pode vê-la se estiver em Ushuaia, ao sul da Argentina, ou então, em alguma expedição na Antártica. Já ao norte, onde acontece a aurora boreal, estão as regiões mais habitadas.

Por isso, é mais “possível” ter a experiência de contemplá-la em países próximos ao Círculo Polar Ártico como: Canadá, Suécia, Noruega e Finlândia. 

Não se preocupe, vamos falar detalhadamente sobre os destinos mais indicados para essa finalidade, combinado? 

Quando é possível ver a Aurora Boreal?

É um fenômeno constante, os ventos solares não param de incidir sobre a Terra. 

Acontece que só é possível enxergar o fenômeno na escuridão, por isso, algumas épocas do ano são mais indicadas para quem deseja embarcar nessa viagem.

Durante o dia são praticamente impossíveis de serem percebidas, pois o sol ofusca sua luminosidade que é muito menor. 

A época de maior intensidade da aurora boreal ou da aurora austral é durante a noite polar, em que quase não há presença do sol, de novembro a janeiro

O problema dessa época do ano são as fortes nevascas que impedem a visão do céu.

Então, o ideal mesmo é escolher os primeiros dias da primavera. A neve já vai ter parado de cair e o céu estará mais limpo, porém, sem a presença da luz solar. 

Veja outras dicas importantes para curtir esse momento tão incrível.

Dicas para ter uma melhor experiência

Na mala, vai precisar de casacos grossos, luvas, gorros e protetores de orelha. O frio intenso de alguns lugares pode chegar a -40ºC e atrapalhar a sua aventura, lembre-se de levar agasalhos e calçados próprios para o inverno polar.

A aurora boreal fica mais nítida no visor das câmeras do que a olho nu. Vale a pena registrar o evento com um bom equipamento e auxílio de tripé

Não esqueça da lanterna, os modelos que podem ser acoplados à cabeça dão mais conforto para observar o céu.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para destinos internacionais

    A não ser que você conte com uma parceria como a do Passagens Promo, viajar para destinos internacionais não costuma ser barato.

    Principalmente quem deseja ver a aurora polar, tem que ficar de olho nas promoções e alterações de valor nos trajetos que pretende fazer.

    Pesquisando em nosso site você fica por dentro dos preços mais em conta para passagens internacionais, e vai, finalmente, poder tirar do papel esse tão esperado sonho!

    Quanto mais economizar nas passagens com o auxílio do site Passagens Promo, mais vai ter dinheiro para gastar nos restaurantes, hotéis e outras coisas que pretende fazer, certo?

    Quais os países que têm Aurora Boreal?

    Já falamos que elas só ocorrem em regiões polares, mas agora, vamos detalhar um pouco mais trazendo dicas de quais os pontos de maior incidência de aurora boreal e os países que recebem turistas interessados no evento.

    Alaska

    Aurora Boreal Alaska
    Fonte: Pixabay

    Fairbanks e Anchorage são os destinos mais comuns nos Estados Unidos para quem quer ter a sorte de ver a aurora boreal. 

    Sim, as condições ideais para observá-la contam com um pouco de sorte, por isso, reserve o máximo de tempo possível para garantir maior chance de sucesso.

    O estado do Alaska também oferece outras atrações turísticas como resorts de inverno e pistas de esqui.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Canadá

    Lá, o brasileiro é sempre bem recebido, por isso as cidades turísticas do Canadá contam cada vez mais com a visita de nossos conterrâneos. 

    Como era de se esperar, esse país, localizado bem ao norte do continente americano, possui um dos melhores pontos de observação da aurora boreal.

    Yukon é excelente para essa experiência, mas as províncias de Alberta, Quebec e Saskatchewan também atendem muito bem ao turista “caçador” de auroras polares.

    Finlândia

    Aurora Boreal Finlandia
    Fonte: Paul Williams / Flickr / CC BY-ND 2.0

    É o país com maior incidência desse fenômeno, sabia? Pois é, na Finlândia, as auroras boreais acontecem cerca de 200 noites por ano, imagina só! 

    Por causa disso, o país possui excelentes pontos de observação e estrutura hoteleira adaptada para observar o céu.

    Muitos hotéis têm iglus de vidro e quartos com tetos panorâmicos, é possível deitar e admirar as luzes das auroras boreais.

    Groenlândia

    Em Ilulissat, cidade da Groenlândia, dá para fazer uma visita ao fiorde de gelo de mesmo nome, declarado patrimônio mundial pela Unesco, e também observar a aurora boreal. 

    Durante o verão as luzes não são visíveis, mas em compensação, você pode apreciá-las em qualquer parte do país de setembro a abril.

    Os pequenos vilarejos com poucas centenas de habitantes, como Kangerlussuaq e Kulusuk são muito charmosos e aconchegantes. Ambiente perfeito para quem gosta de curtir o clima frio.

    Islândia

    Entre setembro e abril, é certeza que poderá observar o evento. Se puder, escolha o nordeste do país, nessa região, o céu é mais limpo que no sul, por exemplo. 

    A própria capital Reykjavik é um excelente ponto de ocorrência de auroras boreais, fica a dica.

    Noruega

    Aurora Boreal Noruega
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Os Vikings, assim como diversos povos antigos que avistaram as “luzes do norte”, acreditavam se tratar de poderosas manifestações sobrenaturais. E, na Noruega não poderia ter sido diferente. 

    Lá, as auroras ocorrem em grande parte do território e existem muitas lendas locais sobre sua origem. Por isso, é fácil encontrar expedições, guias e passeios para apreciar o fenômeno.

    O fim do outono marca o início da “temporada de caça” às auroras boreais na Noruega. 

    O destino mais procurado é a cidade de Tronsø, que mesmo com a vantajosa localização sobre o círculo polar ártico, exige que o “caçador” se distancie do perímetro urbano para ver o fenômeno.

    As luzes da grande cidade ofuscam a luminosidade da aurora boreal, por isso, considere visitar também a região de Stavanger e o condado de Nordland.

    Rússia

    Preparem-se para o frio, pessoal! O inverno congelante da Sibéria é palco para um dos maiores pontos de incidência de auroras boreais na Rússia. Não esqueça o equipamento adequado para “caçar” nessas regiões.

    Para você ter uma ideia de como o tempo é rigoroso, em Salekhard, a única cidade construída ao norte do círculo polar ártico no mundo inteiro, o inverno pode fazer os termômetros marcarem até -50°C. Já pensou?

    E para responder onde tem aurora boreal na Rússia, preparamos essa pequena lista, olha só:

    Suécia

    Em alguns lugares da Suécia tem como ver aurora boreal até mesmo entre seis da manhã e duas da tarde. 

    O melhor horário é das 22h às 23h e o evento é visível por toda a região da Lapônia, ou seja, em grande parte do território sueco.

    Além do espetáculo óptico, as estações de esqui são grandes atrativos para turistas, e se tiver tempo, visite também o Hotel de Gelo. 

    O espetáculo das cores das auroras se inicia no extremo norte em Kiruna e depois se espalha pelo país.

    Onde fica a melhor aurora boreal?

    Onde fica a melhor aurora boreal?
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Depende do que está procurando. Para responder essa pergunta é necessário considerar diversos fatores, tais como: estrutura da cidade, hotéis, restaurantes, transporte, visibilidade do céu noturno e muitos outros.

    O destino pode variar também segundo o preço das passagens, não é verdade? 

    Depois de tantos exemplos de países em que a aurora boreal ocorre, com certeza vai encontrar alguma promoção interessante com destino para um deles, basta pesquisar.

    Auroras boreais são perigosas?

    É uma curiosidade legítima, já que falamos sobre a incidência de ventos solares sobre a atmosfera, não é verdade? 

    Mas, não há motivo para se preocupar. É inofensiva para a saúde humana e, na maioria das vezes, também para nossa vida na Terra.

    Acontece que em 1859, uma erupção solar causou o evento que ficou conhecido como “Carington”, uma tempestade geomagnética que seria extremamente prejudicial para nossos satélites, mas não diretamente para nossa saúde física.

    Então, já pode comprar suas passagens sem medo. A aurora boreal não vai causar dano algum ao seu corpo, tudo bem?

    Em resumo, explicamos o significado de aurora boreal, os países onde ocorre e o porquê. E também alertamos que o frio é um pré-requisito nesses lugares. 

    A dica de como ver a aurora boreal com o auxílio de equipamentos de filmagem também é valiosa, anota aí! 

    Talvez, se não soubesse dessa informação, poderia até se decepcionar com o espetáculo de luz e cores, mas agora que já sabe, vai poder aproveitar o fenômeno ao máximo.

    Encontre passagens aéreas com menores preços

    De todas as boas dicas que passamos, a melhor é com certeza aquela em que lembramos a importância de ficar de olho aqui no site do Passagens Promo para encontrar os melhores preços e condições em passagens internacionais.

    Às vezes, escolher o país que vai visitar é apenas uma questão de oportunidade. E encontrar ofertas e condições que realmente possam ajudar você a realizar o sonho de ver a aurora polar, vai ser melhor ainda.

    Ativando o alerta de preços, você não perde nenhuma promoção e ainda fica sabendo imediatamente de qualquer alteração de valor.

    Quer admirar as belezas da aurora boreal com economia? De promo você pode!

    Preços imperdíveis de passagens aéreas!
    Passagens aéreas saindo de

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Destinos promocionais para Europa

    Destinos promocionais para Europa

    Praias paradisíacas: 13 destinos inesquecíveis para conhecer

    Praias paradisíacas: 13 destinos inesquecíveis para conhecer