Um destino dos sonhos para muitos, especialmente para quem ama aventuras e ficar cercado de uma vegetação tropical abundante.
Viajar para a Polinésia Francesa é viver dias conectados com o natural e participar de atividades aquáticas que ficarão na memória.
Índice
Onde fica a Polinésia Francesa?
A França guarda alguns tesouros, um deles é o território da Polinésia Francesa, considerado ultramarino que está localizado fora das fronteiras geográficas do país, encontra-se no Oceano Pacífico, entre a América do Sul e a Austrália
O território é composto por 118 ilhas que são divididas em cinco arquipélagos, são as Ilhas da Sociedade, Ilhas Tuamotu, Ilhas Gambier, Ilhas Marquesa e Ilhas Austrais.
Viajar para este destino é viver dias paradisíacos, suas ilhas esbanjam paisagens de tirar o fôlego, praias de areia branca, lagoas de águas cristalinas e montanhas em meio a abundância da vegetação tropical.
Como ir do Brasil à Polinésia Francesa?
Não é uma viagem rápida do Brasil a Polinésia Francesa, requer algumas horas, pois não há voos diretos entre os dois destinos. Geralmente, muitos turistas escolhem pegar um voo para Paris , Los Angeles ou Santiago e depois para o Taiti.
Ao desembarcar no Taiti, você poderá se deslocar para as outras ilhas que ficam no território. É super fácil, já que há voos domésticos que são operados de uma ilha para outra, elas tem uma boa infraestrutura, como é um destino bastante turístico.
Como é um território francês as mesmas regras que valem para entrar nas cidades da França também é para a Polinésia Francesa.
Desse modo, os brasileiros têm direito a uma estadia de até 90 dias sem visto, caso seja só para turismo. Tem que apresentar um passaporte válido ao menos seis meses e comprovar por meio da passagem de volta o seu retorno para o Brasil.
É recomendável ter um seguro viagem , nunca se sabe se vai precisar de atendimento médico, enquanto está no destino.
Além disso, ele serve para outras necessidades, como bagagem extraviada. Contrate uma boa seguradora para que a sua viagem seja a mais tranquila possível.
Qual é a melhor época para ir à Polinésia Francesa?
Viajar para destinos tropicais requer uma boa organização, especialmente ao escolher a época da viagem. A melhor época é entre os meses de maio a outubro, são durante a estação seca e as temperaturas podem chegar até 28°C e não tem muitas chances de chuva.
Os meses que não são indicados são de novembro a abril por causa da alta incidência de chuva. É época da estação chuvosa, suas temperaturas são mais altas e consequentemente têm maior probabilidade de tempestades tropicais.
Em novembro que é o começo da época e em abril o final da temporada, ambos os meses são mais agradáveis e tranquilos, embora seja na estação chuvosa.
Sem dúvidas, a melhor opção é viajar na estação seca, ela proporciona aos seus visitantes a oportunidade de praticar mergulho, snorkel, explorar suas belezas naturais.
E nos meses de julho e agosto, ocorre um festival tradicional da cultura da Polinésia Francesa, que é o Heiva I Tahiti, garantindo uma oportunidade ímpar dos turistas conhecerem mais sobre sua herança cultural.
Explore paraísos ao redor do mundo com o Passagens Promo!
Melhores ilhas da Polinésia Francesa
A Polinésia Francesa tem verdadeiros tesouros do pacífico, suas ilhas promovem atrações surpreendentes, desde atividades náuticas a passeios em seus centros culturais. Saiba o que você pode fazer nas suas ilhas e o que cada uma reserva aos seus turistas.
Taiti
A principal ilha do território e também a maior. É um dos destinos mais escolhidos pelos turistas que desejam explorar as belezas naturais da Polinésia Francesa.
Comece seu passeio por esse espetáculo da natureza na Plage de Tahari e na Plage de La Pointe Vênus, são belíssimas praias de areia preta e o mar é ideal para os surfistas que buscam ondas consistentes.
Também não deixe de ir à Lagoa de Tetiaroa com águas cristalinas que oferecem boas condições para o mergulho e snorkeling. Quem gosta de aventura precisa ir na Fautaua Waterfall, uma cachoeira que tem 300 metros de altura, só é possível chegar por meio de uma trilha que oferece paisagens deslumbrantes.
Faça mais uma trilha para a Montanha Aorai, ela é considerada uma das mais altas do território francês e garante aos seus aventureiros vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Para conhecer a cultura local e aprender sobre as pérolas negras, visite o Museu da Pérola que aborda pontos importantes das exportações que aconteciam na Polinésia Francesa.
Não deixe de dar uma passadinha no Museu de Thati e suas Ilhas, que promove uma visão abrangente da Polinésia Francesa por meio de exposições a respeito da história e cultura do território, destacando como a colonização aconteceu.
Visite o Ārahurahu Marae, um templo da antiga religião polinésia, fica ao ar livre e promove uma compreensão aos seus visitantes sobre os aspectos religiosos do povo da ilha.
Experimente a culinária local no Mercado de Papeete, onde você também vai encontrar além de alimentos frescos, souvenirs e artesanato local. Uma boa chance de garantir as lembrancinhas da viagem.
Moorea
A poucos quilômetros de Taiti, fica Moorea, com paisagens espetaculares e verdejantes, montanhas e lagoas cristalinas. Você irá se apaixonar pela Plage de Temae, que tem areias brancas e suas águas são cristalinas, oferece boas condições para snorkel.
Se você praticar atividades náuticas a Lagoa de Moorea é parada obrigatória. Ideal para caiaque, paddle board, até para snorkeling e passeios de barco, suas águas claras e calmas contribuem para a realização de várias atividades.
Tenha uma vista única no Belvedere Lookout, um dos mirantes mais procurados da ilha, onde é possível visualizar os vales de Opunohu e Cook Bay e suas montanhas ao redor.
Aproveite e também passe pela Montanha Rotui, que fica entre as Cook e Opunohu, oferece boas trilhas, quem gosta de aventura estará no lugar perfeito. O que não faltam são desafios durante a subida e a descida.
Mais um lugar que não pode ficar de fora do roteiro, o Jardim Tropicale de Moorea é um amplo jardim com variedades de plantas tropicais da Polinésia Francesa e guarda uma pequena fábrica de compotas de frutas locais.
Desfrute de momentos em um safári 4×4 pelas plantações de abacaxi e pelas montanhas íngremes, que oferecem cenários belíssimos. No InterContinental, os turistas podem nadar com os golfinhos em segurança, não deixe de viver essa experiência, ela ficará na memória.
Não saia de Moore, sem passar no Tiki Village, um vilarejo que recria perfeitamente como é a vida tradicional polinésia, tem apresentações de dança, música e cerimônias típicas. Seus visitantes podem participar e explorar mais da sua herança histórica e cultural.
Inclua também o Tahitian Pearl Farm, uma fazenda de pérolas. Durante a visita, você poderá aprender como ocorre o cultivo das pérolas negras da Polinésia Francesa, é uma oportunidade de descobrir sobre essa importante prática que gera economia ao território.
Bora Bora
Sem dúvidas, você já ouviu falar da Ilha Bora Bora. Ela é uma das ilhas que fazem parte da Polinésia Francesa, suas águas cristalinas são um dos destaques, como também os bungalows sobre as águas que oferecem vistas únicas do oceano e facilitam o acesso para a prática de snorkel.
Aproveite a sua visita nesse paraíso tropical e faça uma trilha no Monte Otemanu, considerado um dos pontos mais altos da ilha, ao subir você poderá ter uma visão exclusiva da vegetação e das suas lagoas.
Quem ama praia ficará encantado com a Praia Matira, uma das poucas praias que são públicas nesse destino. Possibilita a prática de atividades aquáticas, como snorkel, para explorar seus recifes e ver de perto tubarões e arraias. Fique até o fim do dia para contemplar um belíssimo pôr do sol.
Também o Lagoonarium é uma das atrações mais procuradas da ilha, ele é um aquário natural, onde os visitantes podem nadar com variadas espécies marinhas e viver uma experiência ímpar.
Dedique um tempo para explorar a cultura local na Aldeias de Vaitape que tem restaurantes tradicionais, servem pratos com produtos locais, passe em suas lojas de artesanato e garanta a sua lembrancinha.
Taha’a e Raiatea
Duas ilhas próximas que você pode conhecer de uma só vez são as Taha’a e Raiatea. Embora sejam menos conhecidas do que outras, mesmo assim tem diversas atrações. A Taha’a é famosa pelas suas plantações de baunilha, você poderá fazer um tour e saber como acontece o cultivo e a produção.
Conheça o Jardim de Corais que fica ao redor da ilha que tem uma variedade de peixes tropicais e recifes coloridos, seus mergulhadores ficam surpresos com tanta beleza.
Quem não dispensa uma experiência luxuosa, pode se hospedar em seus resorts de luxo, alguns são bungalows sobre as águas e a varanda é um belíssimo mar cristalino. Um ótimo local para passar a lua de mel.
Maior que Taha’a é a Raiatea conhecida por apresentar o berço da cultura polinésia. Faça um tour no antigo templo ao ar livre, o Taputapuatea, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, é uma ilha bastante conhecida por facilitar o acesso para os recifes e também lagoas. Várias excursões saem de Raiatea por estar em uma localização estratégica.
E não deixe de viver momentos cheios de aventuras nas trilhas que levam para o Monte Temehani, ele guarda uma das flores mais raras do mundo, a Tiare Apetahi.
Tikehau
Mais uma ilha que não é tão conhecida e abriga verdadeiros tesouros da biodiversidade marinha. Seu maior destaque são suas praias de areia rosa e águas cristalinas que guardam uma abundância de espécies.
Quem quiser ter dias em conexão com a natureza tem que ir a Tikehau, fazer um passeio guiado para observar suas aves exóticas e as pequenas ilhotas.
Faça mergulhos para apreciar os mais lindos recifes de peixes tropicais, com cardumes e raias. Relaxe em uma das suas praias de areia rosa e assista um dos mais belos pôr do sol.
À beira-mar é possível fazer piqueniques e caminhadas. Uma boa oportunidade para desacelerar e contemplar toda a beleza local. Inclua fazer uma visita em suas aldeias para conhecer sobre a cultura tradicional da Polinésia Francesa.
Vale a pena escolher essa ilha para viver dias reservados e desacelerados. Ela é uma excelente opção de destino para quem deseja viver uma experiência de fuga e com contato direto com a vida selvagem.
O que comer na Polinésia Francesa?
- Nada melhor que ter a oportunidade de experimentar outras culinárias. Na sua viagem à Polinésia Francesa poderá explorar pratos com ingredientes frescos e a maioria tem frutos do mar e frutas exóticas.
Um dos destaques é o Poisson Cru, um ceviche polinésio, preparado com peixe cru marinado em suco de limão e leite de coco, oferece um sabor marcante e refrescante. Também o atum grelhado ou em guisados é bastante consumido.
Você encontrará sobremesas com frutas tropicais, como papaia, banana e manga, além de serem servidas frescas. E o coco é presente em quase todas as receitas, ele é um dos ingredientes marcantes da culinária polinésia.
A culinária francesa também está presente, com baguetes, croissants e pratos requintados com frutos do mar. Essa mistura de influências garante uma cozinha diversa e com sabores inesquecíveis.
Itinerário para a Polinésia Francesa
Se você deseja fazer um tour pelas melhores ilhas da Polinésia Francesa e não sabe por onde começar, aqui está um itinerário para facilitar a sua viagem.
Antes de tudo é importante reservar uns 10 a 14 dias nesse destino, para conseguir viver essa experiência.
- 1° Ilha: comece o tour por Bora Bora, 3 a 4 dias são necessários para relaxar em seus resorts, praticar atividades aquáticas e explorar a herança local.
- 2° Ilha: em 1 dia você consegue passear por Taha’a, visitar suas fazendas de baunilha e conhecer o seu fabuloso jardim de corais.
- 3°Ilha: reserve uns dois dias para Raiatea para fazer passeios de barco e participar de atividades culturais e históricas.
- 4° Ilha: para Tikehau, você precisará de uns 2 dias para conhecer suas praias de areia rosa e aproveitar das suas águas cristalinas.
Para conseguir se locomover de uma ilha para outra, poderá pegar voos ou barcos, fazer a logística antes da viagem é importante. Com esse itinerário já pode começar a montar o seu roteiro para cada ilha.
Conheça o mundo e se apaixone junto com o Passagens Promo!
Qual é a ilha mais famosa da Polinésia Francesa?
A ilha mais escolhida da Polinésia Francesa pelos turistas é Bora Bora, um destino deslumbrante com lagoas de águas turquesas, recifes de corais e praias paradisíacas.
O que mais chama atenção dos seus visitantes são os bungalows luxuosos sobre a água, possibilitando uma varanda com vista para o oceano.
Há várias outras coisas que a tornam destaques, sem dúvidas é um lugar com uma beleza natural sem igual.