Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região

Vai visitar Barra da Lagoa, SC? É melhor caprichar no planejamento para aproveitar ao máximo possível a sua estadia em uma das mais agradáveis praias do litoral catarinense.

O mar azul intenso da região atrai milhares de surfistas iniciantes, famílias que buscam  relaxantes piscinas naturais e viajantes interessados em praias de água limpa e paisagem exuberante.

Afinal, a praia é democrática, com trechos de ondas perfeitas, pontos em que o mar costuma ficar tão tranquilo como uma piscina e excelente infraestrutura, com barracas de praia, restaurantes de frente para o mar e várias trilhas ecológicas.

Mais frequentada por moradores de Florianópolis do que por turistas, Barra da Lagoa é um lugar sossegado e menos disputado, ideal para quem quer relaxar sem precisar se espremer por um lugar ao sol. Veja só!

Não perca as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Barra da Lagoa, SC: como chegar, o que fazer e dicas de passeios extras

Barra da Lagoa, Santa Catarina, é uma praia bastante paradoxal: embora seja uma das praias de Floripa mais procuradas pelos moradores, a região ainda está fora do radar dos turistas que buscam praias catarinenses.

O que nem todo mundo sabe é que ignorar esse destino turístico formidável pode ser um grande desperdício.

Afinal, a praia reúne trechos de mar que podem agradar a todo tipo de turista, boa infraestrutura e paisagens simplesmente belíssimas.

A região é tão bem-preservada que abriga uma das unidades do Projeto Tamar, considerada uma das principais organizações de proteção à vida marinha do mundo.

Vale a pena reservar ao menos um dia para visitar a região, mas chances são de que você nunca mais vai querer ir embora!

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre Barra da Lagoa, SC: onde ficar, os melhores restaurantes, os pontos turísticos imperdíveis e muito mais. Vamos lá!

Onde fica a praia Barra da Lagoa?

Onde fica a praia Barra da Lagoa?
Fonte: Pixabay

A praia Barra da Lagoa, SC, fica ao leste da ilha de Florianópolis, “espremida” entre o Oceano Atlântico e a Lagoa da Conceição.

A região fica no meio do caminho entre a Praia do Santinho e a Praia da Joaquina, em uma das Áreas de Preservação Permanente de Santa Catarina, a apenas 22 km do aeroporto de Floripa.

Mapa da Barra da Lagoa, SC

Localizada no extremo leste da ilha florianopolitana, Barra da Lagoa é atendida por diversas linhas de ônibus e vans de turismo. Confira no mapa!

Como chegar na Barra da Lagoa?

Quem está saindo do centro de Florianópolis deve exercitar a paciência antes de encarar o trajeto até Barra da Lagoa, SC. 

Durante a alta temporada, o trânsito costuma ficar bastante engarrafado na avenida das Rendeiras, única ligação direta entre as duas regiões.

Se você está viajando a partir do sul da ilha, o acesso é feito pela rua Vereador Osni Ortiga (SC-406), enquanto quem vem do norte deve pegar a Rodovia João Gualberto.

As linhas de ônibus 320 e 330 fazem o trajeto até a praia a partir do Terminal Integrado da Lagoa da Conceição.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Viaje para Floripa com preços que cabem no bolso!

    Viajar por Florianópolis já é incrível, mas conhecer as melhores praias da capital catarinense sem comprometer sua economia é ainda melhor!

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas para Florianópolis e qualquer outro destino do mundo para viajar muito e gastar pouco!

    Passagens aéreas imperdíveis para Florianópolis!
    Passagens aéreas saindo de

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a oferta que mais atende a suas necessidades.

    Para garantir o máximo de economia, não se esqueça de acionar o alerta de preços, que envia notificações por e-mail sempre que o trecho desejado entra em promoção!

    O que fazer em Barra da Lagoa, SC?

    Estamos falando de uma praia famosa pelas belezas naturais, com paredões de pedra recortando o horizonte, mata nativa exuberante e rica fauna, que inclui cenários ideais para mergulho e prática de esportes aquáticos.

    Confira o que visitar em Barra da Lagoa, SC!

    1. Praia da Barra da Lagoa

    Praia da Barra da Lagoa
    Fonte: Isabela De Souza Morales / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A praia da Barra da Lagoa, SC, está entre as mais bonitas de Floripa, com areia dourada e mar azul com trechos mais calmos no começo da praia e mais bravos no ponto mais ao norte.

    A região dispõe de excelente infraestrutura, com quiosques e barracas de praias instalados a cada 5 metros pela orla.

    Também funcionam na praia diversas escolas de surfe, que oferecem aulas práticas para principiantes e aluguel de equipamentos para kitesurf, canoagem e stand-up paddle.

    A praia fica em uma região de ruas estreitas, o que significa que a oferta de vagas de estacionamento é limitada. Chegue bem cedo para encontrar uma boa vaga ou prepare-se para gastar com estacionamento particular.

    2. Passeio de barco

    Durante a sua estadia, não deixe de fazer o passeio de barco que leva até a região de Costa da Lagoa ou as piscinas naturais de água cristalina nos arredores da praia.

    Os passeios acontecem em barcos rústicos, de pescadores que vivem na região, e podem ser uma chance de curtir a cidade sob um ponto de vista diferente!

    3. Projeto Tamar

    Projeto Tamar
    Fonte: Unsplash

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Barra da Lagoa, SC, é o endereço de uma das unidades do Projeto Tamar, dedicado à preservação da vida marinha, na rua Pr. Ademir Francisco, com visitas de 9h30 às 17h e entrada a R$ 10 (preço em março/2021).

    O passeio é bastante popular entre famílias e viajantes com crianças, pois os pequenos podem aprender mais sobre os animais marinhos no Museu Aberto da Tartaruga Marinha e ver de perto vários animais que vivem no mar!

    4. Piscinas naturais

    Existe uma trilha quase escondida até o Farol da Barra que leva os viajantes até um dos cenários mais bonitos de Barra da Lagoa, SC: piscinas naturais de água cristalina, sem ondas, entre costões rochosos.

    Há quem diga que as piscinas naturais da região não são tão piscinas assim, pois o acesso é complicado e o acesso ao mar não é limitado a oeste, mas a visita ainda pode te deixar de queixo caído.

    O cuidado deve ser redobrado na hora de sair da água, pois a região chega a 2 metros de profundidade e várias pedras atrapalham o caminho dos banhistas até terra firme. 

    Não é incomum ver pessoas com dificuldade para sair do mar, especialmente em dias de ressaca, então não se arrisque se não se sentir preparado para o desafio.

    Em dias de verão, vale a pena chegar cedo para aproveitar as piscinas naturais antes da chegada de grandes grupos de banhistas.

    5. Visitar o Farol, as Dunas e a Prainha da Barra

    Visitar o Farol, as Dunas e a Prainha da Barra
    Fonte: Alzirasterque8 / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Os arredores de Barra da Lagoa reúnem atrativos encantadores para quem gosta de cenários praianos a uma curta distância do centrinho. 

    Um dos principais cartões-postais da praia, o Farol da Barra, não pode ficar fora do seu roteiro: o local é muito fotogênico e pode render belas fotos com vista panorâmica da região.

    A pouco mais de 2 km da região ficam as Dunas do Santinho, onde é possível curtir passeios de buggy e 4×4 entre o sobe e desce das montanhas de areia fina que dançam com o vento.

    Aproveite para cruzar a passarela do Canal da Barra até uma região conhecida como Prainha da Barra ou Prainha do Leste, uma bela enseada de águas azuis protegida por costões rochosos e cercada por sítios arqueológicos.

    6. Conhecer os sítios arqueológicos e a Pedra do Frade

    Você sabia que Barra da Lagoa, SC, abriga sítios arqueológicos datados da pré-história? 

    Na região do Canal da Barra existem trechos com blocos de granito parcialmente enterrados na areia dourada, nos quais é possível perceber marcas lisas em padrões circulares.

    A região era uma antiga oficina do período neolítico, utilizada pelos nossos ancestrais para moldar ferramentas rústicas, feitas de pedra.

    Se você gosta de atrações históricas e científicas, não deixe de visitar a Pedra do Frade, um antigo sítio arqueoastronômico, que ajudava os povos primitivos a observar o movimento do sol e, assim, marcar o tempo.

    No primeiro dia do verão, por volta de 21 ou 22 de dezembro, os visitantes podem contemplar o nascer dol sol entre duas pedras fincadas na colina instaladas por pessoas que viveram na região há milhares de anos.

    7. Explorar as Dunas do Santinho e praias próximas

    Explorar as Dunas do Santinho e praias próximas
    Fonte: Pexels

    Tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico de Florianópolis, as Dunas do Santinho ficam a poucos quilômetros de Barra da Lagoa, SC, em uma área que ocupa nada menos que 91 hectares.

    A região tem dunas fixas e outras que se movem de acordo com o fluxo do vento, gerando um cenário belíssimo, onde os viajantes podem se divertir em atividades como sandboard, caminhadas e passeios de buggy.

    As Dunas do Santinho ficam praticamente na divisa entre Barra da Lagoa e a Praia dos Ingleses, uma das belas praias vizinhas à região, assim como a Praia da Galheta, uma das mais tranquilas de Floripa, localizada a 2 km de distância do centrinho.

    Um pouco mais distante (mas ainda bem pertinho) ficam a Praia Mole, endereço de um belo mirante à beira-mar que oferece vista panorâmica da cidade, e a Praia Moçambique, uma das mais animadas da cidade.

    8. Visitar o Parque Estadual do Rio Vermelho

    Barra da Lagoa fica em uma localização privilegiada para quem deseja explorar as belezas do Parque Estadual do Rio Vermelho, uma área de preservação ambiental que ocupa 1.100 hectares.

    O parque dispõe de estrutura para motorhome e uma área para camping com excelente infraestrutura.

    No local, os visitantes podem conhecer uma extensa área de restinga, manguezais, dunas fixas e móveis, trechos de mata atlântica nativa e muito mais!

    Onde comer na Barra da Lagoa?

    Onde comer na Barra da Lagoa?
    Fonte: Pixabay

    Durante a sua estadia em Barra da Lagoa, SC, que tal aproveitar para experimentar frutos do mar frescos e pratos saborosos inspirados no ambiente praiano? A região é bem-atendida por restaurantes, bares e barracas de praia.

    No restaurante Ponto de Vista você pode desfrutar de refeições completas enquanto curte a praia de uma perspectiva diferente: do alto de uma colina!

    Localizado de frente para o mar, o Ponta das Caranhas tem ambiente rústico e preços que cabem no bolso, com direito a um pequeno cais privativo para quem chega de barco.

    O Tamarutaca é especializado em camarões e já ganhou até prêmio pelo saboroso camarão na moranga. Se você gosta de comer ao ar livre enquanto desfruta da paisagem paradisíaca, faça uma visita ao Fedoca do Canal.

    Onde ficar na Barra da Lagoa, SC?

    Os principais hotéis e pousadas na Barra da Lagoa, SC, ficam na principal avenida local, a Altamiro Barcelos Dutra, e seus arredores, área em que estão os mais importantes centros comerciais da região.

    Se você gosta de ficar perto do agito e quer curtir a noite local, vale a pena escolher uma das opções de hospedagem no trecho de Barra da Lagoa. 

    Quem quer descansar longe do barulho, por sua vez, pode gostar mais de ficar próximo à Fortaleza da Barra.

    O Hotel Residencial Ilhabela e a Pousada Morada do Sol estão entre as boas sugestões para viajantes que procuram pousadas baratas na Barra da Lagoa, SC.

    Prefere estabelecimentos com estrutura mais robusta? Talvez a Pousada Portal da Barra ou a Pousada Alto Astral possam ser do seu agrado.

    Você encontra centenas de acomodações em Florianópolis no melhor site de hospedagem do Brasil, o ElQuarto, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas para qualquer destino do mundo.

    O viajante pode comparar preços, reservar quartos e até pagar pela hospedagem online, em um só lugar, com total comodidade e segurança. Faça uma cotação para encontrar agora mesmo o melhor hotel ou pousada para sua viagem!

    Qual a melhor praia em Florianópolis?

    A cidade de Florianópolis fica em uma região de grande beleza natural, com mais de 170 km de praias em todos os estilos: com ondas boas para o surfe, com mar calmo, mais desertas ou mais badaladas, e por aí vai.

    Por essas e outras, a melhor praia da capital catarinense vai ser aquela que mais agradar o viajante. 

    Afinal, quem gosta de sossego dificilmente vai curtir a badalada Jurerê Internacional e quem procura festa provavelmente não vai estar perto do agito na Praia da Galheta.

    A Praia da Barra da Lagoa e a Praia de Moçambique oferecem amplas faixas de areia e praia democrática, com trechos de mar mais bravo ou mais calmo, e por isso podem atender a diferentes perfis de banhistas.

    Você gosta de mergulho? Talvez seja uma boa ideia visitar a Praia do Campeche, enquanto a Praia Lagoinha do Leste é recomendada para quem gosta de praias praticamente desertas.

    O seu próximo voo está no Passagens Promo!

    Agora que você já sabe tudo sobre Barra da Lagoa, SC e as praias mais bonitas de Florianópolis, que tal garantir suas passagens aéreas para Santa Catarina pelo menor preço do mercado?

    Visite o nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as melhores promoções e viajar sem abrir mão da economia!

    Passagens para Florianópolis!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 10 Set 12 Set R$ 292 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 23 Set 26 Set R$ 292 Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 20 Nov 27 Nov R$ 308 Gol CNF Belo Horizonte FLN Florianópolis 01 Dez 08 Dez R$ 335 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 29 Ago 01 Set R$ 344 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 22 Out 25 Out R$ 351 Ver mais ofertas

    Poupar dinheiro viajando é fácil em nossa plataforma moderna e fácil de usar: é só digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e comparar as ofertas!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alteração de preço e siga as redes sociais do Passagens Promo para não perder nenhuma novidade! De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro