Barra Grande, Piauí: veja o que fazer nos melhores pontos turísticos

Que tal desbravar as belezas do Nordeste na paradisíaca Barra Grande, Piauí, terra em que o sol brilha quase o ano inteiro e não faltam opções de lazer para todas as idades?

De kitesurfing a passeios por um dos maiores deltas oceânicos do planeta, esse apaixonante destino da Rota das Emoções é generoso em sua oferta de belezas naturais e atividades ao ar livre.

Para que você conheça tudo que Barra Grande tem a oferecer sem deixar nada para trás, criamos um guia turístico completo, com tudo que você precisa saber sobre esse destino fantástico. Vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Barra Grande, Piauí: melhores passeios pela região!

Muitas vezes preterida pelos viajantes em roteiros pelo Nordeste, a região de Barra Grande, no Piauí, é um destino, no mínimo, surpreendente.

Esqueça a estrutura robusta de Porto Seguro ou o quase caos cosmopolita de Salvador e Recife, bem como de outras capitais da região. 

Esse pequeno trecho de quase 8 km do litoral piauiense é um lugar pacato, cuja atmosfera pode ser resumida em apenas uma palavra: sossego.

A praia de Barra Grande parece ter encontrado o equilíbrio entre conforto, boa infraestrutura e preservação do meio ambiente.

Como fica relativamente distante de outras grandes cidades, a região conseguiu se manter distante do temido turismo predatório que já deixou suas marcas em destinos badalados do Nordeste.

Paraíso dos ecoturistas, a praia é muitas vezes comparada à vizinha Jericoacoara, já no Ceará, embora Barra Grande disponha de estrutura mais moderna em comparação à Jeri do passado, antes do boom turístico.

O resultado é um destino como poucos outros, capaz de combinar os confortos que um viajante espera em uma viagem inesquecível a belezas naturais dignas de um cartão-postal.

Neste artigo, vamos te contar o que esperar da sua viagem e várias informações práticas: onde fica, como chegar, quando visitar, o que fazer, atrações da vida noturna, onde comer e muito mais. Veja só!

Onde fica Barra Grande?

Onde fica Barra Grande?
Fonte: Pixabay

Barra Grande é uma praia da cidade de Cajueiro da Praia, um município do Piauí com pouco menos de 8.000 habitantes, conhecido por abrigar o maior cajueiro do mundo, com 8.832 m² e cerca de 200 anos de idade.

O destino fica próximo a outros lugares do Nordeste, quase na divisa com o Ceará, a apenas 170 km de Jericoacoara e a cerca de 245 km de Barreirinhas, principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. 

Barra Grande, Piauí: mapa

A praia ocupa um trecho de menos de 8 km do litoral piauiense e prova que tamanho não é documento: são tantas atrações à espera do visitante que é melhor montar um roteiro para não perder nada.

Para te ajudar nesse sentido, destacamos onde fica Barra Grande, Piauí, no mapa.

Como chegar à Barra Grande no Piauí?

Os viajantes que saem de outros estados do Brasil podem desembarcar em um dos aeroportos nas proximidades e, então, finalizar a viagem por terra.

O Aeroporto Internacional Parnaíba, por exemplo, fica a apenas 68 km, ou 1 hora de viagem de Barra Grande.

A viagem de táxi até a praia sai por cerca de R$ 200 (em novembro/2021), mas muitos hotéis e agências turísticas oferecem serviço de transfer a preços mais camaradas.

A lista de aeroportos nas redondezas é extensa, incluindo também o Aeroporto de Barreirinhas, o Aeroporto de Fortaleza e o Aeroporto de Teresina, capital do Piauí.

A partir da capital, você pode seguir viagem pela rodovia BR-343, enquanto o acesso a partir do Aeroporto Internacional Parnaíba é feito pela rodovia BR-402.

Distância de Teresina a Barra Grande, PI?

Distância de Teresina a Barra Grande, PI?
Fonte: Unsplash

Se você optou por desembarcar em Teresina e quer concluir seu trajeto por terra, vai precisar encarar 400 km de estrada para chegar ao seu destino final. 

A Viação Guanabara oferece o trecho de Teresina a Barra Grande, PI, com passagens a partir de R$ 98,35 (preço em novembro/2021).

Quando ir à Barra Grande, Piauí?

A melhor época para visitar Barra Grande, Piauí, varia conforme os objetivos da viagem.

Quem quer praticar kitesurf, por exemplo, deve marcar sua viagem entre os meses de julho e janeiro, especialmente de outubro a dezembro, quando as condições climáticas favorecem a prática do esporte.

Se você estiver planejando conhecer a região entre fevereiro e maio, vale a pena se preparar para encontrar a praia cheia e enfrentar alguns dias nublados ou chuvosos.

Os viajantes podem, ainda, combinar um roteiro entre Barra Grande e Lençóis Maranhenses. 

Nesse caso, pode ser uma boa ideia viajar entre julho e agosto, quando você poderá encontrar as lagoas dos lençóis com volume máximo.

Caso você queira evitar as multidões da alta temporada, não marque a sua viagem para os meses de férias escolares, isto é, de dezembro a janeiro e em julho. 

Passagem para Barra Grande, Piauí, em promoção!

Você pode garantir a sua passagem para Barra Grande, Piauí, sem pesar no bolso: é só fazer sua cotação gratuita no Passagens Promo para encontrar as ofertas mais baratas do mercado!

O site de buscas mais confiável do Brasil te ajuda a encontrar passagens aéreas econômicas em poucos passos. 

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Para aumentar suas chances de encontrar promoções imperdíveis, não deixe de cadastrar o seu e-mail no alerta de preços!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que fazer em Barra Grande

Destino perfeito para quem deseja curtir e relaxar, essa charmosa praia piauiense é prova irrefutável de que tamanho não é documento.

Para que você não se perca entre as muitas atrações locais, fizemos uma seleção com o que você precisa conhecer. Confira o que fazer em Barra Grande, Piauí!

Kitesurfing

Kitesurfing
Fonte: Pxhere / CC0

Muitas pessoas acreditam que foram os kitesurfistas que colocaram Barra Grande de vez no mapa turístico do Nordeste.

Todos os anos, milhares de praticantes do esporte sobre as ondas visitam a praia em busca de seus ventos fortes, entre 18 e 28 nós, perfeitos para garantir a diversão por dias a fio.

Os ventos não são o único motivo para Barra Grande ser um paraíso para o kitesurf e o windsurf

Os rios que deságuam na região e o relevo marinho local formam vários bancos de areia submersos, tornando o mar praticamente sem ondas!

Se você nunca praticou nenhum dos esportes, é só escolher um dos instrutores que oferecem aulas para iniciantes nos trechos mais à esquerda e à direita da vila.

Barra Grande é um daqueles lugares em que você pode subir na prancha e aproveitar a paisagem paradisíaca, com areia branquinha, águas cristalinas e infindáveis dunas no horizonte.

Lagoinha

Basta uma caminhada de cerca de 1 km pela praia para chegar à selvagem Lagoinha, com paradas estratégicas para mergulhar e afastar o calor. 

Considerado um dos mais belos cenários de Barra Grande, a região é onde ocorre um encontro entre o rio de águas calmas com o mar, formando uma lagoa tão bela quanto agradável, bem quentinha!

Além disso, como a região não fica exatamente colada ao centrinho da vila, você poderá curtir seu dia de praia com um quê de exclusividade, com a faixa de areia inteirinha para você.

Rota do Cavalo Marinho

A Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande, conhecida como BarraTur, promove a chamada Rota do Cavalo Marinho, que leva os viajantes até o habitat dos animais, hoje ameaçados de extinção.

Além dos cavalos-marinhos, você também terá a oportunidade de ver outros animais típicos da região, como caranguejos, aves marinhas e muitos outros.

Um dos motivos que atrai tanta gente à Rota do Cavalo Marinho é o fato de que todo o dinheiro arrecadado nos passeios é revertido em geração de renda e melhorias para os vilarejos de pescadores de Barra Grande.

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba
Fonte: Gabriel P. Silva / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Uma das mais famosas atrações turísticas em Barra Grande, Piauí, é o Delta do Parnaíba, o terceiro maior delta oceânico de todo o mundo, a apenas 70 km da vila.

Para chegar até a foz de um dos maiores rios do Brasil, basta fazer um bate-volta de barco: as embarcações partem do Porto dos Tatus. Vale a pena reservar um dia inteiro para curtir o passeio sem pressa.

Se você incluir o Delta do Parnaíba em seu roteiro de viagem, aproveite para contemplar o paradisíaco pôr do sol do alto das dunas e observar a incrível revoada dos guarás!

Parque Nacional das Sete Cidades

A pouco mais de 210 km de Barra Grande fica o Parque Nacional das Sete Cidades, um gigantesco sítio arqueológico onde está preservado um dos maiores acervos de pintura rupestre do mundo.

As imagens pré-históricas foram pintadas nos conjuntos de formações geológicas do parque há mais de 6.000 anos!

O parque é cortado por vários quilômetros de trilhas, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou carro, com a companhia obrigatória de um guia turístico.

Quais as praias de Barra Grande, Piauí?

O litoral de Barra Grande, Piauí, é dividido em diversas praias paradisíacas, com estilos bastante diferentes. 

A mais famosa é a Praia de Barra Grande, que oferece excelente infraestrutura ao banhista, incluindo barracas de praia e bons restaurantes. 

O local é ponto de desova de tartarugas marinhas e, por isso, tem trânsito proibido para veículos.

Se você gosta de praias com visual mais selvagem, vai curtir a Praia Morro Branco, cuja paisagem é cortada por imensas falésias e várias dunas: que tal fazer um passeio de buggy cheio de emoção pela região?

Os banhistas que gostam de praias desertas vão se apaixonar pelas praias do Sardin e Cajueiro da Praia, onde não existe nenhuma construção ou estrutura, apenas muita natureza preservada.

Melhores restaurantes em Barra Grande, Piauí

Melhores restaurantes em Barra Grande, Piauí
Fonte: Pexels

Vale a pena aproveitar sua estadia para conhecer os melhores restaurantes em Barra Grande, Piauí, e provar as delícias da gastronomia nordestina!

O restaurante da Pousada BGK e o Villa dos Poetas são boas opções para quem quer comer bem com vista do mar, bem no estilo pé na areia.

Se você prefere economizar em alimentação para gastar mais com passeios, você pode gostar do cardápio da Padaria da Barra.

A gastronomia brasileira é o grande destaque do Manga Rosa, enquanto o Bandoleiros The Hut e o La Pizza são perfeitos para quem curte massas!

Procura um ambiente mais requintado e romântico? Que tal incluir o La Cozinha ou o Mô Barra Grande em seu roteiro gastronômico?

O que fazer em Barra Grande à noite?

Apesar de não ser um destino tão badalado quanto Porto Seguro, Barra Grande não deixa a desejar em relação a sua vida noturna.

As ruas de terra batida do vilarejo, especialmente no centrinho e nos arredores da praia principal, são repletas de boas opções gastronômicas e barzinhos que oferecem animada programação com música ao vivo, especialmente aos fins de semana.

Tenha em mente, no entanto, que você dificilmente vai encontrar uma balada animadíssima que promova festas até o nascer do sol: a maioria dos estabelecimentos fecha as portas até as 2h.

Por essas e outras, pode ser uma boa ideia ir deitar mais cedo e guardar suas energias para as muitas atividades diurnas que Barra Grande oferece.

Quantos dias ficar em Barra Grande, Piauí?

Quantos dias ficar em Barra Grande, Piauí?
Fonte: Elquarto / Hotel

Quantos dias ficar em Barra Grande, Piauí, vai depender dos objetivos da viagem. 

De qualquer forma, tenha em mente que Barra Grande e tranquilidade são praticamente sinônimos, o que significa que vale a pena montar um roteiro organizado para não precisar fazer nada com pressa.

Para se desconectar do ritmo frenético da vida cosmopolita, recomendamos pelo menos quatro dias de estadia: assim, você vai poder curtir a praia com calma, além de ter tempo suficiente para visitar atrativos mais distantes.

Caso a sua intenção seja aproveitar os ventos da região para praticar kitesurf, é melhor reservar ao menos uma semana para sua estadia. 

Afinal, depois de navegar pelas águas de Barra Grande, vai ser difícil querer voltar para casa!

Melhores ofertas de passagem para Barra Grande, Piauí!

Quer conhecer as belezas de Barra Grande, Piauí, com economia? Garanta agora mesmo suas passagens aéreas baratas em nosso site buscador, Passagens Promo!

Fazer sua pesquisa de preços é fácil e rápido: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto. 

Nossa plataforma te mostra as melhores promoções das principais companhias aéreas.

Não se esqueça de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Quer conhecer as belezas do Piauí com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM FOR Fortaleza THE Teresina 25 Jul 29 Jul R$ 842 Gol GYN Goiânia THE Teresina 03 Out 29 Out R$ 844 Gol CGH São Paulo THE Teresina 24 Ago 27 Ago R$ 916 Gol GYN Goiânia THE Teresina 02 Mai 05 Mai R$ 1019 Gol GIG Rio de Janeiro THE Teresina 18 Jun 25 Jun R$ 1041 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!