
Sem dúvidas, a Suíça tem cidades dignas de contos de fadas, com uma beleza autêntica e cheia de cultura, uma delas é a Basileia que tem uma localização estratégica.
Tem fronteira com a Alemanha e a França , ambas influenciaram nos costumes, cultura e gastronomia, tanto que é considerada um lugar multicultural.
Quer conhecer mais um tesouro da Suíça? Leia o conteúdo para descobrir os motivos para viajar para esta cidade e se apaixonar
Índice
Onde fica Basileia?
Quem quiser explorar a Suíça não pode deixar de colocar no roteiro Basileia, uma cidade localizada no noroeste da cidade, que faz fronteira com a França e a Alemanha .
Sua localização estratégica facilita a economia, cultura e locomoção na Europa, o que a tornou em um destino multicultural, influenciada tanto pela cultura alemã quanto pela francesa.
Outro destaque são suas instituições financeiras e farmacêuticas bem conhecidas mundialmente. A beleza das suas ruas também são um charme, com construções da era medieval, catedral imponente e mais.
Como ir do Brasil a Basileia?
O trajeto para Basileia a partir do Brasil envolve voos internacionais e com conexão, principalmente em Lisboa ,Paris , Frankfurt , Madri ou Zurique . A rota mais optada é a que desembarca em Zurique e segue viagem de trem que leva 1h15min.
Escolher fazer a conexão em Frankfurt também é uma alternativa e existem trens que fazem o percurso. Após desembarcar no aeroporto, leva em média de 3 horas até chegar em Basileia. De Paris também é praticamente a mesma quantidade de tempo.
Quem quiser um percurso mais prático e rápido, o mais recomendável é ir para Zurique, pois não vai precisar enfrentar mais de 1 hora de trem até chegar ao destino final.
Os brasileiros não precisam se preocupar com visto, pois consegue entrar na Alemanha e França sem o visto e também entrar na Suíça. Assim, não vai precisar se preocupar com burocracia, mais um motivo para conhecer a cidade.
Não deixe para comprar suas passagens aéreas em cima da hora, compre com antecedência para garantir bons valores e também adquira um seguro de viagem , nunca se sabe o que pode acontecer.
Melhor época para ir à Basileia
Antes de comprar suas passagens aéreas para um destino, escolha uma época que mais combine com o seu estilo e possa te oferecer os passeios de sua preferência.
Além disso, cada viajante tem suas particularidades e escolher com base nos seus gostos pode te proporcionar momentos inesquecíveis.
Primavera (março a maio)
A temporada das flores é de março a maio, ideal para passeios ao ar livre e apreciar a beleza florida nas paisagens.
Vai conseguir explorar o centro histórico em um clima ameno, visitar seus museus sem enfrentar filas e viver experiências culturais nessa época.
Verão (junho a agosto)
O período mais escolhido para quem busca participar dos seus festivais, é o festival de música militar e o Im Fluss Festival que acontece em uma plataforma flutuante.
E o verão é excelente para passeios às margens do rio Reno, também para nadar e aproveitar o clima quente se refrescando.
Outono (setembro a novembro)
Meses ideias para evitar multidões, participar de festivais, como a feira de artesanato Art Basel, que é bastante privilegiada mundialmente.
A cidade ganha um cenário em tons dourados e avermelhados, o que a torna mais irresistível, não tem como caminhar pelas suas ruas e não se encantar.
E como a temporada recebe um fluxo menor de turistas, exceto na época da feira, é mais provável economizar, pois os preços baixam.
Inverno
Viva um natal diferente e encantador em Basileia, sua Praça Münster, torna-se em um palco para o espírito natalino.
Nada melhor que apreciar a beleza na neve cobrindo a cidade, além de permitir os esportes de neve em suas estações de esqui que ficam vizinhas.
Também você pode se animar no seu Fasnacht, o carnaval da cidade que acontece em fevereiro ou março, com desfiles e animação.
Conheça mais um destino com o Passagens Promo
Experiências únicas na sua viagem para Basileia
Basileia oferece aos seus turistas uma cidade com uma cultura fascinante e uma vista única do rio Reno.
Confira algumas atividades que você pode desfrutar durante sua viagem a esse destino e que vão te oferecer uma experiência autêntica.
Passeio de balsa
Faça um passeio de balsa sem motor pelo Reno, no Weidling, em uma embarcação tradicional da cidade que desliza pelo rio.
A origem desse meio de transporte foi da época em que o rio era somente a única via de transporte. Com a correnteza e um cabo suspenso é possível navegar sem um motor.
O melhor de tudo é que o passeio oferece vistas da Catedral de vários ângulos e de outras construções medievais, como suas pontes. E se o passeio for no verão, vai encontrar seus moradores nadando pelo rio.
Caminhada pela trilha das três fronteiras
Como a cidade está em uma localização estratégica, faz fronteira com a França e a Alemanha, seus turistas podem realizar uma trilha.
É um percurso que promove aos seus visitantes de conhecer um monumento simbólico posto onde os países se encontram.
Normalmente a caminhada começa no centro da cidade e segue em direção ao Porto fluvial. Durante o trajeto vai passar pelas áreas urbanas e naturais, o que não vai faltar são cenários diferentes.
Se quiser fazer uma parada, tem cafés e restaurantes que servem pratos típicos das três culinárias, uma experiência gastronômica multicultural.
Conhecer os mercados locais
Para compreender e ter contato com a cultura da cidade, faça uma visita em um dos seus mercados, o mais famoso é o que fica na frente da prefeitura.
Ele tem barracas que vendem produtos frescos, flores, queijos e artesanais. Aproveite para provar e garantir uma lembrança da viagem.
O mercado é aberto durante toda a semana, vai encontrar desde os seus moradores locais até os turistas. Não deixe de provar o Basler Läckerli, que é um biscoito de gengibre e também os queijos.
Pontos turísticos imperdíveis em Basileia
Viagens são inesquecíveis quando o turista consegue organizar o seu roteiro de acordo com suas preferências. E Basileia é um destino impossível de frustrar.
Com uma variedade de pontos turísticos e boas condições para explorar seus espaços com atividades. Leia e saiba mais!
Altstadt

Considerada a parte antiga da cidade, Altstadt oferece uma imersão histórica, suas ruas de paralelepípedos são cercadas de construções medievais. A prefeitura da cidade fica lá, sua fachada vermelha atrai os olhares.
Em frente abriga todos os dias o mercado ao ar livre, o que torna o ambiente vibrante. Ao passear por essa região vai encontrar o famoso Spalentor, um antigo portão medieval que ainda se mantém de pé, construído para proteger a cidade.
Catedral de Basileia

Sem dúvidas, é um dos cartões-postais de Basileia, a sua catedral é impressionante, com uma arquitetura gótica e românica bem marcante em suas torres que podem ser vistas de qualquer lugar da cidade.
Faça uma visita para conhecer o seu arenito vermelho, um dos responsáveis pelo visual único, o interior chama atenção com seus vitrais, esculturas e túmulos de pessoas importantes.
Suba até uma das torres para contemplar a beleza do rio Reno, embora a subida seja um pouco íngreme o espetáculo visual que oferece vale a pena.
Ponte Mittlere Brücke

Conhecida como Ponte do Meio, foi levantada em 1226 e ao longo dos anos sofreu algumas modificações, a mais recente foi de 1905. No entanto, o visual histórico que ainda se mantém.
Ela conecta os dois lados da cidade, Gross Basel (Grande Basileia) e Kleinbasel (Pequena Basileia). Não tem como não ir conhecer, pois permite uma vista panorâmica do rio e da paisagem urbana, além dos barcos que navegam pelo rio.
Uma curiosidade é que algum tempo atrás os moradores jogavam moedas como oferenda para garantir uma viagem segura pelo rio. E no meio da ponte há uma capela, aproveite e conheça.
Torre Roche

O edifício mais alto da Suíça tem 205 metros e fica em Basileia que exibe uma arquitetura contemporânea, pertence à empresa farmacêutica Roche, o que reforça a importância da cidade na indústria química e farmacêutica.
Não é aberto ao público, mas como tornou-se uma atração devido ao seu tamanho, várias pessoas vão conhecer de perto ou apenas observar a sua presença no horizonte da cidade em contraste com as construções históricas.
Fundação Beyeler
Mesmo que você não seja um estudioso da arte, vale a pena conhecer a fundação que abriga um museu com uma coleção de arte moderna e contemporânea.
As obras da coleção são de Ernst Beyeler, você vai encontrar quadros de Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Claude Monet e entre outros. Além de expor essas obras permanentes recebe algumas coleções que ficam temporariamente.
A riqueza do museu não está somente em suas obras, mas também no edifício que é de uma beleza sem igual, rodeado por belos jardins e um lago que favorece a experiência artística.
Museu de Arte de Basileia
Outro museu que merece sua visita é o Museu de Arte de Basileia, um dos mais influentes da Suíça, com uma coleção da Idade Média até a Contemporânea.
Há pinturas de renomados artistas renascentistas, Hans Holbein de outros como Monet e Cézanne. Há uma seção dedicada à arte do século XX que tem como destaque Picasso, Dalí e Kandinsky.
Zoológico de Basileia

Um dos mais antigos do país é o Zoológico de Basileia, de 1874, com uma variedade de espécies, desde elefantes, rinocerontes até espécies raras.
Os espaços são divididos o que permite aos visitantes explorar tranquilamente cada um, nas áreas dos primatas e conhecer os gorilas e os orangotangos.
Outras áreas que também vão conquistar a sua atenção são o Aquário e o Viveiro que simulam habitats naturais e o ambiente é climatizado para garantir às espécies um conforto maior.
O Zoo Basel é uma instituição importante para a conservação de especiais selvagens e uma boa opção de atração para famílias que podem levar os seus filhos para se aventurar.
Museu do Brinquedo
Que tal fazer uma viagem de volta ao tempo e se sentir criança novamente? Visite o Museu do Brinquedo de Basileia, tem uma das maiores coleções de brinquedos antigos no mundo, são cerca de 6.000 peças.
Há bonecas de porcelana, casas de boneca, ursos de pelúcias, carrinhos de brinquedos e muito mais de várias épocas. Não tem como não se apaixonar por cada detalhe, assim você consegue compreender a evolução dos brinquedos.
No final do tour passe na loja para garantir miniaturas e itens colecionáveis, com certeza vale a pena levar algum deles para casa.
Gastronomia de Brasília
Não há nada melhor que viajar para um destino espetacular e experimentar uma gastronomia rica em sabores. Basileia não deixa a desejar nessa parte também.
Seus pratos tradicionais oferecem uma experiência autêntica com um sabor marcante. Um dos destaques é o Basler Läckerli, um biscoito de mel que é bastante consumido com café.
A batata dourada e crocante, conhecida como Rösti, também vai conquistar o seu paladar. Agora, o que não pode faltar no roteiro gastronômico são os fondues e a raclette que são estrelas no inverno.
Se está em busca de onde provar esses pratos, saiba que para um momento requintado o Chefão Blanc, não vai se decepcionar, é um restaurante com estrelas Michelin. Para uma refeição mais descontraída, o Restaurante Schlusselzunft é uma boa sugestão.
Bairros para se hospedar em Basileia
Para garantir uma estadia tranquila no destino é bom encontrar uma região para se hospedar que ofereça praticidade e possa oferecer uma boa infraestrutura.
Sem dúvidas, o Centro Histórico, conhecido como Altstadt é uma das melhores opções, devido a sua quantidade de hotéis, lojas e cafés.
Outra alternativa é o Kleinbasel, que fica às margens do Rio Reno e promove uma experiência vibrante e divertida, há bares e restaurantes que à noite são ponto de encontros.
Quem prefere uma região mais tranquila, Gundelfingen é uma excelente escolha, além de ficar próximo da estação de trem, o que facilita a locomoção.
Melhores preços e condições
Quantos dias ficar em Basileia?
Para montar um bom roteiro é bom saber quantos dias são necessários para ficar em determinado destino. Na viagem a Basileia, o recomendado é 2 dias no mínimo.
Nesse período consegue explorar a cidade antiga e suas atrações, fazer um tour nos museus, passeios de barco pelo rio e visitar o mercado da cidade.
Se quiser fazer a trilha das três fronteiras e conhecer o zoológico de Basileia acrescente mais um dia. Ninguém merece fazer os passeios nas pressas