Belfast: uma viagem pelas histórias e lendas da capital da Irlanda do Norte

Belfast é a cidade onde o Titanic foi construído o navio que ficou na história, tem até um museu dedicado a sua construção e ao naufrágio que ocorreu.

Além disso, é um destino que impressiona a todos pela sua arquitetura vitoriana e moderna, também é conhecida pelas suas lendas e atmosfera artística.

Onde fica Belfast? 

Às margens do Rio Lagan, encontra-se a capital da Irlanda do Norte, uma das quatro nações do Reino Unido , Belfast também é a maior cidade do país. 

Ela é dividida em bairros e cada um reserva uma atmosfera diferente para os seus turistas, tem o centro da cidade, áreas mais residenciais e até aquelas mais vibrantes para aproveitar a noite. 

Atualmente, é uma das cidades que mais crescem no ramo turístico da Irlanda do Norte, tem um bom sistema de transporte público, além de ser bem conectada com outras partes do Reino Unido.

Outro destaque são os seus museus, universidades, teatros e suas construções que mesclam o moderno com a era vitoriana. Pode ter certeza, você vai amar passear pelas suas ruas e curtir suas atrações.

Como chegar a Belfast? 

Para conseguir chegar até Belfast, na Irlanda do Norte, você vai precisar realizar uma viagem internacional ao menos com uma escala, já que não existem voos diretos do Brasil até esse destino.

Normalmente, a conexão é feita em alguma das principais cidades da Europa, são elas: Londres, Paris, Amsterdam  ou Frankfurt e só depois que consegue fazer uma viagem regional para o Aeroporto da Cidade de Belfast.

Após o desembarque pode solicitar um táxi, pegar um ônibus e se antes de viajar tiver contratado um transfer privado, ele já estará à sua espera na frente do aeroporto e o trajeto para o centro demora em torno de 30 minutos.

O brasileiro só precisa de um passaporte válido e apresentar a passagem aérea de ida e volta para que a sua entrada seja aceita. No entanto, se a viagem extrapolar 6 meses e não for para fins turísticos é preciso solicitar o visto.

Melhor época para ir a Belfast

É normal se questionar qual é a melhor época para fazer a sua viagem a Belfast. A escolha é bastante particular, é preciso avaliar quais são os tipos de atrações que deseja realizar e verificar qual estação é mais propícia.

A primavera e verão são nos meses de maio a setembro, tem dias mais longos e suas temperaturas variam em torno de 12°C e 19° C. O clima é agradável para fazer passeios ao ar livre, conhecer seus parques e participar de eventos a céu aberto. 

Quem não quer enfrentar multidões os meses mais recomendados são maio e junho o clima permanece ameno e a quantidade de turistas é menor em comparação aos outros meses.

Embora no outono já comece a esfriar, ainda é uma boa opção com temperaturas moderadas e fluxo menor de turistas, a época que não é tão escolhida é o inverno por causa das suas temperaturas baixas.

Garanta a sua passagem aérea sem dor de cabeça! 

O que fazer em Belfast no inverno?

Não é porque as temperaturas em Belfast são baixas no inverno que não há boas opções de passeios. Tem como aproveitar de diversas formas essa cidade nos meses de dezembro a março. 

Em primeiro lugar, uma atração irresistível é o Mercado de Natal que comercializa várias comidas típicas, bebidas quentes, artesanatos e fica em um ambiente acolhedor. 

Você pode visitar seus museus, como o Museu Ulster e o Titanic Belfast, em que ambos oferecem boas experiências culturais e históricas, durante a noite não deixe de ir em seus pubs tradicionais para se divertir no estilo irlandês.

Além dessas atividades é uma época que também ocorre eventos sazonais de patinação no gelo, shows e concertos, tem para todos os tipos de gostos.

Principais pontos turísticos 

Viajar para Belfast é ter a certeza que terá vários passeios, é uma cidade com uma boa quantidade de atrações que encanta a todos com o seu cenário artístico e arquitetura vitoriana, que foi restaurada ao longo dos séculos.

E para quem não dispensa um passeio ao ar livre pode visitar seus parques nacionais para ter mais contato com a natureza, desacelerar um pouco e recarregar as energias.

Titanic Belfast 

Titanic Belfast 

Uma das atrações que você não pode deixar de fora do seu roteiro é o Titanic Belfast, que foi inaugurado em 2012 e apresenta pontos importantes da história do grande Titanic.

O edifício por si só já é um espetáculo, sua arquitetura inovadora que representa a proa de navio chama atenção de todos que passam. O seu interior abriga ao total nove galerias que proporcionam uma viagem no tempo, desde a sua concepção até o final trágico.

Cada exposição tem recriações da parte interna do navio, objetos originais e outras que narram histórias pessoais de alguns tripulantes. A que mais emociona o público é a Galeria do Naufrágio, pois apresenta os destroços e as explorações subaquáticas.

Ao depender da época da sua viagem vai ter o privilégio de participar de algum evento ou programa educacional, eles possibilitam uma imersão mais profunda. E para não sair de mão vazia pode passar em sua loja de souvenirs e garantir suas lembrancinhas.

Além disso, tem um bistrô que tem um cardápio inspirado nas principais receitas feitas no Titanic, é uma oportunidade ímpar de explorar este acontecimento de forma gastronômica também.

Museu Ulster 

No Jardim Botânico de Belfast tem um dos seus principais pontos turísticos que com certeza vai te garantir um bom passeio, é o Museu Ulster que é dedicado à arte, história, arqueologia e ciências naturais.

A principal exposição é a da Armada Espanhola que tem artefatos que foram recuperados do naufrágio “La Girona” e ocorreu em 1588. Na seção de arte abriga obras de artistas renomados, desde antigos aos contemporâneos.

O espaço reservado para ciências naturais tem uma variedade de espécimes de dinossauros, minerais e fósseis, não tem quem não fique maravilhado. E quem ama história fica empolgado com a Galeria de História Contemporânea que aborda os principais acontecimentos do país.

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita, além de promover aos seus visitantes a oportunidade de aprender de forma interativa e criativa. E se depois do passeio ficar com fome pode ir em seus cafés que tem no complexo.

Grand Opera House 

Grand Opera House 

A Grand Opera House de Belfast foi construída em 1895, você pode ter o privilégio de conhecer uma verdadeira construção vitoriana com uma fachada ornamentada e um interior de deixar qualquer um de boca aberta. 

Ao longo da história o teatro passou por algumas modificações que não afetaram a sua beleza original. Aproveite para conhecer esta grande obra da cidade, explorar sua trajetória e se encantar com cada detalhe da sua arquitetura.

Até os dias atuais ocorrem produções teatrais, óperas, concertos e apresentações de comédias, são diversos artistas que se apresentam neste palco renomado, sem dúvidas é um dos símbolos mais culturais de Belfast.

Castelo de Belfast 

Castelo de Belfast 

O Castelo de Belfast foi construído no estilo escocês baronial, como fica a 400 pés acima do nível do mar proporciona vistas deslumbrantes da região.

Ele passou por algumas reconstruções, a mais recente é de 1862 e foi concluída em 1870, por isso esbanja torres, pináculos e uma escadaria ornamentada deslumbrante.

Ao seu redor tem jardins bem preservados com flores, plantas, esculturas de animais, além do seu símbolo de boa sorte que representa a lenda sobre o castelo. 

A lenda diz que a família de Donegall não poderia ter deixado um gato branco e em consequência enfrentaram uma maré de azar. Por isso, há muitas esculturas de gatos nos seus jardins.

Se você gosta de história, lendas e construções antigas, o Castelo de Belfast tem que ser parada obrigatória na sua viagem, há várias excursões guiadas que são ofertadas para a atração, escolha uma e aproveite.

Parliament Buildings

Parliament Buildings

Você não pode deixar de conhecer um dos complexos mais famosos da Irlanda do Norte, que hoje abriga a assembleia do país, além do principal edifício tem outros para diferentes fins.

A sua arquitetura é no estilo neoclássico com uma fachada que carrega imponência. O que mais chama atenção dos seus visitantes são os espaços paisagísticos como o Parque Stormont que pode até realizar trilhas.

Para ter boas informações durante o passeio, solicite uma visita guiada, ela apresenta a história e a arquitetura do complexo. Hoje em dia, ele não é apenas mais visto como um centro político, a sua importância o tornou um símbolo do progresso da Irlanda do Norte.

Jardim Botânico de Belfast 

Tenha um momento de ar fresco no Jardim Botânico de Belfast que foi fundado pela renomada Sociedade Botânica e Hortícola em 1828, para exibir plantas raras e exóticas.

Ele é dividido em estufas, a mais famosa é a palm house no estilo vitoriano, seu designer é de ferro forjado e vidro, abriga uma coleção de plantas tropicais e subtropicais.

Outra que chama bastante atenção e você vai amar conhecer é Tropical Ravine e tem plantas tropicais, como palmeiras, bananeiras e plantas carnívoras, o seu diferencial é a passarela que oferece aos visitantes a oportunidade de ver de perto a vegetação.

Em algumas temporadas acontecem exposições e feiras com o objetivo de promover ao público a oportunidade de expandir o conhecimento, principalmente para a conservação e sustentabilidade. 

Além de tanta beleza que você vai contemplar, pode ter o privilégio de fazer trilhas pelas suas áreas verdes, se quiser fazer um piquenique tem lugares reservados que promovem uma atmosfera acolhedora.

Belfast City Hall

Para fazer um mergulho na história da cidade pode ir ao Belfast City Hall, que foi inaugurado em 1906, promove diversas atividades cívicas e culturais. A sua arquitetura é um show à parte, tem uma estrutura neobarroca cheia de detalhes e grandiosidade.

Não tem como não prestar atenção na cúpula central verde de cobre com 53 metros de altura e sua fachada de pedra. O interior também não deixa a desejar, os pisos são de mármore, repleto de vitrais e o teto é ornamentado. 

A entrada é gratuita e tem visitas guiadas que levam para explorar os salões, câmaras, espaços públicos, além de apresentar a exposição permanente de artefatos históricos.

Na parte externa tem jardins que circundam o edifício, acrescenta mais beleza e uma atmosfera relaxante, vai encontrar estátuas como a da Rainha Vitória e o Titanic Memorial e monumentos comemorativos.

Calçada dos gigantes 

Calçada dos gigantes 

A Calçada dos Gigantes é Patrimônio Mundial da UNESCO, por causa da sua importância geológica e paisagística, são 40.000 colunas de basalto interligadas, resultado de atividades vulcânicas.

Você vai ficar impressionado quando chegar a essa reserva natural que também guarda algumas lendas, a mais famosa é a Finn McCool de um gigante que construiu a calçada para atravessar o mar durante um confronto com outro gigante.

Tem excursões que são ofertadas para a realização de trilhas e caminhadas para explorar a região com vistas panorâmicas do Atlântico Norte. 

Não esqueça de passar no centro de visitantes para participar de exposições interativas sobre a geologia, biologia e mitologia local. Também tem uma loja de souvenirs e serviços de café, para quem não dispensa uma bebida quente.

O que fazer a noite em Belfast?

Não precisa se preocupar em Belfast o que não faltam são atrações noturnas, seu bairro Cathedral Quarter tem uma boa quantidade de bares e pubs com músicas locais. 

Para ter uma experiência mais sofisticada, o Titanic Quartet tem bons restaurantes modernos, além de proporcionar shows e eventos esportivos. 

Se quer curtir a noite no estilo irlandês, o bairro Gaeltacht Quarter é uma excelente escolha, seus bares e pubs tem músicas locais, apresentações folclóricas e danças típicas.

Além disso, na cidade vai encontrar bons cinemas e também boas atrações no Grand Opera House com diversas opções de entretenimento para todos os tipos de públicos.

Compre com economia e praticidade! 

O que comer em Belfast? 

Para a viagem ser completa não deixe de provar os pratos típicos da Irlanda do Norte, eles refletem a agricultura costeira da região. O mais famoso é o típico café da manhã, conhecido como Ulster Fry, composto de bacon, salsichas, ovos, pão de soda, tomates, cogumelos e batatas.

No lanche aproveite e experimente Dulse que é uma alga marinha vermelha, também é consumida em sopa e pães. 

À noite procure um restaurante que sirva Champ que é um purê de batatas misturado com cebolinha, leite e manteiga, servido com carne, a sua textura traz todo o diferencial para o prato.

Experimente também o doce Yellowman, que é feito de açúcar, manteiga, vinagre, bicarbonato de sódio, é bastante crocante. Você pode encontrá-lo em mercados ou em restaurantes tradicionais.

Veja Também: