Belgrado: história, vida moderna e agito noturno 

Uma capital com uma rica cultura e história, Belgrado mistura edifícios antigos com uma arquitetura moderna. Além disso, é uma cidade perfeita para quem não dispensa uma vida noturna agitada.

Durante o dia você poderá explorar sua história e cultura, em seus museus, galerias de arte e atrações. E à noite seus bares esperam por você.

Onde fica Belgrado? 

No sudeste europeu  fica a capital da Sérvia , no encontro entre os rios Danúbio e Sava. A elevação média da cidade é de 116 metros acima do mar que proporciona paisagens únicas. Ao longo dos anos a sua localização estratégica foi fundamental para as culturas orientais e ocidentais, ela faz fronteira com Budapeste , na Hungria , e Sofia, na Bulgária .

Os seus arredores tem montanhas e colinas que trazem uma atmosfera bucólica para a região e na parte urbana há construções medievais e austro-húngaras. 

Belgrado também é vista como uma das cidades mais antigas da Europa, com certeza seus passeios irão render muita história e cultura.

Como ir do Brasil a Belgrado? 

Para conseguir chegar em Belgrado a partir do Brasil é necessário fazer uma escala ou mais de uma em alguma cidade europeia, como Frankfurt , Viena , Istambul ou Paris .

Em seguida, é que consegue pegar um voo para o Aeroporto Nikola Tesla que fica no destino final. A viagem dura em torno de 15 a 20 horas, dependendo do tipo de escala que será escolhida.

Após chegar na capital da Sérvia, tem a sua disposição alguns tipos de transportes para conseguir ir ao centro, são eles: 

Outra opção a considerar é antes de viajar alugar em uma empresa confiável um carro , para conseguir realizar os passeios com mais flexibilidade. Também é uma boa alternativa para quem viaja em grupo. 

Não esqueça de procurar saber quais são os requisitos necessários para entrar na Sérvia, para que a sua chegada seja a mais tranquila possível.

Qual é a melhor época para visitar Belgrado? 

É recomendável escolher uma época que esteja de acordo com as suas expectativas. Para conseguir descobrir qual é, tem que avaliar quais são os tipos de passeios que cada uma reserva. 

A temporada mais popular é o verão  (junho a agosto), ideal para atividades ao ar livre, também acontecem vários festivais e eventos culturais. Você poderá ter uma experiência  mais autêntica ao participar deles. 

Quem não quer enfrentar um alto fluxo de turistas nas atrações e também prefere uma época de temperaturas amenas, a primavera (março a maio) é ideal. A paisagem fica florida e os seus parques belíssimos. 

Para quem deseja economizar, o outono (setembro a novembro) é excelente. A cidade recebe poucos turistas nessa época do ano e tem cenários deslumbrantes, com as cores e folhagens outonal. 

No inverno (dezembro a fevereiro) corre o risco de nevar e você terá o privilégio de apreciar a beleza das montanhas e colinas cobertas de neve, trazem uma atmosfera charmosa. Além de que durante esses meses tem os eventos e mercados de natal.

O que comer em Belgrado?

Aproveite a sua estadia em Belgrado para conhecer mais os pratos típicos da Sérvia que refletem a influência dos Balcãs, da cozinha mediterrânea e oriental. 

Comece pelo ćevapi, são pequenos cilindros de carne moída temperada e grelhada, servida com pão assado e cebolas. Também experimente seus repolhos recheados com carne moída e arroz ao molho. 

Em seus bares tem petiscos como o burek, pastéis recheado de carne, queijo ou espinafre, uma refeição rápida que também pode ser encontrada em restaurantes típicos. Quem gosta de doce, precisa experimentar o tradicional pita uma torta de maçã que pode ser com nozes e açúcar.

Tenha como acompanhamento a rajika uma bebida nacional, aguardente de frutas que serve para abrir o apetite ou fazer a digestão. 

Você poderá encontrar esses pratos no Zavičaj, Mama Restaurant Belgrade e no Little Bay. Cada um promove uma atmosfera diferente e os seus pratos tem um toque especial.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Principais atrações de Belgrado 

A capital da Sérvia apresenta aos seus turistas um leque de opções de atrações, com suas construções medievais e bairros boêmios. 

Viajar para Belgrado é ter a oportunidade de conhecer mais sobre a história do país e conhecer um dos museus mais imperdíveis de arte da Europa. 

Fortaleza de Kalemegdan 

Fortaleza de Kalemegdan 

No topo de uma colina onde ocorre o encontro dos rios Danúbio e Sava fica um dos marcos mais importantes de Belgrado, a Fortaleza de Kalemegdan que foi peça fundamental para defender a cidade de invasores.

Você poderá conhecer seus jardins e parques que ficam ao redor da fortaleza e são locais para caminhadas e piqueniques. Aproveite e faça uma refeição ou tome uma bebida nos cafés e restaurantes que ficam na fortaleza.

Durante o tour poderá conhecer o antigo forte, os portões e as muralhas bem preservadas. Além disso, no complexo tem o Museu da Cidade de Belgrado e o Museu Militar, ambos abrigam artefatos que trazem uma compreensão ampla sobre a trajetória urbana e militar da região.

Templo de São Sava 

Templo de São Sava 

Visite o Templo de São Sava, o maior templo ortodoxo do mundo, ele é dedicado a São João Sava, o responsável pela criação da Igreja Ortodoxa na Sérvia.

O estilo é neobizantino com uma cúpula de 70 metros de altura e fachada com detalhes ornamentais. Entre no interior para apreciar os afrescos e ícones que representam cenas simbólicas da religião.

A construção do Templo São Sava iniciou em 1935 e somente em 2004 que foi consagrado. Além de ter se tornado um ponto de referência religioso do país, também é aberto para eventos culturais.

Museu Nacional da Sérvia 

Museu Nacional da Sérvia 

Um dos mais importantes museus do país é o que fica em Belgrado, sua fundação foi em 1844 e tem uma coleção de arte e artefatos históricos de várias épocas e culturas.

Na sua visita terá acesso a coleção que conta com aproximadamente 400.00 artefatos, com esculturas, moedas, manuscritos e objetos arqueológicos. Ao passar pelas exposições vai se deparar com obras de renomados artistas, como Rembrandt e Rubens.

Faça um tour pelas suas seções temáticas, também nos espaços de exposições temporárias. Quem quiser ter uma imersão mais profunda pode fazer visitas guiadas, participar de eventos culturais para compreender mais sobre as coleções.

Museu de Arte Contemporânea 

Aos amantes da arte não pode deixar de fora do roteiro de Belgrado o Museu de Arte Contemporânea, localizado às margens do Rio Sava. É um edifício moderno que traz um contraste impressionante com o natural das águas do Rio. 

Em seu tour pelo museu terá a chance de conhecer obras de artistas sérvios e internacionais que dedicaram sua carreira a arte contemporânea. Nos espaços tem fotografias, vídeos e instalações.

Além delas também tem seções para exposições temporárias que trazem uma atmosfera inovadora por meio de tendências e movimentos. Quem tiver um tempo extra, vale a pena participar de eventos culturais, como palestras e workshops.

Sem dúvidas, é uma atração impressionante, principalmente para os curiosos e estudiosos sobre arte contemporânea e movimentos artísticos.

Museu Nikola Tesla 

Museu Nikola Tesla 

Em homenagem a um cientista e inventor sérvio, Nikola Tesla, em Belgrado tem um museu dedicado à sua vida e trabalho. 

Conheça a coleção de documentos, artefatos e invenções que foram desenvolvidas por Tesla, são mais de 160.000 documentos originais com patentes, cartas e diários. 

Na coleção de invenções explore os modelos das invenções, os instrumentos científicos que foram usados, fotografias e livros. O principal destaque é a urna, onde ficam as cinzas de Nikolas Tesla.

O museu também proporciona aos seus visitantes demonstrações ao vivo sobre os princípios científicos que Tesla utilizou. Escolha fazer uma visita guiada para ter uma compreensão maior sobre a trajetória desse grande inventor sérvio.

Ada Ciganlija

Ada Ciganlija

Tenha uma experiência diferente na Ada Ciganlija, uma ilha fluvial, localizada no rio Sava. Um destino popular nos dias de temperaturas quentes. 

A ilha tem praias artificiais, você pode nadar, tomar sol e até praticar esportes aquáticos. Ela é cercada por um parque que proporciona trilhas, ciclovias, áreas de piqueniques e de atividades esportivas, como tênis, golfe e futebol.

Não precisa se preocupar caso tenha vontade de passar o dia, sua infraestrutura conta com restaurantes, quiosques e bares que servem desde petiscos a pratos típicos da região. 

Aos mais aventureiros não perca a chance de fazer uma tirolesa ou pular de bungee jumping. Visitar a Ada Ciganlija é ter o privilégio de viver momentos em contato com a natureza e aproveitar as boas condições de fazer atividades ao ar livre.

Famosos bairros de Belgrado 

Fazer um tour pelos bairros de Belgrado é ter a chance de presenciar construções históricas e modernas. Além de passear pelas suas ruas estreitas que refletem uma atmosfera boêmia. 

Zemum 

Um bairro histórico às margens do rio Danúbio, antes era uma cidade e depois foi incorporado a Belgrado em 1934 e até os dias atuais exibe a sua identidade única. Com ruas de paralelepípedos, construções barrocas e uma atmosfera serena. 

Ao caminhar pelas ruas, poderá ver a Torre Garfos de 1896 que oferece vistas panorâmicas do rio Danúbio. Passe também na Igreja de São Nicolau, uma das mais antigas da cidade.

Finalize o seu passeio pelo bairro em um dos seus restaurantes e experimente algum prato típico da região para garantir uma experiência autêntica. 

Skadarlija

Mais um bairro que merece a sua visita, tem uma atmosfera histórica que carrega uma rica herança cultural. Ele é comparado ao Montmartre em Paris, por causa da vida artística e literária.

Os edifícios têm fachadas repletas de arte de rua, o que contribui para esse clima artístico. Conheça o Teatro Dado e o antigo hotel Três Chapéus, ambos são símbolos culturais da cidade. 

Faça uma refeição em seus restaurantes tradicionais que servem comidas típicas da Sérvia. Dedique um tempo para fazer um tour nas suas galerias de arte.

Não saia do bairro sem passar em suas lojas de antiguidades para adquirir um souvenirs e também explorar o trabalho dos artistas locais. 

Na época do verão, o Skadarlija recebe várias pessoas que participam dos festivais de rua, performances artísticas e eventos culturais que enfatizam mais a herança boêmia da região. 

Dorćol

Faça uma imersão cultural no Bairro Dorćol que reflete influências orientais e ocidentais. A mistura das culturas traz edifícios diferentes e uma comunidade multicultural.

Conheça a Mesquita Bayrakli, herança do império otomano. Também faça uma visita ao Museu Judaico que apresenta a religiosidade dos judeus.

E se ficar até a noite, não deixe de passar na Rua Strahinjića Bana, famosa pela atmosfera animada e pelos inúmeros bares e restaurantes modernos que abriga. 

Qual é o tempo ideal para ficar em Belgrado? 

Antes de decolar para Belgrado determine quantos dias quer ficar na cidade, assim conseguirá distribuir adequadamente os pontos turísticos que deseja visitar em cada dia. 

Geralmente é recomendado ficar em média de 3 a 5 dias. Em três dias, você consegue ir nas principais atrações como a fortaleza, Kalemegdan, no bairro boêmio de Skadarlija, ao Museu Nacional, à Catedral de São Sarva e aproveitar da vida noturna.

Já quem decide ficar 5 dias tem o privilégio de fazer uma imersão mais profunda na cidade e passar por Zemum, na Ilha Ada Ciganlija para praticar atividades ao livre, também poderá explorar os mercados locais.

O mais importante é decidir que tipo de viagem deseja fazer. Dessa forma, terá mais facilidade na hora de elaborar o roteiro e garantir uma experiência inesquecível.

Compre sua passagem aérea com a praticidade que você precisa!

Quanto se gasta em uma viagem para Belgrado? 

Se é a sua primeira viagem a Belgrado e está em dúvidas de quanto vai gastar e deseja ter uma estimativa, veja só: 

Vale mencionar que existem fatores que interferem diretamente nos valores, como a temporada e o estilo de viagem.

Se for em alta temporada os valores tendem a subir mais, por causa da grande demanda. E quem gosta de uma viagem mais sofisticada terá que desembolsar muito mais.

Veja Também: