Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

O charmoso vilarejo de Bichinho, MG pode ser o destino ideal para sua próxima viagem, oferecendo ao mesmo tempo: um refúgio para a correria do dia a dia em meio à natureza e uma boa oportunidade para ir às compras.

Vizinho da turística Tiradentes, no Vale das Vertentes, o povoado tem uma história que se confunde com a de Minas Gerais, remontando ao começo do século XVIII, durante a corrida do ouro nos arredores de São João del Rei.

Uma das paradas da rota turística da Estrada Real, que percorre os antigos caminhos do ouro entre o interior de Minas e Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, Bichinho se modernizou e hoje é um dos principais polos de artesanato na região.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre as principais atrações do distrito e dicas turísticas valiosas, como os melhores restaurantes, onde ficar, o que comprar barato e muito mais. Vamos lá!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Bichinho, MG: pontos turísticos históricos e artesanato mineiro

A turística Tiradentes se transformou nos últimos anos em um dos principais destinos mineiros, reunindo bons restaurantes, festivais importantes e hotéis charmosos.

Ou seja, um “prato cheio” para o turismo, capaz de atrair mais de 1,1 milhão de visitantes todos os anos, ou seja, mais de 304 vezes a população da cidade, de pouco mais de 10 mil habitantes.

Ali pertinho fica um pequeno distrito que tem roubado cada vez mais a atenção dos viajantes: a cidade de Bichinho, MG, um pequeno vilarejo que não chega a 1.000 moradores, mas é gigante em charme.

Destino ideal para um passeio curto ou para férias mais longas, a vila se chama oficialmente Vitoriano Veloso, uma homenagem ao único negro que participou do movimento da Inconfidência Mineira.

Escondido entre os morros da Serra de São José, o povoado se especializou em turismo: não faltam restaurantes que servem o melhor da comida mineira, pousadas rústicas, lojas e ateliês de artesanato.

Quem gosta de atrações naturais não fica de braços cruzados: a serra guarda cenários belíssimos e cachoeiras de água pura e cristalina.

Onde fica Bichinho, MG?

Onde fica Bichinho, MG?
Fonte: Pixabay

O vilarejo de Bichinho, Minas Gerais, é, na verdade, um dos distritos do município de Prados, localizado a cerca de 200 km de Belo Horizonte e a pouco mais de 330 km do Rio de Janeiro, no coração da Estrada Real.

Como o povoado fica próximo a outros destinos históricos importantes de Minas Gerais, muitos viajantes acabam incluindo Bichinho em seu roteiro por Tiradentes, que fica a menos de 7 km da cidade, ou São João del Rei (20 km).

Mapa de Bichinho

Embalada pela arte local e pela rica história da região, Bichinho, MG, é um destino formidável em plena rota da Estrada Real. Confira no mapa!

Como chegar a Bichinho, MG?

A única maneira de chegar até Bichinho é por terra, mas não se preocupe: o trajeto recompensa o esforço do viajante com paisagens belíssimas pela Serra de São José, um verdadeiro espetáculo à parte.

A distância de BH à cidade de Bichinho, MG é de menos de 199 km, ou 3h30 de viagem, pela rodovia BR-040. O trajeto a partir do Rio de Janeiro é feito pela mesma rodovia, no sentido contrário.

O visitante deve seguir até Tiradentes e, depois, encarar 7 km em uma estrada asfaltada e bem sinalizada. Após cruzar a ponte sobre o Rio das Mortes, basta pegar a direita na praça e seguir as placas até o vilarejo.

Se você estiver viajando sem carro, basta recorrer aos ônibus da Viação Vale do Ouro, que opera o trecho em diversos horários por dia.

Passagens aéreas mais baratas para os aeroportos de Minas Gerais!

Quem deseja conhecer Bichinho, MG, e todas as belezas da região das Vertentes pode optar entre desembarcar no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, ou nos aeroportos do Rio de Janeiro.

Na prática, essa variedade de opções aumenta as chances de o viajante encontrar boas promoções de passagens aéreas, especialmente se você fizer uma boa pesquisa ao planejar a sua viagem.

Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda de nosso site de buscas, Passagens Promo: é só digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso e a sua necessidade.

Viaje do aeroporto de Confins até Bichinho, MG!
Passagens aéreas saindo de

Depois, basta acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção e seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens!

O que fazer em Bichinho, MG?

Prepare o papel e a caneta, pois chegou a hora de descobrir as principais atrações desse simpático povoado mineiro, que vão de bons museus a ateliês de artesanato e cenários naturais exuberantes.

Confira o que ver em Bichinho, MG!

O que fazer em Bichinho, MG?
Fonte: Rejane Sarmento / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

História de Vitoriano Veloso

A história de Bichinho ajuda a contar muito da história de Minas Gerais e do Brasil. 

O distrito surgiu em meados do século XVIII, quando se acentuou a corrida pelo ouro em território mineiro e milhares de garimpeiros se instalaram nos arredores de São João del Rei.

O que muita gente não sabe é que o nome oficial do povoado não é Bichinho, e sim Vitoriano Veloso, uma homenagem ao único membro negro da Inconfidência Mineira.

O alferes se destacou como um mensageiro no movimento separatista contra a Coroa Portuguesa e chegou a percorrer mais de 240 km no lombo de um cavalo em apenas três dias.

O apelido de Vitoriano Veloso era Bichinho, que também se transformou em um carinhoso apelido dado por moradores e visitantes ao pequeno povoado. 

Casa Torta

Um dos principais cartões-postais de Bichinho é a Casa Torta, uma instalação feita em 2016 por um casal de artistas do Rio de Janeiro que logo se transformou em uma das atrações preferidas entre os viajantes.

A casa, como o próprio nome sugere, foi construída de maneira abstrata, aparentando estar completamente torta para quem vê o imóvel por fora, o que rende fotos muito divertidas!

Na parte de dentro, os visitantes encontram desafios lúdicos, jogos educativos, um rico acervo de poesia mineira e outras atrações que encantam adultos e crianças.

A casa fica aberta a visitação de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h30, e nos fins de semana das 10h às 18h30. A entrada custa R$ 10 (preço em abril/2021).

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Museu do Automóvel da Estrada Real

Museu do Automóvel da Estrada Real
Fonte: Pxhere / CC0

Localizado bem na entrada de Bichinho, o Museu do Automóvel da Estrada Real apresenta um amplo acervo de veículos antigos, incluindo carros de corrida e tratores de diferentes épocas.

Ao todo, são mais de 70 veículos expostos e uma grande quantidade de peças de carros, placas e itens de decoração automotiva.

Passeio imperdível para os amantes do automobilismo, o museu funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada a R$ 15 (preço em abril/2021).

Igreja Nossa Senhora da Penha

A Igreja Nossa Senhora da Penha fica bem no coração do distrito, na praça principal, e é uma parada obrigatória em qualquer visita a Bichinho.

Construída no século XVIII, logo quando o vilarejo foi fundado, a igreja representa a fase áurea do barroco mineiro, com interior rico em detalhes e decorações folheadas a ouro.

Oficina de Agosto

Para conhecer o melhor do artesanato local, vale a pena incluir a Oficina de Agosto em seu roteiro pelo povoado. 

Um mix de ateliê e oficina de artesanato, o espaço vende peças artísticas produzidas com materiais reciclados e inusitados.

Sob a tutela do artista plástico e artesão Antônio Carlos Bech, popularmente conhecido como Toti, a oficina ajudou centenas de moradores de Bichinho a complementar a renda por meio da arte e se transformou em um atrativo turístico à parte.

Vale a pena visitar a oficina e, de quebra, garantir lembrancinhas para os amigos e familiares.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Serra de São José

    Serra de São José
    Fonte: Magda Galegoleijoto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Nem todo mundo visita Bichinho para descansar em um pacato distrito mineiro: muitos viajantes chegam à região interessados na prática de ecoturismo na imponente Serra de São José, onde fica o vilarejo.

    Os morros da serra escondem cachoeiras e diversas trilhas ecológicas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, 4×4, motocross e até a cavalo, em meio a cenários naturais belíssimos.

    Estrada Parque Passos dos Fundadores

    Uma das principais trilhas pela Serra de São José é a Estrada Parque Passos dos Fundadores, que se estende por 10 km e oferece uma vista panorâmica do relevo da região.

    Você pode percorrer a trilha a pé, de bicicleta ou carro, mas é essencial utilizar um veículo 4×4, pois o trajeto é bastante tortuoso e demanda boa tração.

    A estrada começa à esquerda no portal de Bichinho e segue até Prados. Se você não está disposto a caminhar ou pedalar por 10 km, visite ao menos o platô (logo após o começo da trilha), que oferece uma vista incrível da Serra de São José.

    Recomendamos a visita ao platô no entardecer, para curtir o incrível pôr do sol na região, mas não se esqueça de levar um bom agasalho, pois as temperaturas despencam no final do dia!

    Alambiques

    O que você acha de visitar um autêntico alambique em Bichinho, MG para experimentar uma saborosa cachaça mineira? 

    Existem três bons alambiques no vilarejo, considerados atrações turísticas especiais por moradores e visitantes.

    O Alambique Tabaroa é o mais famoso, localizado pertinho da Igreja Nossa Senhora da Penha, onde o viajante também encontra uma loja para garantir algumas garrafas para levar para casa.

    No Alambique do Velho Ferreira, por sua vez, o visitante pode experimentar uma das cachaças mais premiadas de Minas Gerais, considerada uma das melhores do mundo, com três gerações de tradição.

    Para conhecer o alambique mais moderno do vilarejo, recomendamos o Alambique Mazuma, que oferece visitas guiadas aos fins de semana para apresentar tudo sobre os processos de produção, fermentação e armazenamento das aguardentes.

    Os visitantes ainda podem degustar as cachaças produzidas no alambique e, de quebra, comprar a preço especial na loja do estabelecimento.

    O que comprar em Bichinho, MG?

    O que comprar em Bichinho, MG?
    Fonte: Pixabay

    O artesanato em Bichinho, MG é um dos principais motores do turismo no vilarejo, atraindo milhares de visitantes (e potenciais clientes) todos os anos.

    Ou seja, se você quer comprar peças de artesanato e decoração, itens em bambu ou madeira de demolição, utensílios domésticos ou móveis rústicos feitos à mão, o vilarejo pode ser o melhor lugar!

    A maior concentração de lojas de artesanato em Bichinho está na Rua São Sebastião, como a Oficina de Agosto, a Artes Passos e o Ateliê Cio da Terra.

    Onde se hospedar em Bichinho, MG?

    O seu passeio pelo povoado não precisa acabar no fim do dia: existe uma boa oferta de pousadas em Bichinho, MG que oferecem acomodações confortáveis e aconchegantes por um bom custo-benefício.

    A maior quantidade de opções está no centrinho do distrito, como a Pousada Cantagalo, que dispõe de piscina ao ar livre e vista privilegiada da Serra de São José. 

    Se você faz questão de requinte para a sua hospedagem, a Pousada BauBrasil pode ser a melhor opção para a sua viagem, com design arrojado e acomodações espaçosas, bem decoradas.

    Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas em Bichinho e Tiradentes em nosso site parceiro, ElQuarto, que reúne milhares de acomodações nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo para levar até você o menor preço.

    Onde comer em Bichinho?

    Que tal aproveitar sua passagem por Bichinho, Tiradentes, MG, para experimentar os mais tradicionais sabores da cozinha mineira, preparados em fogão à lenha?

    O Tempero da Ângela é o restaurante mais disputado do distrito, com preço fixo de R$ 28 sem balança (preço em abril/2021), então chegue cedo para garantir sua mesa.

    O Cozinha Flor, por sua vez, oferece self-service sem balança e um generoso buffet de sobremesas por R$ 29 (preço em abril/2021).

    Quer curtir um ambiente diferenciado e saborear pratos requintados? Você pode gostar dos premiados Trem Bão ou Pau de Angú, localizados na estrada entre Bichinho e Tiradentes.

    Voe para Minas Gerais com os melhores preços do Brasil!

    Como deu para perceber, Bichinho, MG é um pequeno distrito gigante em opções turísticas, com atrações para toda a família. 

    Você pode conhecer todas as belezas do povoado sem abrir mão da economia: é só comprar suas passagens mais baratas em nosso site buscador, Passagens Promo.

    Viaje do aeroporto de Confins até Bichinho, MG!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 24 Nov 24 Nov R$ 293 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 30 Nov 03 Dez R$ 293 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 29 Nov 03 Dez R$ 293 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 20 Jan 26 Jan R$ 293 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 27 Nov 28 Nov R$ 312 Ver mais ofertas

    Nossa plataforma moderna e fácil de usar foi criada para ajudar o viajante a encontrar as passagens aéreas mais econômicas do mercado em poucos cliques.

    É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a promoção mais adequada para o seu bolso!

    Você ainda pode contar com o auxílio de uma central de atendimento exclusiva e se mantém por dentro de todas as ofertas com o alerta de preços!

    Conhecer as belezas de Minas Gerais sem comprometer o orçamento? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

    Rio Acima: conheça o que fazer, as principais cachoeiras da região e outras dicas

    Rio Acima: conheça o que fazer, as principais cachoeiras da região e outras dicas

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos