Bogotá: quando ir, informações, mapa e dicas de turismo

Bogotá é uma cidade vibrante, bastante animada, colorida e cheia de energia. Basicamente, um retrato fiel da Colômbia.

O coração colombiano é metropolitano, e isso significa uma grande variedade de atrações turísticas, uma gastronomia rica e muita história.

Destacamos dicas imperdíveis para que você comece a planejar agora mesmo a sua viagem a uma das capitais mais interessantes da América do Sul!

Aproveite ao máximo suas férias em dos países mais baratos do continente!

Bogotá: dicas para aproveitar a cidade

A capital colombiana é, acima de tudo, uma metrópole. Ou seja, tem diversos atrativos que prometem entreter qualquer viajante, seja durante o dia, seja durante a noite.

Terceira capital mais alta do mundo, a mais de 2.600 metros acima do mar, essa cidade cosmopolita tem mais de 7 milhões de habitantes e é o centro administrativo e cultural do país. 

A cidade é sede de vários centros comerciais e eventos artísticos, além de ter uma vibrante vida noturna, então não será difícil encontrar uma atividade do seu interesse.

Monumentos históricos, povo animado, efervescência artística, ecoturismo. Separamos dicas importantes para que você não perca nada durante sua viagem! Confira!

Qual a melhor época para visitar Bogotá?

Melhor época para visitar Bogotá
Fonte: Pixabay

A cidade é uma das mais altas do mundo, e isso tem reflexos no seu clima. A uma altitude tão elevada em relação ao nível do mar, você pode esperar encontrar temperaturas amenas e densos nevoeiros durante o ano inteiro.

Para aproveitar os atrativos turísticos plenamente, é melhor evitar os meses de chuva, quando as condições climáticas ficam bem mais severas e pode ser difícil se deslocar.

Os meses de dezembro a fevereiro e o entre junho e setembro são os mais recomendados para curtir ao máximos seus passeios sem ser incomodado pela chuva.

Caso sua viagem esteja programada para abril, maio, outubro ou novembro, lembre-se de levar uma capa de chuva e agasalhos, quando a região metropolitana enfrenta chuva constante.

Quais documentos levar para a sua viagem?

Como a Colômbia faz parte do Mercosul e tem um acordo comercial com o Brasil, você não precisará de passaporte ou visto para viajar.

Basta apresentar seu documento de identidade (RG), que tenha sido emitido nos últimos dez anos e esteja em bom estado de conservação, com foto recente.

Você também precisará provar que está com a imunização em dia: a Colômbia exige o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela.

Não se esqueça de que a vacina leva, no mínimo, dez dias para começar a protegê-lo, então não deixe para se imunizar em cima da hora!

Mas não se preocupe, separamos o passo a passo para você emitir seu documento gratuitamente, pela internet, do conforto da sua casa. 

Viajar para Bogotá é perigoso?

Viajar para Bogotá é perigoso
Fonte: Pixabay

Não! A Colômbia já foi um país dominado pelos cartéis, mas, desde a morte de Pablo Escobar, em 1993, foi recuperando a sensação de segurança para seus habitantes e visitantes.

Os conflitos com as autoridades e os bombardeios não fazem parte do cotidiano colombiano, então você não precisa se preocupar.

Não podemos nos esquecer, no entanto, de que Bogotá é um grande cinturão metropolitano, com mais de 7 milhões de habitantes, e não está imune à violência urbana.

Não há motivo para pânico: você precisará ficar atento a roubos e furtos, tanto quanto se atenta no Brasil e em qualquer outro lugar! 

Além disso, a capital colombiana tem muito policiamento nas ruas, principalmente próximo aos pontos turísticos, então alguns cuidados básicos serão suficientes para uma estadia tranquila.

Seguro viagem para a Colômbia

[seguros_promo_shortcode tags=”plu,meio,bogota” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”3″ ideal_para_lbl=”América do Sul” /]

Contratar um seguro viagem não é obrigatório para conhecer a Colômbia, mas é recomendado para qualquer viagem.

Mesmo se você acredita que não vai precisar de assistência ou cobertura, pode acabar com imprevistos e gastos capazes de mandar todo o seu planejamento de viagem pelo ralo.

Um bom seguro viagem oferece cobertura ampla, e não apenas nos casos de emergências médicas: você terá assistência no caso de cancelamento de voos, extravio ou roubo de bagagens e muito mais.

Se engana quem pensa que precisará investir muito para garantir essa tranquilidade: você encontrará pacotes com ótimo custo-benefício nas mais variadas faixas de preço.

Para encontrar os melhores preços e as seguradoras mais confiáveis do mercado, recomendamos o uso de nossa plataforma, Seguros Promo.

Você pode usar nosso comparador online para fazer cotações de planos de seguro viagem com diferentes empresas ao mesmo tempo, e, assim, encontrar o melhor preço.

Passagens aéreas para Bogotá

As passagens aéreas, em geral, são o item mais caro de uma viagem. Por isso, uma pesquisa caprichada pode te garantir uma grande economia.

Dê preferência a voos durante a semana, já que viagens nos fins de semana e feriado podem ser mais caras.

Não tenha preguiça de pesquisar bastante para pagar o menor preço do mercado.

Você pode usar o nosso comparador, o Passagens Promo, para simular diferentes rotas, dias e horários para sua viagem, além de comparar preços de várias companhias aéreas.

A capital da Colômbia recebe vários voos diretos e com escala saídos do Brasil, então você pode até conseguir preços promocionais!

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer em Bogotá?

    Esta é uma cidade vibrante: por lá, você encontrará ótimos restaurantes, museus, centros comerciais, eventos de arte e vida noturna agitada.

    Cosmopolita, a capital colombiana lembra bastante São Paulo, então você já sabe que não vai faltar o que fazer em terras bogotanas durante suas férias.

    Aproveite e confira nossas sugestões de roteiro para um, dois ou três dias em Bogotá.

    Mapa de Bogotá

    Destacamos os principais pontos turísticos para que você monte seu roteiro de viagem. Prepare-se para se apaixonar por essa cidade de cultura diversa!

    Lugares para visitar em Bogotá

    A capital colombiana é um lugar animado e cheio de atrações!

    Existem diferentes formas de conhecer a cidade, seja a partir de seu centro histórico, pela arte urbana ou até mesmo do alto, a partir do Santuário da Virgem de Guadalupe.

    Confira os atrativos que você não deve deixar de fora do seu roteiro!

    La Candelaria

    Bogota La Candelaria
    Fonte: Unsplash

    Um passeio pelo tradicional bairro La Candelaria te levará a um dos destinos mais populares da cidade.

    As casinhas em estilo colonial lembram as vielas estreitas de cidades como Ouro Preto e Diamantina. 

    Na região, você encontra uma grande diversidade de museus, cafés e livrarias, além da imponente Catedral de Bogotá

    Uma caminhada por La Candelaria pode te levar, ainda, à Biblioteca do Congresso, ao Palácio da Justiça e muitos outros prédios icônicos da cidade.

    Para fazer compras gastando pouco, visite o Mercado das Pulgas San Alejo, especializado em artesanatos e obras de arte. 

    Museu Botero

    Um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade, o Museu Botero faz uma ode à arte.

    O acervo reúne 208 obras do conceituado pintor e escultor Fernando Botero e de outros grandes artistas, como Picasso, Dalí e Monet.

    A melhor notícia é que a entrada é gratuita e o museu oferece visitas guiadas até quatro vezes ao dia.

    La Macarena

    O bairro La Macarena fica pertinho da região central da cidade e é abundante em atrações turísticas. Aliás, mais que isso: é considerado um dos melhores pontos de vida noturna da capital.

    São diversos barzinhos e restaurantes que vão te apresentar o melhor da noite e da culinária colombiana.

    Durante o dia, a cultura é o forte da região, onde ficam a Biblioteca Nacional, a Plaza de Toros e o Planetário, entre diversos outros pontos turísticos.

    Praça Bolívar

    Bogota Plaza Bolivar
    Fonte: Pixabay

    Se você gosta de arquitetura, não deixe de conhecer a Plaza Bolívar, um verdadeiro museu a céu aberto com vários prédios em estilo antigo.

    A principal praça do país foi cenário para eventos históricos de extrema importância para a cultura colombiana e é um dos melhores pontos para fotos da capital.

    A Plaza Bolívar tem bastante espaço livre, além de ser rodeada pelos prédios da prefeitura, Congresso, Palácio da Justiça e muito mais, com uma estátua de Simón Bolívar ao centro.

    Museu de Arte Moderna

    Também conhecido como MAMBO, o Museu de Arte Moderna de Bogotá tem mais de 4.300 peças dos mais respeitados artistas internacionais em seu acervo.

    Por lá, você poderá apreciar trabalhos de Picasso, Rodin e Rivera, bem como de talentos colombianos, como Obregón, Negret e Ospina.

    Fique de olho na programação do MAMBO, que realiza diversos eventos com curadores e artistas, como bate-papos e rodas de conversa. 

    Museu Nacional da Colômbia

    O Museu Nacional da Colômbia tem um acervo dedicado aos povos que já viveram e vivem no território do país.

    São 17 galerias dedicadas a objetos de ouro, vestuário, instrumentos musicais e outras relíquias que remontam à história colombiana. Aberto de terça-feira a domingo com entrada gratuita.

    Plaza de Toros

    A Plaza de Toros Santamaria é exatamente o que parece: uma praça dedicada às touradas.

    Mas além das tradicionais touradas, essa espécie de estádio com capacidade total para 14.500 pessoas também sedia eventos culturais, como shows musicais.

    Monserrate

    Monserrate é uma das regiões mais altas de toda a cidade, e isso quer dizer que você poderá curtir um passeio com uma vista impressionante. 

    O bairro tem várias lojinhas de artesanato e souvenires, então você pode aproveitar a visita para garantir os presentinhos dos amigos.

    Na hora do almoço, você pode conhecer um dos restaurantes mais famosos do país, o Casa San Isidro, que fica em Monserrate.

    Museu do Ouro

    Museu do Ouro Bogotá
    Fonte: Pxhere

    O Museu do Ouro da capital colombiana é considerado um dos melhores museus sobre o tema do mundo. 

    O acervo tem mais de 54 mil objetos de ouro, divididos por cinco salas que ensinam sobre técnicas de mineração e os contextos histórico e religioso do país.

    De terça a sábado, o ingresso custa 4.000 pesos colombianos (cerca de R$ 4,96, na cotação atual), e aos domingos a entrada é gratuita.

    Jardim Botânico de Bogotá

    O Jardim Botânico tem mais de 20 hectares de fauna e flora: um espaço verde relaxante para fugir da agitação da cidade grande.

    Entre as atrações do local estão uma impressionante coleção de orquídeas, um relógio de sol e uma grande variedade de flores da região amazônica.

    O jardim é aberto diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa 2.700 pesos colombianos para adultos (cerca de R$ 3,35) e 1.400 pesos para crianças entre 4 e 12 anos (R$ 1,73). Menores de 4 anos e maiores de 60 não pagam.

    Cerro Monserrate

    Bogota Monserrate
    Fonte: Pixabay

    O Cerro Monserrate é uma das mais altas e é parte da Cordilheira dos Andes. Também é um dos principais pontos turísticos da cidade.

    O passeio é inesquecível e pode ser feito de teleférico, a pé ou de funicular (uma espécie de bondinho que sobe a montanha), com direito a uma vista panorâmica da capital.

    No topo dos 3.152 metros de altura fica a Basílica do Senhor de Monserrate, então é bastante comum encontrar moradores locais peregrinando até o local.

    Trata-se de um dos passeios mais populares de toda a cidade e vale a pena tirar um tempinho para visitar!

    Se você resolver fazer o passeio a pé, use calçados confortáveis, leve uma garrafinha de água e esteja com o preparo físico em dia.

    A tarifa do funicular é a mesma do teleférico. Dessa forma, se você quiser ter as duas experiências, suba de funicular e desça de teleférico. Pode inverter a ordem, também!  

    Colômbia turismo dicas

    Como deu pra perceber, Bogotá é um destino cheio de atrações incríveis, e o mesmo se estende à Colômbia como um todo.

    O país é rico em belezas naturais, bem como pontos turísticos com boa infraestrutura e muita cultura. Não será difícil se encantar por nosso vizinho sul-americano.

    Se você já está planejando sua viagem, deixe para trocar seus reais (ou dólares) ao desembarcar na Colômbia. Evite as casas de câmbio no aeroporto para conseguir uma cotação mais favorável.

    Não deixe de explorar a rica gastronomia colombiana. O país tem grande variedade de pratos típicos, a maior parte deles à base de milho e proteína (frango, peixe ou porco, principalmente).

    Lembre-se de se vacinar, no mínimo, de 10 a 15 dias antes da viagem. A Colômbia exige a Certificação Internacional de Vacina contra febre amarela, emitida no Brasil pela Anvisa.

    Cotação passagens aéreas para Bogotá

    Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa saber sobre a cosmopolita capital da Colômbia, está na hora de fazer a cotação de passagens aéreas para garantir o melhor preço!

    O ideal é comprar as passagens com cerca de três meses de antecedência, e não deixe de pesquisar entre diferentes companhias aéreas, simulando horários e dias de viagem variados.

    Utilize nosso comparador, o Passagens Promo, para ter acesso a ofertas de diversas empresas e, assim, encontrar o melhor preço!

    Viajar com economia? De Promo você pode!

    Recomendado para você
    Viajar para Colômbia: quando ir, informações e dicas de viagem

    Viajar para Colômbia: quando ir, informações e dicas de viagem