Bordeaux, França: 10 motivos para conhecer a capital do vinho!

A bela Bordeaux, França, conhecida como a capital do vinho, não perde em nada para outros destinos turísticos do país.

Charmosa, histórica e com uma gastronomia invejável, o que não falta no destino é aquele clima sofisticado e glamuroso, típico das cidades francesas.

Suas ruas arborizadas, prédios antigos e vinícolas tornam os passeios ainda mais singulares. Vem conferir 10 motivos para incluir Bordeaux no seu tour pelo país.

Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e ganhe até 35% de desconto. Não perca tempo!

Bordeaux, França: roteiros, história e gastronomia

O charme francês não é exclusividade de Cidade Luz, Paris. Bordeaux esbanja sofisticação, história e uma gastronomia para ninguém botar defeito.

Aliás, a cozinha bordalesa é uma das mais apreciadas no país com pratos compostos, principalmente, por frutos do mar e ostras, suas especialidades. O destino possui ainda centenas de restaurantes, bares e cafés para todos os perfis de turistas.

Claro que as refeições precisam ser acompanhadas de um bom vinho, já que a cidade é a maior produtora da bebida no país. Os tours pelas vinícolas estão entre os passeios mais procurados.

No seu roteiro pelas atrações histórias com ares medievais, não deixe de conhecer as igrejas, o centro histórico repleto de edifícios antigos, lojinhas de vinho e restaurantes. 

Faça também um passeio às margens do Rio Garonne, que abriga um belo parque público. Visite o museu da cidade para conhecer um pouco sobre a história do vinho em todo mundo.

Como chegar à cidade?

Bordeaux, França como chegar
Fonte: Pixabay

O trem é o meio de transporte mais recomendado para conhecer a região Bordeaux, França e também outras cidades francesas, já que é um veículo rápido, barato e extremamente confortável. 

A principal rota feita pelos turistas é a partir de Paris, que fica a 500 quilômetros de distância.

O tempo de viagem dura entre 2 e 3 horas, garantindo as paisagens mais lindas do país com cenários campestres, floridos e muito verde.

A vantagem é que entre Paris e Bordeaux há muitas opções de horários de trens, começando às 06h10 e seguindo até às 22h12, o último vagão. Os trens partem das estações Paris Montparnasse e Paris Austerlitz.

Como se locomover em Bordeaux, França

Antes de decidir o que visitar em Bordeaux, França, é importante entender como se locomover entre os principais pontos turísticos.

Para turistar por toda a cidade, você pode utilizar o transporte público, que é composto por ônibus e também tram. 

Se quiser mais comodidade e liberdade, é possível alugar um carro ou andar a pé, que também é muito tranquilo, já que muitas atrações ficam no centro histórico. O táxi também é um excelente meio de transporte para se locomover.

Mapa de Bordeaux

Agora que você já sabe como transitar pela cidade, lembre-se também de ter um bom mapa com as principais atrações e as melhores rotas.

Para te ajudar, elaboramos um guia turístico completo com os melhores lugares para conhecer e as formas mais recomendadas para visitá-los.

Passagens aéreas com desconto para França

As passagens aéreas para Bordeaux, França, também precisam estar entre as prioridades do seu planejamento. Afinal, elas costumam ser um dos itens mais caros de uma viagem.

Para encontrar os voos para a França com desconto, utilize a nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que reúne as opções mais vantajosas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Se não quer perder nenhuma oferta, uma dica é cadastrar o seu e-mail no nosso alerta de preços. Dessa forma, poderemos te comunicar sempre que os valores das passagens baixarem ou surgirem promoções e descontos.

Bordeaux, França: pontos de interesse

A cidade é um misto de atrações históricas, jardins belíssimos, bairros charmosos, praças, igrejas e teatros, além de bares, restaurantes e cafés, que garantem deliciosas experiências gastronômicas.

Para conhecer cada cantinho de Bordeaux, França, e apreciar tudo que essa cidade tem de melhor, listamos aqui os lugares que precisam estar no seu roteiro turístico.

Centro histórico

Bordeaux, França centro historico
Fonte: Pixabay

Não é à toa que o destino é conhecido como a nova Paris. Seu centro histórico com enormes edifícios em arquitetura francesa, ruas charmosas, lojas de grifes, restaurantes e cafés tradicionais, tornam essa região um encanto.

Inclusive, o centro histórico é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2007 devido ao seu estilo arquitetônico, prédios e monumentos históricos.

Uma dica é percorrer a região a pé, uma vez que as atrações ficam bem próximas umas das outras. Em Bordeaux França, os pontos turísticos mais famosos ficam nessa área, que também tem os melhores hotéis.

Por isso, coloque calçado e roupas bem confortáveis, pois você passará horas e horas turistando pela região mais bonita da cidade.

Place de La Bourse

E por falar em beleza, a Place de La Bourse é um espetáculo à parte. Nas proximidades do Rio Garonne, essa belíssima praça, construída em 1755 para o rei Luís XV, possui  formato de ferradura, sendo também um símbolo de prosperidade para Bordeaux.

A Place de La Bourse possui ainda o Miroir d’Eau, considerado o maior espelho d’água do mundo com jatos de água, que são acionadas em várias horas do dia.

Na hora de escolher o que ver em Bordeaux, França, visite a praça no fim de tarde, quando o sol está quase se pondo e as luzes são ligadas, promovendo um cenário incrível.

Museu do Vinho

Por ser uma das maiores regiões produtoras de vinho, não podia faltar uma atração dedicada à bebida. 

O Museu do Vinho é o local perfeito não somente para os amantes do suco de uva fermentado, mas também pela sua arquitetura futurista, que impressiona de longe.

O tour pelo espaço oferece exposições que contam a história da bebida, materiais interativos sobre o processo de produção e centenas de conteúdos sobre o vinho produzido em todo o mundo.

Além do passeio em seu interior, não deixe de admirar a arquitetura do edifício, projetado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières. Moderno e contrastante, ele tem mais de 13 mil metros quadrados, 20 áreas temáticas e 10 dez andares.

Grand Théâtre de Bordeaux

Bordeaux, França grand theatre
Fonte: Pixabay

Na cidade de Bordeaux, França, pontos de interesse estão normalmente relacionados com vinho, arte, história e cultura.

Exemplo disso é o belíssimo Grand Théâtre de Bordeaux, considerado um dos locais mais emblemáticos da cidade. 

Imponente, a área externa do edifício que, no passado, foi um templo, possui diversas colunas e esculturas instaladas no alto do prédio.

Na parte interior, suas decorações em tonalidades dourado, branco e azul, consideradas as cores da realeza, tornam o local ainda mais espetacular, uma verdadeira joia da arquitetura francesa do século 18.

Atualmente, o prédio é palco da Ópera Nacional de Bordeaux que, ao longo da sua história recebeu concertos e peças teatrais importantíssimas e artistas renomados do mundo todo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Cathédrale Saint André

    No seu mapa da região de Bordeaux, França, não deixe de fazer uma visita à Cathédrale Saint André, construída em estilo românico e gótico, consagrada em 1096 pelo Papa Urbano II.

    Residência do Arcebispo de Bordéus, o templo faz parte das Rotas de Santiago de Compostela, na França, assim como a Basílica de São Severino e de São Miguel.

    O edifício, datado do século XIV e XV, é suntuoso e pode ser visto de longe devido as suas duas enormes torres. Já o impressionante Portão Real remonta para o início do século XIII.

    A catedral reúne ainda a coleção Marcadé, um conjunto de 42 iluminações, além de outras peças, como esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e de prata.

    Margem do Rio Garonne

    Bordeaux, França rio Garonne
    Fonte: Pixabay

    Na cidade de Bordeaux, França, o roteiro turístico também deve incluir um passeio às margens do Rio Garonne, principalmente, em dias quentes e ensolarados. 

    A região, totalmente revitalizada, é um enorme parque público com áreas para caminhada e prática de atividade física, além de canteiros verdes e floridos.

    Na alta temporada, essa parte da cidade fica repleta de pessoas fazendo piquenique, tomando um sol nos gramados e curtindo as altas temperaturas. O local conta ainda antigos armazéns que, hoje, são cafés e lojas.

    O que fazer em Bordeaux, França?

    Além de conhecer as principais atrações turísticas, jamais deixe de lado um tour gastronômico por bares e restaurantes, além de visitar as lindas vinícolas, que existem por toda Bordeaux, conhecida como a capital do vinho.

    Provar da gastronomia

    A culinária e o vinho são patrimônios da cidade e fazem parte do estilo de vida dos bordaleses. Inclusive, Bordeaux é uma das cidades francesas com o maior número de restaurantes por habitante.

    Há quem diga que a sua localização, perto do oceano, a riqueza das suas vinhas e também a influência do País Basco e do Périgord tornam a sua gastronomia única e maravilhosa, admirada por todo o país.

    Escolher o que conhecer em Bordeaux, França, quando o assunto é a cozinha bordalês, não será um problema, já que a cidade possui muitas especialidades, mercados gastronômicos, terraços, bares e restaurantes.

    Prepare-se para voltar com uns quilinhos a mais na balança; afinal, são mais de 1 mil estabelecimentos alimentícios com os mais diferentes tipos de comidas. 

    E o melhor é que os preços são bem mais acessíveis do que a capital Paris, famosa por refeições caras. Na cidade, é possível encontrar bons pratos por cerca de 20 euros.

    No seu tour gastronômico, não deixe de experimentar pratos com frutos do mar e ostras, que são as especialidade de Bordeaux, além do vinho, considerado um dos melhores do mundo.

    Depois das refeições, experimente também os docinhos, como o cannelé, um bolinho feito de baunilha, rum e flor de laranjeira,  macio por dentro e crocante por fora. Uma delícia!

    Visitar a cidade de Saint Emilion

    Bordeaux, França Saint Emillion
    Fonte: Pixabay

    Entre as cidades próximas a Bordeaux, visite a bela e charmosa Saint Emilion, que fica apenas a 40 quilômetros de distância. O destino, perfeito para uma viagem bate e volta, é repleta de muita história, restaurantes e, claro, ótimos vinhos.

    Famosa por produzir os Vinhos Grand Cru, a cidade garante experiências incríveis aos seus visitantes. Não deixe de perambular pelas suas ruelas charmosas repleta de lojas de vinhos, restaurantes e châteaux, além de edifícios históricos.

    Durante os seus passeios, entre na Monolithic Church of Saint-Emilion, construída em estilo gótico, um dos templos mais visitados da cidade.

    Conheça ainda as diversas vinícolas, como as Château Cantenac, Figeac, La Gaffelière e Château Lanciote, que oferecem um tour pelos vinhedos e degustações.

    Visita guiada às vinícolas

    Claro que ao decidir o que fazer em Bordeaux em 1 dia, as visitas guiadas às vinícolas é quase que uma regra. Em toda a cidade, há mais de 4 mil propriedades dedicadas à produção da bebida, que são chamadas de châteaus.

    A maioria das vinícolas, cerca de 85%, produz vinho tinto, já que as uvas cabernet sauvignon e merlot são predominantes na região.

    Se você quer entender como visitar as vinícolas de Bordeaux, França, saiba que, para fazer um tour pelas vinícolas, você precisará agendar o passeio por telefone ou por e-mail nas châteaus que pretende conhecer. 

    É possível fazer visitas em grupo ou de forma privativa. Para apreciar um dos melhores vinhos franceses, recomendamos que compre passeios guiados para tenha mais conforto e comodidade. 

    Os passeios custam cerca de 70 euros e costumam ter grupos de 8 pessoas para meio período. As vinícolas mais conhecidas são Château Bardins, em Péssac-Léognan, que produz cerca de 45 mil garrafas por ano.

    A Château d’Yquem, em Sauternes, é famosa por produzir vinhos doces, que são deliciosos e vale a pena experimentá-los. Já a Château Lanessan e a Château Branaire-Ducru estão na lista dos melhores vinhos de Bordeaux.

    Programe sua viagem e compre passagens com menores preços

    Aqui você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CPV Campina Grande REC Recife 05 Mar 15 Mar R$ 205 Latam Brasil VIX Vitória SDU Rio de Janeiro 15 Fev 16 Fev R$ 211 Azul REC Recife CPV Campina Grande 01 Mar 15 Mar R$ 212 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 12 Fev 15 Fev R$ 212 Azul POA Porto Alegre TSQ Torres 30 Jan 31 Jan R$ 212 Ver mais ofertas

    A cidade de Bordeaux, França, é puro charme e você ficará apaixonado. Antes de montar um roteiro pelas melhores atrações, lembre-se de programar a sua viagem com antecedência para encontrar passagens aéreas com os menores preços.

    Utilize a nossa plataforma comparadora, Passagens Promo e garanta as melhores promoções e os preços mais baixos do mercado.

    No nosso site, é possível simular voos de diferentes companhias aéreas, dias e horários para encontrar aquela opção que combina com o seu estilo de viagem. Quer se divertir e ainda economizar? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Cassis, França: descubra o paraíso litorâneo em Provence

    Cassis, França: descubra o paraíso litorâneo em Provence