Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros

Conheça Bratislava, a capital da Eslováquia, um destino onde o moderno e a história se encontram. Suas atrações são repletas de significados e tradições. 

Também é uma região ideal para excursões, suas colinas e montanhas oferecem trilhas cênicas e desafiantes. Leia o conteúdo e conheça mais uma maravilha europeia. 

Onde fica Bratislava? 

Bratislava é mais uma capital europeia . Ela é localizada na Eslováquia  no sudoeste do país e faz fronteira com a Áustria e a Hungria. Como é situada às margens do rio Danúbio se tornou um ponto estratégico do comércio e comunicação na região, contribuindo para o seu desenvolvimento. 

É uma cidade com uma paisagem variada, montanhas e rios são os seus principais destaques, além de ser cercada pelos Pequenos Cárpatos.

Na área urbana, você vai encontrar construções medievais, também no estilo barroco e moderno, devido a grande influência de diversos povos.

Como ir do Brasil a Bratislava? 

No Brasil não tem voo direto para Eslováquia, para conseguir chegar a esse destino, você precisa enfrentar pelo menos uma conexão. Após pegar um voo para Viena, Budapeste ou Praga, que são cidades próximas, seguirá viagem para Bratislava. 

A maioria dos turistas escolhem desembarcar em Viena, na Áustria, e pegar um ônibus para a cidade. Mas, a melhor opção é fazer todo o trajeto de avião.

Além disso, tem como alugar um carro em uma dessas cidades europeias e seguir viagem para Bratislava. É uma opção interessante para quem gosta de aventura e deseja apreciar a paisagem montanhosa ao longo do caminho.

Uma vantagem que os brasileiros têm é não precisar de visto para ir à Eslováquia, caso a permanência não passe de 90 dias e a viagem seja somente a turismo.

Antes de viajar organize os outros documentos que são exigidos, como passaporte dentro da validade e alguns comprovantes que podem ser solicitados. Também garanta o seu seguro de viagem, pois se tiver alguma emergência terá a quem recorrer.

Qual é a melhor época para ir a Bratislava? 

Essa escolha é bastante pessoal, o viajante precisa levar em consideração seus gostos e escolher uma época que ofereça mais passeios da sua preferência.  A primavera (abril a junho) ou no outono (setembro e outubro) tem dias agradáveis.

E ambas são favoráveis para passeios ao ar livre e também tem um fluxo menor de turistas, consequentemente os preços das hospedagens e outros serviços ficam mais em conta.

Na primavera os parques e jardins ficam com cores vibrantes e bastante floridos,  já o outono surpreende a todos com suas cores outonais e a atmosfera romântica. 

Grande parte dos viajantes preferem o verão (julho e agosto), por causa das temperaturas quentes. A desvantagem é que a cidade fica lotada e você precisará enfrentar filas nas atrações. Além de ter que gastar muito mais se tivesse escolhido ir nas outras estações. 

O inverno (dezembro a fevereiro) é recomendado para quem está com o orçamento apertado e também deseja aproveitar as temperaturas baixas e participar dos mercados de natal. Sem dúvidas, ficará encantado com a beleza natalina de Bratislava.

Tenha um verdadeiro aliado para explorar o mundo

Melhores passeios em Bratislava no verão 

Se a sua viagem será no verão, aproveite para conhecer algumas áreas que oferecem uma experiência marcante e boas condições para trilhas e descanso. Conheça as melhores que não podem ficar de fora do roteiro. 

Horský Park

É um dos mais antigos da cidade e muito escolhido pelas pessoas que gostam de buscar um refúgio em meio à natureza.

A maioria das suas trilhas são sombreadas e com bancos para quem quiser dar uma pausa e descansar. No parque, você também encontra um café, coma e beba algo, enquanto aprecia um belíssimo cenário. 

Lago Kuchajda 

No bairro Nové Mesto, fica o Lago Kuchajda, que permite aos seus visitantes a oportunidade de nadar, praticar esportes aquáticos ou tomar um banho de sol. 

No local também tem áreas que são específicas para piqueniques e também para jogar vôlei de praia. Um ambiente acolhedor e familiar.

Devín 

O Parque Nacional Devinska Kobyla é ideal para trilhas que levam ao Castelo de Devín, onde os visitantes podem ter uma vista única da confluência dos rios Danúbio e Morava. 

Além de relaxar, poderá conhecer as ruínas do castelo e a rica história que o cerca. Não deixe de dedicar uma tarde para essa atração. 

Zlate Piesky

Abriga uma área recreativa com lago e praia. Se você gosta de esportes aquáticos, terá a oportunidade de fazer passeios de pedalinhos para apreciar a vista. 

E nem precisa se preocupar, ele tem uma boa infraestrutura, com restaurantes e áreas para piqueniques, pode passar o dia sem nenhuma preocupação. 

Principais atrações de Bratislava 

Bratislava é uma cidade que tem desde construções medievais a prédios modernos. A combinação desses dois estilos promove uma viagem repleta de passeios inesquecíveis e marcantes.

Além disso, é cercada de uma paisagem deslumbrante, suas montanhas e rios oferecem um toque autêntico à região e garantem belíssimos cenários.

Castelo de Bratislava 

Castelo de Bratislava 

O Castelo de Bratislava fica no alto duma colina e em frente para o rio Danúbio. A construção é do século IX e nos dias atuais tem quatro torres, uma em cada canto. O castelo ainda conserva alguns traços originais, mas já passou por muitas mudanças.

Na visita você poderá conhecer o Museu Nacional da Eslováquia que o castelo abriga, com exposições de artefatos históricos, documentos e objetos que apresentam a história do país, desde a idade média aos dias atuais. 

Também não deixe de passar do Salão de Ouro, ficará impressionado com tanto luxo e os seus detalhes em ouro. Foi bastante usado para eventos reais e cerimônias. 

O jardim do castelo tem uma floração impressionante e nos meses mais quentes é de uma abundância de flores e plantas que combina perfeitamente com a arquitetura do local. Aproveite e faça uma trilha ao redor da colina do castelo e tenha vistas únicas do rio, da fronteira da Áustria e Hungria.

Catedral de São Martinho 

Catedral de São Martinho 

O maior símbolo religioso da cidade é do século XVI. A catedral de São Martinho foi usada diversas vezes para a coroação dos reis do Reino da Hungria. O estilo arquitetônico é um dos destaques, sua torre tem aproximadamente 85 metros de altura que atrai os olhares de todos. 

No topo tem uma réplica da coroa de Santo Estêvão que tem 300kg. É uma homenagem a história da catedral e suas coroações. Entre no interior para apreciar seus altares, vitrais e esculturas. 

Existe uma cripta subterrânea que serviu como um local de sepultamentos para os membros mais importantes da nobreza. O charme maior é o altar principal e suas capelas que ficam nas laterais e exibem arte gótica e barroca.

Cidade Velha 

Cidade Velha 

Uma área famosa em Bratislava é a Cidade Velha, uma verdadeira atração com tesouros medievais, ruas estreitas e praças charmosas. Ao caminhar pelas suas ruas, vai encontrar construções barrocas, góticas e renascentistas.

Passe pela a Praça Principal que abriga o antigo prédio da prefeitura e também o Museu da Cidade de Bratislava, responsável por garantir uma compreensão aos visitantes sobre a história local.

Em poucos quilômetros, você estará de frente para a Fonte de Roland, construída na época medieval. Outro símbolo dessa era é o Portão de São Miguel que é um das poucas entradas de Bratislava.

Suba ao topo para ter uma vista incomparável das suas ruas e monumentos históricos. Se quiser comer alguma coisa e aproveitar dessa atmosfera charmosa, tem alguns cafés e restaurantes próximos da praça. 

Quem escolher ir no inverno, também irá encontrar nessa área o mercado de natal que traz um clima natalino apaixonante e várias comidas locais.

Castelo de Devín

Castelo de Devín

Outro castelo que você pode conhecer durante a sua viagem a Bratislava, o Castelo de Devín fica a cerca de 10km da cidade. É considerado uma das fortalezas mais antigas do país, da época celta do século I a.C. 

A localização estratégica promove uma vista única dos rios Danúbio e Morava. No alto da colina você também consegue avistar a fronteira com a Áustria. 

Apesar de estar em ruínas, ainda é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da região. Você poderá fazer passeios pelas torres e visitar o museu que tem exposições a respeito do castelo. 

Se tiver com tempo disponível e deseja desacelerar um pouco, faça uma trilha que leva até o rio por meio das colinas vizinhas. E quem vai no verão, pode participar dos eventos culturais que são promovidos nessa época.

Slavín 

Conheça um dos monumentos e memoriais mais relevantes da Europa, ele é dedicado aos soldados do Exército Vermelho que desempenharam um grande papel na Segunda Guerra Mundial para a libertação da cidade em 1945. 

O memorial é localizado na colina e tem um obelisco de 39 metros que é cercado por 8.000 sepulturas de soldados soviéticos. Esse local impulsiona a reflexão e tem uma placa com uma mensagem sobre a importância da resistência dos soldados que resultou na libertação da cidade. 

Hoje em dia, o local também tornou-se um espaço para encontros cívicos e datas importantes. Além de ser um lugar que garante uma vista deslumbrante. 

Palácio Grassalkovich

Palácio Grassalkovich

O Palácio Grassalkovich é a residência oficial do presidente da Eslováquia, foi construído entre 1760 e 1765 e o estilo da construção é rococó, sua fachada chama atenção por tamanha beleza e seus belos jardins também são destaques. 

Infelizmente, o interior não é aberto totalmente ao público, mas existem algumas visitas guiadas para que o público possa conhecer os aposentos que tem uma decoração luxuosa.

Nos jardins, você poderá fazer caminhadas e apreciar o ambiente verde que tem uma atmosfera agradável. Um bom lugar para desacelerar e ter momentos tranquilos.

Museu de Arte Contemporânea Danubiana

O Museu de Arte Contemporânea Danubiana está localizado às margens do rio Danúbio e tem uma arquitetura moderna que cria um ambiente natural. Durante a visita, você irá conhecer um acervo de arte contemporânea dos mais renomados artistas eslovacos e internacionais. 

Diferente de alguns museus, ele não tem uma exposição permanente, são temporárias. Ao depender da época poderá apreciar acervo de pinturas, esculturas e fotografias. Assim, garantindo à população uma variedade de expressões artísticas. 

O lugar também tem um espaço aberto com esculturas contemporâneas que expressam a conexão do homem com a natureza. Não deixe de participar das palestras e workshops que são oferecidos, antes da ida procure saber o horário, para não perder a oportunidade.

Bratislavská Synagóga 

Bratislavsky Synagóga é uma sinagoga da comunidade judaica e tem uma arquitetura art déco com uma fachada colorida e vitrais. Na Segunda Guerra Mundial ela foi fechada e depois restaurada. 

Hoje em dia, é um lembrete do judaísmo e da memória cultural da região. Ao entrar vai deparar com um local com detalhes artísticos que remete a herança judaica. 

O melhor de tudo é que além de conhecer a sinagoga, você pode visitar o Centro de História Judaicas que fica próximo. Com exposições sobre a história dos judeus em Bratislava, apresenta a vida cotidiana, as tradições e o que o holocausto causou a esse povo. 

Não é apenas uma atração qualquer, é um lugar que promove reflexão e mostra a trajetória de uma comunidade que tanto sofreu na época do nazismo.

Teatro Nacional Eslovaco

Teatro Nacional Eslovaco

Inclua o Teatro Nacional Eslovaco no seu roteiro, ele é um importante símbolo da tradição da cidade nas artes cênicas. O teatro está em um edifício neoclássico, localizado na Praça da Liberdade. 

Fique atento para assistir alguma apresentação de ópera, balé ou de teatro. Tem desde produções clássicas a peças contemporâneas, atraindo um grande público, pela boa fama das suas produções. 

Além disso, também tem eventos especiais, festivais e workshops. É um lugar onde a cultura e a arte são valorizadas. 

O que experimentar em Bratislava?

Os pratos de Bratislava carregam influências da cozinha eslovaca, húngara e austríaca. Um dos seus principais pratos é o bryndzove halušky, são bolinhos de batata com queijo de ovelha e bacon.

Se você gosta de sopa, precisa provar  

kapustnica que é feita com chucrute. É bastante consumida nos eventos culturais, como é um prato tradicional com longa história.

Quem gosta de um bom café com um bolinho, vai encontrar vários estabelecimentos elegantes que tem uma variedade e com um toque especial da culinária da região. 

Para ter uma experiência regional, escolha conhecer seus restaurantes tradicionais, como o Gatto Matto Panská e o Koliba Kamzík Zelená, eles têm um cardápio diverso das melhores receitas. 

Garanta a sua passagem aérea para Bratislava

Quantos dias ficar em Bratislava?

Reserve pelo menos 2 a 3 dias para ficar em Bratislava. Nesse período, consegue visitar suas atrações mais conhecidas, como a Cidade Velha, Castelo de Bratislava, Catedral de São Martinho e o Palácio Grassalkovich.

Se você deseja conhecer outros pontos turísticos e explorar a sua beleza natural é necessário uma estadia de em média uns 4 dias.

O importante é montar com antecedência o seu roteiro e colocar as principais atrações que prefere conhecer, assim tem como organizar melhor o tempo disponível e não perder de viver bons momentos.

Veja Também: