Bruxelas, Bélgica: confira no mapa as atrações mais interessantes dessa cidade!

Simultaneamente histórica e moderna, Bruxelas, Bélgica, é um destino que compila o que há de melhor na Europa.

A cidade carrega séculos de história na arquitetura, cultura, gastronomia e arte, embora hoje seja uma metrópole moderna e sede do Parlamento Europeu, por onde circulam milhares de pessoas do mundo inteiro.

A cada esquina você poderá descobrir um café charmoso ou um bar que sirva as melhores cervejas belgas, sem falar na impressionante quantidade de museus, monumentos e galerias espalhadas por todos os cantos.

Se você já está fazendo as malas para conhecer essa cidade incrível, este é o artigo certo para você, pois reunimos as dicas mais imperdíveis para te ajudar a planejar a sua viagem! Vem com a gente!

Compre passagens aéreas para a Bélgica com o menor preço neste link!

Bruxelas, Bélgica: o que fazer na capital do país?

Embora esteja bem no coração da Europa, a cidade de Bruxelas muitas vezes acaba ofuscada pelas quase vizinhas Paris e Amsterdã, mas não se engane: estamos falando de um destino como nenhum outro no Velho Continente!

Os maiores monumentos da cidade, que se orgulha de ser peculiar, são a estátua de um garotinho fazendo xixi e uma molécula gigante.

Seus museus, por sua vez, guardam verdadeiros tesouros, incluindo obras de grandes artistas, como Magritte, Bosch e Rubens.

Pelas ruas distribuem-se construções em estilo gótico que remetem à Idade Média, restaurantes sofisticados e hotéis tão charmosos que são verdadeiras atrações à parte.

A maior cidade do país, onde vivem 175 mil pessoas, chegando a quase 1,8 milhão na região metropolitana, é também a sede do Parlamento Europeu e a casa oficial da família real belga.

Para circular por uma metrópole tão massiva, nada melhor que usufruir de um dos sistemas de transporte público mais modernos do mundo, que inclui uma rede robusta de ônibus e metrô.

Assim, você poderá chegar sem dificuldade a atrações incríveis, como a histórica Grand Place, os monumentos Atomium e Manneken-Pis, museus, galerias, palácios, entre outros.

Em qual país que fica Bruxelas?

Em qual país que fica Bruxelas?
Fonte: Pexels

Bruxelas é a capital da Bélgica e fica bem no centro do país, no meio do caminho entre Paris, na França, e Amsterdã, na Holanda.

O acesso é facilitado pelo Aeroporto Internacional de Bruxelas ou Aeroporto de Zaventem, por onde circulam mais de 20 milhões de passageiros por ano.

Se você já estiver viajando pela Europa, também poderá chegar à capital belga de trem, com desembarque na Estação Central.

Bruxelas: mapa

A capital da Bélgica está a menos de 2h30 de viagem das principais capitais europeias, incluindo Paris, Londres e Amsterdã. Confira onde fica Bruxelas no mapa da Europa!

Quando ir para Bruxelas?

O clima é um fator muito importante a ser considerado no planejamento de uma viagem para a capital belga, pois o frio pode ser intenso no inverno, com mínimas abaixo de zero, o que pode dificultar seus passeios ao ar livre. 

Por isso, vale a pena saber em que meses ocorrem as maiores temperaturas médias em Bruxelas.

O verão acontece de junho a agosto e marca a alta temporada na cidade: se você está pensando em aproveitar as temperaturas entre 14ºC e 23ºC, faça suas reservas de hospedagem e passagens aéreas com antecedência.

O inverno, por sua vez, ocorre de meados de novembro a março e registra temperaturas congelantes, entre 0ºC e 11ºC.

Quem quer economizar em hospedagem e evitar tanto a muvuca do verão quanto o frio do inverno deve marcar sua viagem para a meia estação, de março a maio ou de setembro a outubro.

Tenha em mente que a cidade é bastante úmida e mesmo os meses mais secos costumam ter ao menos 10 dias chuvosos, então não se esqueça de colocar um guarda-chuva na bagagem!

A boa notícia é que as atrações de Bruxelas podem ser visitadas em qualquer época do ano!

Qual a língua que se fala na Bélgica?

Você sabia que a cidade de Bruxelas é bilíngue? Na capital da Bélgica existem falantes do francês e do flamenco ou neerlandês, um idioma de origem holandesa.

A nível nacional, o idioma varia conforme o ponto do mapa em que você está: ao norte do país, a língua mais falada é o neerlandês, enquanto o francês é falado no sul e uma pequena parcela do país, ao leste, fala o alemão.

Melhor oferta de passagem para Bruxelas, Bélgica

Já imaginou conhecer Bruxelas, Bélgica, sem pesar no bolso? Faça a sua cotação de passagens baratas para a capital belga ou qualquer outro destino em nosso site buscador, o Passagens Promo!

Você só precisa colocar as cidades de origem e destino, e incluir as datas de ida e volta. Nossa plataforma realiza uma pesquisa online para te apresentar as melhores ofertas.

Não deixe de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que tem para fazer em Bruxelas?

A atmosfera cultural e artística da cidade torna a capital um destino ainda mais formidável, com atrações para todos os gostos, incluindo opções de lazer gratuitas.

Confira o que fazer em Bruxelas!

Grand Place 

Grand Place
Fonte: Pixabay

O melhor lugar para começar o seu passeio por Bruxelas, Bélgica, é a magnífica praça Grand Place, coração da cidade.

O complexo arquitetônico é datado de meados do século XVII e chegou a ser parcialmente destruído após uma invasão francesa pouco depois de sua inauguração.

De qualquer modo, a praça foi reconstruída nos mínimos detalhes e hoje é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A cada dois anos, a região se transforma em uma imensa tela colorida, durante a produção do famoso Tapete de Flores de Bruxelas.

Os arredores da Grand Place, também conhecida como Grote Markt, abrigam alguns dos principais edifícios históricos da cidade, como a Prefeitura, o Maison des Ducs de Brabant, o Maison du Roi, entre outros.

Durante o seu passeio, que tal aproveitar para conhecer os bons restaurantes, bares e cafés espalhados pelas proximidades da Grand Place?

Manneken-Pis e Janneken-Pis 

Os principais símbolos de Bruxelas, Bélgica, são as estátuas que fazem xixi, espalhadas por diferentes pontos da cidade

A mais antiga de todas é a curiosa Manneken-Pis, produzida em bronze em 1619 para substituir a versão anterior, feita em pedra.

Já a estátua Janneken-Pis é considerada “irmã” de Manneken-Pis e se tornou ainda mais famosa, retratando uma menina fazendo xixi agachada sobre uma pedra.

A “família” fica completa com a Zinneke-Pis, uma estátua de um cachorro fazendo xixi em um poste, simbolizando a veia humorística da capital belga!

Atomium 

Inaugurado por ocasião da Expo 58 e da Feira Mundial de Bruxelas, o Atomium é um dos mais importantes monumentos da cidade, destacando-se na paisagem local com os seus mais de 100 metros de altura.

A obra é feita por várias esferas de metal conectadas, remetendo à estrutura de um átomo: daí o nome, Atomium.

As diferentes partes da obra são interligadas por tubos com até 35 metros, por onde os visitantes podem passar para fazer fotos incríveis: uma verdadeira obra-prima da arquitetura belga!

Museu dos Quadrinhos 

Museu dos Quadrinhos
Fonte: Spielvogel / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das atrações mais famosas de Bruxelas é o Museu dos Quadrinhos, que homenageia um dos maiores nomes da cultura local, o cartunista Georges Prosper Remi, também conhecido como Hergé.

O espaço abriga exposições permanentes e itinerantes para contar a história dos quadrinhos até a atualidade.

Não deixe de visitar os espaços dedicados aos icônicos Tintin, Lucky Lucke e Smurfs, bem como a loja de souvenires e a biblioteca do museu!

Galeries Royales St-Hubert 

Se você gosta de arte, inclua um passeio pela Galeries Royales St-Hubert em seu roteiro de viagem, inspirada nas famosas galerias de arte francesas.

O edifício, em estilo eclético, foi inaugurado em 1847 para celebrar a independência do país sob o reinado do rei Leopoldo I.

A construção se destaca na paisagem local, ostentando um belo telhado de vidro, com projeto assinado pelo arquiteto Jean-Pierre Cluysenaar.

A Galeries Royales St-Hubert está dividida em duas seções, a Galeria do Rei e a Galeria da Rainha, além de abrigar lojas, restaurantes, cafés e até um teatro.

Parque Cinquentenário 

Procurando um passeio gratuito por Bruxelas, Bélgica? Você pode se apaixonar pelo Parque Cinquentenário, erguido para celebrar os 50 anos da independência do país.

No ponto central do parque estão instalados três arcos do triunfo e uma quadriga de bronze, em estilo bastante parecido com o do Portão de Brandemburgo, em Berlim, na Alemanha.

Ali, os visitantes ainda encontram museus sobre a independência, a história militar do país e a tradição automotiva belga, bem como belos jardins floridos!

Mont des Arts 

Mont des Arts
Fonte: Zairon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O maior complexo de artes de Bruxelas é o Mont des Arts, onde estão as maiores galerias da capital da Bélgica.

Depois de conhecer as obras em exposição, não deixe de caminhar pelos campos floridos ao redor do complexo e pelo fantástico Jardin du Mont des Arts, projetado pelo rei Leopoldo II em meados do século XIX.

Se você estiver visitando o local durante o verão, que tal aproveitar para fazer um agradável piquenique ao ar livre no parque?

Igreja Notre-Dame Du Sablon 

Bruxelas, Bélgica, tem uma Notre-Dame para chamar de sua: mais especificamente, a Igreja Notre-Dame Du Sablon, construída no século XV para substituir uma igreja que existia no local desde o século anterior.

O templo deixa os visitantes de queixo caído tanto pela fachada suntuosa quanto pelo interior ricamente ornado, com direito a vitrais clássicos e púlpito de madeira, datado do século XVII.

A igreja fica localizada em um dos bairros mais charmosos da cidade, o Sablon, onde você encontrará outras atrações encantadoras, incluindo a praça Petit Sablon e suas opções gastronômicas.

Mini-Europa 

Pertinho do Atomium fica a Mini-Europa, uma das atrações mais populares entre quem viaja com crianças.

O espaço abriga miniaturas realistas das principais cidades europeias e costuma ficar bastante cheio no verão, então garanta seus ingressos antecipadamente para evitar as longas filas da bilheteria.

Palácio Real de Bruxelas 

Palácio Real de Bruxelas
Fonte: Pixabay

Nem pense em voltar para casa sem antes visitar o Palácio Real de Bruxelas, Bélgica, residência oficial da família real do país.

A construção fica aberta à visitação durante seis semanas por ano, entre julho e setembro, com acesso liberado a alguns cômodos e entrada gratuita. 

Mesmo que você não tenha a sorte de visitar a cidade durante o período em que o palácio está aberto para o público, não deixe de conhecer a magnífica fachada do edifício e seus belos jardins!

Parlamento Europeu 

O Parlamentarium, sede do Parlamento Europeu, fica em Bruxelas, Bélgica, capital da União Europeia, e está aberto a visitação pública.

Os turistas podem conhecer o Planetarium, o Hemiciclo (onde ocorrem votações e debates do bloco) e o Centro de Visitantes, que conta um pouco mais sobre a história da União Europeia!

Museu Magritte 

Parada obrigatória em qualquer roteiro artístico pela capital belga, o Museu Magritte tem um acervo com mais de 250 peças do artista local René Magritte espalhados por mais de 2.500 m².

Cada um dos três pavimentos do edifício é dedicado a um período da carreira do artista, incluindo obras mundialmente conhecidas, como Sherazade e Império da Luz.

Onde se hospedar em Bruxelas, Bélgica?

Onde se hospedar em Bruxelas, Bélgica?
Fonte: Elquarto / Hotel Barsey By Warwick, Bruxelas

Não é difícil decidir onde se hospedar em Bruxelas, Bélgica, pois boa parte das opções de hospedagem está concentrada nos arredores da Grand Place, no centro da cidade.

Quem se hospeda nessa região está a uma caminhada de distância dos pontos turísticos mais famosos da capital belga, embora as diárias sejam mais caras.

Se você prefere ficar em uma região menos turística para conhecer um pouco mais sobre a cultura local, dê preferência a hotéis nas regiões de Les Marolles, Sablon ou Saint-Gilles.

Você pode encontrar as melhores opções de hospedagem a preços exclusivos no buscador ElQuarto, que permite o pagamento online das diárias em reais, sem incidência de IOF, para garantir o máximo de economia para a sua viagem!

O que fazer à noite em Bruxelas?

Não vá pensando que as atrações de Bruxelas se limitam ao dia! A capital da Bélgica tem uma vida noturna bastante badalada, com alternativas para todos os gostos.

O Delirium Café é quase uma unanimidade na cidade, com direito a um cardápio de mais de 200 páginas com as melhores cervejas belgas e internacionais.

Gosta de festa e gente bonita? Inclua o Poechenellekelder em seu planejamento. Se você prefere baladas mais tradicionais, não deixe de conhecer a Mirano, especializada em música eletrônica.

Você também pode aproveitar a noite de Bruxelas para explorar seus excelentes restaurantes, como o La Roue D’Or, que ostenta uma estrela Michelin e se destaca pelos preços acessíveis. Só não se esqueça de fazer reserva!

O que fazer em Bruxelas em 2 dias?

A duração ideal para sua estadia na capital belga vai depender de quantos dias na Bélgica você pretende passar. 

Em geral, com alguma organização, é possível conhecer as principais atrações de Bruxelas em 2 dias.

Neste caso, porém, é importante montar um roteiro de viagem e manter-se fiel a esse planejamento para aproveitar o máximo possível o seu tempo na cidade.

Comece sua viagem pelo impecável centro histórico de Bruxelas, visitando as principais construções antigas da cidade, especialmente nos arredores da Grand Place.

Visite a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, conheça o Parque Cinquentenário e passe pelo Atomium

Se sobrar algum tempo no primeiro dia, estenda seu roteiro até alguns dos museus locais, como o Magritte e dos Quadrinhos.

No dia seguinte, passeie pela Galeries Royales St-Hubert e explore Manneken-Pis e Janneken-Pis

Sobrou tempo? Faça uma visita guiada ao Palácio Real de Bruxelas ou ao Parlamento Europeu. Finalize o seu roteiro com uma visita ao Mont des Arts

Faça já a sua cotação de passagem para Bruxelas, Bélgica

Pensando em planejar a sua viagem por Bruxelas, Bélgica? Então, visite agora mesmo a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas mais baratas!

Nosso site te ajuda a encontrar a melhor opção para a sua viagem em poucos cliques: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a oferta mais adequada à sua necessidade.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para ficar por dentro de todas as promoções para o destino que você vai visitar.

Visitar uma das cidades mais encantadoras e peculiares da Europa com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
ITA GRU São Paulo BRU Bruxelas 22 Abr 29 Abr R$ 4601 LATAM POA Porto Alegre BRU Bruxelas 08 Mai 22 Ago R$ 6171 ITA GRU São Paulo BRU Bruxelas 22 Abr 28 Abr R$ 6688 ITA FLN Florianópolis BRU Bruxelas 26 Dez 11 Fev R$ 6896 ITA FLN Florianópolis BRU Bruxelas 26 Dez 13 Fev R$ 6896 Ver mais ofertas