Cachoeiras do Brasil: conheça as cachoeiras mais incríveis do país

É apaixonado pelas cachoeiras do Brasil? Gosta de viajar para destinos onde há várias quedas d’água? Então este artigo é perfeito para você! 

Nosso país é rico em cachoeiras de todos os tamanhos e localizadas em várias regiões. 

Prepare-se para saber quais cachoeiras esperam pela sua visita. Vamos juntos nesse roteiro de aventuras e muitas trilhas para serem percorridas!

Seja para onde for, conte com o Passagens Promo para encontrar os melhores preços de passagens aéreas!

Cachoeiras do Brasil: belezas naturais

Qual viajante não gosta de se deparar com uma cachoeira e sua exuberância? No Brasil temos quedas d’água para todos os perfis de turistas.

Aquelas que são próprias para banho, outras que permitem apenas serem observadas e, por vezes, de longe. Com poços de águas rasos ou fundos, com águas claras ou mais turvas.

O fato é que as cachoeiras mais lindas do Brasil e suas quedas d’água imponentes, com paisagens deslumbrantes, são belezas naturais que servem como recompensas ao fim de cada trilha desafiadora! 

Qual a melhor época para visitar as cachoeiras do Brasil?

Qual a melhor época para visitar as Cachoeiras?
Fonte: Pixabay

O verão e outono são épocas ideais para conhecer as cachoeiras que estão espalhadas por todo o país. No verão, além de ser período de viagens de férias, a incidência de chuvas ajuda a melhorar o fluxo da água.

Com isso, o volume nas quedas é maior e as águas que ficam nas bases das cachoeiras são mais límpidas.

no outono, o clima é mais seco, com menos chuvas, o percurso das trilhas fica mais firme, sem o barro.

Além disso, o outono é considerado baixa temporada e, portanto, os preços das passagens aéreas e das hospedagens estão mais em conta devido ao pouco interesse dos turistas.

Qual a cachoeira mais famosa do Brasil?

As mais famosas são as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no sul do Brasil. Um dos pontos turísticos mais visitados por quem quer apreciar as 275 quedas d’água que formam este verdadeiro espetáculo!

Além das cataratas, a Cachoeira El Dorado, na Amazônia, é a maior do Brasil com 400 metros de queda d’água livre! 

Embora acessá-la seja um dos maiores e mais difíceis desafios, sua fama já chegou aos quatro cantos do país!

A Cachoeira do Caracol, no sul do Brasil, é bem conhecida pelos turistas que apreciam as quedas por meio de passeios nos bondinhos aéreos que ficam no Parque do Caracol, em Canela.

Passagens aéreas em promoção

As cachoeiras do Brasil são destinos que estão na preferência de muitos viajantes que descobriram nas quedas d’água roteiros prazerosos para explorar.

Mas antes de seguir viagem para conhecê-las de perto, busque pelas passagens aéreas mais baratas no nosso site, Passagens Promo, que garante ainda muitos descontos e promoções. 

Deixe seu cadastro em nosso site para receber informações sobre promoções no seu trecho de viagem!  

Acesse o Passagens Promo, escolha seu destino e garanta as melhores promoções!

Cachoeiras do Brasil: as melhores de cada região

Pra você que está procurando lugares que tenham cachoeiras no Brasil, saiba que há quedas d’água estão espalhadas por todas as regiões do país! 

Na região Norte, a cachoeira El Dorado desafia os aventureiros que querem alcançar o topo da maior queda d’água do Brasil!

Já na região Nordeste, a cachoeira do Buracão é imponente, ladeada por cânions de 100 metros de altura!

A região Centro Oeste é um dos principais celeiros de quedas d’água. Já a Cachoeira Santa Bárbara é um exemplo perfeito desse cenário mágico que encanta quem a vê de perto ou mais distante.

E as regiões Sul e Sudeste não ficam de fora e já entraram no roteiro de viagem dos turistas que gostam de aventura e de desbravar trilhas longas e cheias de desafios.

Em São Paulo, a Cachoeira do Itambé atrai turistas de todo o Brasil, que querem ver de perto suas águas.  

Em Santa Catarina, a Cachoeira do Salto Grande é a principal atração da Rota das Cachoeiras.

Cachoeiras do Brasil: região Norte

Cachoeiras do Brasil no Norte
Fonte: Pixabay

Gosta de aventura e ecoturismo? A região Norte é perfeita e rica em cachoeiras de todas as dimensões. Muitas têm acesso mais complicado enquanto outras são mais fáceis de alcançar. Mas todas exigem disposição para trilhas.

No Pará, as lindas cachoeiras do Aruã e de Santo Antônio são ótimos exemplos de quedas d’água que atraem turistas de todos os cantos do país.

Listamos duas das cachoeiras incríveis da região Norte para você conhecer e colocar no roteiro da sua próxima aventura!

Cachoeira do Rio Mandi, Rondônia

É a mais alta do estado, com quase 35 metros de altura de queda d’água livre! Essa maravilha da natureza fica dentro do Vale das Cachoeiras, em Teixeirópolis.

Para chegar à Cachoeira do Rio Mandi é preciso ir de carro até a mata num percurso de aproximadamente 1 quilômetro e depois ainda percorrer mais 600 metros de trilhas.

Embora o trajeto pareça longo, todo o esforço é válido para ver uma das principais cachoeiras do Brasil! O lugar ainda dispõe de dois mirantes para o turista apreciar toda a beleza da maior queda d’água de Rondônia!

Cachoeira El Dorado, Amazônia

Sem dúvida, ela é a maior cachoeira do Brasil! São quase 400 metros de queda d’água bem no coração da floresta amazônica, mais precisamente no Parque Nacional Serra do Aracá.

O acesso à Cachoeira El Dorado é difícil, porém, possível. A porta de entrada para o Parque do Aracá é a cidade de Barcelos, que fica a pouco mais de 500 km de Manaus.

Prepare-se para viver uma aventura selvagem rumo à maior e mais reservada cachoeira do Brasil!

Cachoeiras do Brasil: região Nordeste

Cachoeiras do Brasil no Nordeste
Fonte: Needpix

Nem só de belas praias vive o Nordeste. A região é berço de paisagens naturais exuberantes e, entre elas, estão as cachoeiras! Cada uma com suas características próprias.

Na Chapada Diamantina, a cachoeira da Fumaça te desafia a percorrer uma das trilhas mais complicadas e longas da região para, enfim, apreciar sua queda d’água de tirar o fôlego.

Dentre as cachoeiras da Bahia está escondida no cerrado baiano a cachoeira do Acaba Vida, na cidade de Barreiras. 

Sua queda d’água forma uma piscina natural perfeita para banhos relaxantes e total contato com a natureza. Que tal conhecer essas duas cachoeiras que separamos para você?

> Saiba mais sobre os voos para o Nordeste!

Cachoeira Buracão, Bahia

Cercada por paredões de quase 100 metros de altura, a cachoeira Buracão fica em Ibicoara, ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina. São 85 metros de queda d’água que impressiona quem vê de perto!

Essa cachoeira somente é acessada se você contratar um guia ou uma agência de turismo

O percurso até o Buracão é longo e, em alguns trechos, você poderá optar em fazê-lo nadando, claro, usando colete salva-vidas.

Mas a cachoeira do Buracão é simplesmente mágica com seu formato inusitado e toda a exuberância.

Poço Azul, Maranhão

Se você acha que o Maranhão só é lindo por causa de suas praias, saiba que esse estado nordestino oferece muito mais do que um mar lindo! No sul do Maranhão está localizado o Poço Azul, no Riachão!

Cercado por uma área particular cheia de cachoeiras, poços naturais e muito ecoturismo.

Bem estruturado, o Poço Azul permite aos turistas banharem-se em suas águas mornas enquanto observam peixes e algas. Um verdadeiro aquário natural!

Cachoeiras do Brasil: região Centro Oeste

Cachoeiras do Brasil no Centro Oeste
Fonte: Pixabay

Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que reúnem quedas d’água cinematográficas! De maio a setembro os reservatórios estão cheios e o volume de água nas cachoeiras é bem maior!

As cachoeiras de São Bento e da Água Fria são excelentes para a prática do rapel e para observar pássaros exóticos.

A cachoeira Capivara também merece uma visita. Confira outras duas cachoeiras fantásticas que listamos na região Centro-Oeste.

Cachoeira Véu da Noiva, Mato Grosso

Na realidade, ela é uma das sete cachoeiras lindas que formam a Cachoeira dos Cristais, que fica no Alto Paraíso, em Goiás, na Chapada dos Veadeiros. 

A trilha para chegar até o Véu da Noiva é bem fácil e nem precisa de guia. E se você não sabe nadar muito bem, saiba que essa cachoeira tem um poço raso e perfeito para os banhistas!

Ela é a última cachoeira da trilha, com várias quedas d’água. Vale a pena o passeio, inclusive, em família.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Cachoeira Santa Bárbara, Goiás

Ela tem 30 metros de altura e o poço que cerca sua queda d’água é de um azul intenso que enche os olhos de quem está ali! 

A cachoeira também está localizada na Chapada dos Veadeiros e é preciso contratar guia para chegar até ela.

As águas no poço da cachoeira fazem lembrar o azul do mar do Caribe e, no verão, os dias de sol iluminam ainda mais e a queda d’água aumenta a transparência.

Cachoeiras do Brasil: região Sudeste

Cachoeiras do Brasil no Sudeste
Fonte: Needpix

Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são cenários ótimos de verdadeiros paraísos pelas cachoeiras que já se tornaram principais destinos turísticos, principalmente, de quem gosta de aventura.

As trilhas que levam aos pés dessas quedas d’água são repletas de desafios que atraem até mesmo quem nunca enfrentou uma subida ou descida em trechos íngremes de terra.

Mas no Rio de Janeiro, por exemplo, a chamada Três Cachoeiras, na Vila de Penedo, é diferente. Ela é ideal para a visita de crianças e idosos.

Seu poço é raso, calmo, com água bem clarinha. O acesso a ela é muito fácil! Para te ajudar a traçar um roteiro bem legal, trazemos duas cachoeiras, na região Sudeste, para você visitar!

Cachoeira do Tabuleiro, Minas Gerais

Uma das principais cachoeiras do Brasil está em Minas Gerais, em Conceição do Mato Dentro. Com seus 273 metros de queda d’água livre, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta do estado.

Tabuleiro está na Serra do Espinhaço, ocupa a posição de terceira maior do país e é cercada por uma enorme muralha rochosa.

A luz do sol, dependendo do horário e da estação do ano, faz com que a cor da água da cachoeira seja mutável, oscilando entre o amarelo brilhante e o vermelho opaco.

Veja mais sobre a travessia da Lapinha até a cachoeira do Tabuleiro que nossa parceira Laura Sette do blog 7 Cantos do Mundo fez! 

Cachoeira do Itambé, São Paulo

A cidade de Cássia dos Coqueiros, no interior do estado paulista, é onde está essa cachoeira visitada por milhares de turistas durante o ano todo! 

Ela fica dentro de uma fazenda particular. Por isso o acesso é cobrado. O valor gira em torno de R$ 15,00 por pessoa.

A queda d’água da cachoeira do Itambé tem 85 metros de altura e a trilha para acessá-la é feita por meio de cordas. 

O trajeto é longo e um pouco difícil, mas a beleza que você encontrará aos pés dela fará valer a pena cada passo.

Cachoeiras do Brasil: região Sul

Cachoeiras do Brasil no Sul
Fonte: Pexels

Nessa região, o principal cartão postal do Brasil são as Cataratas do Iguaçu, formadas por 275 quedas d’água. Contemplá-las já faz parte do passeio de milhares de turistas brasileiros e argentinos.

Mas as viagens ao Sul do Brasil oferece outras maravilhas, além das cataratas do Iguaçu. Veja duas cachoeiras perfeitas imperdíveis! 

Cachoeira do Salto Grande, Santa Catarina

Ela é a última queda d’água que compõem a Rota das Cachoeiras, em Corupá. Ao todo são 14 cachoeiras incríveis, mas a Salto Grande – como o próprio nome diz – é a maior de todas com 125 metros de altura!

Exuberante, ela é abastecida pelo Rio Novo. Suas águas ajudam na preservação e cuidados com a floresta, já que a Rota das Cachoeiras está na Reserva Particular do Patrimônio Natural “Emílio Fiorentino Battistella”.

Cachoeira do Caracol, Rio Grande do Sul

A cachoeira, também conhecida como Cascata do Caracol, fica em Canela, numa região de mata fechada e pode ser vista em totalidade por meio dos bondinhos aéreos, no Parque do Caracol.

Quem preferir e tiver disposição, pode descer 927 degraus para chegar à base da cachoeira e ver de perto uma das quedas d’água mais bonitas do Brasil! 

Afinal, quais são as cachoeiras mais bonitas do Brasil?

Cachoeiras mais bonitas
Fonte: Pixabay

Todas elas têm a sua beleza peculiar e diferente uma da outra. Mas se tivermos que listar as mais bonitas, já indicamos a Cachoeira do Rio Mandi, em Rondônia, e a do Buracão, na Bahia.

A Cachoeira do Rio Mandi é a mais alta de seu estado e tem uma queda d’água de hipnotizar quem a vê! 

,Já a Cachoeira do Buracão é um espetáculo da natureza, que cerca a queda d’água com cânions gigantescos que dão sentido ao nome dessa cachoeira baiana.

E não podemos deixar para trás a beleza imponente da Cachoeira Santa Bárbara, em Goiás, que tem um poço com água em tom azul esmeralda que lembra as piscinas naturais do Caribe!

Cotação de passagens aéreas

Agora que você já sabe que as cachoeiras do Brasil são ótimos destinos de viagem, basta escolher por qual região do país você quer começar sua aventura!

E não gaste dinheiro comprando passagens aéreas caras! Pesquise com antecedência e faça a cotação das passagens no nosso site, Passagens Promo

Somos o mais eficiente site comparador de preços de passagens do país! Faça seu cadastro e ative o alerta de preços para que você seja avisado toda vez que o trecho da sua viagem sofrer alteração no valor.

Quer se aventurar rumo às cachoeiras do Brasil? De Promo você pode! 

Passagens nacionais em promoção!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 02 Ago 04 Ago R$ 193 Latam Brasil POA Porto Alegre CWB Curitiba 02 Jun 07 Jun R$ 193 Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 13 Mai 17 Mai R$ 193 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 19 Out 25 Out R$ 196 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 29 Out 29 Out R$ 196 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 12 Jan 19 Jan R$ 196 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 19 Nov 24 Nov R$ 196 Latam Brasil JJG Jaguaruna GRU São Paulo 12 Fev 15 Fev R$ 201 Ver mais ofertas