Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado

As cachoeiras do Rio de Janeiro, RJ, são donas de paisagens naturais belíssimas e garantem deliciosas experiências aos seus visitantes, além de serem uma ótima opção para quem pensa que as praias são os principais atrativos da capital carioca. 

Espalhadas por todos os cantos, as quedas d’águas ficam em lugares cercados por muito verde e estão bem localizadas, o que facilita o acesso dos turistas.

Que tal conhecer as mais belas cachoeiras para se refrescar e relaxar durante a sua viagem para a capital fluminense?

Confira o nosso artigo com as melhores dicas de destinos para aproveitar na Cidade Maravilhosa!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Cachoeiras no Rio de Janeiro, RJ: descubra quais são as melhores!

Ao longo do ano, as temperaturas da cidade fluminense ficam sempre nas alturas. No verão, elas realmente podem bater a casa dos 40 graus.

Sendo assim, depois de conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, nada melhor do que águas geladas para se refrescar diante desse calor escaldante, não é mesmo? 

Além de aproveitar as famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, saiba que há inúmeras cachoeiras RJ para banho com águas geladas e cenários de tirar o fôlego em meio à natureza de rara beleza.

Onde fica o Rio de Janeiro?

Onde fica o Rio de Janeiro?
Fonte: Pexels

Conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é um município da região sudeste do Brasil, sendo a capital do estado de mesmo nome. 

Considerada o maior destino internacional do país, os pontos turísticos do Rio de Janeiro atraem milhões de visitantes todos os anos.

A capital fluminense é a segunda maior metrópole do Brasil com mais de 6 milhões de habitantes.

Quando conhecer as Cachoeiras no Rio de Janeiro, RJ?

As cachoeiras no Rio de Janeiro podem ser visitadas o ano inteiro, afinal, a capital fluminense é um destino quente.

A verdade é que a melhor época será definida pela sua preferência, já que na alta temporada, entre dezembro e março, a cidade tem um alto fluxo de turistas, o que deixa as atrações mais movimentadas.

Para quem deseja fugir das altas temperaturas, a temporada de outono e inverno, entre os meses de março e setembro, também são ótimas opções.

Nesse período, o clima está mais ameno, em torno de 26°C, perfeito para curtir o destino sem passar muito calor.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Conheça as Cachoeiras no Rio de Janeiro, RJ, com economia!

    Já pensou em conhecer a capital fluminense gastando pouco? Saiba que na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, isso é completamente possível.

    Isso porque, nosso site é considerado o melhor buscador do Brasil quando o assunto é economia, pois reunimos em um único lugar as passagens mais baratas do mercado, além de promoções vantajosas das principais companhias aéreas.

    E o melhor é que você consegue economizar de um jeito fácil, rápido e prático, pois consegue localizar os voos mais baratos em poucos cliques para conhecer as cachoeiras no Rio de Janeiro, RJ e qualquer outro destino do mundo. 

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino e as datas que pretende viajar para encontrar aquela opção de passagens que cabem no seu bolso.

    Para conseguir ainda mais economia, cadastre seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção. 

    E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das melhores ofertas e das principais novidades do mundo das viagens. 

    Passagens aéreas ideais para viajar para o Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de

    Melhores cachoeiras do Rio de Janeiro, RJ

    A verdade é que há muitos lugares para visitar na capital carioca, e você precisará elaborar um bom roteiro para aproveitar ao máximo as atrações. 

    Quer saber quais são as cachoeiras do Parque da Tijuca e também aquelas mais cobiçadas pelos turistas?

    Vem com a gente, pois fizemos uma lista com as melhores quedas d’água da cidade. Confira!

    Cachoeira dos Primatas

    Cachoeira dos Primatas
    Fonte: Mcalvet / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Setor Serra da Carioca, a cachoeira dos Primatas tem uma pequena queda d’água e um poço com pouca profundidade, o que é perfeito para quem quer relaxar e para os turistas que viajam com as crianças.

    E o melhor é que o acesso até a queda d’água é muito simples: ela é acessada pela Rua Sara Vilela, no Jardim Botânico. 

    Ao chegar no jardim, você deve seguir por uma trilha pela mata até a cachoeira.

    Cachoeira do Chuveiro

    Bem pertinho da Cachoeira dos Primatas, no Setor Serra da Carioca, está a Cachoeira do Chuveiro, que você pode conhecer no mesmo dia, já que ela fica na mesma trilha.

    A atração está entre as mais belas cachoeiras do Rio de Janeiro, pois a sua queda d’água é volumosa e deságua em uma piscina natural de águas claras e rasas, ideal para as crianças se refrescarem e brincarem com segurança.

    Cachoeira das Almas

    Escondida por árvores e arbustos, a Cachoeiras das Almas tem uma queda d’água de apenas quatro metros e está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. 

    Vá preparado, pois suas águas costumam ser bem geladas, mesmo no verão.

    O fluxo de água também pode variar de acordo com a época do ano. Segundo relatos históricos, ela tem esse nome, pois, no passado, os escravos seguiam os ritos de suas religiões nos arredores da queda d’água.

    Cachoeira do Camorim

    Cachoeira do Camorim
    Fonte: Tmbux / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Ao visitar as cachoeiras no Rio de Janeiro, RJ, a Camorim é uma das mais incríveis da capital carioca. 

    A queda d’água é belíssima e percorre uma espécie de escada até chegar em uma represa que, na verdade, é uma estação de tratamento de água da cidade.

    E o melhor é que, além de se refrescar em suas águas, você também pode fazer uma trilha em meio à natureza em um percurso bem curtinho, de cerca de 250 metros de extensão, com uma subida um pouco íngreme, mas com pouquíssima dificuldade.

    Cachoeira do Quebra

    Essa é uma cachoeira no Rio de Janeiro que também fica no Parque Nacional da Tijuca, no Setor Serra da Carioca. 

    Ela chama atenção por estar rodeada de uma folhagem tropical, que torna o cenário ainda mais bonito.

    Essa é uma das cachoeiras que você pode conhecer juntamente com outras quedas que ficam no parque. 

    Para acessá-la, você precisará percorrer a Estrada Dona Castorina, no Horto, mas não se preocupe, pois a trilha é fácil e bem sinalizada. 

    Cachoeira da Serra do Mendanha (Campo Grande)

    A Cachoeira da Serra do Mendanha tem uma ampla piscina natural de águas claras provenientes de três quedas d’águas. 

    Além de se banhar no poço, os turistas também podem se divertir escorregando nas pedras lisas da cachoeira.

    Para chegar até o local, os visitantes também não têm dificuldade, pois ela fica no Parque Estadual do Mendanha, acessada pela Avenida Brasil. 

    A trilha até lá é feita por meio de uma mata fechada, por isso, vá com um calçado apropriado, como um tênis, para não machucar os pés. 

    Cachoeira Cascatinha Taunay

    Cascatinha Taunay
    Fonte: Unsplash

    Se você quer conhecer cachoeiras no Rio de Janeiro de fácil acesso, a Cascatinha Taunay é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro. 

    Essa queda d’água também fica no Parque Nacional da Tijuca, que é bem fácil de ser acessada.

    A cachoeira é também uma das mais bonitas da cidade por conta da sua queda de 35 metros de altura e da natureza ao seu redor. 

    A vantagem é que essa área possui uma boa infraestrutura, com estacionamento, banheiro e lojinha.

    O poço abaixo da cachoeira tem águas claras e rasas, perfeito para quem viaja em família. No local há uma ponte de pedra, que oferece um belo cenário para fotos.

    Cachoeira do Jequitibá

    Também no Parque Nacional da Tijuca, essa é uma cachoeira no Rio, que ganha destaque nos roteiros por abrigar um Jequitibá centenário, que embeleza ainda mais os cenários.

    A sua queda d’água não é tão grande, mas possui uma piscina natural de águas claras, ótima para se refrescar em dias quentes.

    Cachoeira do Sorimã

    A Sorimã é uma cachoeira na Barra da Tijuca, localizada bem no início da trilha que leva para a famosa Pedra da Gávea. 

    E o melhor é que o acesso até a queda é gratuito e a trilha também não oferece dificuldade: você precisará fazer uma caminhada de cerca de 10 minutos. 

    Por ser pouco frequentada, essa cachoeira é uma oportunidade perfeita para aqueles que buscam fazer um passeio mais exclusivo e aproveitar melhor o dia de calor.

    Outras cachoeiras no estado do Rio de Janeiro

    Outras cachoeiras no estado do Rio de Janeiro
    Fonte: Freeimages

    As cachoeiras mais lindas do Rio de Janeiro não ficam apenas na capital fluminense. Saiba que há belas quedas d’águas estão espalhadas por várias cidades do estado.

    Uma das mais famosas é a cachoeira do Escorrega, em Vila da Maromba, distrito do município de Itatiaia, a 289 km da capital. São 30 metros de queda d’água, um verdadeiro tobogã por conta da sua pedra ser bem lisinha.

    Aliás, nessa região há mais de 100 cachoeiras catalogadas, algumas a cerca de 2.500 metros de altura, onde estão algumas das nascentes de rios. 

    Outra queda d’água que vale a pena conhecer é a cachoeira dos Treze, na cidade de Petrópolis, a 120 km da Cidade Maravilhosa.

    Chamada também de cachoeira da Macumba, ela é formada por duas quedas d’água, uma com 15 metros e outra com 30 metros de altura, escondidas por muito verde. 

    A cachoeira forma dois poços de águas refrescantes, um convite delicioso para se refrescar no calor. 

    Além disso, por conta das características da região, com picos, pedras e cachoeiras, ela é perfeita para quem gosta de praticar trekking e escalada.

    Entre as melhores cachoeiras do Rio de Janeiro está a do Véu da Noiva, também na cidade Petrópolis.

    Localizada no Parque Estadual da Serra dos Órgãos, ela ganha destaque por conta da sua beleza singular e por ser perfeita para a prática de esportes, como escaladas, já que o local abriga o Dedo de Deus, considerado o berço da escalada no país.

    A cachoeira Véu da Noiva possui 23 metros de altura com um alto volume de água e um poço de 1,5 metros. 

    Além de se deparar com muitos banhistas, você também verá muitos praticantes de esportes, como rapel e cascading.

    Qual é a melhor cachoeira do Rio de Janeiro?

    A cachoeira do Primata é considerada por muitos como a melhor queda d’água do Rio de Janeiro. 

    Isso porque, o local cercado por muito verde, preserva uma cachoeira pequena que escorrega por um paredão de pedra até um poço de águas claras e refrescantes.

    Qual a maior cachoeira do Rio de Janeiro?

    A maior cachoeira do Rio de Janeiro é a cachoeira Conde D’eu, localizada no Sumidouro, considerada a maior queda livre em todo o estado. A queda d’água tem 127 metros e grande volume de água.

    O impacto das águas sobre o poço forma uma nuvem de água e um lindo arco-íris, que deixa o cenário uma verdadeira pintura.

    Passagens aéreas em promoção para todo o Brasil!

    Agora que você já sabe quais são as principais cachoeiras do Rio de Janeiro, RJ, chegou a hora de começar a preparar a sua viagem para a Cidade Maravilhosa.

    Lembre-se que o seu planejamento deve começar pela cotação das passagens áreas, já que os preços ficam mais altos ao passo que a data da viagem se aproxima.

    Outra dica para economizar é fazer as suas pesquisas na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, um site moderno, intuitivo e rápido, que facilita a localização das melhores opções de voos em poucos cliques.

    Os viajantes só precisam inserir as cidades de origem e destino e as datas de ida e volta para ter acesso a uma lista com as ofertas mais vantajosas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

    Lembre-se também de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

    Siga-nos também nas nossas redes sociais, pois divulgamos sempre as principais promoções para destinos nacionais e internacionais, bem como dicas de viagens incríveis.

    Quer conhecer as cachoeiras do Rio de Janeiro pagando pouco? De Promo você pode!

    Passagens aéreas ideais para viajar para o Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 14 Jun 18 Jun R$ 413 Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 25 Jun 27 Jun R$ 444 Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 21 Jun 25 Jun R$ 444 Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 05 Jul 12 Jul R$ 444 Gol VCP Campinas SDU Rio de Janeiro 26 Out 02 Nov R$ 458 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Cachoeiras do Brasil: conheça as cachoeiras mais incríveis do país

    Cachoeiras do Brasil: conheça as cachoeiras mais incríveis do país