Cachoeiras em SP: conheça as mais belas e acessíveis

Você sabia que existem centenas de cachoeiras em SP, espalhadas por todas as regiões do estado, inclusive bem perto da capital?

Refúgio ideal para quem deseja recarregar as energias em viagens rápidas ou férias mais longas, essas cachoeiras combinam beleza natural, águas cristalinas e boa infraestrutura.

Neste artigo, vamos te contar sobre os melhores lugares com cachoeiras em SP, onde o acesso à queda d’água é facilitado, as trilhas mais exuberantes e outras dicas valiosas para a sua viagem! Veja só!

Veja passagens aéreas com os menores preços neste link e visite as melhores cachoeiras de SP!

Cachoeiras em SP: Quais são as mais impressionantes do estado?

O relevo é um fator importante na abundância de cachoeiras em São Paulo: o estado é recortado por diversas serras, como a da Bocaina, a do Mar e a da Mantiqueira, por onde pululam matas exuberantes, paredões rochosos e muitas quedas d´água.

Mas não pense que só é possível encontrar cachoeiras no campo: o litoral paulista oferece oportunidade ímpar para o viajante que quer curtir a cachoeira até na praia!

O planejamento de viagem é importante para todos os viajantes, mas ainda mais essencial para quem quer explorar a natureza e conhecer as cachoeiras paulistas.

Assim você saberá o que esperar da sua experiência, poderá antever problemas em potencial e, consequentemente, desfrutará de passeios ainda mais proveitosos.

Para te ajudar a montar o roteiro ideal para a sua viagem, criamos um guia de cachoeiras em SP, com sugestões de destinos e dicas de turismo importantes. Vamos lá!

Onde se refrescar em SP?

Onde se refrescar em SP?
Fonte: Marinelson Almeida / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quer saber onde encontrar cachoeiras em SP? A lista de opções é imensa! 

O estado é recortado por seis grandes rios e dezenas de afluentes, como o Tietê, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba.

Em geral, onde tem rio, tem cachoeira, especialmente entre os paredões dos maciços que passam por terras paulistas.

Entre os destaques estão a Serra do Mar, que vai do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul; a Serra da Bocaina, na fronteira com o Rio; e a Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na prática, isso quer dizer que praticamente toda grande cidade paulista está perto de alguma queda d’água.

Quem procura cachoeiras perto de Campinas pode gostar da Cachoeira da Corda ou da Cachoeira da Chave. Prefere cachoeira em Barueri? Vale a pena considerar a Cachoeira do Belval.

Alguns destinos já são badalados entre os amantes de quedas d’água, como Brotas, Cotia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Existem centenas de cidades com cachoeiras em SP entre os 645 municípios paulistas esperando pela sua visita! 

Viaje para os aeroportos de SP com preços exclusivos!

É possível conhecer as mais belas cachoeiras em SP sem renunciar à economia: você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para os aeroportos paulistas em nosso site de buscas, Passagens Promo.

Passagens imperdíveis para São Paulo!
Passagens aéreas saindo de

O viajante só precisa digitar o trecho desejado e a data da viagem para acessar ofertas incríveis e descontos imperdíveis. Sem complicação, em poucos cliques e com o auxílio de uma super central de atendimento!

Para ficar por dentro das melhores promoções, ative o alerta de preços, que envia notificações quando o trecho desejado sofrer alteração de preço!

Quais são as melhores cachoeiras em São Paulo?

O viajante encontra centenas de cachoeiras no interior de SP e próximo à capital, com opções para todos os gostos: com boa infraestrutura, mais selvagem, com acesso facilitado ou trilhas belíssimas, e por aí vai.

Para te ajudar a filtrar as opções e encontrar o melhor destino para sua próxima viagem, fizemos uma seleção com as melhores trilhas com cachoeira em SP! Confira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    1. Cachoeira dos Veados, Parque Nacional da Serra da Bocaina

    Com quase 200 metros de altura fracionados em várias quedas d’água, a Cachoeira dos Veados fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa com o Rio de Janeiro, e é recomendada para quem procura cachoeiras em SP para acampar.

    A única maneira de chegar até essa belíssima cachoeira é por meio de uma trilha com pelo menos 5 horas de duração e nível moderado de dificuldade, conhecida como Trilha do Ouro.

    Mas não vá pensando que é só preparar o fôlego e conhecer a cachoeira! O viajante deve obrigatoriamente contratar um guia, solicitar autorização para o Ibama, providenciar agendamento prévio e levar seus próprios equipamentos para camping.

    2. Cachoeira do Engordador, Parque Estadual Cantareira

    Cachoeira do Engordador, Parque Estadual Cantareira
    Fonte: Pexels

    Ideal para quem quer visitar cachoeiras próximas a SP, a Cachoeira do Engordador está localizada a apenas 25 km da capital, no Parque Estadual da Cantareira, em uma propriedade particular. 

    Para chegar até a cachoeira é necessário enfrentar uma trilha de 1h30 de duração: pelo caminho você terá a oportunidade de se refrescar em outras quedas d’água.

    É preciso pagar uma pequena taxa de administração para visitar o local, a R $14 (preço em março/2021), e o acampamento no local não é permitido. 

    Idosos com mais de 60 anos, crianças com menos de 12 anos, pessoas com deficiência e professores da rede pública têm entrada franca.

    3. Queda de Meu Deus, Eldorado

    Se você não gosta de trilhas muito longas ou difíceis, a Queda de Meu Deus, na cidade de Eldorado, pode ser uma boa alternativa para o seu roteiro de viagem.

    A queda d’água de 53 metros pode ser visitada por uma trilha mais curta, com apenas 1 hora de duração. Quem preferir pode encarar a trilha mais longa, que passa por outras 11 cachoeiras.

    A trilha mais curta é gratuita, mas se você decidir encarar a trilha completa deve pagar R$ 50 de taxa de visitação e contratar um guia para acompanhar o trajeto.

    4. Cachoeira do Itambé, Cássia dos Coqueiros

    Cachoeira em SP Itambé
    Fonte: Pexels

    O viajante que está procurando uma cachoeira com trilha em um lugar bem tranquilo e selvagem deve considerar incluir a Cachoeira do Itambé em seu roteiro de viagem.

    A queda d´água de 84 metros de altura fica na cidadezinha de Cássia dos Coqueiros, a menos de 70 km de Ribeirão Preto e a 290 km de São Paulo.

    A cachoeira fica em uma propriedade particular com excelente infraestrutura: o viajante encontra área de churrasqueiras, um pequeno bar, área de camping, banheiros com água encanada e outras comodidades no local.

    O acesso até a Cachoeira do Itambé é feito por uma trilha com 30 minutos de duração e poucos trechos mais íngremes.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    5. Cachoeira da Toca, Ilhabela

    Você sabia que existem praias com cachoeiras em SP? A Cachoeira da Toca é um dos cartões-postais de Ilhabela, a 200 km da capital paulista.

    Situada na Praia dos Castelhanos, a queda d’água de três metros gera várias piscinas naturais que podem fazer a alegria de adultos e crianças, que também podem se divertir em um tobogã natural com quase 50 metros de extensão.

    Durante o verão, várias atividades esportivas e turísticas são oferecidas próximo à cachoeira, como arvorismo, tirolesa e rapel.

    6. Cachoeira do Elefante, Parque Estadual da Serra do Mar

    O Parque Estadual da Serra do Mar é uma parada obrigatória para quem procura cachoeiras em SP para nadar. Em Biritiba Mirim fica um dos cartões-postais da reserva, a Cachoeira do Elefante, com 30 m de queda d´água volumosa.

    Chegar até a cachoeira não é tão fácil: é preciso percorrer 9 km de trilha em meio à mata para chegar ao refrescante poço. Por essas e outras, a Cachoeira do Elefante é recomendada apenas para quem já tem experiência em trekking.

    Cachoeiras de fácil acesso em SP

    Cachoeiras de fácil acesso em SP
    Fonte: Diogo Rodrigues Gonçalves / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Se você não quer saber de dureza e deseja apenas relaxar em meio à natureza, não precisa se preocupar. Existe uma grande variedade de cachoeiras em SP de fácil acesso. Confira nossas sugestões!

    1. Cachoeira do Saltão, Brotas

    A cidade de Brotas, São Paulo, é considerada uma das mecas do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, onde o viajante encontra o rio mais limpo do estado, o Jacaré Pepira.

    O acesso à Cachoeira do Saltão, que tem mais de 75 metros de altura, é fácil e rápido: basta percorrer uma trilha simples, que dura menos de 10 minutos, para chegar até o belíssimo cânion em que está a queda d’água.

    A cachoeira fica no Parque Mirantes das Águas, que oferece acesso a outras duas cachoeiras, a do Monjolinho e da Ferradura. O local dispõe de excelente infraestrutura, com área de camping, pousada, banheiros e até tirolesa aos fins de semana.

    O day use sai por R$ 25 para adultos (preço em março/2021). Para crianças menores de 5 anos, a entrada é franca.

    2. Cachoeira da Graça, Cotia

    Existem várias cachoeiras em Cotia, SP, mas só uma delas é tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial e Reserva do Cinturão Verde de São Paulo: a Cachoeira da Graça, a 48 km da capital.

    A queda d’água fica em uma propriedade privada e é necessário agendar a sua visita com antecedência, mas o acesso é bastante fácil e o viajante pode usufruir de boa infraestrutura, com quadra esportiva, área de churrasqueira e piscina.

    3. Cachoeira do Sol, Monte Alegre do Sul

    Cachoeiras em SP do Sol
    Fonte: Pexels

    Indicada para quem busca cachoeiras perto de Campinas, a Cachoeira do Sol fica em Monte Alegre do Sul, uma cidade pacata onde é possível desfrutar da atmosfera serrana.

    Basta uma curta caminhada para chegar até o topo da cachoeira, que fica em um sítio particular, com entrada a R$ 10. Se você quiser acampar na região, basta pagar a taxa de R$ 30 (preços em março/2021).

    4. Cachoeira Toque Toque Grande, São Sebastião

    Um dos fatores que torna São Sebastião um dos melhores lugares para viajar em SP no verão é o fato de que o viajante encontra tanto praia quanto cachoeira nesse simpático destino paulista.

    A Cachoeira Toque Toque Grande fica no fim de uma trilha de apenas 3 minutos de duração a partir da rodovia Governador Mário Covas.

    A queda d’água de 25 metros fica escondida em meio à vegetação exuberante e não tem poço, mas pode oferecer o refresco que você precisa em dias mais quentes.

    5. Cachoeira de Marsilac, Engenheiro Marsilac

    A Cachoeira de Marsilac, na cidade de Engenheiro Marsilac, é um dos lugares legais para viajar no interior de SP com crianças: é possível chegar de carro até bem perto do poço.

    A queda d’água fica a poucos quilômetros do centrinho da cidade, na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos.

    O visitante deve pagar taxa de R$ 10 para nadar, curtir a paisagem e até se divertir com stand up paddle e canoagem.

    6. Cachoeira do Toldi, São Bento do Sapucaí

    Cachoeiras em SP do Toldi
    Fonte: Pexels

    Encravada em meio aos morros da Serra da Mantiqueira está São Bento do Sapucaí, uma das cidades turísticas com cachoeiras em SP e endereço da Cachoeira do Toldi, com mais de 20 metros de queda d’água.

    A cachoeira fica em uma região exuberante, rodeada pela mata atlântica, e pode ser acessada a partir de uma trilha com 30 minutos de duração e nível de dificuldade fácil.

    Do topo da cachoeira é possível contemplar a beleza natural da Serra da Mantiqueira e até avistar, em dias mais claros, a famosa Pedra do Baú.

    Hotéis próximos a cachoeiras em SP

    O planejamento de hospedagem é uma etapa importantíssima do seu planejamento de viagem. Assim é possível calcular gastos médios com estadia, despesas com deslocamento e alimentação, entre outros.

    Recomendamos o site de buscas ElQuarto para encontrar pousadas e hotéis com cachoeiras em SP ou em qualquer outro destino do mundo, com milhares de acomodações à disposição do viajante pelo menor preço.

    Para garantir o máximo de comodidade ao viajante, você pode pesquisar hotéis, reservar acomodações e até pagar suas diárias online, em poucos cliques, em uma plataforma moderna e fácil de usar.

    Se você procura um hotel fazenda com trilhas e cachoeiras em SP na cidade de Serra Negra, vale a pena considerar o Big Valley Hotel Fazenda ou a charmosa Pousada Renascença.

    Quer curtir as quedas d’água e os circuitos de aventura em Brotas? Você pode gostar da Gaia Pousada Holística. O Hotel Da Ilha, por sua vez, é uma excelente alternativa de hospedagem em Ilhabela.

    Qual a maior cachoeira do estado de São Paulo?

    A Cascata Grande, no município de Pedregulho, é a maior das cachoeiras em SP em queda livre, embora só tenha recebido o título em 2019, após uma medição técnico-científica mais criteriosa, com 124,2 m de altura.

    Essa, porém, não é a maior cachoeira de São Paulo: a cachoeira Água Branca (180 m), em Ubatuba, e a cachoeira dos Pretos (154 m), em Joanópolis, são maiores em tamanho absoluto, embora não o sejam em queda livre.

    Reserve suas passagens aéreas com as menores tarifas

    Agora que você já conhece as cachoeiras em SP mais bonitas, está na hora de garantir suas passagens aéreas mais baratas em nosso site de buscas, Passagens Promo.

    Passagens imperdíveis para São Paulo!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 07 Dez 07 Dez R$ 276 Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 28 Jan 15 Mar R$ 276 Latam Brasil LDB Londrina CGH São Paulo 07 Dez 10 Dez R$ 276 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 13 Jan 19 Jan R$ 279 Gol LDB Londrina GRU São Paulo 20 Nov 28 Nov R$ 286 Ver mais ofertas

    Encontrar as promoções mais imperdíveis é fácil: basta digitar o trecho desejado e a data da viagem. Depois, é só comparar as ofertas e comprar suas passagens pelo menor preço do mercado!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificação quando surgir aquela promoção incrível para o destino dos seus sonhos! Siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades!  


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Gruta dos Anjos, Socorro: faça um passeio pela cidade e veja o que fazer na gruta!

    Gruta dos Anjos, Socorro: faça um passeio pela cidade e veja o que fazer na gruta!

    Ilha do Cardoso: conheça onde fica, como ir visitar e o que fazer nessa cidade paulista

    Ilha do Cardoso: conheça onde fica, como ir visitar e o que fazer nessa cidade paulista

    Indaiatuba, SP: confira onde fica e quais os principais pontos turísticos!

    Indaiatuba, SP: confira onde fica e quais os principais pontos turísticos!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Analândia: onde fica, quando ir, mapa e dicas de viagem

    Analândia: onde fica, quando ir, mapa e dicas de viagem

    Onde fica Barretos: dicas de hospedagem e o que fazer na cidade!

    Onde fica Barretos: dicas de hospedagem e o que fazer na cidade!