O que fazer em Cairo, Egito: conheça os melhores destinos da região

Cairo, Egito, é uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo. 

Localizada no norte da África, a cidade é repleta de mistérios, encantos e pontos turísticos que pessoas do mundo inteiro já viram nos livros de história.

O país é predominantemente muçulmano, e as autoridades locais exigem que o turista deve se atentar para respeitar as tradições culturais e religiosas do lugar.

Neste texto, vamos falar sobre Cairo, Egito, e sugerir dicas realmente valiosas para quem vai visitar a região. Embarque na leitura!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Cairo, Egito: o que fazer na capital do país?

Além da Pirâmide de Gizé, a única das maravilhas do mundo antigo que ainda resiste ao tempo, Cairo, Egito, tem outros diversos monumentos históricos importantíssimos, desertos imensos e o maior rio do mundo em extensão, o Nilo.

“Um lugar tão antigo, deve ser repleto de museus”. Se você pensa assim, acertou, mas não para por aí.

Os turistas adoram andar pelos mercados e feiras de rua de Cairo, como Khan el-Khalili, local para se comprar tecidos, pedras, especiarias, sapatos e diversos outros produtos. 

Já está pensando em o que fazer no Egito? Vamos dar ainda mais dicas, acompanhe!

O que tem de bom no Egito?

O que tem de bom no Egito?
Fonte: Unsplash

Arquitetura monumental, templos, sítios arqueológicos e uma rica cultura. Atualmente, Cairo, Egito, é uma cidade moderna e movimentada a qualquer hora do dia e da noite.

O passeio de balão de Luxor, embora um pouco longe da capital, é imperdível, assim como o cruzeiro no Rio Nilo e o mergulho em Marsa Alam, no Mar Vermelho.

A culinária egípcia é deliciosa e variada. Inclui carnes grelhadas, cafta, pães, massas e cremes árabes. 

Pistache, amêndoas e outras oleaginosas também são fartamente consumidas pelos egípcios. Tem muita coisa boa para conhecer em uma viagem de turismo no país, concorda?

Onde fica Cairo?

O Egito é um país mediterrâneo, mais precisamente localizado entre o nordeste da África e a Ásia. Faz fronteira com a Faixa de Gaza e o território de Israel, pelo lado asiático.

E, pelo lado africano, tem divisa com a Líbia e o Sudão. Cairo é a capital do Egito, e a maior cidade do mundo árabe, localiza-se ao norte do país, próximo a Alexandria.

Como ir para Cairo?

Para chegar em Cairo, Egito, embarcando no Brasil, é necessário fazer escala em algum país europeu, pois não há voos diretos. 

A partir do aeroporto, o turista pode chegar à cidade de táxi, carros de aplicativo ou ônibus, o trajeto tem 22 km.

O trânsito em Cairo é mais complicado que o das grandes cidades brasileiras, então considere essa informação caso queira alugar um carro e dirigir por lá.

Quando ir para Cairo?

Quando ir para Cairo?
Fonte: Pexels

A maioria dos turistas opta por conhecer Cairo, Egito, quando o clima está mais ameno, ou seja, na primavera e no inverno, que vão de outubro a abril. Mas, não se engane com o calor dos dias desérticos.

À noite, as temperaturas caem vertiginosamente, já que a superfície natural do lugar não retém calor e umidade como no Brasil. Por isso, as roupas de frio devem estar na mala.

Qual a cultura de Cairo?

Desde os tempos pagãos do Egito antigo, na época dos faraós, o Nilo exerce uma forte influência na cultura local.

Seja adorado como deus, ou mesmo atualmente, serve para meio de transporte e abastece não só a capital, mas várias outras cidades do Egito.

El Giza, Assuã, Alexandria, Asyut são cidades edificadas no Vale do Nilo, e que se desenvolveram utilizando os recursos hídricos do rio que corta o Saara. Então, dá para ter uma ideia de como ele é importante, certo?

Como já citamos anteriormente, Cairo é uma cidade em que a maioria da população professa a fé islâmica. 

As tradições islâmicas de várias cidades do Egito são refletidas nas regras de convivência social. 

Os ocidentais não terão qualquer dificuldade de consumir bebidas alcoólicas nos restaurantes, mas em espaços públicos é proibido.

Para os turistas que gostam de interagir com a vida local e planejam visitar os templos muçulmanos, é de bom tom usar roupas que cubram os braços e os ombros. As mulheres devem evitar decote e costas expostas.

Promoção de passagem aérea para o Egito

Muita gente deixa de viajar para o Egito porque não encontra passagens aéreas baratas. 

Por isso, acessar o Passagens Promo pode facilitar a vida de quem procura descontos e condições especiais de pagamento.

Encontrar preços promocionais utilizando nossa plataforma é muito simples. Basta inserir alguns dados: cidade de origem do voo, data de embarque e retorno e o número de passageiros.

É a sua chance de conhecer Cairo, Egito, seja em uma viagem de família, ou mesmo uma aventura solo! 

Economizando até 35% nos preços das passagens aéreas, certamente vai sobrar mais dinheiro para passeios, hospedagem e compras. Incrível, né?

Cairo, Egito: mapa

Depois de comprar as passagens e marcar a data na agenda, falta dar uma boa olhada no mapa de Cairo, Egito. 

O objetivo é que você saiba onde estão os principais pontos turísticos da cidade, e tenha uma ideia de quanto tempo vai gastar nos deslocamentos entre as atrações. Confira!

Cairo, Egito: o que fazer

Cairo é uma capital cosmopolita rica em atrações culturais e históricas. O turista pode ter acesso a toda essa bagagem nos seus inúmeros museus, mesquitas, templos e monumentos.

Confira os principais pontos turísticos e as melhores dicas sobre o que fazer em Cairo!

Pirâmides de Gizé

Pirâmides de Gizé
Fonte: Pexels

A pirâmide de Gizé, como já relatamos, é a única das 7 maravilhas do mundo antigo que permanece inteira. Uma visita a essa edificação milenar é essencial para todo turista que vai a Cairo, Egito.

Ela é a maior dentre as três pirâmides que compõem a necrópole de Gizé. A construção desse suntuoso mausoléu foi feita a mando do faraó Quéops, que pretendia usá-la como túmulo e cofre para sua preciosidades no mundo dos mortos.

Construída há cerca de 2.550 anos A.c, uma curiosidade realmente incrível sobre ela é que, até a criação da Torre Eiffel, em 1887, era considerada a construção mais alta do mundo, com 137 metros. 

Para terminar o túmulo do rei, foram gastos 20 anos e a força de trabalho de milhares de homens. 

Os enormes blocos de pedra foram movidos até o local, provavelmente, com auxílio da água do Nilo, que molhando a areia, torna-se uma superfície lisa.

Esta é uma das teorias mais aceitas para a locomoção dos blocos, mas ninguém tem realmente certeza de como, por exemplo, eles foram erguidos. 

Além de Quéops, as pirâmides de Quéfren e Miquerinos também integram o complexo.

Da praça Tahrir, em Cairo, Egito, até a Necrópole de Gizé, são 20 km, cerca de 35 minutos de carro. No caminho, quase chegando ao destino, está a intrigante esfinge de Gizé.

Saqqara

A região de Saqqara guarda a primeira pirâmide do Egito, por isso, é um dos pontos turísticos mais visitados do Cairo. Trata-se de um “modelo” mais rudimentar de construção.

Enquanto Gizé recebeu um “acabamento” mais refinado, para deixar as superfícies planas, a pirâmide de Djoser foi feita em pavimentos, ou, degraus.

Essa pirâmide tem cerca de 47 mil anos e localiza-se em meio a um sítio arqueológico com centenas de túmulos de faraós e membros de suas dinastias.

Saindo do centro da capital em direção ao sul, o trajeto, de apenas 31 km, não levará mais do que uma hora, dependendo do trânsito.

Torre do Cairo

A torre do Cairo é, na verdade, uma estação de televisão. Seu formato foi inspirado na Flor de Lótus, planta muito importante para os egípcios. O prédio terminou de ser construído na década de 1960, às margens do Nilo.

No topo da torre funciona um restaurante rotativo, com uma excelente vista do Cairo, Egito. É um dos principais cartões postais da cidade, e merece um registro, você concorda?

Khan el-Khalili Bazaar

Khan el-Khalili Bazaar
Fonte: Dan / Flickr / CC BY-SA 2.0

Trata-se do mercado mais famoso do país, onde os turistas caminham pelas vielas, em meio a milhares de tendas. 

Esse mercado começou a funcionar por volta do ano 1382, por ordem do sultão Djaharks el-Jalili.

É o melhor lugar para comprar souvenirs como postais e rolos de papiro. Além disso, há produtos como perfumes, jóias e artesanatos que são encontrados somente no mercado de Khan el-Khalili.

Mesquita do Alabastro

A Mesquita do Alabastro tem esse nome por causa do material usado em sua construção, que ocorreu entre os anos de 1830 a 1857. 

Segue o padrão otomano, com prédios retangulares na base e pequenas cúpulas que margeiam a principal.

É a mesquita mais visitada pelos turistas e fica na Cidadela de Saladino, ao sul da praça Tahrir. Também é conhecida pelo nome do sultão que ordenou sua construção, Muhammad Alí.

Qalaum

O complexo arqueológico de Qalaum também se encontra no Cairo, Egito. Não será necessário sair da cidade para visitá-lo.

Reúne uma enorme quantidade de pontos históricos, e tem construções antiquíssimas. São mesquitas, madrassas (centros da fé e cultura islâmica) e mausoléus abertos à visitação de turistas.

Museu Egípcio

Museu Egípcio
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

São milênios de história armazenados no acervo do Museu Egípcio do Cairo. 

As exposições contam com pinturas, estátuas, objetos ritualísticos e muitos artefatos mortuários. O pós-morte era muito importante para os egípcios nas eras politeístas.

Os objetos da câmara mortuária do mais famoso dos faraós, Tutancâmon, têm uma sala especial, assim como as múmias dos antigos reis. 

O museu possui mais de 150 mil objetos, e não consegue expor todos por falta de espaço.

O preço da entrada varia conforme o horário da visita. Alguns setores cobram entrada separadamente, como a sala das múmias.

Rio Nilo

Que tal um cruzeiro no Rio Nilo para conhecer as cidades de Luxor e Aswan? Trata-se de um passeio turístico que vale muito a pena. 

Ali ficam os templos de Karnak e Luxor, e o Vale dos Reis, onde está a tumba de Tutancâmon. 

E ainda, dá para navegar pelo rio alugando um barco ou acessando o transporte público.

Cairo Copta

Os coptas são os egípcios que se converteram ao crsitianismo no início da fundação dessa religião. Essa parte do Cairo antigo é também muito interessante e cheia de história.

A região era conhecida como Babilônia, e a fortaleza de mesmo nome é a atração principal do lugar, além da Igreja Suspensa e a de São José

É possível que, durante a fuga de Herodes, Jesus Cristo, enquanto bebê, e sua família, tenham se abrigado na região.

Por isso, a região e o Museu Copta são locais de peregrinação de cristãos do mundo inteiro. 

Praça Tahrir

É nos arredores da Praça Tahrir que fica o Museu Egípcio do Cairo e outros prédios importantes como a estação de metrô Sadat.

A maior praça pública do Cairo já foi palco de protestos políticos e é um símbolo da libertação do povo egípcio e da fundação de sua república. 

Onde ficar em Cairo, Egito?

Onde ficar em Cairo, Egito?
Fonte: Hotel Tolip El Galaa, Cairo

Zamalek é uma região muito boa, principalmente para os turistas interessados em fazer compras no mercado Khan el Khalili. É um bairro seguro e de fácil acesso.

Garden City tem excelente localização, no Rio Nilo, e os melhores e mais luxuosos hotéis do Cairo, Egito, além de ficar muito próximo da Praça Tahrir. 

Maadi está a 12 km da praça, mas oferece preços mais atrativos, fica a dica.

Na dúvida de onde ficar? Sem problemas, acesse o ElQuarto e encontre acomodações que cabem no seu bolso. 

Você faz pagamento online e ainda parcela no cartão com toda comodidade e segurança. Super fácil!

Qual é a moeda do Egito?

A moeda corrente no Egito é a Libra Egípcia, e a cotação está em cerca de 33 centavos em relação ao real (cotação de Agosto/2021). 

As notas têm informação em árabe e inglês para facilitar a vida do turista.

O que fazer no Egito em 5 dias?

O pequeno passeio de barco pelo Rio Nilo é ótimo para se ambientar na cidade no primeiro dia, e dura cerca de 20 minutos. 

Separe um dia apenas para conhecer as pirâmides, você pode ir de Gizé a Djoser em menos de 50 minutos.

O mercado de Khan el-Khalili exige a visita a um café após caminhar para ver as bancas de mercadorias, e o Cairo Copta é um destino emocionante para as pessoas de fé.

Por incrível que pareça, se tiver vontade de curtir uma balada, vai se dar bem. 

O Cairo Jazz Club reúne o público jovem para dançar, e o Stage One Lounge & Bar tem o ambiente perfeito para um drinque à noite.

O cruzeiro pelo Rio Nilo para conhecer o Vale dos Reis é ótimo para quem viaja em família, pois une as atrações históricas com o conforto de um passeio que dura 3 dias.

Encontre as melhores ofertas de passagem para o Egito!

Em Cairo, Egito, tem muito mais opções de lazer do que a gente imagina, concorda? 

Além de poder visitar os monumentos que estamos acostumados a ver só nos livros de história e nos filmes, dá para aproveitar a vida noturna dessa antiga metrópole.

Para conhecer Cairo com economia, conte com a ajuda da nossa plataforma, Passagens Promo

São milhares de companhias aéreas e trajetos pesquisados para encontrar o preço mais adequado para a data da sua viagem.

Ative o nosso alerta para ficar sabendo em primeira mão sobre qualquer valor promocional. 

Quer conhecer as belezas do Egito pagando pouco? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 10 Out 17 Out R$ 250 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 08 Nov 11 Nov R$ 264 Gol CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 31 Out 02 Nov R$ 265 Gol GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 02 Out 30 Out R$ 265 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 02 Nov 05 Nov R$ 270 Ver mais ofertas

Veja também: 

Recomendado para você
Egito: mapa turístico, destinos interessantes e outras curiosidades úteis!

Egito: mapa turístico, destinos interessantes e outras curiosidades úteis!