Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

Terra dos cânions e de cachoeiras paradisíacas, Cambará do Sul reúne atrações capazes de conquistar os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.

São dezenas de quilômetros de trilhas e diversas cascatas de água cristalina em uma paisagem selvagem, cortada por imensos desfiladeiros formados ao longo de milhões de anos.

Se você não tem experiência em trilhas, não precisa se preocupar, pois existem opções para iniciantes com menos de 1 hora de duração e cenários cinematográficos, para deleite do visitante.

Já está louco para conhecer este destino gaúcho fantástico? Então este é o artigo certo para você! Montamos um guia com tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem, veja só!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Cambará do Sul: o que fazer na terra dos cânions?

Com pouco menos de 7 mil habitantes, a pacata Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, tinha tudo para ser um destino turístico sossegado, mas a realidade é bem distante disso.

A cidade oferece ao visitante uma grande variedade de atrações turísticas, muitas delas radicais, impulsionadas pelas belezas naturais da região, uma das mais bonitas da Serra Gaúcha!

Já imaginou praticar rapel na exuberante Cachoeira dos Venâncios ou percorrer trilhas de quadriciclo em meio a desfiladeiros com centenas de metros de altura?

Ou, talvez, praticar trekking e mountain bike por incontáveis trilhas e curtir passeios de 4×4 através de rios, trechos de mata nativa e campos verdejantes?

Os maiores protagonistas cambaraenses são seus cânions, que rendem uma lista extensa de atrações: Fortaleza, Itaimbezinho, Malacara, da Pedra, Churriado, Leão, Corujão, Molha Coco… e por aí vai!

Quem gosta de trilhas também não fica entediado: as do Cotovelo, do Vértice e do Rio do Boi rendem dias e dias de viagem em meio à natureza selvagem!

Se você procura opções mais sossegadas para o seu roteiro, é só escolher um dos bons restaurantes da cidade para seu almoço ou simplesmente relaxar em uma das excelentes pousadas locais, ainda mais no inverno.

Como você deve ter percebido, o rol de atrativos turísticos é grande e um roteiro de viagem bem-feito pode te ajudar a aproveitar a sua estadia de maneira plena.

Por isso, não deixe de se organizar antes de fazer suas malas para embarcar nessa experiência inesquecível pela Terra dos Cânions!

Onde fica Cambará do Sul?

Onde fica Cambará do Sul?
Fonte: Pixabay

Esta pacata cidade gaúcha fica na região nordeste do Rio Grande do Sul, espremida entre as belezas do Parque Nacional da Serra Geral e do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Uma das boas opções turísticas na Serra Gaúcha, o destino está a 190 km da capital, Porto Alegre, a 135 km de Caxias do Sul e a 146 km de distância de Criciúma, em Santa Catarina.

Como ir para Cambará do Sul?

A Terra dos Cânions tem uma localização vantajosa para quem está viajando de longe.

Apesar de não dispor de aeroporto próprio, a cidade fica a cerca de 2 horas de distância dos aeroportos Aeroporto Diomício Freitas e Hugo Cantergiani, em Criciúma e Caxias do Sul, respectivamente.

O aeroporto de Porto Alegre, por sua vez, tem fácil acesso pela rodovia RS-020 ou pelas rodovias BR-116 e RS-239. Se você estiver viajando a partir do norte, de Santa Catarina, o trajeto é feito pela BR-101.

Em outras palavras, o viajante pode contar com não apenas um, mas três aeroportos viáveis para desembarque.

De ônibus, a Viação Citral opera o trecho de Porto Alegre à cidade em 5h50, com passagens a partir de R$ 54,65

Qual a melhor época para visitar Cambará do Sul?

Se você está planejando uma viagem para percorrer as trilhas e desfrutar de passeios a céu aberto em Cambará do Sul, a melhor opção é viajar nos meses mais secos, de abril a setembro, quando chove menos na região.

No entanto, caso você esteja considerando viajar durante o inverno, de junho a agosto, faça suas reservas antecipadamente e prepare-se para encontrar a cidade mais cheia, resultado das baixas temperaturas e do tempo aberto.

Para evitar a superlotação do inverno, uma boa alternativa é marcar a viagem para a segunda quinzena de maio, quando os turistas ainda não chegaram em peso e as condições climáticas já estão perfeitas para passeios ao ar livre!

Promoção de passagem para Cambará do Sul

Que tal encontrar passagens aéreas baratas para os aeroportos próximos à Terra dos Cânions? É só fazer a sua cotação no melhor site de buscas do Brasil, o Passagens Promo!

Nossa plataforma te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem em poucos minutos.

Basta digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas da sua estadia e optar pela oferta mais vantajosa para o seu bolso e a sua comodidade!

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, lembre-se de ativar o alerta de preços!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Cambará do Sul: mapa

Vai viajar para Cambará do Sul? Não se esqueça de conferir o mapa da cidade para planejar os seus passeios e curtir ainda mais a sua experiência cambaraense!

O que tem pra fazer em Cambará do Sul?

É inegável que o apelo turístico da cidade está em suas atrações naturais: cânions, trilhas e cachoeiras esperam pelo visitante em um dos mais encantadores destinos da Serra Gaúcha!

Confira o que fazer em Cambará do Sul!

Cânion Fortaleza 

Cânion Fortaleza
Fonte: Unsplash

Uma das grandes estrelas da cidade é o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, cujo topo fica a mais de 1.000 metros de altitude.

Na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, o desfiladeiro oferece aos visitantes três opções de trilhas superiores e uma trilha na parte baixa do cânion.

A Trilha do Mirante é a mais famosa de todas, com apenas 2 km de extensão: você levará pouco mais de 40 minutos para percorrer o trajeto por trechos irregulares e com estrada de terra.

Vale a pena se organizar para visitar o Cânion Fortaleza em dias de céu azul: com boa visibilidade, você poderá ver platôs, paredões e até mesmo cachoeiras que brotam da pedra!

Cânion Itaimbezinho 

O famoso Cânion Itaimbezinho oferece ao visitante uma das melhores estruturas da Serra Gaúcha, com trilhas de trekking muito bem-sinalizadas, alguns trechos pavimentados e cenários sempre muito belos.

Situado no Parque Nacional Aparados da Serra, o cânion pode ser percorrido por meio de várias trilhas.

A Trilha do Vértice é a mais popular, pois é um roteiro autoguiado, gratuito e que não demanda grande esforço por parte do visitante. 

Nesta rota, o viajante chega a 720 metros de altura e pode contemplar cachoeiras, trechos de mata atlântica e, é claro, o imponente Cânion.

Você também pode percorrer a Trilha do Rio do Boi, uma das mais árduas da Terra dos Cânions, com praticamente um dia inteiro de duração, ou a Trilha do Cotovelo.

Cânion Malacara 

Mais uma alternativa no Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Malacara é o lugar ideal para desfrutar de um mergulho refrescante em piscinas naturais de água cristalina!

O começo da trilha fica a 5 km da cidade de Praia Grande, já em Santa Catarina, a pouco mais de 25 km da Terra dos Cânions.

Para chegar até as piscinas você precisará cruzar a fenda do cânion e contornar as pedras para alcançar uma das maiores piscinas do parque.

A trilha do Cânion Malacara é mais exigente e requer o acompanhamento de um guia, mas ainda é mais fácil de ser percorrida que a árdua Trilha do Rio do Boi.

Cachoeira dos Venâncios 

Cachoeira dos Venâncios
Fonte: Rodrigo Alexandre Geyer Kaspary / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A pouco mais de 20 km do centro da cidade, a Cachoeira dos Venâncios é uma das atrações praticamente obrigatórias em qualquer roteiro pela Terra dos Cânions.

A cachoeira é formada pelas águas puras do Rio Camisas e se divide em quatro cascatas de água cristalina em meio à mata nativa: um passeio imperdível nos dias mais quentes!

Cachoeira do Tio França 

A belíssima Cachoeira do Tio França fica a pouco mais de 3 km do centro da cidade, em uma propriedade privada, a Estância Felicidade, com acesso feito por estrada de terra.

Boa opção para quem está viajando em família, a cachoeira é acessada por uma trilha de apenas 700 metros. Ali, os visitantes encontram boa estrutura para quem deseja passar o dia no local, incluindo um restaurante especializado em parrillada.

Cachoeira do Segredo

Caso você não goste de trilhas muito extensas, a Cachoeira do Segredo pode ser uma excelente alternativa de passeio em Cambará!

O trajeto é tranquilo e pode ser percorrido com crianças: são apenas 650 metros até chegar à queda d’água!

Trilha do Cotovelo 

Trilha do Cotovelo
Fonte: Unsplash

Uma das trilhas do Cânion Itaimbezinho, a Trilha do Cotovelo percorre a parte alta do cânion por um terreno plano, ideal para quem não tem muita experiência com trilhas!

A distância até o último mirante é de apenas 3 km, o que totaliza 6 km se considerarmos ida e volta. 

Os dois primeiros quilômetros são feitos pela mata atlântica, e a partir do terceiro quilômetro você poderá parar para contemplar os paredões com 720 metros de altura do cânion em mirantes incríveis!

Trilha do Vértice 

Os viajantes que procuram trilhas planas e fáceis não vão se decepcionar com a Trilha do Vértice: são apenas 3 km de extensão, ida e volta, por grandes descampados pela parte de cima do cânion.

No caminho, você poderá se maravilhar com mirantes que oferecem vista para as cachoeiras das Andorinhas e Véu das Noivas.

Como o trajeto é fácil e rápido, essa é uma das trilhas mais indicadas para quem está viajando com crianças e/ou idosos.

Trilha do Rio do Boi 

Considerada por muitos a trilha mais desafiadora da cidade, a Trilha do Rio do Boi cruza o Cânion do Itaimbezinho por baixo e leva o dia inteiro para ser percorrida.

É obrigatória a companhia de um guia turístico no trajeto: esse profissional saberá guiar o grupo em meio à mata, por rios e cachoeiras, até chegar ao destino final.

Para percorrer este trajeto, não deixe de utilizar um calçado que possa molhar: você terá que atravessar rios com água na altura do joelho por mais de 10 vezes!

O percurso é exigente e requer que o trilheiro tenha bom preparo físico. 

O esforço tem suas recompensas: uma vista inacreditável dos paredões do Itaimbezinho em meio à mata nativa, que coloca a Trilha do Rio do Boi entre as mais bonitas do Brasil!

Como fazer as trilhas em Cambará do Sul?

Como fazer as trilhas em Cambará do Sul?
Fonte: Pexels

Antes de encarar as belíssimas trilhas cambaraenses, o viajante deve se preparar de maneira adequada. Assim, você poderá ter a melhor experiência possível e evitar muitos perrengues!

As trilhas do Itaimbezinho e da Fortaleza, por exemplo, têm portarias distintas: programe a sua visita em dias diferentes para garantir que você vá curtir tudo sem pressa.

Além disso, nem todas as trilhas espalhadas pelos arredores da cidade são bem-sinalizadas. 

Para conhecer alguns desses trechos você precisará contratar o serviço de guias turísticos, o que pode ser feito sem dificuldades no centro da cidade.

Na prática, isso significa que apenas as trilhas nas partes altas dos cânions são autoguiadas, ou seja, podem ser feitas por conta própria!

Por fim, não se esqueça de colocar alguns lanches e uma garrafa de água para se abastecer durante o trajeto.

O que fazer em Cambará do Sul 1 dia?

Vai ficar só um dia na cidade e quer aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível? 

Não se preocupe, pois um dia pode ser suficiente para conhecer algumas das belezas cambaraenses.

Embora muitas trilhas demandem um dia inteiro para serem percorridas, com alguma organização é possível montar um roteiro rápido pela cidade.

Comece seu passeio pelo imperdível Cânion Fortaleza, desfrute de um almoço saboroso no centro da cidade e reserve a tarde para visitar o Circuito das Cachoeiras!

Outras cidades perto de Cambará do Sul

A Terra dos Cânions é um dos principais destinos da Serra Gaúcha, mas certamente não é o único. A cidade está pertinho de outras cidades encantadoras, que merecem um espaço no seu roteiro pela região.

A turística Gramado, por exemplo, está a apenas 120 km de distância. Já Bento Gonçalves, uma das paradas da Rota Farroupilha, fica a 180 km.

As atrações rurais de São José dos Ausentes e Timbé do Sul, por sua vez, ficam a 50 km e 64 km de distância, respectivamente.

Cotação de passagem para Cambará do Sul

Comece a planejar a sua viagem para Cambará do Sul agora mesmo com comodidade e economia! 

Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas mais baratas para o Rio Grande do Sul!

Nossa plataforma te ajuda a encontrar as melhores ofertas para o destino que você procura em poucos minutos. 

Você pode até simular diferentes rotas e datas de viagem para identificar o momento mais barato para embarcar!

Só não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Conhecer as belezas da Serra Gaúcha com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GYN Goiânia CXJ Caxias Do Sul 16 Nov 20 Nov R$ 1796 Gol GYN Goiânia CXJ Caxias Do Sul 16 Nov 24 Nov R$ 1796 Gol NAT Natal CXJ Caxias Do Sul 09 Dez 06 Jan R$ 2395 Azul NAT Natal CXJ Caxias Do Sul 05 Dez 09 Jan R$ 2560 Azul NAT Natal CXJ Caxias Do Sul 05 Dez 08 Jan R$ 2560 Ver mais ofertas
Recomendado para você
O que fazer em Porto Alegre: passeios, restaurantes, hóteis e mais!

O que fazer em Porto Alegre: passeios, restaurantes, hóteis e mais!

Turismo em Porto Alegre: gastronomia, pontos turísticos e passeios

Turismo em Porto Alegre: gastronomia, pontos turísticos e passeios

O que fazer em Torres, RS: conheça pontos turísticos e praias imperdíveis!

O que fazer em Torres, RS: conheça pontos turísticos e praias imperdíveis!

Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul