Embora não se possa apagar o passado de massacres e conflitos, o Camboja atual é muito diferente dos tempos de guerra.
Phnom Penh, sua capital, e o país guardam muitos tesouros e paisagens incríveis.
O Camboja também abriga prédios milenares e muita exuberância, com destaque para Angkor Wat, um enorme complexo de templos antiquíssimos e bem preservados.
Com a abertura do território para o turismo, o país tem se desenvolvido e conservado suas áreas verdes e parques nacionais.
Neste texto, você vai entender um pouco mais sobre a realidade do Camboja e pegar várias dicas de viagem no sudeste asiático. Acompanhe e boa leitura!
Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!
Índice
Saiba como preparar uma viagem pelo Camboja!
Visitar o sudeste asiático não é tão simples quanto viajar para um país da América Latina.
Com voos longos e idiomas diferentes, será necessário pegar algumas dicas e informações para que em sua viagem saia como planejado.
A primeira coisa que você precisa saber é que mais de 80% da população pratica o budismo, ou seja, os costumes e crenças locais são muito diferentes dos nossos.
Além disso, vamos te contar qual moeda levar para lá, qual a língua falada no Camboja e dar dicas de lugares legais para você incluir no seu roteiro quando estiver preparando uma viagem pelo país.
Onde fica o Camboja?
O Camboja fica na Ásia, continente que possui atrações turísticas muito distintas, que vão de monumentos milenares a excelentes praias com águas calmas.
O lugar onde fica o Camboja possui terras férteis, irrigadas pela bacia do Rio Mekong.
Faz fronteira com Laos ao norte, Vietnã a leste, Tailândia a noroeste e o Golfo do Sião, também conhecido como Golfo da Tailândia, no sudoeste.
Para entender onde fica o Camboja no mapa mundi, procure ao sul da China, uma das maiores nações do continente.
Camboja: mapa
No Camboja: mapa vai te ajudar a se locomover em um lugar que você conhece pouco, mostrando como circular no país.
Para te ajudar ainda mais, preparamos um mapa com as marcações dos locais mais importantes para os turistas, com hotéis, restaurantes, mercados, postos policiais e os principais pontos turísticos do Camboja.
A maioria das cidades do país não possui um transporte público eficiente, e você terá melhor mobilidade, e segurança, alugando um veículo particular.
Como é o clima no Camboja?
O clima no Camboja é tropical, com muito calor na maior parte do ano, e temperaturas que chegam facilmente aos 38°C.
As estações do ano são definidas pela chegada das monções, chuvas intensas com rajadas de ventos, que tornam a região inapropriada para o turismo nessa época.
A primeira parte das chuvas chega ao sudoeste do país entre maio e outubro.
De novembro a março ocorre a segunda onda de chuvas e ventos fortes, localizados no nordeste do Camboja.
Todo o resto do ano pode ser visitado sem qualquer preocupação com a umidade ou esse tipo de evento da natureza, em especial os meses de dezembro e janeiro.
Promoção de passagem para o Camboja!
Quer visitar o Camboja, mas está com receio dos valores de passagens aéreas? É porque você ainda não conhece o Passagens Promo!
Nossa plataforma buscadora aponta os valores de inúmeras companhias aéreas ao redor do mundo, e é a melhor opção para encontrar voos promocionais, com descontos que podem chegar até 35%.
Acesse o Passagens Promo agora mesmo e faça a sua cotação de passagens para toda a família.
Para aumentar as chances de encontrar os melhores voos, ative o nosso alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho selecionado entrar em oferta.
E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais! Além de promoções, compartilhamos dicas incríveis sobre o mundo das viagens!
7 dicas de passeios turísticos no Camboja
Turismo no Camboja é sinônimo de belas e impressionantes paisagens, e boa gastronomia.
Sua culinária é influenciada pela cozinha francesa, juntamente com os países vizinhos, também famosos, como Laos, a Tailândia e o Vietnã.
Os monumentos históricos, como o milenar complexo de templos Angkor Wat, são impressionantes.
A capital, Phnom Penh, também tem seus encantos, como o Central Market, o Night Market, o Monumento da Independência e o Palácio Real.
1. Phnom Penh
Phnom Penh é a maior e mais populosa cidade do Camboja. Além de boas opções de hospedagem, a capital também tem pontos turísticos muito interessantes, como o Palácio Real.
O local foi transformado em residência real em 1866, mas depois que a dinastia foi deposta, tornou-se a prisão domiciliar da realeza. Ele possui quatro portões e a entrada custa US$ 6,50.
O Silver Pagoda, que fica bem próximo ao Palácio, não cobra entrada e sua grande atração é uma estátua de buda feita de cristais.
Para entrar em qualquer um dos templos da cidade, é necessário utilizar roupas que cubram os ombros e os joelhos.
2. Siem Reap
Siem Reap é uma cidade que fica a 320 km da capital, e pode ser uma boa alternativa de destino dentro do país.
Sua parte mais centralizada é bem turística, com prédios grandes e bem cuidados.
O Lago Sap fica nas proximidades da cidade e representa uma das principais vias de tráfego da região central do Camboja.
A Pub Street é onde se concentram os estabelecimentos ideais para quem procura diversão na cidade.
O turista ainda poderá passear pelos mercados de produtos frescos, receber a bênção de um monge e conhecer a atração principal de Siem Reap, os Templos de Angkor.
3. Templos em Angkor
Este é o maior monumento religioso do mundo. Foi construído para ser um local de adoração ao deus hindu Vishnu, mas acabou sendo convertido ao budismo.
Angkor é o nome do sítio arqueológico que abriga vários templos, dentre eles o Angkor Wat, símbolo do país, estampado até em suas notas reais, e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Angkor Thom é o local cujas muralhas protegiam o centro do império, chamado Bayon, decorado com imensas cabeças de buda de pedra, e o Terraço dos Elefantes.
Ta Phrom, onde foram gravadas cenas do filme de Tomb Raider. É muito procurado por seu aspecto abandonado, pois foi o único prédio do complexo que não passou por obras de restauração.
A vegetação que cresce pela estrutura dá ao ambiente um ar rústico e tão belo quanto outros pontos de Angkor.
Reserve um dia inteiro para visitar o local, pois existe muito mais a se ver por lá!
4. Koh Rong
Trata-se de uma ilha paradisíaca, localizada no litoral sul do Camboja.
A praia tem águas calmas e cristalinas, e é um ambiente desconectado da agitação continental. De tão remota até a energia elétrica em Koh Rong é controlada.
Dá pra chegar até a ilha por embarcações, que gastam cerca de duas horas, e de speedboat, que alcança o destino em 45 minutos.
À noite, o mar apresenta organismos bioluminescentes, que acrescentam um intenso brilho azul às ondas e aos movimentos feitos pela água, resultando em um espetáculo belo e misterioso!
As hospedagens ficam na região central de Koh Rong e os estabelecimentos ficam próximos uns dos outros, facilitando a vida do turista que pode resolver tudo o que precisar a pé.
5. Sihanoukville
A maioria dos turistas que chegam a Sihanoukville tem a intenção de embarcar para as ilhas de Koh Rong, Koh Rong Samloem e Koh Dek Koul.
Acontece que a cidade também tem muito a oferecer. Olha só!
A Praia de Serendipity é cercada por uma bela vegetação e tem bons restaurantes em seu calçadão, com espaço para os clientes tomarem sol nas espreguiçadeiras cedidas pelo estabelecimento.
Serendipity é o principal ponto de encontro dos jovens cambojanos e turistas que aproveitam os estabelecimentos para se divertir, dançar e beber.
Aproveite para conhecer a Cachoeira de Kbal Chhay e as praias de Otres e da Independência.
6. Battambang
É a quarta maior cidade do Camboja e a capital da província homônima.
Fica a 150 km de Siem Reap, e reúne exemplos da arquitetura da época da ocupação francesa, além de muitas construções religiosas.
Os Campos de Arroz formam uma paisagem impressionante: para plantar o grão, é necessário criar degraus, onde serão depositados os brotos, e canais de irrigação para encharcar o solo.
Para vê-los, embarque no Bamboo Train, um trem de passageiros que percorre o caminho de uma antiga ferrovia e oferece uma vista privilegiada do local.
7. Banteay Chhmar
Banteay Chhmar é um complexo de templos “perdidos” na floresta tropical há mais de 800 anos. Fica a 63 km ao norte de Sisophon, e a 480 km de Phnom Penh.
Diferente das construções de Angkor, que passaram por restauração, Banteay Chhmar foi completamente tomado pela vegetação.
Tem relíquias arqueológicas incríveis, como o registro da invasão de Champa por Yasovarman I, nas portas do templo, ou a imagem do jovem príncipe Srindrakumara.
Conhecer locais tão importantes para a cultura local como Banteay Chhmar, é apenas um dos momentos maravilhosos que terá em sua viagem pelo Camboja, pode acreditar!
Algumas curiosidades sobre o Camboja
Uma curiosidade que pode agradar muitos turistas, é que a natureza é muito presente no Camboja: cerca de dois terços do país ainda é coberto por vegetação nativa.
Barraquinhas de comida de rua são comuns na maioria dos países asiáticos.
No Camboja, as pessoas não têm o costume de cozinhar em casa e preferem fazer suas refeições na rua mesmo. Acostume-se com a ideia de experimentar essas iguarias, viu?
E se a ideia é fazer algumas das refeições em restaurantes, saiba que o garçom não vai te entregar uma faca, eles costumam comer utilizando apenas um garfo e uma colher.
Uma curiosidade, e ao mesmo tempo uma dica de segurança, se refere ao trânsito no Camboja: principalmente na capital, o tráfego de veículos é intenso e muito desorganizado. Atenção ao dirigir e caminhar!
E um último detalhe muito curioso: não toque na cabeça de ninguém, muito menos de crianças enquanto estiver no Camboja, ou em qualquer país tradicionalmente budista.
Eles acreditam que a cabeça é a parte mais pura do corpo, e que melhor se conecta ao divino. Legal, né?
O que significa Camboja?
Significa algo como “descendentes de kambu”, ou ainda, os cambojanos referem-se a sua terra como “a terra dos quemeres”.
A gente se refere ao nome do país como Reino do Camboja, mas para os nativos seria, em idioma khmer, “Preăh Réachéanachâk Kampuchea”.
Muitas vezes, o nome utilizado da forma abreviada fica apenas “Kampuchea”, que por sua vez deriva do sânscrito “kambuja”.
Qual é a língua falada no Camboja?
Quer saber qual é a língua falada no Camboja? Trata-se do khmer, que se pronuncia quemer.
É da família das línguas austro-asiáticas e pode ser chamada simplesmente de cambojano.
Além disso, é a língua dos quemeres, o principal grupo étnico do Camboja, que no passado, construiu o maior império da região da Indochina.
Qual moeda levar para o Camboja?
Levar real para o Camboja não é uma boa ideia, embora o riel, a moeda cambojana, seja bem desvalorizada se comparada à nossa.
No Camboja, a moeda de troca é o dólar americano. Em valores atuais, 1 dólar equivale a mais de 5,69 reais (dezembro de 2021).
Encontre passagens aéreas em promoção para o Camboja!
O Camboja tem pontos turísticos encantadores: monumentos e edificações milenares, praias lindas, natureza exótica e abundante, e uma história incrível.
Ou seja, tudo o que os turistas costumam procurar em suas viagens, não é mesmo?
Para garantir a sua viagem pelo menor preço, consulte a nossa plataforma buscadora, Passagens Promo!
Assim, fica muito mais viável realizar voos internacionais para conhecer culturas tão diferentes da nossa.
Não deixe para comprar as passagens na última hora! Além de ser difícil encontrar lugares disponíveis nos voos, os preços ficam muito mais caros.
Pesquise por passagens aéreas quantas vezes quiser com o Passagens Promo! Ativando o alerta de preço, a gente te avisa sempre que o trecho do seu interesse sofrer qualquer alteração de valor.
E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais, onde compartilhamos dicas sobre diversos destinos do mundo, e é possível encontrar promoções imperdíveis para a sua próxima aventura!
Quer conhecer o Camboja e o sudeste asiático com economia? De Promo você pode!
Veja também:
- Dubai: quanto custa, onde comprar e mais!
- Quanto custa uma viagem para Maldivas: guia de orçamento e dicas
- O que fazer em São Petersburgo: tire suas dúvidas antes de montar seu roteiro!
- Catar: saiba tudo sobre esse destino antes de marcar sua viagem!
- Turismo Coréia do Sul: veja como funciona e como se preparar para viajar!