Caminho de Santiago de Compostela: história, mapa, rotas e dicas

O Caminho de Santiago de Compostela se firmou como uma das rotas mais famosas de peregrinação e turismo religioso do mundo por diversos fatores.

Como se não bastasse a importância de um trajeto que leva até os restos mortais de um dos apóstolos de Cristo, São Tiago, o roteiro passa por cenários encantadores da Europa, incluindo vilarejos medievais, florestas, litoral e morros.

Se você pretende se juntar às mais de 350 mil pessoas que exploram o percurso todos os anos, este é o artigo certo para você! 

Juntamos todas as dicas para o Caminho de Santiago e as informações mais importantes para o seu roteiro! Veja só!

Compre passagens aéreas para a Espanha com o menor preço neste link!

Caminho de Santiago de Compostela: tudo o que você precisa saber!

Ao lado de destinos considerados sagrados, como Hajj, onde fica a Meca dos muçulmanos, ou Roma e Jerusalém, para os cristãos, o Caminho ou Caminhada de Santiago de Compostela é um dos maiores roteiros de turismo religioso do mundo.

Motivo para isso não falta: estendendo-se entre França, Espanha e Portugal, a rota oferece inúmeras possibilidades turísticas a seus peregrinos, especialmente por passar por cenários tão bonitos.

Os caminhos francês e espanhol, por exemplo, são tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, enquanto o caminho português passa pelas cidades mais importantes do país, incluindo Lisboa e Porto.

O fiel só não pode deixar para fazer seu planejamento na última hora, pois estamos falando de um roteiro extenso, que pode ser particularmente exaustivo, sobretudo para os viajantes despreparados.

Afinal, você vai percorrer morros, trechos de mata, litoral e vilarejos de origem medieval até chegar ao ponto final de uma jornada que pode te transformar por dentro!

Neste artigo, destacamos a localização, as principais rotas, a extensão, o tempo de viagem e até o que levar na mochila, para que você possa economizar tempo em planejamento e concentrar suas energias em desfrutar de uma experiência inesquecível!

Caminho de Santiago de Compostela: o que é?

Caminho de Santiago de Compostela: o que é?
Fonte: Pixabay

O Caminho de Santiago de Compostela é um trajeto de turismo religioso que leva os fiéis até a Catedral de Santiago de Compostela, na cidade de mesmo nome, na Espanha. 

O motivo por trás da devoção das centenas de milhares de pessoas que percorrem o roteiro é quem foi Santiago de Compostela.

Também conhecido como Santiago Maior, São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, morto em 44 d.C., em Jerusalém.

Qual a história do Caminho de Santiago de Compostela?

A história do roteiro de peregrinação começou no século IX, quando um camponês descobriu, por acidente, o túmulo do apóstolo São Tiago.

Desde então, fiéis de todos os cantos da Europa passaram a se deslocar até a região onde foi sepultado o discípulo cristão.

Três séculos depois, a Igreja Católica enfim reconheceu a área de descoberta da tumba como centro de peregrinação, fomentando ainda mais o turismo religioso na hoje chamada cidade de Santiago de Compostela.

Os restos mortais de São Tiago, porém, nunca foram remetidos ao Vaticano e estão até hoje depositados na catedral da cidade!

Caminho de Santiago de Compostela: onde fica?

Caminho de Santiago de Compostela: onde fica?
Fonte: Pixabay

Não existe apenas um Caminho de Santiago, mas todas as rotas levam ao mesmo lugar: a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galícia, no noroeste da Espanha, pertinho da costa atlântica do país.

A partir da capital espanhola, Madri, o trajeto tem pouco mais de 600 km de extensão. Se você está saindo de Lisboa, em Portugal, o percurso se estende por 540 km, enquanto a partir de Porto a distância é de apenas 230 km.

Caminho de Santiago de Compostela: mapa

Cuidado para não se perder, pois existem várias rotas que levam à catedral onde descansam os restos mortais do apóstolo de Cristo! 

Confira no mapa dos Caminhos de Santiago de Compostela!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre passagens aéreas em promoção para a Europa!

    Se você está pensando em percorrer o caminho do peregrino, a primeira etapa da sua viagem deve te levar até a Europa, sobretudo Portugal, Espanha ou França. 

    Para encontrar passagens aéreas mais baratas para os principais aeroportos que levam até os caminhos de Santiago de Compostela, faça sua pesquisa de preços em nosso site buscador, Passagens Promo.

    Você só precisa digitar a sua cidade de origem e o aeroporto no qual deseja desembarcar, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor alternativa para o seu bolso.

    Caso você não encontre a oferta que procura, é só acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que surgir alguma promoção para o destino desejado.

    Lembre-se de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das viagens!

    Passagens aéreas para a Espanha
    Passagens aéreas saindo de

    Quais são os Caminhos de Santiago de Compostela?

    O Caminho de Santiago de Compostela começa ainda na casa de cada peregrino, mas existem algumas rotas mais populares, que percorrem os principais destinos do roteiro até chegar à Catedral de Santiago.

    Os caminhos francês, português e espanhol podem ser combinados para gerar centenas de percursos possíveis, conforme a preferência de cada devoto. Confira!

    Caminho Francês

    O roteiro mais tradicional é o Caminho Francês, muitas vezes chamado apenas de Caminho de Santiago, que percorre cerca de 800 km Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago de Compostela.

    O maior diferencial desse trajeto é o excepcional nível de qualidade da infraestrutura à disposição dos peregrinos, incluindo hotéis e restaurantes capazes de oferecer conforto e comodidade aos viajantes por todo o percurso.

    Quem tem bom preparo físico pode até atravessar os Montes Pirineus, mas se você não tem físico de atleta, não precisa se preocupar: é só começar a travessia em Roncesvalle, já no lado espanhol da cordilheira.

    O peregrino com mais tempo e animação pode até combinar o Caminho Francês com o Caminho do Norte, a partir da cidade de Arzúa, para superar o trecho final da caminhada com vista para o mar!

    Caminho Português

    Caminho Português
    Fonte: Vitor Oliveira / Flickr / CC BY-SA 2.0

    O peregrino que quer evitar o cansativo sobe e desce pelos morros das regiões mais altas pode preferir o Caminho de Santiago português, um trecho notadamente mais plano que as demais alternativas.

    O trecho a partir da cidade do Porto tem apenas 240 km e pode ser superado em apenas 10 dias de caminhada

    Tem mais tempo disponível? Você pode fazer o trajeto de Lisboa a Santiago de Compostela, com 600 km de extensão e prazo médio de 25 dias.

    O lado negativo fica por conta das opções de hospedagem, mais modestas no roteiro português. 

    Nesse caso, o viajante deve pernoitar em casas paroquiais, abrigos dos bombeiros ou pousadas da juventude.

    Caminho Espanhol

    Patrimônio Mundial da Unesco, o Caminho de Santiago espanhol passa por alguns dos mais belos cenários da rota religiosa, com trechos em diferentes níveis de dificuldade.

    Quem deseja fazer a caminhada à beira-mar pode percorrer os quase 850 km do Caminho do Norte, passando por vilarejos pitorescos que parecem saídos de um livro de história ou de uma pintura, pelo litoral norte do país.

    O Caminho Primitivo, por sua vez, é o mais convencional, estendendo-se de Oviedo a Santiago. 

    Embora seja bem menos extenso, com apenas 315 km, esse roteiro demanda bom preparo físico do peregrino, pois passa por vários trechos de morro e subidas íngremes.

    Os viajantes ainda podem optar entre outras rotas do Caminho Espanhol, como o Caminho Aragonês e a Via de la Plata, ambos com quase 1.000 km de extensão.

    Como fazer o Caminho de Compostela?

    Como fazer o Caminho de Compostela?
    Fonte: Pixabay

    Uma dúvida bastante comum entre os devotos que desejam fazer o Caminho de Santiago de Compostela é como percorrer a rota religiosa.

    A maioria dos fiéis opta pelo formato mais tradicional: a pé, caminhando por centenas de quilômetros em peregrinação por vilarejos, cidades, pontes, estradas, trilhas pela mata ou pelo litoral, apenas com a mochila nas costas e a fé no coração.

    Alguns viajantes, porém, preferem meios de transporte menos desgastantes fisicamente, como bicicleta ou até mesmo a cavalo!

    O que é a Credencial do Peregrino?

    A Credencial do Peregrino é uma espécie de passaporte não-oficial dos devotos que percorrem o Caminho de Santiago, que é mais do que uma lembrança da viagem e pode significar algumas comodidades para o viajante.

    Afinal, o documento garante a melhor hospitalidade possível em estabelecimentos credenciados, incluindo hostels públicos e paroquiais.

    Além disso, o fiel pode carimbar o documento a cada cidade ou vilarejo que visitar, como forma de comprovar o trajeto feito até obter a Compostela no último ponto da peregrinação.

    Quantos quilômetros tem o Caminho de Santiago de Compostela?

    Quantos quilômetros tem o Caminho de Santiago de Compostela?
    Fonte: Pixabay

    O tamanho do Caminho de Santiago de Compostela vai depender do ponto de partida do peregrino. Desse modo, a extensão do trajeto varia conforme a rota escolhida.

    O roteiro francês é o mais longo, com pouco mais de 800 km de percurso a partir do sul do país. 

    Caso você deseje percorrer a rota francesa a partir da cidade espanhola de Roncesvalles, por exemplo, a distância é reduzida em 27 km.

    O Caminho Primitivo, por sua vez, vai de Oviedo a Santiago, percorrendo 315 km. Se você preferir caminhar a partir de Tui, na Espanha, precisará superar cerca de 120 km.

    Como o peregrino tem total autonomia para selecionar sua rota, poderá escolher o caminho mais adequado à sua necessidade.

    Quanto tempo se leva para fazer o Caminho de Santiago de Compostela?

    Quando falamos do Caminho de Santiago de Compostela, tempo é um conceito relativo. Cada peregrino poderá fazer o percurso com total autonomia, em seu próprio ritmo.

    Desse modo, o tempo para fazer a rota vai depender do roteiro escolhido.

    Os caminhos mais convencionais levam, em geral, de 15 a 30 dias para serem percorridos, enquanto trechos mais longos podem durar mais de um mês.

    Só não se esqueça de que a jornada, em si, vale tanto quanto o destino, então não deixe de encarar a peregrinação como uma experiência de fé e autoconhecimento a cada quilômetro superado!

    Qual o Caminho de Santiago mais curto?

    Cada fiel pode fazer o seu próprio roteiro, mas existem alguns critérios que indicam se você concluiu, de fato, a travessia ou não.

    Quem deseja obter a Compostela, o certificado que aponta a conclusão da peregrinação, precisará caminhar ao menos 100 quilômetros.

    Se estiver fazendo a jornada a cavalo ou de bicicleta, a distância dobra: serão necessários 200 km para garantir o certificado.

    Para comprovar o seu trajeto, basta ir carimbando sua Credencial do Peregrino a cada cidade ou vila pela qual passar.

    Em relação às rotas mais tradicionais, as mais curtas são o Caminho Português, que atravessa pouco mais de 240 km, e o Caminho Primitivo, que estende-se por 315 km.

    Melhores dicas para o Caminho de Santiago

    Melhores dicas para o Caminho de Santiago
    Fonte: Pixabay

    Para pernoitar no Caminho de Santiago, você poderá ficar em um dos albergues públicos, paroquiais ou privados, que oferecem acomodações simples por preços bem acessíveis, a partir de 5 euros por pessoa (em agosto/2021).

    Tenha em mente, porém, que você não deve esperar muito luxo desses estabelecimentos: você viverá uma experiência de peregrinação completa, incluindo refeições e quartos compartilhados com outros peregrinos.

    Durante a alta temporada, de abril a meados de agosto, cresce exponencialmente a concorrência por acomodações nas principais rotas, então faça reservas com antecedência para não arriscar ficar sem lugar para dormir.

    Se você estiver percorrendo o Caminho Francês, não deixe de visitar a Fonte Irache, em Navarra, onde existe uma fonte de vinho!

    A construção é datada de 1891 e fica ao lado de uma fonte de água mineral: uma forma de manter viva a tradição dos locais de compartilhar pão e vinho com os peregrinos!

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Caminho de Santiago de Compostela: o que levar na mochila?

    Você vai caminhar, pedalar ou cavalgar por centenas de quilômetros até chegar ao seu destino final. Por isso, é necessário redobrar a atenção na hora de montar a sua mochila para Caminho de Santiago de Compostela.

    Afinal, você não pode viajar com muito peso nas costas nem pode abrir mão de alguns itens essenciais para a sua jornada.

    O primeiro passo é certificar-se de que todos os seus documentos estão armazenados e com fácil acesso: passaporte, seguro viagem, Credencial do Peregrino, dinheiro em espécie e cartões de crédito.

    Recomenda-se que o devoto leve em sua mochila até 10% de seu peso. Assim, você evitará desgastes desnecessários e poderá poupar valiosa energia.

    Escolha com carinho o calçado utilizado na sua caminhada. O ideal é optar por um modelo impermeável, que se adapta ao seu pé.

    Dê preferência a tênis ou botas dois números maiores do que você costuma utilizar: seus pés devem inchar bastante durante a viagem, e esses dois números podem significar um bem-vindo conforto!

    Vale a pena investir em uma papete ou sandália de trilha, para garantir algum descanso aos seus pés quando necessário.

    Inclua em sua mochila vaselina e meias antibolhas, específicas para trekking, bem como remédios de uso contínuo e medicamentos para emergências, como anti-histamínicos, filtro solar, antitérmicos e itens para curativos.

    Você precisará, ainda, de roupas impermeáveis, como blusas de manga longa com proteção contra raios UV, calças de trekking, roupa para dormir, meias e uma jaqueta anorak, resistente à chuva.

    Não se esqueça, por fim, de providenciar saco de dormir, filtro solar, chapéu para se proteger do sol, itens de higiene pessoal, lanterna e bastão de caminhada.

    Boa parte desses itens pode ser adquirida já na Europa por preços muito mais acessíveis, inclusive de segunda mão. 

    Assim, você não precisará pagar por excesso de bagagem e poderá adquirir itens de qualidade superior para a sua jornada.

    Só não se esqueça de reservar um espaço na sua bagagem para esses itens e de calcular bem o peso da mochila que você vai carregar por centenas de quilômetros!

    Melhores ofertas de passagens para a Europa!

    O Caminho de Santiago de Compostela é uma jornada de turismo religioso indescritível, que atrai centenas de milhares de devotos todos os anos.

    O melhor de tudo é que você não precisa abrir mão da economia para viver essa experiência: é só adquirir suas passagens aéreas para a Europa em nosso site buscador, Passagens Promo.

    O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta. 

    Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não se esqueça de ativar o alerta de preços!

    Percorrer uma das mais importantes rotas de peregrinação do mundo com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para a Espanha
    Passagens aéreas saindo de
    Tap SSA Salvador MAD Madri 24 Jan 14 Fev R$ 3697 Latam Brasil GRU São Paulo MAD Madri 07 Mar 21 Mar R$ 3943 Latam Brasil GRU São Paulo MAD Madri 02 Mar 22 Mar R$ 3943 Air France FOR Fortaleza MAD Madri 16 Abr 28 Abr R$ 4087 Air France REC Recife BCN Barcelona 10 Nov 18 Nov R$ 4131 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Barcelona, Espanha: conheça os melhores pontos turísticos da capital!

    Barcelona, Espanha: conheça os melhores pontos turísticos da capital!

    Málaga, Espanha: confira os museus, castelos e praias deste incrível destino!

    Málaga, Espanha: confira os museus, castelos e praias deste incrível destino!

    San Sebastián: confira os melhores pontos turísticos dessa cidade do país basco

    San Sebastián: confira os melhores pontos turísticos dessa cidade do país basco

    Turismo em Sevilha: tudo o que visitar na cidade!

    Turismo em Sevilha: tudo o que visitar na cidade!

    Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

    Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

    Ilhas Baleares: quando ir, pontos turísticos e melhores dicas

    Ilhas Baleares: quando ir, pontos turísticos e melhores dicas