Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Para muitas pessoas, Camocim, Ceará, é um exemplo real do que se pode esperar de um paraíso tropical.

Esse pequeno pedaço de litoral é o endereço das últimas praias desertas da porção oeste do estado, onde a Rota das Emoções ganha contornos selvagens, marcados por dunas de areia branca e mar azul.

O cenário não decepciona quem gosta de contato com a natureza e tem recebido cada vez mais casais em busca de uma experiência inesquecível de lua de mel.

Neste artigo, vamos te dar todas as dicas para planejar uma viagem para Camocim, incluindo informações práticas que podem orientar o seu roteiro. Confira!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Camocim, Ceará: visite algumas das praias mais bonitas do estado!

Há quem acredite que não existem mais praias intocadas no Nordeste brasileiro, muito menos em terras cearenses, reduto de destinos famosos, como Jericoacoara, Aquiraz, Canoa Quebrada e a própria capital, Fortaleza.

Eis que surge no mapa do turismo nacional a cidade de Camocim, Ceará, lar de 60 mil habitantes, onde o litoral praticamente não tem registro de interferência humana e guarda praias paradisíacas.

Não importa quão corrida seja a sua rotina, bastam alguns dias pelas areias de Camocim para se desconectar de tudo e simplesmente relaxar entre banhos de mar e de lagoas de água doce.

Para te ajudar a planejar sua visita, montamos um guia com as principais informações sobre a cidade: como chegar, quando visitar, quais praias conhecer, os melhores restaurantes locais e muito mais!

Onde fica Camocim, Ceará

Onde fica Camocim, Ceará
Fonte: Pxhere / CC0

A cidade de Camocim é um dos destinos que você pode incluir em um roteiro pela Rota das Emoções, que inclui Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Os deslocamentos curtos incentivam esse roteiro pela região: a distância de Camocim a Jericoacoara, por exemplo, é de apenas 97 km, enquanto Barreirinhas, principal porta de entrada para os Lençóis, está a 300 km de distância.

O município fica no litoral oeste do Ceará, no meio do caminho entre “Jeri” e Barra Grande, já no Piauí, em uma região conhecida pelos fortes ventos e pelas dunas a perder de vista.

Mapa de Camocim

A cidade não é muito grande, mas dispõe de 64 km de litoral, por onde se escondem praias tão belas quanto pouco movimentadas, para a alegria de quem gosta de praias desertas.

Confira o mapa de Camocim para escolher quais praias incluir em seu roteiro!

Quantos quilômetros tem de Fortaleza a Camocim, Ceará?

O Aeroporto Internacional de Fortaleza é a principal via de acesso para viajantes de outros estados que desejam conhecer Camocim.

A capital cearense fica a 350 km de distância do destino praiano pela rodovia CE-085. O trecho é operado de ônibus pela Viação Guanabara, com passagens a partir de R$ 69.

Quando ir à cidade de Camocim, CE?

Uma das maiores vantagens em incluir a tropical Camocim, Ceará, em seus planos de viagem é a versatilidade desse apaixonante destino turístico.

A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano e as temperaturas ficam firmes em torno de 26ºC e 33ºC em qualquer mês.

O verão, de dezembro a meados de março, tende a ser mais chuvoso, mas não o suficiente para impedir passeios ao ar livre e dias inteiros na praia, afinal, o sol logo volta a dar as caras.

Se você prefere evitar ao máximo a chance de chuva durante sua viagem, pode ser melhor conhecer a cidade entre junho e outubro!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre as melhores ofertas de passagens para Camocim, Ceará!

    Não compre suas passagens aéreas para Camocim, Ceará, sem antes pesquisar o preço em nosso buscador, Passagens Promo.

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar de forma fácil, rápida e segura.

    O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino, as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a melhor oferta!

    Você ainda tem acesso gratuito a ferramentas que podem potencializar a sua busca, como o alerta de preços e a aba de economia em dias próximos, além de contar com facilidades de pagamento.

    Passagens aéreas para Ceará!
    Passagens aéreas saindo de

    O que tem de bom Camocim?

    Se você gosta de belos cenários, Camocim pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem. Afinal, a cidade tem algumas das praias mais bonitas do Ceará.

    Você pode fazer passeios de buggy até a Praia de Tatajuba, tomar banho de rio e mar em Barra dos Remédios, fazer o tour de barco até a Ilha do Amor e conhecer a foz do rio Coreaú na Praia das Barreiras.

    Vem descobrir o que fazer em Camocim!

    Ilha do Amor 

    Ilha do Amor
    Fonte: Cláudius Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Principal cartão-postal de Camocim, Ceará, a Ilha do Amor fica bem em frente à Praia das Barreiras, do outro lado do rio Coreaú, e reserva aos visitantes um dos cenários mais bonitos do litoral brasileiro.

    A ilha é formada por dunas de areia cor de pérola, entre as quais se formam lagoas de água doce, e abriga alguns bons restaurantes que servem o melhor da gastronomia cearense.

    Dito isso, vale a pena se organizar para conhecer a Ilha do Amor em dias úteis, quando o movimento turístico é mais discreto e você poderá curtir a região de maneira quase exclusiva.

    Praia de Guriú 

    A Praia do Guriú é uma praia de Camocim, Ceará, particularmente tranquila, até mesmo durante a alta temporada.

    As águas da região não são muito cristalinas, pois a praia fica em uma área de mangue, o que torna a areia mais lamacenta durante a maré baixa, mas o mar é limpo e calmo, perfeito para quem está viajando com crianças.

    Além disso, a Praia de Guriú dispõe de boa infraestrutura, com quiosques, restaurantes, banheiros e tudo mais que você precisa para passar o dia com a família.

    Barra dos Remédios 

    Para muitos, Barra dos Remédios é a última das praias desertas no Ceará e em todo o Nordeste, onde ainda é possível curtir o dia sem se preocupar com outros banhistas, até na alta temporada.

    O principal atrativo da região é o ponto em que rio dos Remédios se encontra com o mar, formando um espetáculo natural.

    O cenário, digno de um cartão-postal, é coroado pelas dunas de areia branca e extensos coqueirais que avançam pela faixa de areia em direção ao mar.

    Praia de Tatajuba 

    Praia de Tatajuba
    Fonte: Artur Warchavchik / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Seguindo o roteiro pelo litoral de Camocim, chegamos à Praia de Tatajuba, uma das mais desertas e bonitas da cidade.

    Os banhistas podem se divertir em passeios de buggy pelas dunas, tomar banho em lagoas e até curtir um pequeno toboágua em meio às montanhas de areia.

    Em outras palavras, é a praia perfeita para quem gosta de atividades radicais e aventuras ao ar livre!

    Praia do Maceió 

    Quer passar horas em frente ao mar, sem esquentar a cabeça com nada durante a sua passagem por Camocim, Ceará? A Praia do Maceió é sob medida para você!

    As condições de vento na região são perfeitas para a prática de diversos esportes náuticos, especialmente kitesurf e windsurf.

    Como fica a pouco mais de 15 km do centro da cidade, a Praia do Maceió tende a ser mais vazia em comparação às outras, ou seja, perfeita para quem curte um lugar mais deserto.

    A região também abriga uma pacata vila de pescadores que oferece alguma estrutura de serviços para os visitantes, incluindo restaurantes e bares.

    Dunas de Camocim

    Quem visitou o litoral oeste do Ceará já conhece as quase infindáveis dunas que se formam neste ponto da costa brasileira.

    Essas formações aparecem em sua melhor forma em Camocim, emoldurando os 64 km de litoral da cidade e tornando a paisagem ainda mais bela.

    Muitas agências de turismo oferecem passeios de buggy pelo local: tem jeito melhor de conhecer um dos destinos da Rota das Emoções?

    Praia das Barreiras

    Praia das Barreiras
    Fonte: Prates16 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Embora fique a apenas 3 km do centrinho de Camocim, a Praia das Barreiras mantém preservada sua atmosfera selvagem.

    É ali que o rio Coreaú se encontra com o mar, em meio a imensas falésias que misturam diferentes tons de vermelho e dourado para emoldurar a paisagem.

    Do alto das formações é possível avistar boa parte do litoral, incluindo as dunas brancas da Ilha do Amor, manguezais verdejantes e a orla urbana da cidade.

    Pertinho da Praia das Barreiras fica a charmosa Praça São Francisco, uma das mais importantes de Camocim, Ceará, e endereço de uma pequena igreja bem fotogênica.

    Praia da Barrinha

    Quem está viajando com crianças vai gostar da Praia da Barrinha, famosa pelo mar tranquilo e um extenso coqueiral, que oferece sombra fresca a qualquer momento do dia.

    A região conta com muitos restaurantes que servem comida caseira a preços justos, além de uma pequena vila de pescadores onde é possível comprar peças de artesanato.

    Se possível, faça o seu passeio pela Praia da Barrinha no final da tarde: o pôr do sol é espetacular na região, colorindo o oceano enquanto a noite cai.

    Lagoa Encantada de Cangalhas

    Se você não quer voltar para casa antes de conhecer os principais pontos turísticos de Camocim, inclua em seu roteiro um passeio pela Lagoa Encantada de Cangalhas, que, como o nome indica, tem tudo para encantar seus visitantes!

    A lagoa é uma das mais bonitas do litoral cearense, com águas esmeraldas em meio às dunas de areia branca. 

    Para completar o visual paradisíaco, foram instaladas redes sobre as águas, assim como acontece em Jericoacoara, para você relaxar por horas a fio enquanto se refresca.

    A lagoa fica ainda mais bonita após a temporada de chuvas, por volta de março, quando registra volume máximo.

    Vale lembrar que a estrutura de apoio nos arredores é bastante modesta, então não espere encontrar restaurantes ou bares por lá.

    Qual é a história de Camocim?

    Qual é a história de Camocim?
    Fonte: Otávio Nogueira / Flickr / CC BY 2.0

    A rica história de Camocim, Ceará, começou muito antes da chegada dos europeus: há séculos povos indígenas de diferentes etnias disputaram a região, como Tabajaras, Tremembés, Jenipaboaçus e muitos outros.

    Foi só no século XVI que os portugueses se instalaram por ali, com o intuito de construir uma base de apoio para o litoral da região e, sobretudo, garantir a segurança da área contra eventuais invasões holandesas e francesas.

    No século seguinte, a cidade de Camocim se consolidou como um centro urbano e fez parte de um ousado plano da Coroa Portuguesa e dos padres jesuítas para catequizar os indígenas que viviam ali.

    Pouco a pouco, Camocim ganhou ainda mais importância regional, especialmente a partir de 1879, quando foi construída a Estrada de Ferro de Sobral-Camocim, que impulsionou o comércio no litoral oeste do Ceará.

    No entanto, nem toda essa bonança foi o suficiente para colocar a cidade no roteiro de turismo pela região. 

    Por muito tempo, mesmo durante o século XX, os únicos banhistas que curtiam as praias paradisíacas eram os próprios moradores da cidade.

    Esse cenário só mudou nas últimas décadas, quando viajantes que buscavam alternativas menos badaladas às praias de Jericoacoara “descobriram” o selvagem litoral de Camocim.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Melhores restaurantes em Camocim

    Uma das melhores coisas que você pode fazer na cidade de Camocim, CE, é explorar os ricos sabores da gastronomia cearense.

    Não existe lugar melhor para experimentar frutos do mar frescos e caprichosamente preparados do que as vilas de pescadores espalhadas pelas praias locais, como a Vila de Curimãs, endereço do excelente Restaurante Brilho do Mar.

    Quem gosta de experiências gastronômicas “pé na areia” vai curtir a atmosfera tropical das barracas Bistrô Kite e Pôr do Sol, na Praia do Maceió.

    No centrinho, a alta gastronomia é a estrela do Restaurante Ponto, enquanto o Restaurante O Fortim merece a sua visita na Ilha do Amor.

    Quer conhecer vários restaurantes em um só lugar? Vale a pena visitar a Praia do Farol do Trapiá, famosa pela excelente gastronomia.

    Faça a sua cotação de passagens aéreas para Camocim, Ceará!

    Comece a planejar sua viagem para Camocim, Ceará, agora mesmo com toda a economia que você merece: é só fazer a cotação de suas passagens em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

    Nossa plataforma trabalha com as melhores companhias aéreas para sempre levar boas ofertas até você.

    O viajante pode até contar com ferramentas gratuitas para sua pesquisa de preços, como a aba de economia em dias próximos e o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Quer conhecer as praias desertas mais bonitas do Ceará com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para Ceará!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil MCZ Maceió FOR Fortaleza 16 Jul 19 Jul R$ 512 Latam Brasil MCZ Maceió FOR Fortaleza 01 Jul 16 Jul R$ 559 Latam Brasil MCZ Maceió FOR Fortaleza 01 Jul 20 Jul R$ 559 Azul REC Recife FOR Fortaleza 22 Jul 24 Jul R$ 569 Gol SLZ São Luis FOR Fortaleza 26 Ago 28 Ago R$ 604 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Parque Nacional de Ubajara: conheça as maravilhas naturais do Ceará!

    Parque Nacional de Ubajara: conheça as maravilhas naturais do Ceará!

    Águas Belas, Ceará: como ir, o que fazer e dicas de viagem

    Águas Belas, Ceará: como ir, o que fazer e dicas de viagem

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará