Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Tesouro tropical “escondido” pertinho de Ilhéus, Canavieiras, Bahia, se orgulha de carregar o apelido de capital do caranguejo, mas não para por aí

Essa pacata cidade com pouco mais de 30 mil habitantes oferece também a seus visitantes belas praias, um rico centro histórico, cheio de fazendas e casarões do período colonial, além de muitas outras atrações turísticas!

Para que você não perca nada durante a sua viagem, montamos um guia com tudo que você precisa saber antes de embarcar para Canavieiras, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Canavieiras, Bahia: conheça a capital baiana do caranguejo!

Você já ouviu falar na cidade de Canavieiras, BA? Em meio a destinos famosos do maior litoral do Brasil, como Ilhéus e Porto Seguro, esse simpático município acaba ignorado nos principais roteiros, e isso pode ser um grande desperdício!

Essa fama ainda tímida parece injustificada, especialmente quando se conhece Canavieiras mais a fundo.

Acredita-se, por exemplo, que foi nessa região do mapa brasileiro em que surgiram as primeiras fazendas de cacau da Bahia, garantindo à cidade certo brilhantismo histórico que encontra eco nas belas construções coloniais do centro.

Na costa, sucedem-se praias de beleza incomparável, com areia dourada, mar azul e protegidas naturalmente por coqueirais extensos, capazes de tornar a paisagem ainda mais selvagem.

Os visitantes podem escolher entre se banhar no mar, em rios que correm entre manguezais ou até mesmo em lama negra que, dizem, tem propriedades terapêuticas.

Já está morrendo de vontade de fazer as malas para conhecer essa cidade apaixonante? Então confira as dicas que reunimos para ajudar na montagem do seu roteiro de viagem!

Onde fica Canavieiras?

Onde fica Canavieiras?
Fonte: Pexels

A cidade de Canavieiras faz parte da chamada Costa do Cacau, uma das principais zonas turísticas da Bahia, que se estende por 180 km ao sul de Salvador, de Ilhéus a São José da Vitória.

A região é famosa por suas praias com mata atlântica preservada, por onde se escondem cachoeiras, rios, manguezais, grutas, lagoas e uma abundante vida marinha.

A distância até Salvador é de pouco mais de 560 km, enquanto a turística Ilhéus fica bem mais perto, a apenas 115 km.

Se você quer aproveitar sua viagem para conhecer algumas cidades próximas a Canavieiras, Bahia, pode estender seu roteiro até destinos badalados, como Porto Seguro (210 km), Trancoso (230 km) e Ilha de Comandatuba (45 km).

Onde é a praia de Canavieiras?

A cidade tem chamado cada vez mais a atenção de turistas por conta de sua principal faixa de areia, a Praia de Canavieiras, Bahia, uma das mais bonitas do Nordeste, localizada pertinho do centro histórico.

Ali, a larga faixa de areia é limitada por coqueiros e pelo mar azul, formando um horizonte preservado, onde a natureza é a grande protagonista e o visitante ainda tem acesso a bons quiosques à beira-mar.

Vale lembrar que o litoral da cidade se estende por 40 km de praias, rios e manguezais, com opções para quem prefere praias mais urbanizadas ou trechos mais desertos.

Canavieiras, Bahia: mapa

Já sabe onde fica Canavieiras, Bahia, no mapa? Destacamos abaixo para te ajudar a planejar como incluir a cidade em seu próximo roteiro pelo Nordeste!

Como ir para Canavieiras?

A maneira mais prática de fazer turismo em Canavieiras, Bahia, é desembarcar no Aeroporto de Ilhéus, a 113 km, que opera voos regulares a partir de várias cidades. Depois, é só finalizar a viagem por terra, pela rodovia BA-001.

As viações Águia Branca e Cidade do Sol oferecem viagens de ônibus entre Ilhéus e Canavieiras, com passagens a partir de R$ 27 (em dezembro/2021).

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro, localizado a 210 km, e concluir o trajeto pelas rodovias BR-367, BR-101 e BA-274.

Quando ir para Canavieiras?

O sol predomina durante o ano inteiro em Canavieiras, Bahia, onde os termômetros costumam registrar máxima entre 26ºC e 30ºC ao longo das estações.

A incidência de chuvas é maior nos meses de inverno, de junho a agosto, enquanto as chances de precipitação são praticamente nulas entre os meses de outubro a abril.

Se você quer evitar praias cheias e movimento intenso, vale a pena se programar para visitar a cidade fora da alta temporada, no verão (dezembro a fevereiro).

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas em promoção para Canavieiras, Bahia!

    Que tal comprar suas passagens aéreas para a Bahia a preços promocionais simplesmente imperdíveis? 

    Visite nosso buscador, Passagens Promo, e garanta agora mesmo a economia que você merece para a sua viagem!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar a melhor promoção para a sua viagem de maneira rápida e segura: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. O Passagens Promo te mostra as melhores ofertas!

    O viajante pode até turbinar sua pesquisa de preços com ferramentas exclusivas, como a aba de economia em dias próximos e o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção!

    Passagens aéreas saindo de

    Turismo em Canavieiras, Bahia

    Se você está pensando em incluir Canavieiras no roteiro da sua próxima viagem para a Bahia, prepare o papel e a caneta, pois chegou a hora de descobrir o que fazer nesse formidável destino do Nordeste brasileiro.

    O rol de atrações é tão extenso quanto variado, com opções históricas, gastronômicas e culturais, além de 40 km de praias protegidas e exuberantes. Veja só!

    Centro Histórico 

    Centro Histórico
    Fonte: Gustavo Araujo Costa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O compacto centro histórico é puro charme e, melhor ainda, pode ser explorado a pé, sem dificuldades.

    A região abriga antigos casarões e fazendas coloniais construídos entre os séculos XVIII e XIX, durante o auge da exploração de cacau e café na costa sul da Bahia.

    Cortado pelas águas do rio Pardo, o centro é também uma região fotogênica, com casas pintadas em cores vivas e muitos edifícios bonitos, como a Biblioteca Pública Municipal, construída em 1900, e a Prefeitura Municipal, de 1899.

    Enquanto estiver passeando, que tal aproveitar para conhecer os bons bares e restaurantes da região? Estamos falando do melhor ponto da cidade para experimentar robalos frescos, pescados nos arredores.

    Passeio de barco 

    Se você deseja conhecer um lado mais rústico da Bahia, vale a pena investir em um passeio de barco pelos rios da região, que levam a cidades e vilarejos às margens do rio Pardo.

    Os roteiros passam por trechos de mata protegida, antigas fazendas e povoados tradicionais, oferecendo uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a natureza e a história da cidade.

    Quem não abre mão de uma dose de aventura pode trocar o passeio de barco por voos de ultraleve sobre a região ou trilhas nos arredores da cidade.

    Festa Nacional do Caranguejo 

    Festa Nacional do Caranguejo
    Fonte: Pixabay

    O calendário de eventos de Canavieiras, Bahia, é repleto de datas comemorativas que atraem muitos visitantes à cidade, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes e a Festa de São Sebastião, em 1º e 20 de janeiro, respectivamente.

    Nenhuma dessas celebrações, no entanto, é mais importante que a Festa Nacional do Caranguejo, que acontece anualmente, na primeira quinzena do mês de setembro.

    Estamos falando da principal iguaria encontrada nos arredores da cidade, que rendeu a Canavieiras o apelido de Capital Nacional do Caranguejo. 

    Por essas e outras, nem pense deixar a cidade sem experimentar essa delícia!

    Praia da Costa 

    Trecho mais central e famoso da orla canavieirense, a Praia da Costa está localizada na Ilha do Atalaia e abriga o pedaço de areia mais disputado da cidade.

    A faixa de areia é longa, com 6 km de extensão, e dispõe de excelente infraestrutura de serviços, como quiosques e barracas de praia que servem frutos do mar frescos e bebidas geladas.

    O mar azul é muito limpo, embora não seja dos mais tranquilos na região, o que acaba atraindo muitos surfistas. 

    Por fim, o visual da Praia da Costa não deixa a desejar, emoldurado por coqueirais e areia bem clara e fina.

    Praia de Patipe 

    Se você gosta de praias indicadas para a prática de windsurf e passeios de caiaque, inclua a Praia de Patipe em seu planejamento de viagem.

    Neste ponto do litoral de Canavieiras, o rio Salsa se encontra com o mar, formando um visual belíssimo, rodeado por coqueiros imponentes.

    Além disso, os viajantes não devem ter dificuldades para chegar à Praia de Patipe, localizada a apenas 2 km ao norte da Praia da Costa, bem perto do centro histórico.

    Barra Velha 

    Barra Velha Canavieiras
    Fonte: Pixabay

    Prefere praias mais distantes do centro? Você pode gostar de Barra Velha, a cerca de 30 km da Praia da Costa.

    O acesso exige que o viajante encare uma estrada de terra e uma travessia de balsa. A região é bem menos movimentada em relação às praias urbanas: uma excelente alternativa de passeio para quem curte praias desertas.

    O mar na região é calmo e cristalino, perfeito para banho, e o visual da orla tem manguezais, piscinas naturais, rios e, é claro, muitos coqueiros.

    Durante seu passeio, não deixe de tomar um banho de argila, cujas propriedades medicinais são reconhecidas pela ciência.

    Barra de Canavieiras

    A Praia de Barra de Canavieiras, Bahia, consegue uma grande proeza: combinar excelente infraestrutura à natureza preservada, formando uma das melhores praias para banho em toda a cidade.

    A faixa de areia é tão larga quanto extensa, perfeita para a prática de esportes, caminhadas e atividades ao ar livre. 

    Quiosques e barracas de praia oferecem seus serviços à beira-mar, garantindo a comodidade dos banhistas.

    O mar, por sua vez, é limpo, transparente e calmo, indicado para quem está viajando com crianças e idosos.

    Barra de Albino

    O principal ponto do público jovem em Canavieiras é a Barra de Albino, vizinha à Praia da Costa e com excelente estrutura de serviços.

    Assim como outras praias da cidade, neste ponto do litoral a faixa de areia é margeada por um vistoso coqueiral, que oferece sombra fresca e forma um belo cenário para fotos.

    O mar não é muito tranquilo na região e acaba atraindo muitos surfistas, mas se você não surfa, não se preocupe: as águas quentinhas e cristalinas de Barra de Albino também são perfeitas para banho!

    Como é a cidade de Canavieiras?

    Como é a cidade de Canavieiras?
    Fonte: Leonardo Pallotta / Flickr / CC BY 2.0

    Carinhosamente chamada de “Canes” por seus habitantes, a cidade de Canavieiras, Bahia, é tudo aquilo que se pode esperar de um apaixonante destino baiano.

    A cidade oferece a seus visitantes uma grande variedade de praias, com opções para todos os gostos, das mais desertas às mais urbanas, além de não decepcionar na oferta de serviços e passeios.

    A economia local é sustentada não apenas pelo turismo, mas também pela pesca de robalos, caranguejos e até do raríssimo marlim azul, então não volte para casa sem experimentar frutos do mar e peixes bem fresquinhos.

    Você não encontrará grandes prédios nem edifícios modernos na cidade. 

    Também não se preocupe em enfrentar engarrafamentos ou trânsito intenso, especialmente na baixa temporada.

    Além disso, o custo de vida em Canavieiras é baixo e atrativo tanto para quem deseja morar na cidade quanto para quem está apenas de passagem: uma boa refeição pode custar entre R$ 12 e R$ 40 (em dezembro/2021).

    Em outras palavras, estamos falando de um destino turístico apaixonante, com atrações para todas as idades, muitas belezas naturais e preços bastante atrativos.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Qual o significado do nome Canavieiras?

    A origem do nome da cidade de Canavieiras, sul da Bahia, remonta aos primeiros anos da exploração do cacau na região, ainda durante o período colonial.

    Reza a lenda que a população local utilizava as fazendas de cana e cacau da família Vieira como ponto de referência para circular pelos arredores. 

    De “canas-dos-Vieiras”, logo o apelido foi abreviado e oficializado como o nome Canavieiras.

    Qual novela foi gravada em Canavieiras, Bahia?

    No começo dos anos 2000, Canavieiras, Bahia, foi imortalizada na televisão brasileira como cenário de novela.

    O folhetim Porto dos Milagres, inspirado livremente em obras do baiano Jorge Amado, teve muitas cenas gravadas na cidade entre 2000 e 2001, quando foi exibida em horário nobre pela Rede Globo.

    Faça já a sua cotação de passagem para Canavieiras, Bahia!

    O que você acha de começar a planejar sua viagem para Canavieiras, Bahia, agora mesmo? 

    Visite nosso buscador, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas pelo menor preço do mercado!

    Garantir suas passagens com economia fica fácil em nossa plataforma segura e fácil de usar: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto. O Passagens Promo te mostra as melhores ofertas!

    Não se esqueça de incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

    Quer visitar um dos destinos mais belos da Bahia enquanto economiza? De Promo você pode!

    Passagens aéreas saindo de
    Azul PET Pelotas POA Porto Alegre 24 Ago 29 Ago R$ 259 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 18 Ago 20 Ago R$ 267 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 08 Ago 11 Ago R$ 267 Latam Brasil GYN Goiânia BSB Brasília 15 Jul 21 Jul R$ 284 Azul RAO Ribeirao Preto VCP Campinas 30 Jul 31 Jul R$ 291 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

    Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

    Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

    Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

    Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!