Cancelamento de passagem aérea: como funciona, passo a passo e mais!

Algumas pessoas não sabem como realizar o seu cancelamento da passagem aérea e para quem nunca realizou isso fica em dúvidas de como proceder nessa situação. 

Para te ajudar a cumprir o processo corretamente e a quem recorrer quando quiser cancelar o seu voo, aqui estão algumas informações valiosas que serão de grande ajuda.

Como funciona o cancelamento de passagem aérea? 

Cada companhia aérea tem suas políticas e no momento da compra é disponibilizado ao contratante os termos de serviço e todas as porcentagens e taxas caso aconteça o cancelamento da passagem aérea, tudo explicado para que o cliente fique ciente. 

Entre em contato com a companhia aérea

Se você comprou sua passagem aérea diretamente com a companhia é necessário entrar em contato com ela pelos seus canais de comunicação, se comprou com o Passagens Promo, vai acessar essa página e preencher todas as informações sobre o seu voo.

Ao enviar essa solicitação vai receber no seu e-mail a confirmação do cancelamento da sua viagem e algumas informações sobre o estorno. 

Qual é o prazo de cancelamento de passagem aérea? 

De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil o passageiro pode cancelar em até 24 horas a sua viagem e ter o reembolso, em algumas companhias aéreas o cliente não sofre nenhuma penalidade e recebe o valor integral, já em outras é cobrada uma taxa. 

Toda companhia aérea tem autonomia para decidir quais são suas políticas de reembolso e fica a seu critério algumas questões, só que precisam levar em consideração as primeiras 24 horas depois da compra e os 7 dias antes da viagem. 

Já outras regras ficam por conta da empresa em decidir como será feito o cancelamento e seus termos de serviços, como também, sua flexibilização com as tarifas reembolsáveis.

Por isso, é fundamental conferir tudo antes de confirmar a sua passagem aérea, assim fica ciente como será o procedimento se acontecer algum imprevisto. 

Cancelamento de passagem aérea tem multa?

Muitas pessoas não prestam atenção às políticas de serviços da companhia aérea onde comprou sua passagem aérea e não se atentam às principais informações. 

Uma dessas informações é que em caso de cancelamento pode ser cobrado um valor ao passageiro, algumas tarifas são mais restritas que outras e o cliente acaba perdendo o valor todo da passagem.

Já em outra a perda não é tão grande e só um valor mínimo é cobrado como multa. Então, preste atenção aos termos e confira o prazo de antecedência do cancelamento e os valores que podem ser cobrados, assim você evita de levar susto na hora de cancelar.

Cancelamento de passagem aérea

Tipos de cancelamento de passagem aérea

Nos termos de serviço das companhias aéreas mostram o acordo de cada tipo de situação. Por isso, é muito importante conferir essas informações antes da compra. 

Normalmente, os principais tipos de cancelamento, são:

Esses são os principais tipos de cancelamento ou de valores cobrados aos passageiros em caso de descumprimento do contrato. 

Dessa forma, é de suma importância se atentar a essas informações no momento da compra da passagem aérea para estar ciente de como cada processo vai funcionar.

O que acontece com a taxa de embarque quando a passagem aérea é cancelada?

Em primeiro lugar, é preciso entender que há uma taxa aeroportuária que é cobrada em toda passagem aérea e sua finalidade é custear os serviços do aeroporto, são eles:

Pois, todo o passageiro deve pagar uma taxa referente a esses custos, para que a empresa repasse ao aeroporto esses valores. 

No momento em que a passagem aérea é cancelada antecipadamente, imediatamente a taxa de embarque também é reembolsada ao cliente, já que não vai precisar utilizar dos serviços que o aeroporto disponibiliza. 

Infelizmente, não são todos que conhecem essa regra do reembolso e acabam nem solicitando o estorno da taxa paga.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

A Passagens Promo é sua parceira em todas as horas, você pode garantir suas passagens aéreas no nosso buscador de pesquisa com um preço acessível e em até 35% off. 

Além disso, temos boas parcerias com companhias aéreas que estão comprometidas em oferecer um serviço de qualidade e prestar toda assistência necessária ao cliente. 

Aqui, você não precisa se preocupar como vai efetuar seu pagamento, disponibilizamos várias formas, são elas: 

Quem escolhe pagar via cartão de crédito pode dividir em até 10X sem juros. Assim, não tem como não garantir sua passagem aérea, falta agora você escolher o seu destino e preparar a bagagem para mais uma aventura. 

Demora quanto tempo para receber o reembolso da passagem aérea?

Este tempo de reembolso varia muito de companhias aéreas, outras são mais rápidas para realizar o estorno.

Mas, não se preocupe, em poucos dias você recebe o valor, em geral quando é feito em cartão de crédito o pagamento é em até 7 dias úteis que é estornado da fatura do cliente. 

Além disso, outra forma de não perder o valor da passagem que foi cancelada é ficar com um crédito na companhia aérea, ou seja, você pode fazer outro voo.

E quando é a companhia aérea que cancela o voo?

Raramente uma companhia aérea suspende um voo, só em casos extremos de algum imprevisto que remarcam outra data ou cancelam. 

Quando essa situação acontece a empresa tem até 24h antes do voo para avisar aos passageiros sobre a alteração de data ou de horário. 

O cliente tem a possibilidade de solicitar à companhia aérea outro voo para o mesmo destino da mesma ou ter o reembolso integral. E se não tiver voos da empresa para o mesmo destino, deve-se recomendar outro mesmo que seja de outra corporação.

Além dessas condições expostas para o passageiro, ele tem a possibilidade de deixar esse crédito pendente e em até 18 meses para realizar uma nova viagem.

Veja como ocorre o cancelamento de algumas companhias aéreas

Se você nunca cancelou uma passagem aérea e está em dúvida de como realizar todo o procedimento para conseguir cancelar a sua viagem sem nenhum problema. Confira como acontece isso em algumas companhias aéreas:

Cancelamento na companhia aérea Azul

A pessoa que garantiu uma passagem aérea para o voo na Azul, pode realizar o seu cancelamento on-line, telefone ou presencialmente em algum guichê da companhia. 

Para quem quer cancelar o seu voo de forma on-line, é só acessar o site da companhia e ir até a área de “Para sua viagem” e encontrar “Minhas reservas” e começar o processo de cancelamento.

Após a finalização de todo o procedimento é importante se atentar ao seu e-mail, porque a Azul pode enviar algo relacionado ao seu cancelamento. 

Cancelamento na companhia Latam 

Se a sua passagem foi comprada pelo site da Latam , você só consegue realizar o cancelamento por lá. 

Tem uma aba que é direcionada para o cliente gerenciar suas viagens, em “Minhas viagens” clique em “Administra a sua viagem” para iniciar o cancelamento e depois é só pesquisar a sua, colocar o código do seu bilhete e solicitar. 

Esteja atento ao processo para que tudo ocorra correto e você consiga realmente cancelar o voo e ter o seu reembolso.

Cancelamento na Gol

Para quem realizou a sua compra diretamente no site da Gol e não vai conseguir realizar sua viagem pode cancelar sua compra e se fazer isso em 24h após a compra o processo é ainda mais fácil. 

Quando é feito nesse prazo o cliente tem o reembolso integral sem nenhuma multa ou cobrança e também se a compra foi feita em 7 dias antes do voo. 

É só ir no site oficial da companhia e clicar em “Minhas reservas” procurar pelo cancelamento e realizar todo o processo necessário para efetuar o seu de forma segura.

Cancelamento na Avianca 

O cancelamento de passagens aéreas na Avianca também pode ser feito de forma on-line, caso você tenha comprado a sua no site da companhia aérea tem que fazer por lá. 

É necessário entrar no site da Avianca e preencher o formulário de reembolso, cuidado na hora do preenchimento para não errar em nada e todo o processo flua bem e você tenha o seu reembolso o mais rápido possível.

O que são alterações voluntárias e involuntárias? 

As alterações involuntárias estão longe do alcance do passageiro, ela acontece por meio da companhia aérea, são mudanças ou cancelamentos de voos. 

Elas podem ser por causa do tempo ou por outros fatores, nessas situações o cliente não precisa se preocupar nem com o valor pago ou com a realocação, pois é dever da empresa oferecer a assistência necessária.

E quando acontece as alterações voluntárias são por causa do cliente, ele mesmo cancela a viagem. Dessa forma, fica por responsabilidade do passageiro cumprir com todas as regras que está no termo de serviço aceito e acatar com as taxas que serão cobradas, devido ao seu cancelamento.

Como saber se realizou certo o cancelamento?

Muitas pessoas ficam em dúvida se realmente conseguiram solicitar o cancelamento da sua passagem aérea.

Quando de fato você efetuar o cancelamento é enviado para o seu e-mail uma mensagem da companhia aérea sobre o seu procedimento. 

Caso não esteja na caixa de entrada, olhe o spam para conferir, se ainda estiver com dúvidas entre em contato com a empresa para solicitar que verifique se o seu cancelamento foi realizado.

Toda companhia aérea disponibiliza vários canais de atendimento, se você preferir pode entrar em contato por ligação ou SMS, só não vale a pena ficar na dúvida.

O que fazer quando perder o voo?

Infelizmente, alguns imprevistos podem acontecer e prejudicar os planos da sua viagem e acabar perdendo a hora do voo. 

Não precisa pensar que é o fim do mundo, é super fácil resolver essa situação, você só precisa entrar em contato com a companhia aérea relatando o ocorrido e verificar quando é o próximo voo para o mesmo destino.

No entanto, em algumas empresas é cobrado ao cliente uma tarifa para que ele consiga embarcar na próxima aeronave.

Compre suas passagens aéreas por um preço imperdível!

O melhor lugar para adquirir sua passagem aérea é o site Passagens Promo , que garante aos seus clientes os melhores preços do mercado e com promoções. 

Você não precisa ficar procurando em vários lugares até encontrar uma boa passagem, é só usar o nosso buscador de pesquisa que em poucos instantes terá os valores mais acessíveis disponíveis.

Se o seu orçamento está apertado e quer dividir suas passagens aéreas no cartão, aqui, essa opção é garantida, pode ter certeza se dividir em 10X não vai pagar nenhum juros. 

Além de todas essas facilidades e benefícios, oferecemos um atendimento de qualidade, você não precisa ficar perdido.

O seguro de viagem pode resolver o cancelamento da passagem aérea?

Depende. Cada seguro de viagem oferece alguns serviços diferentes, outros só se responsabilizam pela saúde e enquanto outros prestam uma assistência também no voo. 

Quando o cancelamento da viagem do cliente é por causa de situações, como morte, emergência médica e outros eventos que estão na apólice, o seguro de viagem cobre o reembolso. 

Se o seu motivo de cancelamento estiver dentro desses acontecimentos, pode entrar em contato com a sua seguradora e solicitar o processo de reembolso.

Vale mencionar, que é importante ler os termos de serviços da empresa contratada para saber se tem essa assistência disponível. Se caso ela tiver esse serviço, é só entrar em contato e aguardar como vai ocorrer o processo de reembolso. 

Dessa forma, não deixe de contratar um seguro de viagem, nunca se sabe quais são os imprevistos que podem surgir e ter alguém para cuidar de algumas questões é perfeito, assim vai evitar uma dor de cabeça e desgaste para resolver certas burocracias.

Veja Também: