Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Além de Gramado, Canela, RS, também é um lugar que encanta seus turistas por ser um pedacinho da Europa no país

A cidade é cercada pela natureza, abriga parques ecológicos, oferece trilhas, possui construções imponentes e uma gastronomia de primeira. 

Conheça um pouco dessa cidade cheia de charme na Serra Gaúcha. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Canela, RS: belezas naturais e diversão na Serra Gaúcha!

Diversão, belas paisagens e muita história não faltarão no seu roteiro pela Serra Gaúcha. Coladinha com Gramado, Canela, Rio Grande do Sul, não perde nada para sua vizinha, pois atrações não faltam na cidade.

Além de admirar um pouco dos traços da arquitetura europeia, visitar a cidade é uma oportunidade de ter contato com a natureza, já que parques naturais não faltam.

Também há muitos parques temáticos, museus, igrejas e restaurantes deliciosos para apreciar a gastronomia com forte influência da cozinha italiana e alemã.

Como é a cidade de Canela, RS?

Como é a cidade de Canela, RS?
Fonte: Unsplash

Canela, Rio Grande do Sul, é uma cidade pequena e pacata de pouco mais de 40 mil habitantes

Mesmo tendo ares interioranos, ela também é um destino de atrações variadas, ótimos restaurantes e muitas opções de lazer.

Sendo assim, independentemente do período que deseja conhecer a cidade, você sempre verá turistas pelas ruas e atrações turísticas com boa movimentação.

Sem contar que, por estar localizada na Serra Gaúcha, o clima é agradável e, durante o inverno, ela vira uma sensação do turismo nacional. 

A vantagem de conhecer a cidade é que ela fica bem pertinho de Gramado e os turistas podem aproveitar para incluir os dois destinos no roteiro.

História de Canela

A história de Canela começou em 1903 quando essa região do Rio Grande do Sul foi ocupada e dominada por italianos e alemães.

O seu nome tem origem em uma árvore antiga, que ficava na parte central da cidade, onde hoje é a Praça João Corrêa. No passado, o local era onde os tropeiros se encontravam em suas jornadas pelo estado.

Com o passar dos anos, a cidade começou a ser procurada por conta do seu clima ameno, tornando-se um destino de veraneio, principalmente, a partir de 1940. 

Nesse período, surgiu o movimento emancipacionista. Em janeiro de 1945, Canela foi instituída como município

Com o passar do tempo, a estrada de ferro e as usinas da cidade ajudaram a desenvolver a região, que se tornou um verdadeiro polo turístico.

Onde fica a cidade de Canela?

Ao planejar uma viagem para essa região do Rio Grande do Sul, entender onde fica a cidade de Canela é fundamental para que você possa definir as rotas de chegada e os meios de transportes que deseja utilizar.

A cidade fica localizada na Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, fazendo divisa com as cidades de Gramado, Caxias do Sul e Três Corações.

Mapa de Canela

Para turistar pela região e chegar com mais facilidade, conte com o auxílio de um mapa da cidade de Canela, RS, que te ajudará a se localizar e encontrar as melhores atrações.

Dá uma olhadinha nesse guia turístico que preparamos para uma viagem à Serra Gaúcha.

Como chegar em Canela?

Você não encontrará dificuldade para chegar em Canela, pois a cidade fica bem pertinho da capital Porto Alegre, que abriga o Aeroporto Salgado Filho, principal porta de entrada para o estado.

A partir da capital, uma boa opção é alugar um carro para fazer o trajeto e aproveitar a oportunidade para conhecer as paisagens da região e outros destinos, como Gramado e Caxias do Sul.

Se a intenção for economizar, a partir do aeroporto, como chegar em Canela também não será difícil, pois há empresas de ônibus que fazem o trecho em uma viagem de menos de duas horas.

Outra opção é o Aeroporto Regional de Caxias do Sul, a cerca de 70 km, que recebe voos das principais cidades do país.

Qual altitude de Canela, RS?

Qual altitude de Canela, RS?
Fonte: Unsplash

Incrustada na Serra Gaúcha, a cidade fica a uma altitude de 837 metros, sendo cercada por uma paisagem natural belíssima. O município também conta com um clima sempre agradável ao longo do ano.

Como é o clima em Canela?

Por estar em uma região de serra, o clima da cidade, como já falamos anteriormente, é agradável com temperaturas amenas, que variam de 6°C a 26°C durante o ano.

O verão é longo e as temperaturas não passam dos 26°C, o que o torna uma ótima estação para viagens, especialmente, para quem quer evitar o frio e a alta temporada, que costuma ter preços mais salgados.    

É durante o inverno, que a região vive seu ápice, pois as temperaturas caem de forma significativa, sendo um convite para os turistas que gostam de curtir a boa gastronomia da Serra Gaúcha.

Nessa época, o clima em Canela, RS, é bem gelado com temperaturas que ficam entre os 8ºC e os 17ºC, além de ser um período de muitos festivais e eventos culturais em toda a região. O melhor inverno no Brasil acontece, sem dúvida, na Serra Gaúcha!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Cotação de passagem para Canela, RS

    Para aproveitar o melhor da cidade, investir em uma boa acomodação e na gastronomia, que tal economizar na compra das passagens aéreas?

    A boa notícia é que o nosso site, Passagens Promo, reúne os voos mais baratos do mercado, além das melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

    Para que os viajantes possam garantir as opções mais vantajosas, a pesquisa em nossa plataforma é muito facilitada: basta digitar as cidades de origem e chegada e as datas de viagem para ter acesso à uma lista completa com os melhores preços.

    Além disso, para não perder as passagens para Canela, RS, baratas, ative o alerta de preços para receber, em primeira mão, as promoções e novidades do mercado de turismo.

    Pontos turísticos de Canela

    A região sul é um dos destinos mais charmosos e completos do Brasil. 

    Quer aproveitar o melhor da cidade e curtir as atrações mais legais? Então, confira essa lista de pontos turísticos de Canela que não podem ficar de fora do seu roteiro!

    Catedral de Pedra

    Catedral de Pedra
    Fonte: Pixabay

    Considerada uma das 10 Maravilhas do Brasil, a Catedral de Pedra é um dos principais cartões-postais da cidade, local onde todo turista deve fazer aquela foto tradicional.

    Ao passar pela região central, dificilmente, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes passará despercebida dos seus olhares. 

    Construída em 1941 em estilo gótico, ela é belíssima e a parte interna também não deixa nada a desejar.

    Durante à noite, ela ganha um show de luzes, que acontece todos os dias, das 20h30 às 21h30.

    Bondinhos Aéreos

    Em Canela, RS, pontos turísticos devem incluir a natureza riograndense. 

    Um dos passeios mais legais para apreciar as paisagens da Serra Gaúcha é a bordo dos bondinhos aéreos.

    A atração fica no Parque da Serra, em uma área de 60 hectares destinados à preservação e à educação ambiental. 

    A partir deste local, é possível fazer trilhas para conhecer várias atrações, como as “Esculturas que Falam”, que representam os animais da região.

    Os turistas também podem ir até um mirante, de onde é possível avistar o Vale Lageana e a Cascata do Caracol.

    Parque do Caracol

    E por falar na Cascata, você precisa conhecer o parque estadual, que dá o nome para a queda d’água. 

    Para quem gosta de contato com natureza, na hora de escolher o que fazer em Canela, RS, não deixe de reservar algumas horas para turistar pelo local.

    As atrações do parque estão distribuídas em uma área de 100 hectares de preservação, mas somente 25 estão abertos para visitação.

    A grande atração do local é a cascata, que tem mais de 130 metros de altura e proporciona uma vista linda.

    Mas não pense que o parque oferece apenas esse ponto turístico, você pode ainda fazer trilhas, visitar o Observatório Ecológico, a 27 metros de altura, além de desfrutar de uma boa gastronomia.

    Parque Terra Mágica Florybal

    Parque Terra Mágica Floryball
    Fonte: Eugenio Hansen, Ofs / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Entre os pontos turísticos em Canela que os pequenos vão adorar está o Parque Terra Mágica Florybal, um espaço destinado ao público infantil, mas que também encanta os adultos.

    No local, os visitantes podem conferir esculturas gigantes de dinossauros e bonecos, playground, cinema 7D e outras áreas muito divertidas para explorar. 

    Alpen Park

    Outro local para se divertir com as crianças é o Alpen Park, um parque que oferece uma porção de atrações infantis e com uma dose de aventura também.

    Os visitantes podem se aventurar na tirolesa ou brincar no carrinho bate-bate. 

    Que tal andar de quadriciclo pelo parque ou passar por momentos de pura adrenalina na montanha-russa?

    As crianças menores podem se divertir ainda no Trenó Alpino, além de participar de várias brincadeiras oferecidas pelo parque.

    EcoParque Sperry

    No seu roteiro turístico Canela, o EcoParque Sperry é o lugar perfeito para passar o dia todo em meio à natureza e ter atividades de ecoturismo.

    A área é banhada por três cursos d’água, e também possui diversas cachoeiras, declives e cânions escondidos pela mata.

    A trilha mais famosa tem cerca de dois quilômetros de extensão e te levará para cenários surpreendentes. 

    Depois de uma longa caminhada pela natureza, não deixe de apreciar a gastronomia do Restaurante Bêrga Motta, com pratos típicos da cozinha brasileira.

    Mundo a Vapor

    Mundo a Vapor
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Mundo a Vapor é um parque temático muito legal, que reúne trens a vapor em miniatura para que os visitantes possam entender um pouco sobre como eram as locomotivas usadas no passado.

    O local faz o maior sucesso entre adultos e crianças e você poderá conferir peças em como ferraria, serraria, usina termelétrica e hidrelétrica, além das locomotivas à vapor.

    Museu da Moda de Canela

    Mesmo para quem não é tão ligado na moda, o Museu da Moda de Canela também merece uma visita. 

    O mais legal é que os visitantes podem conhecer a história da moda de períodos remotos.

    As exposições apresentam objetos, roupas e acessórios, exemplos das peças usadas há séculos por mulheres importantes.

    Parque da Ferradura

    O Parque da Ferradura é um verdadeiro espetáculo da natureza, cercado por muito verde e com três mirantes para admirar as paisagens da Serra Gaúcha.

    O diferencial deste parque é que ele oferece atrações para os aventureiros de plantão, como esportes radicais, escaladas, montanhismo, trekking e muito mais.

    Que tal escalar um cânion com paredes de até 420 metros de altura? Não deixe de fazer trilhas para observar um pouco da fauna e flora local.

    O que fazer em Canela à noite?

    O que fazer em Canela à noite?
    Fonte: Pixabay

    Depois que o sol se põe, a vida noturna também não deixa nada a desejar na cidade e, por isso, nada melhor do que saber o que fazer em Canela à noite, não é mesmo?

    Durante à noite, a cidade fica ainda mais linda e iluminada e as grandes sensações são os seus restaurantes, que ficam cheios, especialmente, na alta temporada.

    Os restaurantes são temáticos e, além de uma boa gastronomia, oferecem experiências incríveis aos seus visitantes.

    Entre as opções mais badaladas estão o Restaurante Porto Cara de Mau, que tem o tema de pirata, com um ambiente decorado, oferecendo apresentações artísticas muito animadas.

    A Estação Campos de Canela, desativada em 2018, virou um museu e restaurante, bem legal e com um cardápio delicioso.

    Esse restaurante na cidade de Canela faz maior sucesso, pois as refeições são servidas dentro de um vagão, que operou durante os anos de 1924 a 1963. Ou seja, um jantar ou almoço bastante único!

    Qual a cultura de Canela RS?

    A cultura da cidade tem forte influência de imigrantes italianos e alemães, que deixaram um legado histórico, cultural e arquitetônico, que pode ser visto por todos lados.

    Viajar para a região é uma oportunidade de conhecer um pedacinho da Europa no Sul do Brasil. A cultura é refletida também em sua gastronomia, por isso, um tour gastronômico não pode faltar no seu roteiro.

    Como é viver em Canela?

    Além do turismo, você também ficou curioso para saber como é viver em Canela? 

    A cidade possui um clima ameno, o que a torna um cantinho agradável para morar ou turistar.

    Repleta de espaços arborizados, como parques naturais, suas flores e plantas em canteiros dão um toque especial aos cenários.

    Por ser uma cidade turística, opções de lazer e bons restaurantes não faltam. E o melhor é que Canela, Rio Grande do Sul, possui um dos menores índices de violência do país.

    Ali, é fácil encontrar moradores e turistas caminhando com tranquilidade pela cidade em qualquer horário. As fachadas das casas têm muros baixos e quase sem cercas elétricas.

    Todas essas opções de lazer, comodidade e contato com a natureza fazem dela uma ótima cidade para se viver.

    Melhor oferta de passagens para Canela, RS

    Agora que você já sabe o que fazer em Canela, RS, chegou a hora de começar a planejar a sua viagem. 

    Lembre-se que dar prioridade para a compra de passagens aéreas antecipadamente é uma garantia de economia, pois os preços costumam subir em datas próximas às viagens.

    Para ter ainda mais economia, concentre as suas buscas no nosso site, Passagens Promo, que garante os melhores descontos e as opções mais vantajosas do mercado.

    Acione também o nosso alerta de preços e fique por dentro das promoções, pois enviamos e-mails sempre que o trecho selecionado entrar em promoção.

    Quer viajar para o Rio Grande do Sul com economia, praticidade e diversão? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

    Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

    Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

    Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos