Capital da Guatemala: conheça a cultura, história e outras curiosidades

Viajar para a capital da Guatemala é mergulhar em um roteiro recheado de histórias, rica cultura e uma arquitetura inigualável

Datada do século XVI, a cidade preserva os edifícios construídos durante a colonização espanhola e guarda vestígios do Império Maia.

A natureza desse cantinho da América Central não decepciona e coroa o destino com cordilheiras belíssimas, florestas tropicais e grandiosos vulcões, que dão um toque ainda mais especial aos cenários.

Na hora de elaborar um roteiro, é preciso reunir os lugares mais legais e entender como visitar o país com segurança e praticidade. 

Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo que você precisa saber sobre a Guatemala!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Capital da Guatemala: cultura, história e belezas naturais!

Rodeada por vulcões e famosa por abrigar vestígios do antigo Império Maia, a Cidade da Guatemala é aquele tipo de destino para turistas que curtem um roteiro histórico e cultural, já que museus e sítios arqueológicos não faltam ali.

Por todos os cantos, é possível observar também um pouco das influências dos espanhóis em prédios e edifícios antigos, datados do século XVI.

Aliás, a cidade é um dos locais mais interessantes do país, pois foi justamente nessa região que foram encontrados os vestígios de uma das civilizações mais antigas das Américas: o povo maia. 

Ali, existem sítios arqueológicos que guardam ruínas, artefatos, monumentos e esculturas usadas pela antiga civilização.

Onde fica a Guatemala?

Onde fica a Guatemala?
Fonte: Pexels

A Guatemala é um país da América Central, banhado pelo Mar do Caribe e também pelo Oceano Pacifico, fazendo fronteira com destinos como o México, El Salvador, Honduras e Belize.

Mapa da Guatemala

A América Central é uma região de rara beleza e que encanta os seus visitantes de diferentes formas. 

Com belas praias e construções milenares, o destino tem conquistado cada vez mais a preferência dos turistas.

Dessa forma, se você quer aproveitar tudo que o país tem de melhor, não deixe de analisar o mapa da Guatemala com cautela para descobrir as melhores áreas de embarque e desembarque, rotas de deslocamento e as principais atrações.

Confira esse guia que montamos para te ajudar a elaborar o seu roteiro de viagem.

Qual o tamanho da Guatemala?

O país da América Central ocupa a 11ª posição de maior população das Américas, e seu território se espalha por cerca de 108.890 km², sendo considerado o terceiro maior do subcontinente, atrás apenas da Nicarágua e de Honduras.

Quando ir a Guatemala?

Para curtir os principais pontos turísticos da Guatemala, é importante entender qual a melhor época para visitar o país, afinal, ninguém quer se deparar com tempo fechado, não é mesmo?

Com tantas belezas naturais e construções milenares a céu aberto, tudo que os turistas desejam é conhecer os sítios maias, as florestas tropicais e os edifícios históricos sem se preocupar com as chuvas. 

O país tem duas estações bem distintas, que é a temporada chuvosa, que acontece no inverno, entre os meses de maio a outubro, um período marcado por tempo fechado, o que pode inviabilizar alguns passeios.

Por isso, o melhor período para aproveitar ao máximo as atrações do país é a temporada de seca, no verão, entre os meses de novembro e abril, quando o sol aparece constantemente e as temperaturas chegam aos 32°C.

Qual é a capital da Guatemala?

Qual é a capital da Guatemala?
Fonte: Pexels

Conhecida como a Cidade de Guatemala, a capital do país é oficialmente denominada La Nueva Guatemala de la Asunción. Inclusive, ela é chamada carinhosamente como Guate ou apenas Guatemala.

Fundada em 1620, por colonizadores espanhóis, a capital tem cerca de 2,51 milhões de habitantes e está localizada bem pertinho das famosas ruínas da velha cidade maia de Kaminaljuyu.

Promoção de passagens aéreas para a capital da Guatemala!

Para aproveitar a sua viagem em grande estilo, que tal garantir passagens aéreas em promoção? 

A boa notícia é que no nosso site de buscas, Passagens Promo, é possível economizar ao reservar o seu voo.

Isso porque, nossa plataforma faz uma busca detalhada entre as principais companhias aéreas do Brasil e do mundo para sempre apresentar as opções com os melhores custos-benefícios.

Para viajar para a capital da Guatemala com economia, você só precisa inserir as cidades de origem e destino e as datas de ida e volta para ter acesso aos voos mais baratos do mercado.

Uma dica é cadastrar o seu e-mail no nosso site e ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho de viagem escolhido entrar em promoção.

Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais, pois divulgamos sempre as melhores promoções e as principais novidades do mundo das viagens. 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que fazer na cidade da Guatemala

Agora que você já sabe qual é a capital da Guatemala, vamos conhecer um pouco sobre as principais atrações da cidade. 

Para te ajudar a se planejar, fizemos uma lista com os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Confira!

Palacio Nacional de la Cultura

Palacio Nacional de la Cultura
Fonte: Rob Mercatante / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Palacio Nacional de la Cultura é um edifício suntuoso, que chama a atenção das pessoas que transitam pela região histórica. 

Além de observar a sua fachada, que é deslumbrante, não deixe de entrar no palácio e conferir um pouco da decoração e história do prédio.

Do lado de dentro, a arquitetura neo-plateresca chama a atenção dos visitantes e o seu acervo com exposições permanentes e temporárias são o grande destaque da visita.

Isso porque, o local abriga uma coleção de esculturas, pinturas e documentos que contam toda a trajetória da Guatemala. 

O palácio recebe ainda muitos eventos culturais, oficiais e desfiles ao longo do ano.

Museo Nacional de Arte Moderno “Carlos Mérida”

Outro lugar com uma proposta incrível é o Museo Nacional de Arte Moderno “Carlos Mérida”, criado em homenagem ao artista plástico guatemalteco mais importante do país.

Ao visitar o espaço, você observará que o museu não é tão amplo, porém, o acervo do artista plástico se destaca durante a visita.

Os turistas também podem ver gravuras, desenhos, pinturas e esculturas de uma coleção de Arte Contemporânea Nacional.

Além disso, há também outras exposições de artistas plásticos de renome que valem a visita!

Parque Arqueológico Kaminaljuyu

A cultura guatemalteca também pode ser conhecida no Parque Arqueológico Kaminaljuyu, um dos pontos turísticos imperdíveis para quem deseja mergulhar nas histórias e tradições do povo maia.

O parque é, na verdade, um sítio arqueológico que guarda as ruínas maias do período pré-hispânico, consideradas uma das regiões mais antigas dos maias, ocupada há milhares de anos.

Para se ter uma ideia, há vestígios de atividade nesta área datados dos anos entre 1200 a.C. até 900 d.C.

Além de ruínas com arquitetura e engenharia da antiga civilização, no local também foram localizadas esculturas, monumentos e peças de cerâmicas usadas pelos moradores daquela época.

Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia

Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia
Fonte: Bbclcd / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia é um daqueles lugares que jamais pode passar despercebido na sua lista de atrações. 

Isso porque, o local é um dos mais importantes do país, já que abriga peças arqueológicas e etnológicas de milhares de anos.

No local, os visitantes podem conferir mais de 50 mil artefatos, peças e instrumentos confeccionados durante o Império Maia.

As coleções apresentam tronos, representações de animais, placas de pedra de Tikal, Piedras Negras e Uaxactún, além de esculturas monumentais da antiga civilização.

Além de ser um centro de história, o museu também promove pesquisas sobre as tradições históricas e os patrimônios do país.

Museu Ixchel do Traje Indígena

Ao visitar a cidade de Guatemala, pontos turísticos também devem incluir uma parada no Museu Ixchel do Traje Indígena, um local que respira as memórias e tradições mais antigas do país.

O espaço possui coleções que contam um pouco do jeito de viver do povo indígena com os vestuários, que somam quase 8 mil peças feitas com técnicas ancestrais, em teares rústicos.

O mais legal é que há diferentes tipos de roupas, uma vez que cada tribo tinham seus costumes e técnicas, além disso, usavam cores bem específicas, que diferenciavam uma das outras.

Antes da visita, o museu exibe um vídeo que conta um pouco dos trajes, produções e das técnicas de tecelagem guatemalteca daquela época.

Museo Popol Vuh

Por fim, não deixe de conhecer também o Museo Popol Vuh, um espaço histórico que guarda coleções de peças e artefatos do povo maia, que habitou o país há milhares de anos.

Ali as exposições também são surpreendentes e você poderá conferir objetos de arte pré-hispânica, desde os primeiros indícios de presença humana no território da Guatemala até a colonização dos espanhóis.

Uma das mais famosas do Museo Popol Vuh é a exposição Arte Vice-rei, que apresenta um pouco sobre o período colonial vivido na região quando o conquistador espanhol Pedro de Alvarado chegou à América Central, em 1523.

O que fazer na Guatemala?

O que fazer na Guatemala?
Fonte: Unsplash

Além de conhecer os principais pontos turísticos da capital da Guatemala, saiba que o país também tem atrações variadas espalhadas por todos os cantos.

Na sua viagem de férias, que tal incluir no seu roteiro Livingston? Escondida no litoral do Caribe, a 234 km da capital. Para chegar até lá, os turistas precisam pegar uma balsa, mas não se preocupe, pois há embarcações todos os dias.

Para quem gosta de um roteiro cultural, essa cidade não decepciona, pois ela é o centro da tradição do grupo etníco Garifuna, tem construções antigas e uma gastronomia de dar água na boca. Durante a noite, as danças regionais ganham destaque nas casas de show.

Quetzaltenango, a 300 km da capital, é chamada de a cidade perfeita da Guatemala, sendo a segunda maior do país. 

O destino tem uma rica cultura e prédios antigos, como a Catedral de Espiritu Santo, além de ser ponto de partida para caminhadas até os vulcões Laguna Chicabal e Santa Maria, que está ativo.

Outro local que vale a pena conhecer é Chichicastenango, a 140 km da capital, lugar ideal para quem deseja conhecer as histórias e tradições do povo maia.

Famosa pela Fiesta de Santo Tomas, que acontece em dezembro, a cidade tem prédios centenários e mercados de rua que vendem de tudo um pouco, como tecidos coloridos, artesanatos, especiarias e muito mais.

Guatemala: turismo

Na Guatemala, o turismo é surpreendente e você, certamente, ficará fascinado com os museus, os sítios maias e as belezas naturais do país.

Mas se você quer ter a viagem que sempre sonhou, dá uma olhadinha em algumas questões que todo turista deve levar em consideração antes de viajar.

Qual é o idioma falado na Guatemala?

A língua oficial do país o espanhol, já que foi colonizado pela Espanha, no século XVI. 

Porém, é possível encontrar mais de 28 línguas nativas usadas entre as comunidades indígenas.

Qual moeda levar?

Na Guatemala, a moeda oficial é o quetzal, que é o nome de uma ave do país. 

Como é um dinheiro difícil de ser encontrado em casas de câmbio do Brasil, a recomendação é levar o dólar americano e trocar ao chegar no país.

A forma mais segura de fazer a conversão é nos bancos e também nas casas de câmbio, especialmente em grandes cidades como a Cidade da Guatemala ou Antigua.

Conheça a capital da Guatemala com economia!

Se você quer viajar para a Capital da Guatemala com economia, a regra é não deixar o planejamento da sua viagem para a última hora, pois, os preços tendem a subir ao passo que a data do embarque se aproxima.

Por isso, comece agora mesmo as cotações das passagens áreas no melhor site de buscas do Brasil, Passagens Promo, que reúne ofertas das mais variadas companhias aéreas para que os viajantes consigam garantir a economia que precisam.

A vantagem é que as buscas são simples, rápidas e intuitivas: basta inserir as cidades de origem e destino, e selecionar as datas de ida e volta para ter acesso às ofertas mais vantajosas.

Lembre-se de cadastrar o seu e-mail no nosso site e ativar o alerta de preços para receber avisos toda vez que o trecho selecionado entrar em promoção.

Quer viajar para a América Central com economia, conforto e praticidade? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 Azul GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 24 Mai 27 Mai R$ 259 LATAM CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 21 Jun 30 Jun R$ 271 LATAM GYN Goiânia BSB Brasília 09 Out 16 Out R$ 284 Azul POA Porto Alegre PET Pelotas 29 Ago 03 Set R$ 294 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Guatemala: conheça mais informações turísticas antes de viajar!

Guatemala: conheça mais informações turísticas antes de viajar!