Quais são as opções de passeios e o que fazer em Quito, capital do Equador?

A capital do Equador é uma cidade repleta de cultura. Quito reserva momentos inesquecíveis para os turistas, com uma mistura de referências.

Há várias formas de aproveitar a cidade, desde atividades culturais a eventos esportivos. A cidade é um patrimônio na América do Sul.

Conheça dicas para preparar o seu roteiro de viagem. Não deixe de aproveitar a capital equatoriana!

Qual é a capital do Equador? 

Quito, capital do Equador, está localizada a 35 km a sul da linha do Equador. Em decorrência da sua localização e à atitude que a cidade está, sua temperatura máxima é de 21°C todos os dias. 

Praticamente só há duas estações por ano: verão e inverno. É uma cidade que reserva incríveis paisagens.

Lá, você vai encontrar vulcões, construções das épocas coloniais, museus e paisagens naturais. Quito é uma cidade que demonstra os aspectos mais marcantes da América do Sul.

Pode ser considerada um centro histórico, fundada pelos espanhóis no ano de 1534. Vale destacar, que em 1978 foi a primeira capital do mundo a ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco. 

Hoje em dia, é uma metrópole moderna que preserva na sua arquitetura toda a história da cidade. Um lugar magnífico para os amantes de história.

Créditos: Kiyoshi, unsplash

Como chegar à Capital do Equador?

Atualmente, no Brasil, não há voos diretos para Quito. Para chegar ao destino, o viajante brasileiro precisa ir em um voo de conexão até chegar ao destino final. 

A aterrissagem acontece no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, que fica a 18 km do centro da cidade. Como a distância não é tão grande, o turista pode pegar um táxi e não será tão caro.

E para os mochileiros de plantão, que estão no Chile e desejam aproveitar a viagem e ir até Quito no Equador, há duas alternativas: 

Quais documentos levar para o Equador? 

A entrada no Equador para os brasileiros é totalmente tranquila, já que os dois países fazem parte do Mercosul. Dessa maneira, não é preciso passaporte.

Outro benefício é que os viajantes brasileiros podem permanecer no país sem visto em viagens de até 180 dias. 

A Embaixada do Brasil recomenda que a pessoa tenha, em mãos, um passaporte válido de pelo menos 6 meses. E não esquecer do seguro de viagem que oferece mais tranquilidade.

Além disso, o seguro é obrigatório para entrar no Equador. 

Curiosidades sobre o Equador

Nada melhor que viajar para um país e saber os principais pontos sobre ele. Para ajudar você a montar um roteiro mais específico, separamos algumas curiosidades:

Veja, quais são as principais cidades equatorianas, que você não pode deixar de fora do seu roteiro:

A população do Equador representa 4% dos habitantes da América do Sul. São, aproximadamente, 17.888.000 habitantes. 

Suas maiores cidades são Guayaquil e Quito, com 3 e 1,8 milhões de habitantes, respectivamente.

Qual é a moeda do Equador?

O sucre foi a moeda do Equador de 1884 a 2000, quando saiu de circulação. O dólar americano ficou em seu lugar. Principalmente para os turistas americanos, essa mudança foi bastante positiva.

Para os outros turistas, essa alteração não é tão boa. Isso porque a variação do dólar, que costuma ser muito valorizado, pode encarecer a viagem.

Melhores hotéis na capital do Equador

Antes de viajar, é preciso avaliar qual será sua hospedagem. Para ajudar nessa etapa preparamos algumas opções de hotéis na capital do Equador. 

Se você está procurando um hotel barato, com conforto e boa localização, as opções são: 

Se está buscando hotéis mais elegantes e não está muito preocupado com o preço:

São hotéis muito bem avaliados, com uma boa localização e conhecidos. 

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Para ajudar você a realizar viagens mais baratas e com total conforto, a Passagens Promo oferece as ofertas mais imperdíveis do mercado.

Aproveite para conhecer a capital do Equador com voos em até 35% off.

Quais as melhores atrações de Quito?

Quito é repleto de história e lugares que vão surpreender. Para provar o que estamos falando, veja algumas das principais atrações da cidade.

Centro histórico

O centro histórico de Quito é o maior e mais conservado de toda a América Latina. Lá, você encontra ruas estreitas, sobrados coloniais, praças e um grande museu religioso com 40 igrejas e capelas, além de 16 conventos e monastérios. 

Um ótimo passeio para ser feito a pé e aproveitar tranquilamente a arquitetura desse magnífico centro histórico.

E o que mais chama atenção durante esse passeio são:

Basílica Del Voto Nacional 

É uma catedral que chama atenção no mundo todo, uma das obras mais importantes da arquitetura neogótica. Na catedral, você encontra 24 capelas, sendo que 22 delas correspondem ao número de províncias do país. 

Seus visitantes ficam encantados pelos seus vitrais, mandalas e rosácea enorme e colorida. São 360 degraus que precisa subir até chegar ao topo e vale muito a pena, já que terá uma vista belíssima da cidade cercada de montanhas. 

Há um detalhe que a torna diferente de qualquer outra catedral. Em vez das clássicas gárgulas, têm esculturas de répteis e anfíbios próprios de Galápagos.

Existe uma lenda que quando a basílica estiver totalmente pronta o mundo chegará ao fim. É um lugar cheio de história e detalhes riquíssimos, sua entrada é U$ 2.

Teleférico de Quito

A capital equatoriana tem um dos passeios mais fantásticos que você pode fazer durante a sua viagem ao Equador. O teleférico de Quito é o mais alto do mundo, são 4.100 metros de altitude e custa U$ 8,50. 

A sua subida dura em torno de 20 minutos e, ao decorrer do aumento da altitude, o clima vai esfriando. 

Ao chegar no topo, você vai encontrar vários bares e lojas de artesanato. Um ótimo momento para relaxar ou para conhecer mais do artesanato da cidade. 

Além disso, vai fornecer uma visão belíssima da cidade. No ponto final do teleférico é possível continuar a caminhada ou alugar cavalos para ajudar na exploração.

La Mariscal

Quito tem um bairro super charmoso, boêmio e muito bem arborizado. É um bairro com várias galerias, agências de viagem e lojas de artesanato. Uma boa parada para comprar os presentes dos familiares e amigos.

O que mais chama atenção em La Mariscal são os seus restaurantes e bares com mesas ao ar livre. É comum encontrar turistas pelo bairro e, principalmente à noite, é uma boa escolha para aproveitar Quito.

No entanto, ele não fica localizado perto das atrações históricas. É preciso de um transporte para chegar até o local. O ponto positivo é que o percurso não é demorado. 

Cidade da metade do mundo

Crédito: Kiyoshi, unsplash

Uma das atrações que merece ser visitada quando você estiver na capital do Equador é a Ciudad Mitad Del Mundo, que fica a 13 quilômetros de Quito. 

Um lugar bastante conhecido, porque vários turistas vão tirar a famosa foto no monumento que marca a divisão do planeta em dois hemisférios, o norte e o sul. Os melhores dias para visitar é durante a semana, já que nos finais de semana tem mais pessoas, nestes dias acontecem apresentações de danças típicas e folclóricas. 

Lá, você encontra diversos restaurantes e opções gastronômicas, um dos pratos mais tradicionais e escolhido pelos turistas é o Cuy (porquinho da índia assado). Para entrar tem que comprar um ingresso, um deles te dar direito de entrar no museu e no planetário e o simples só te dar acesso a parte externa.

Vulcão Cotopaxi

Um dos maiores vulcões do mundo é o vulcão Cotopaxi que fica no Parque Nacional Cotopaxi. O caminho até lá reserva uma bela paisagem, quanto mais vai se aproximando do destino o verde das matas vai sumindo e dando lugar a uma vegetação alpina que termina na vegetação rasteira à medida da subida.

O nome cotopaxi significa “pescoço da lua” o seu tamanho e forma são de uma beleza sem igual e no seu cume a sua cobertura é toda de neve. A cada 100 anos o Cotopaxi entra em erupção, a sua última foi em 1877, nesse momento a população já aguarda a nova erupção que pode acontecer a qualquer momento.

Para quem gosta de trilhas esse passeio é ideal para aproveitar a paisagem e explorar o Parque Nacional de Cotopaxi. 

Vulcão Quilotoa

Créditos: César Viteri, unsplash

O vulcão quilotoa é sem dúvidas alguma um dos mais diferentes do mundo, longe da forma perfeita de um vulcão. Hoje em dia, tem uma laguna em suas cadeiras. 

O fato aconteceu na sua última erupção em 1280, acarretando em uma abertura na cratera formando um lago. De tal maneira, que suas cinzas alcançaram o oceano pacífico. 

A sua cadeira é de aproximadamente 9 quilômetros de diâmetro e 250 metros de profundidade de água de cor esverdeada-azulada por causa dos minerais que estão presentes na água. 

O vulcão está localizado a 3.914 metros de altitude, um cenário inesquecível para os seus visitantes.

Catedral de Quito 

A catedral de Quito é a mais antiga da América do Sul, foi construída no século XVI na Plaza Mayor. Na parte exterior estão espaçosas escadas de pedras e enormes pilares que cercam toda a fachada da catedral.

No seu interior tem uma riqueza de detalhes e beleza, é possível ainda ver os pilares feitos de pedra que agora compõe juntamente com as esculturas e painéis nas paredes. 

Ao redor de toda catedral estão pendurados candelabros dourados e arcos que acompanham o turista até o altar principal verde e dourado.

Um lugar belíssimo e histórico da cidade de Quito que não pode ficar fora do seu roteiro.

Igreja companhia de Jesus

A igreja da companhia de Jesus foi construída em 160 anos com um fachada no estilo barroco composta por pedras vulcânicas. 

Fica localizada no centro histórico de Quita e reserva no seu interior um altar totalmente coberto por folhas de ouro, até os bancos dessa magnífica igreja são esculpidos.

Ao se aproximar do altar-mor tem um enorme espelho que o possibilita visualizar a decoração no teto da cúpula principal. É uma igreja que promove um show de beleza e esplendor.

O que fazer em poucos dias na capital do Equador? 

Se você pretende ficar um tempo breve na cidade de Quito é possível em quatro dias conhecer a cidade e algumas outras atrações que estão perto. Por isso, é importante elaborar um bom roteiro que permita um bom gerenciamento do seu tempo na viagem. 

Nos primeiros dias é recomendável que conheça o centro histórico, La Mariscal e o teleférico. Já os outros dias podem ser usados para explorar as atrações que ficam perto da cidade e os vulcões.

Onde comer no Equador?

A culinária equatoriana é repleta de comidas típicas que você não pode deixar de provar, como:

E os melhores restaurantes em Quito, são:

Aproveite a viagem no país para provar a sua gastronomia e os seus pratos tradicionais. Vale a pena procurar esses restaurantes para viver esta experiência.

{Adicionar mapa com a localização dos restaurantes}

Visite o Equador e se apaixone por esse belo país

Gostou do conteúdo? Espero que tenha aproveitado todas as informações e já esteja empolgado arrumando suas malas para conhecer um país apaixonante e cheio de história.

Encontre as melhores passagens aéreas

Encontrar passagens aéreas com um preço justo e de confiança é só nas Passagens Promo, que além de oferecer todos esses benefícios possibilita dividir até 10x o valor da sua passagem. 

Aproveite para comprar a sua passagem para a capital do Equador nas melhores condições do mercado.