Capital indiana: Nova Délhi 

Para quem deseja explorar a cultura indiana e quer um destino que proporcione boas experiências e também conforto, uma boa escolha é Nova Délhi, a capital indiana. 

Aqui estão algumas dicas das melhores atrações e atividades que você pode fazer durante a sua viagem nesse destino. 

Onde fica Nova Délhi? 

Nova Délhi é localizada no Norte da Índia, é considerada capital indiana e também uma das maiores e importantes áreas urbanas do mundo. 

A arquitetura da cidade foi desenvolvida por um renomado arquiteto britânico, o Edwin Lutyens, onde apostou em amplas avenidas e edifícios governamentais.

A capital indiana está a 216 metros acima do nível do mar, sendo cercada pelo Rio Yamuna, um dos afluentes do Ganges. É um excelente lugar para quem deseja explorar a cultura do país e também quer ter algumas regalias.

Como ir do Brasil a Nova Délhi? 

Nova Délhi e o Brasil não ficam próximos um do outro, e devido a isso é necessário voos com conexão. Você precisa decolar de São Paulo ou Rio de Janeiro com escalas em Doha, Dubai , Istambul , Frankfurt  ou Paris

O trajeto pode ter uma escala ou mais, depende da companhia aérea escolhida, no total serão 20 a 30 horas de viagem. No desembarque no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, você deve pegar um táxi, carro de aplicativo ou o metrô que tem linha direta para o centro da cidade. 

Veja com antecedência a questão do visto, é recomendado que ao menos 120 dias antes da viagem solicite o seu na embaixada  ou no site oficial, quanto mais rápido resolver, melhor será. 

Também fique atento para saber se será necessário apresentar outros comprovantes. Informe-se para que sua entrada seja tranquila e rápida no país.

Qual é a melhor época para ir a Nova Délhi? 

Uma das principais dúvidas dos viajantes é sobre a melhor época para visitar determinado destino. Como na Índia  faz bastante calor, a época mais tranquila é no inverno (novembro a janeiro) quando as temperaturas variam em torno de 10°C a 25° C. Ninguém sente-se bem em fazer passeios debaixo de um sol escaldante.

Nesses meses de inverno o clima é mais fresco, tem uma menor quantidade de chuva o que contribui para os passeios ao ar livre. Quem gosta de frio, escolha ir especialmente em dezembro, quando a temperatura chega a 10°C.

Se você não suporta o calor, evite ir a Nova Délhi no verão, suas temperaturas alcançam acima de 40°C, não é tão confortável explorar a cidade nesse clima. Outros meses que não são recomendados são julho a setembro, nesse período ocorre as monções, com chuvas intensas e alta umidade, dificulta bastante os passeios.

Agora que você já sabe que a melhor época é o inverno, procure sua passagem aérea para esse destino nos meses de novembro a janeiro e também outubro a março que são boas opções.

O importante é criar um bom roteiro para que possa aproveitar ao máximo seus pontos turísticos e viver dias incríveis em uma cultura totalmente diferente da ocidental. 

Experiências culturais em Nova Délhi 

Nada melhor que fazer uma viagem e ter a oportunidade de viver novas experiências. E um destino que você pode ter certeza que irá proporcionar isso é Nova Délhi. 

A capital indiana permite que conheça a herança cultural que o país carrega e de participar de aulas de culinária e muito mais.

Festival das Cores 

Um dos festivais mais conhecidos do mundo, o Festival das Cores, acontece em Nova Délhi, que celebra a chegada da primavera e a vitória do bem sobre o mal. Aproveite a sua passagem pela cidade e participe, suas ruas ficam cheias de pessoas com pós coloridos. 

Há muita música, danças e locais com comidas típicas, também tem o Holi Moo Festival, com artistas locais que fazem apresentações e animam o público. Escolha ir com uma roupa simples, pois o pó pode deixar a roupa manchada, o bom é ir de branco, para ver a roupa receber cores vibrantes.

Dedique um tempo para experimentar pratos típicos, como o gujhia que é uma massa doce e frita, e o thandai, uma bebida gelada, com amêndoas, sementes de erva-doce, grãos de melancia e mais. 

Faça aulas de culinária indiana 

Procure aulas de culinária indiana, é uma boa forma de aprender mais sobre a cultura local e se divertir de um jeito diferente. Durante as aulas, vai aprender técnicas de preparo dos pratos tradicionais, como usar as especiarias e a história por trás de cada receita.

Nos cursos são ensinados como preparar lanches típicos, como samosas e pakoras, além de sobremesas conhecidas, a gulab, jamun e kheer. Também é mostrado como é a preparação dos famosos pães indianos, como o naan e chapati.

O melhor de tudo é que grande parte das aulas são práticas, o que permite ao turista aprender enquanto faz, tudo sob a direção de um chef local. Se você é apenas um admirador da culinária, um curso de algumas horas já é o suficiente. Para quem quiser se especializar pode optar por um curso mais longo.

Visitar o mercado Chandni Chowk

Explore a cultura local no Chandni Chowk, um mercado que está aberto desde XVII e promove uma mistura de cores, cheiros e sons. Suas barracas abrigam especiarias, os famosos tecidos, joias, eletrônicos, comidas de rua e mais.

Reserve uma hora do seu dia em Nova Délhi para fazer essa visita e assistir uma preparação do pão indiano recheado, ficam várias pessoas em volta para acompanhar todo o preparo que é feito na hora. 

Além disso, ao redor do mercado ficam alguns marcos históricos, como o Forte Vermelho e a Mesquita da Índia, aproveite e faça um tour nesses locais. 

Simule sua viagem para a Índia no Passagens Promo 

Principais atrações em Nova Délhi 

Em Nova Délhi, você terá a chance de conhecer templos, mesquitas e monumentos históricos que carregam um grande valor simbólico para a Índia. 

O que não faltam são locais para visitar que apresentam um pouco da cultura indiana  e exibe a beleza da arquitetura desse povo. 

Forte Vermelho 

Forte Vermelho 

Conheça o Forte Vermelho, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, sua construção ocorreu no século XVII, comandada pelo imperador Mughal Shah Jahan. Levantado com arenito vermelho é dividido em espaços que promovem experiências únicas.

Na entrada principal, você terá o vislumbre do Portão de Lahore com detalhes impressionantes. Em seguida, entre na Diwan-i-Aam, uma sala aberta que o imperador fazia audiências e o público podia assistir, seus arcos elegantes é a que torna majestosa. 

Outra sala de audiência é a Diwan-i-Khas, onde ocorriam audiências privadas, só para o imperador com dignitários e conselheiros. O que chama atenção é o trono do pavão, uma peça luxuosa. 

Não deixe de passar no Museu de Guerra, com artefatos militares da Índia, armas, armaduras e registros históricos. Termine o passeio nos jardins reais que abrigam uma bela vista e à noite o forte promove um espetáculo com show de luzes e sons. 

Templo de Lótus 

Templo de Lótus 

Mais um edifício impressionante em Nova Délhi, é o Templo de Lótus, composto por 27 pétalas em mármore branco que formam a flor de lótus. A estrutura é um símbolo de paz e unidade espiritual.

Ao entrar você se encantará com o seu interior que promove um ambiente para meditação e reflexão para todas as pessoas e crenças. Não existem afrescos religiosos, toda beleza fica por conta da arquitetura.

O complexo também reserva um jardim com espelhos d’água que favorecem o clima de tranquilidade, uma área ideal para caminhadas e para contemplar a beleza ao redor.

Portão da Índia 

Portão da Índia 

Um dos pontos turísticos mais famosos da Índia é o Portão da Índia que tem aproximadamente 42 metros de altura e foi construído como um memorial aos soldados indianos que morreram na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs.

Ele foi inspirado no Arco do Triunfo em Paris, tem 13.000 nomes dos soldados gravados em sua parede, embaixo do arco tem a Chama do Soldado, que é eterna, dedicada aos soldados desconhecidos.

O melhor momento para apreciar toda sua beleza é à noite, que fica todo iluminado e não tem como não chamar atenção. Durante o dia, muitas pessoas aproveitam para fazer piqueniques e caminhadas.

Atualmente, o Portão da Índia tornou-se um palco para eventos importantes, como o Desfile do Dia da República e outras celebrações importantes no país.

Agrasen ki Baoli

Agrasen ki Baoli

Visite um antigo poço, chamado Agrasen ki Baoli, que reflete o passado de glória da Índia. A profundidade do poço é de cerca de 15 metros e 60 de comprimento.

Você pode descer os degraus que são três níveis, a estrutura é repleta de arcos e promove uma visão de como era a engenharia da época. O local permite uma sensação de mistério, o silêncio que cerca o local desperta a curiosidade dos visitantes.

Vale muito a pena incluir essa atração no roteiro, quem gosta de foto, vai amar. O ambiente garante aos seus turistas fotos criativas. 

Túmulo de Humayun

Não deixe de passar no Túmulo de Humayun, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, sua construção foi em 1570 a comando da esposa do imperador Humayun. 

A arquitetura do templo serviu como inspiração para outros pontos turísticos, como o Taj Mahal. Mescla elementos islâmicos e persas que revelam o esplendor da dinastia Mughal. 

Toda a estrutura é em arenito vermelho e mármore branco, sua cúpula dupla e arcos simétricos exibe toda a majestade do local. Ao redor existem os Jardins Charbagh, que é dividido em quatro áreas com canais de água. 

Para quem gosta de arquitetura fazer uma visita nessa atração vale muito a pena, ela apresenta aos seus visitantes por si só toda a grandiosidade da época.

Jama Masjid

Uma das mesquitas mais magníficas da Índia é a Jama Masjid, construída entre 1644 e 1656. A mesquita é dedicada à religião islâmica, é feita de arenito vermelho e tem três cúpulas e duas minaretes.

A arquitetura é de uma majestade sem tamanho, o pátio é capaz de acomodar 25.000 pessoas e desde a entrada o visitante se encanta, com a sua escadaria ampla que leva até o pátio. 

No interior, também tem uma sala de oração, com arcos, colunas e um mihrab direcionado a meca, a atmosfera serena traz paz e relaxamento aos seus visitantes, que podem subir ao mirante sul para ter uma vista deslumbrante da cidade. 

Lodhi Garden

Lodhi Garden

Para desacelerar da viagem, passe um tempo no Lodhi Garden, um jardim que abriga tumbas e mesquitas. Algumas tumbas são de figuras importantes do país, como Muhammad Shah.

Faça uma caminhada para contemplar seus gramados floridos e aproveite a área aberta para fazer piqueniques e contemplar a beleza ao redor. 

Visite a Mesquita de Sheesh Gumbad, que fica no jardim, seus azulejos chamam a atenção de quem passa. Sem dúvidas é um dos locais mais fotogênicos da cidade. 

Qutub Minar 

Um dos monumentos mais impressionante do mundo, é um minarete de tijolos com aproximadamente 73 metros de altura. Hoje em dia, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Ao entrar, você poderá conhecer outras atrações, como a Iron Pillar, que é uma colina de ferro antiga e também as ruínas da mesquita. É um local que surpreende a todos, pois revela em cada detalhe sua herança histórica. 

Aproveite e faça um passeio em seus jardins para ter uma vista panorâmica do local e relaxar. Escolha ir em uma hora do dia mais tranquila para não enfrentar filas, já que é uma atração bastante conhecida na cidade.

Garanta sua viagem para Nova Délhi 

Pratos típicos mais famosos em Nova Délhi 

Uma oportunidade de apreciar mais da cultura local é provar os seus pratos típicos. Em Nova Délhi alguns receitas indianas se destacam mais, como:

Para quem não dispensa um doce, prove jalebi, uma massa frita em forma de espiral que é mergulhada em uma calda de açúcar. Peça para beber lassi, uma bebida feita com iogurte que pode ser servida doce ou salgada.

Como são pratos típicos, facilmente encontra em restaurantes tradicionais e em barracas de rua. Há vários outros pratos que você irá encontrar em Nova Délhi, mas esses são os mais procurados pelos turistas, pois expressam de forma autêntica a cultura local. 

Veja Também: