
A América Latina não deixa a desejar em seus destinos, abriga verdadeiros tesouros, seus países são repletos de histórias e cultura. Se você tem curiosidade de conhecer a Venezuela, comece por Caracas, sua capital.
Há uma variedade de atrações turísticas que preservam a trajetória local, parques que permitem um contato próximo com a natureza e restaurantes que promovem a culinária típica.
Confira um conteúdo completo e atualizado, com as melhores dicas para sua viagem a Caracas, descubra a melhor época para ir, melhores pontos turísticos e mais.
Índice
Onde fica Caracas?
A capital da Venezuela é Caracas, uma cidade próxima do Mar do Caribe e cercada pela maravilhosa Cordilheira da Costa, que a separa do litoral.
Por causa da sua localização, o clima é tropical moderado, e suas temperaturas são agradáveis, assim seus turistas conseguem explorar a região sem desconforto.
Apesar da crise que o país vem enfrentando nos últimos tempos, Caracas tem uma boa infraestrutura, com rodovias, metrô e aeroportos.
O que a torna um excelente destino é o seu patrimônio histórico e cultural, antigas atrações emblemáticas que são prova viva das raízes venezuelanas.
Também suas belezas naturais não deixam a desejar, em pontos específicos, suas vistas panorâmicas surpreendem.
Como ir do Brasil a Caracas?
Sem dúvidas, a melhor opção é o transporte aéreo, não existem voos diretos do Brasil para esse destino. Dessa forma, é preciso pegar uma conexão para outras capitais, como Panamá , Bogotá , Santiago e Lima.
Normalmente, o trajeto começa por São Paulo e Rio de Janeiro , em direção ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, localizado a cerca de 30 km do centro de Caracas.
Aos aventureiros, tem como ir de carro ou ônibus para a capital da Venezuela, só que não é uma opção tão tranquila. O primeiro passo é atravessar a fronteira pelo Estado de Roraima .
Em seguida, vai pegar um ônibus ou táxi para Caracas, leva mais tempo e a infraestrutura dessa estrada não é tão segura.
Prefira fazer o trajeto de avião, será mais rápido e seguro. Em relação ao visto, os brasileiros não precisam apresentar em estadias que sejam no máximo 90 dias e a turismo.
Qual é a melhor época para ir a Caracas?
Quem está acostumado em fazer viagens para novos destinos, sabe que o mais recomendado é encontrar uma época que possa garantir os passeios de sua preferência.
Além disso, garantir temperaturas amenas para explorar o destino sem enfrentar desconforto. E se a sua próxima viagem é para Caracas, na Venezuela, o ideal é optar por dezembro a abril.
É um período seco, com pouca probabilidade de chuvas, o clima é estável, suas temperaturas ficam em torno de 20° C e 28° C. Além de ser uma época em que o céu fica mais limpo, o que permite trilhas e caminhadas em espaços verdes.
Não é vantajoso viajar durante maio a novembro, pois é quando começam as chuvas frequentes. O que torna mais difícil os passeios ao ar livre. No entanto, a paisagem fica bela, o verde se destaca.
E se você quer um período para economizar, escolha março e abril, são meses que promovem boas condições, e não é uma época com um alto fluxo de turistas. Seus preços ficam mais acessíveis e você consegue fazer seus passeios sem enfrentar filas.
Encontre os melhores preços no Passagens Promo
Melhores pontos turísticos
A maioria dos turistas gostam de organizar um roteiro com os melhores pontos turísticos, assim não perdem a chance de conhecer lugares emblemáticos do destino.
Se a sua próxima viagem for para Caracas, na Venezuela, confira algumas das suas melhores atrações que não podem ficar de fora, além de ser parada obrigatória para compreender a trajetória do país e da capital.
Parque Nacional El Ávila

Um dos lugares mais visitados de Caracas é o Parque Nacional El Ávila, é uma região montanhosa que separa a cidade do litoral. É possível realizar trilhas e apreciar a beleza panorâmica em um passeio de teleférico.
Ao chegar no topo do parque tem como avistar a cidade e o Mar do Caribe. E o ponto mais alto é o Pico Naiguatá, vale a pena subir quem gosta de aventura.
Não deixe de passar na Pueblo Galipán, uma vila charmosa, que fica bem próxima, tem restaurantes e lojas com produtos artesanais, garanta seus doces caseiros e flores exóticas.
Panteão Nacional
Uma atração gratuita e excelente para conhecer a história da Venezuela, o Panteão Nacional tem os restos mortais de Simón Bolívar, um líder da independência do país.
O lugar onde fica o túmulo é cheio de detalhes dourados e cercados por bandeiras dos países que foram liberados por ele, tanto que é considerado um dos maiores heróis da América Latina.
O prédio em si já é um espetáculo, sua arquitetura neogótica traz uma atmosfera de nobreza ao lugar, seu teto foi feito pelo artista Tito Salas.
Ao caminhar pelo Panteão Nacional, você também vai encontrar pinturas sobre a luta da independência e os feitos dos heróis nacionais.
Aproveite sua visita a essa atração e passe no Paseo de los Próceres, uma avenida que fica próxima e tem estátuas dedicadas aos heróis do país.
Plaza Bolívar de Caracas

Já é parada obrigatória a Plaza Bolívar de Caracas, conhecida como coração histórico da capital, abriga símbolos da cultura e da identidade venezuelana.
A praça é cercada por construções coloniais e monumentos da época da independência, um deles é a estátua de Simón Bolívar, a escultura reflete a luta pela independência e está de pé desde 1874.
Você também vai encontrar a Catedral de Caracas, uma igreja colonial, que tem os restos mortais da mãe e da esposa do líder. A catedral se destaca pela sua beleza, o seu altar de ouro com obras promovem um ambiente autêntico.
Próximo da praça também está a casa que Bolívar cresceu, hoje, é um museu, com seus objetos pessoais e documentos históricos. É aberta para o público explorar a sua história e conhecer mais sobre o líder.
Não deixe de passar também no Museu Sacro de Caracas, que fica vizinho à praça. Finalize seus passeios nos cafés que tem nos arredores.
Museu sacro de Caracas

Ao lado da catedral, tem o Museu Sacro de Caracas, antes era um antigo cemitério eclesiástico, atualmente, preserva relíquias da era colonial.
Durante um tour, você poderá ver pinturas, esculturas, objetos litúrgicos e imagens de santos esculpidos em madeiras, além das vestimentas religiosas.
Também é possível ir na área que fica a cripta subterrânea, garantindo uma experiência misteriosa e diferente.
Para trazer mais valor ao lugar, frequentemente acontecem exposições temporárias e eventos sobre a arte religiosa e assuntos voltados à cultura venezuelana.
Parque del Este
Mais uma opção para explorar as belezas naturais de Caracas, o Parque del Este, fica na parte leste da cidade e garante momentos relaxantes ao ar livre.
Conheça o seu planetário que oferece projeções do universo, também abriga exposições e eventos educativos, permite uma experiência interessante.
Faça uma caminhada ao redor dos seus lagos com tartarugas e aves aquáticas, seus jardins bem cuidados também se destacam, encontre um espaço para fazer um piquenique, enquanto aprecia o cenário.
No parque, você também encontra uma réplica do Navio Leander, que foi usado em uma das tentativas de libertação da Venezuela sob o domínio espanhol. É liberado entrar na embarcação para ter uma visão ampla sobre o ocorrido.
Não deixe de fazer trilhas no parque para avistar seus flamingos, papagaios, macarrões e mais. Se você estiver com criança, tenha certeza, vai ficar encantada com o lugar e também poderá desfrutar dos espaços recreativos.
Boulevard de Sabana Grande
Um dos lugares mais emblemáticos de Caracas é o Boulevard de Sabana Grande, uma atração cheia de entretenimento para os turistas, além de ser um dos mais movimentados.
Ao caminhar, vai perceber suas artes em murais urbanos e esculturas de artistas de rua. O lugar também é cheio de lojas, é um verdadeiro centro comercial.
Nada melhor que provar a culinária regional em um bom restaurante, há vários, para promover mais diversidade tem de outras cozinhas do mundo. Faça uma pausa em uma cafeteria local, para experimentar o famoso café venezuelano.
À noite, vale a pena visitar o Centro Cultural Chacao, com exposições e peças de teatro, é uma boa opção para se divertir no fim do dia, além de ser um lazer que gera cultura.
Jardim Botânico de Caracas
Explore o Jardim Botânico de Caracas, desde 1958 promove um passeio repleto de natureza e ciência, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga mais de 2.500 espécies de plantas tropicais, árvores centenárias e uma vegetação típica do país.
Suas palmeiras, bromélias, orquídeas e samambaia raras trazem uma atmosfera autêntica ao jardim que tem um orquidário com as mais diversas.
Para recarregar as energias, faça uma trilha em volta do seus lagos, que tem vitória-régias e peixes. Pode fazer tranquilamente, suas trilhas são bem sinalizadas.
O que não faltam são atividades para se fazer nessa atração, levar água e protetor solar para que sua experiência seja tranquila e com boas memórias.
Parque los Caobos

Uns dos tesouros de Caracas fica no Parque los Caobos, suas grandes árvores centenárias são destaques, além do parque garantir boas condições para relaxar.
Também tem a escultura Los Cabos, representa a diversidade cultural do país, há outras esculturas de figuras importantes da história.
Passe em sua fonte principal para apreciar seus espelhos d’água, o barulho promove uma sensação de relaxamento. Um bom momento para desacelerar e se acalmar.
Em algumas áreas do parque tem artistas de ruas, onde se apresentam e chamam atenção dos visitantes. Como o lugar é amplo, frequentemente acontecem eventos culturais e atividades esportivas.
Museu de Arte Contemporânea de Caracas
O Museu de Arte Contemporânea de Caracas abriga um acervo com obras de artistas nacionais e internacionais, o que o torna um dos mais importantes da América Latina.
Durante o seu passeio pelo museu, vai encontrar obras de Pablo Picasso, Joan Miró, Fernando Botero e Marc Chagall. E o espaço reservado para os artistas nacionais, tem obras de Jesús Soto, Carlos Cruz-Diez e Armando Reverón.
O museu é bastante interessante, suas galerias são organizadas em estilos e movimentos artísticos o que permite aos visitantes compreender melhor e fazer uma imersão completa.
Para garantir uma experiência mais atrativa, tem atividades culturais, como palestras, workshops e visitas guiadas que permitem um maior esclarecimento e visão das obras.
Na área externa, você pode apreciar um belo jardim com esculturas que combinam perfeitamente com a galeria interna. Aos amantes de arte, esse ponto turístico não pode ficar de fora.
Teatro Teresa Carreño
Próximo do Parque Los Caobos e do Museu de Arte Contemporânea de Caracas fica um dos teatros mais famosos da América Latina, o Teatro Teresa Carreño.
Sua arquitetura brutalista de 1983 traz expressivamente o concreto em sua construção e decoração. Seus corredores espaçosos e escadarias imponentes garantem uma majestade ao lugar que tem espelhos d’água em suas áreas externas.
Visite a Sala Ríos Reyna que permite 2.400 pessoas e onde foi palco de grandes produções, há também a Sala José Félix Ribas, um pouco menor e que oferece uma atmosfera intimista.
O melhor de tudo é que o teatro abriga exposições de arte e visitas guiadas para conhecer os bastidores e sua história. Há um jardim ao redor com esculturas e lugares apropriados para descanso.
Veja se na época da sua visita consegue assistir alguma apresentação, com certeza a experiência ficará em sua memória.
Economize e viva momentos únicos em Caracas
O que comer em Caracas?
Aproveite a sua passagem por Caracas para descobrir alguns dos pratos típicos da Venezuela. Tenha certeza que vai encontrar sabores tropicais.
Experimente Arepas que são pães de milho grelhado, fritos ou assados, costumam ser recheados com queijo, carne desfiada, pernil ou frango.
Um prato robusto é o Pabellón Criollo, que leva carne desfiada, arroz branco, feijão preto e banana frita, pode ser acompanhado de queijo ou ovo frito.
No café da manhã, prove as famosas panquecas grossas de milho doce moído e geralmente são servidas com presunto e manteiga.
Não deixe de conhecer suas sobremesas, como Quesillo, um pudim de leite, o Dulce de Lechosa, feito com mamão verde cozido e os Golfeados, pãezinhos doces com rapadura e queijo.
Escolha fazer suas refeições em restaurantes tradicionais e no mercado para conseguir experimentar os pratos típicos de forma autêntica.