Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

Caravelas, Bahia, se tornou um destino turístico famoso por ser a principal porta de entrada do paradisíaco Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um arquipélago rico em vida marinha.

O que nem todo viajante sabe é que as atrações caravelenses vão muito além da reserva natural. 

Você também encontrará um riquíssimo centro histórico, praias incríveis e outras atrações inesquecíveis

Vamos ajudar a planejar a sua viagem, contando neste artigo tudo que você precisa saber para montar seu roteiro: onde fica, como chegar, quando visitar, o que fazer, onde comer e muito mais. Veja só!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Caravelas, Bahia: história e belezas naturais!

À primeira vista, a pacata cidade Caravelas, BA, parece mais um dos destinos baianos rústicos, onde você pode passar dias sem fazer nada além de relaxar.

Esse sossego, porém, esconde uma cidade rica em atrações turísticas para toda a família: é possível passar semanas neste pequeno município com pouco mais de 20 mil habitantes sem nunca se entediar!

O viajante pode se perder pelas ruas e ruelas do centro histórico de uma cidade fundada em 1581 ou conhecer a riqueza subaquática do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Ali, existem várias tartarugas, budiões, baleias e peixes de centenas de espécies vivendo em perfeita harmonia nas águas da região.

Não é uma coincidência que essa charmosa cidadezinha baiana seja considerada um dos melhores pontos para a prática de mergulho do mundo, com visibilidade acima de 20 metros, a depender das condições climáticas.

Em terra firme, que tal aprender de forma lúdica no Instituto Baleia Jubarte? Caravelas fica justamente na Costa das Baleias, maior refúgio da espécie no Brasil.

Se você está procurando belas praias, este também pode ser o destino ideal para você! São mais de 23 km de litoral, com praias paradisíacas, cercadas por imensos coqueirais, areia dourada e mar quentinho.

Existem atrações capazes de agradar a viajantes de todas as idades. Prepare seu papel e caneta para conferir os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Onde fica a cidade de Caravelas?

Como explicamos acima, o destino está localizado no extremo-sul da Bahia, em uma região conhecida como Costa das Baleias, que inclui, ainda, as vizinhas Prado (50 km) e Alcobaça (35 km).

Quase na divisa com o Espírito Santo, Caravelas fica a 257 km da badalada Porto Seguro e a mais de 840 km da capital, Salvador.

Onde fica a cidade de Caravelas?
Fonte: Pixabay

Como chegar em Caravelas, Bahia?

A cidade de Caravelas, Bahia, fica a 257 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, um dos maiores do Nordeste, que recebe voos regulares a partir das principais cidades brasileiras.

Por isso, o avião é a melhor alternativa de transporte para os viajantes que estão saindo de outros estados brasileiros ou até mesmo de cidades baianas mais distantes, como Salvador.

Depois de desembarcar no aeroporto de Porto Seguro, é só pegar a BR-101 para concluir a viagem!

Quando ir para Caravelas?

Quando ir para Caravelas?
Fonte: User3802032 / Freepik

Uma das etapas fundamentais de qualquer planejamento de viagem é considerar a época da sua estadia. Afinal, essa informação pode alterar a forma como você curte a cidade!

Diferentemente de outras regiões do Brasil, o verão não é tão chuvoso em Caravelas: as temperaturas oscilam entre 23ºC e 32ºC, o céu fica claro e a visibilidade no mar chega a mais de 20 metros.

Por essas e outras, o período de dezembro a abril é o mais indicado para viagem, especialmente se a sua intenção é praticar mergulho!

No entanto, este também é o período da alta temporada no destino, sobretudo de dezembro a fevereiro, então faça a sua reserva de hospedagem em Caravelas antecipadamente caso esteja considerando viajar nesta época.

Para evitar preços inflacionados e praias lotadas, vale a pena planejar a viagem entre março e abril, quando o movimento intenso do verão dá um descanso e a cidade vai, aos poucos, voltando à normalidade.

Mas atenção! Se você está planejando fazer a observação de baleias-jubarte, o melhor momento para viajar ocorre de julho a novembro, período de migração das gigantes do mar!

O segundo semestre do ano costuma ser relativamente chuvoso na região, mas não se preocupe, pois na Bahia o sol sempre dá um jeito de voltar a brilhar.

Caravelas, Bahia: história

Caravelas surgiu ainda nos primeiros anos de ocupação portuguesa no Brasil: a vila foi fundada às margens do rio Caravelas por padres jesuítas que chegaram à colônia em busca de metais preciosos.

A busca por ouro na região se mostrou infrutífera, mas não demorou muito até que descobrissem outra “preciosidade” do povoado: ali se formou um dos maiores portos baleeiros do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX.

Da prosperidade do período colonial sobraram os patrimônios hoje preservados no centro histórico, como igrejas barrocas e casarões em diferentes estilos arquitetônicos.

Os dias de exploração animal ficaram para trás e, desde meados do século XX, Caravelas se tornou referência em conservação do meio ambiente e preservação da vida marinha.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Caravelas, Bahia

    Em qualquer viagem, seja ela para destinos domésticos ou internacionais, as passagens aéreas costumam ser o maior gasto, mas isso não quer dizer que é impossível poupar alguns reais na compra deste item.

    Comece a planejar agora mesmo a sua viagem para Caravelas, Bahia, com toda a economia que você merece. Faça a cotação de suas passagens aéreas mais baratas em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    O primeiro passo é indicar as cidades de origem e destino. Depois, você vai digitar as datas de ida e volta. E pronto! 

    Nossa plataforma te apresenta as melhores ofertas para que você escolha a mais adequada para a sua viagem!

    Para se certificar de que você não vá perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não deixe de ligar o alerta de preços!

    Passagens a Porto Seguro para visitar Caravelas, Bahia!
    Passagens aéreas saindo de

    Caravelas, Bahia: mapa

    A cidade não é muito grande, mas também não é pequena: são mais de 23 km de praias incríveis, sem contar os quase 88 mil hectares do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos!

    Para que você não se confunda durante seu planejamento de viagem, confira onde ficam as atrações que você não pode perder no mapa de pontos turísticos: Caravelas, Bahia!

    O que fazer em Caravelas, Bahia

    Entre o centro histórico e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos existem muitas atrações esperando pela sua visita! 

    Confira nossa seleção com os melhores pontos turísticos de Caravelas, Bahia!

    Centro Histórico

    Centro Histórico de Caravelas
    Fonte: Túllio F / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O compacto centro histórico de Caravelas preserva igrejas e casarões que ajudam a contar a história do período colonial brasileiro.

    A Catedral de Santo Antônio de Caravelas, por exemplo, foi inaugurada em 1725, pouco antes da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, feita por negros escravizados.

    Na Igreja de Santa Ifigênia, construída em 1890 com um mix de estilos barrocos oriundos da Espanha e de Portugal, você poderá ver os preciosos azulejos de Macau, além de algumas das obras de arte sacra mais valiosas do mundo.

    Reserve ao menos uma manhã para conhecer as atrações do centro histórico, incluindo o casario colonial das ruas Sete de Setembro e Barão do Rio Branco.

    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

    Américo Vespúcio foi o primeiro europeu a botar os olhos sobre um arquipélago de águas cristalinas, colorido por corais e com uma grande fauna marinha, na costa da Bahia.

    Hoje, o local é conhecido como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, uma reserva natural marítima que se estende por 88 mil hectares para proteger sua rica diversidade ambiental.

    Localizado a pouco mais de 70 km do litoral baiano, o arquipélago é formado por cinco ilhas de origem vulcânica: Siriba, Sueste, Guarita, Santa Bárbara e Redonda.

    Um dos melhores pontos de mergulho do planeta, Abrolhos é o lar de incontáveis espécies, como tartarugas, moreias, cavalos-marinhos, peixes-frade, baleias e muitas outras.

    Em Caravelas, você poderá contratar passeios de barco para observação de baleias. Se a sua intenção é praticar mergulho, vale a pena investir em embarcações que possibilitam pernoite.

    Praia do Grauçá

    Praia de Caravelas, Bahia, mais badalada, a Praia do Grauçá é o endereço certo para quem procura agito: é neste ponto da cidade que acontecem os maiores festivais locais, o Réveillon e o Carnaval.

    Além de uma ampla faixa de areia dourada, a região dispõe de excelente infraestrutura, com várias barracas de praia, restaurantes, comércio, bares e hotéis à beira-mar.

    Como muitos turistas preferem se hospedar nesta região, a Praia do Grauçá costuma estar sempre cheia, então chegue cedo para garantir um bom cantinho na areia!

    Praia Quitongo

    Em comparação a outras praias de Caravelas, a Praia Quitongo tem águas mais escuras, ou melhor, menos cristalinas. Mas pode ficar tranquilo, pois o cenário não fica menos bonito por isso.

    A faixa de areia é cercada por imensas árvores frutíferas, que oferecem agradável sombra a qualquer hora do dia.

    É também nesta região que fica o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde você poderá conhecer a réplica de uma baleia-jubarte em tamanho real e aprender um pouco mais sobre a espécie com servidores do ICMBio.

    Praia de Iemanjá

    Praia de Iemanjá
    Fonte: Pexels

    Escondida em meio à mata atlântica exuberante, a Praia de Iemanjá fica a 14 km do centro histórico e tem acesso por estrada de chão. Por isso, costuma ficar bem vazia durante a baixa temporada.

    A região é quase selvagem e conta com infraestrutura modesta, com poucas (mas boas) barracas de praia que servem petiscos frescos e bebidas geladas.

    Em outras palavras, é uma excelente opção de passeio para quem está viajando em família e procura um lugar simultaneamente tranquilo e agradável para passar o dia!

    Praia da Ponta da Baleia

    Localizada a apenas 2 km da Praia de Iemanjá, a Praia da Ponta da Baleia é uma das preferidas dos turistas e mergulhadores por seu visual selvagem, quase deserto.

    Situada a quase 20 km do centrinho da cidade, a praia não tem praticamente nenhuma estrutura além das barracas para aluguel de equipamentos de mergulho: sinônimo de tranquilidade até mesmo na alta temporada!

    O nome inusitado foi inspirado nas grandes quantidades de ossos de baleia que foram encontrados nesta região de Caravelas no passado.

    Instituto Baleia Jubarte

    O Instituto Baleia Jubarte é uma ONG de Caravelas, Bahia, dedicada à conservação do meio ambiente e à preservação da vida marinha, especialmente das baleias-jubarte, que encontram precioso refúgio nas águas da região.

    Durante a sua visita guiada à entidade, os guias orientam a respeito da importância da espécie para seu ecossistema e contam um pouco mais sobre a história das baleias em Caravelas.

    Onde comer em Caravelas, Bahia?

    Onde comer em Caravelas, Bahia?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Que tal aproveitar a sua viagem para mergulhar de cabeça nos ricos sabores da gastronomia baiana? 

    Embora não seja uma cidade muito grande, você não terá dificuldades para encontrar onde comer em Caravelas, Bahia.

    Na Praia do Grauçá, você pode gostar do Bar e Restaurante Tio Berlindo, à beira-mar, ou do Café com Amor, Benjamin Burger e Tempero da Baiana, nas ruas internas do bairro.

    Nos arredores do píer municipal você também encontra boas opções gastronômicas, como a Creperia A Propósito, o Restaurante Carenagem, o Point dos Caldos e o Caravelle.

    Em geral, também existem boas barracas nas principais praias da cidade, onde você poderá desfrutar de pratos rápidos e petiscos feitos na hora.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Outros destinos próximos a Caravelas

    Você pode combinar Caravelas e outros destinos fantásticos em um único roteiro, como Nova Viçosa, Prado e Alcobaça, suas vizinhas da Costa da Baleia.

    As praias de Mucuri estão a apenas 140 km de distância, assim como a pitoresca Cumuruxatiba, a 80 km do centro histórico. Que tal estender seu roteiro até Caraíva (186 km) ou Trancoso (221 km)?

    Cotação de passagens aéreas para Caravelas

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para comprar suas passagens aéreas mais baratas para Caravelas, Bahia!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar o melhor momento para viajar em poucos minutos: você pode simular quantas datas e rotas de viagem desejar para identificar o momento mais econômico para viajar.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho que você procura!

    Conhecer as belezas da Costa das Baleias sem comprometer a sua economia? De Promo você pode!

    Passagens a Porto Seguro para visitar Caravelas, Bahia!
    Passagens aéreas saindo de
    Gol CNF Belo Horizonte BPS Porto Seguro 20 Set 26 Set R$ 648 Gol CGH São Paulo BPS Porto Seguro 04 Abr 08 Abr R$ 674 Gol BSB Brasília BPS Porto Seguro 06 Fev 12 Fev R$ 685 Gol GRU São Paulo BPS Porto Seguro 09 Mai 15 Mai R$ 698 Gol BSB Brasília BPS Porto Seguro 09 Out 17 Out R$ 735 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!

    O que fazer em Prado, Bahia: informações e dicas de viagem

    O que fazer em Prado, Bahia: informações e dicas de viagem

    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas