
Uma típica cidade francesa que abriga vestígios da Idade Média, onde suas ruas, castelos e muralhas são símbolos medievais.
Conhecer este destino é ter o privilégio de fazer uma viagem no tempo, de explorar suas lendas e entender mais dos mistérios que se escondem em Carcassonne.
Provavelmente você já ouviu falar sobre o famoso jogo de tabuleiro que carrega o nome dessa comuna. Conheça para compreender o tanto de significado que ela tem, que vai além do imaginário. Por isso que é um verdadeiro Patrimônio Mundial da Humanidade.
Índice
Onde fica Carcassonne?
Uma verdadeira viagem no tempo é promovida por Carcassonne, uma comuna localizada no Sul da França, em Occitânia, dentro do departamento de Aude. Não tem como não se impressionar com suas construções medievais, por isso, tornou-se Patrimônio Mundial da Humanidade.
O cenário fica ainda mais deslumbrante com a presença do rio Aude, ela fica entre as montanhas dos Pirineus, que é um dos destinos mais procurados pelo Mar Mediterrâneo.
Carcassonne foi uma importante fortaleza na Idade Média, especialmente nas Cruzadas Albigenses, suas muralhas duplas e torres foram um refúgio para a população. Além disso, guarda excelentes vinícolas que trazem mais charme e beleza à comuna francesa.
Como ir do Brasil a Carcassonne?
Normalmente os turistas optam em pegar um voo para o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris ou o Aeroporto Internacional de Barcelona -El Prat, na Espanha , caso escolha Paris o voo irá durar 11 horas e depois pode pegar um doméstico em direção ao Aeroporto de Carcassonne.
Outra alternativa é quando chegar na cidade parisiense pegar um trem de alta velocidade para a estação de Carcassonne e em 5h consegue chegar.
Os turistas que escolhem realizar a conexão em Barcelona, precisará ir a Toulouse que fica a 1h de distância de Carcassonne, tanto de trem ou de ônibus, é uma opção mais prática e rápida.
No entanto, se preza pelo conforto, é melhor voar de Paris até o destino final. Portanto, do Brasil a Carcassonne os viajantes precisam enfrentar em média de 16 a 20 horas de viagem. Por isso veja quais opções são mais confortáveis e cabem no seu orçamento, para tornar o trajeto mais tranquilo e rápido.
Uma boa notícia é que os brasileiros não precisam se preocupar com o visto para conseguir entrar em solo francês, se a estadia não for superior a 90 dias e não passar de fins turísticos. É recomendável conferir no site oficial se há a necessidade de apresentar outros documentos.
Veja tudo com antecedência para garantir uma viagem tranquila, também vale a pena contratar um seguro viagem, nunca se sabe o que pode necessitar durante uma viagem.
Qual é a melhor época para conhecer Carcassonne?
Decidir qual época escolher para uma viagem é fundamental para garantir a realização de passeios da sua preferência. Para isso, é necessário avaliar o que cada uma oferece aos seus turistas.
A temporada mais escolhida é o verão (julho a agosto) por causa das variedades de atividades disponíveis, como os festivais e eventos culturais que acontecem, a desvantagem são os preços elevados e o alto fluxo de turistas nessa época.
Uma opção mais agradável é a primavera (abril a junho), suas temperaturas são amenas e os valores de hospedagens são atrativos e mais acessíveis, além de não precisar enfrentar filas nas atrações.
Além disso, a paisagem recebe uma beleza sem igual, suas flores começam a desabrochar e os campos ficam floridos.
Outra alternativa é no outono (setembro a outubro), como a primavera, ele também tem temperaturas medianas e promove uma atmosfera aconchegante. No momento em que ocorre a colheita nas vinícolas, é uma excelente oportunidade para participar desse processo e conhecer mais da cultura local.
Independente de qual época escolher, o que vale é elaborar um roteiro abrangente e que possibilite ao máximo conhecer os pontos turísticos mais relevantes e também proporcionar a realização das atividades turísticas que mais chamam sua atenção.
Economize na compra das suas passagens aéreas
Como é o inverno e o Natal em Carcassonne?
Para viver dias mágicos e marcantes do espírito natalino, você precisa escolher ir a Carcassonne no inverno (dezembro a fevereiro), que é quando acontecem os mercados de natal.
A comuna é abraçada por uma decoração cheia de luzes e adereços próprios da época. Ao passear pelas suas ruas estreitas irá se deparar com as barracas e na praça principal tem o mercado com comidas típicas, artesanatos e vários objetos que remetem ao natal e a cultura local.
Experimente seus vinhos quentes que são servidos de uma forma especial. Participe dos seus concertos e apresentações teatrais que promovem toda a magia natalina e ensinamentos de fraternidade e amor.
Além de ter o privilégio de viver dias memoráveis é uma excelente temporada para economizar, com uma menor demanda de turistas seus serviços ficam baratos e suas ruas vazias.
Assim, consegue realizar seus passeios com tranquilidade sem precisar enfrentar multidões. Não esqueça de investir em roupas de frio, o inverno é bastante rigoroso, porém vale a pena com tantos benefícios que essa época encantadora oferece aos seus visitantes.
Pontos turísticos em Carcassonne
A magia medieval encontra-se em Carcassonne, uma cidade fortificada cheia de construções da Idade Média. Suas ruas estreitas de paralelepípedos reservam verdadeiros tesouros.
Além de contemplar a arquitetura da época, seus visitantes podem compreender melhor sobre a trajetória dessa comuna francesa.
Castelo Comtal

Os castelos europeus são charmosos e envoltos em histórias emblemáticas, o Castelo Contato de Carcassonne é uma fortificação medieval. Faça um tour para se aprofundar na história militar da comuna.
Há um museu com exposições de artefatos históricos, como esculturas, objetos medievais e armas. Você irá entender como ocorreu a restauração no século XIX e como se perpetuou a sua arquitetura original.
Suas torres e portões trazem toda a majestade do local que também possibilitam uma visão panorâmica da região e da paisagem rural que circula a construção.
Leve em consideração fazer o passeio guiado para ter informações interessantes e ficar por dentro de tudo. É recomendável comprar o ingresso on-line para não enfrentar filas.
Basílica de Saint-Nazaire

Dentro da cidadela de Carcassonne, você irá encontrar a Basílica de Saint-Nazaire, que exibe toda a beleza de elementos românicos e góticos.
Levantando no século XI e XIV tem majestosos arcos ogivais e cada detalhe está em uma proporção ideal para garantir uma beleza estética.
O que chama atenção também são os seus vitrais, conhecidos como um dos mais belos e emocionantes da França, com cenas bíblicas e santos. O efeito da luz do sol quando atravessa os vitrais oferece um cenário deslumbrante.
Entre para conhecer suas esculturas de santos e de figuras medievais, também o órgão usado para apresentações musicais. Se viajou na época do natal, assista a um concerto natalino, a acústica é maravilhosa e proporciona uma apresentação espetacular.
Existem túmulos no interior que são de bispos e renomadas figuras religiosas, é um lembrete sobre a finitude da existência humana. Suba até a torre do sino para apreciar a cidadela.
Portas de Entrada
A história e a imponência que as Portas de Entrada carregam se transformaram em um emblemático ponto turístico. Ao total são diversas e todas da época medieval, a primeira é a Porte Narbonnaise está em duas torres circulares e foi relevante para a proteção da cidade.
A segunda é a Porte d’Aude de frente para o rio Aude, possibilitando o acesso à cidadela pelo vale. Não é tão cheia de detalhes como a outra. Mas, a trilha íngreme que leva até ela a torna interessante.
Outras portas menores e secretas também merecem ser visitadas, cada uma está em um ponto estratégico, devido a facilitação para a saída da população.
O melhor horário para visitação é no entardecer a luz do sol acrescenta mais riqueza aos detalhes da torre. Vale a pena fazer uma visita guiada para descobrir fatos interessantes de cada uma.
Muralhas medievais

Sem dúvidas, as muralhas medievais de Carcassonne são um dos atrativos mais visitados da comuna francesa.
Elas são um verdadeiro símbolo da engenharia militar medieval, com bastiões, muralhas duplas e portas fortificadas, que foram de grande ajuda para proteção da população.
É interessante fazer um passeio guiado para passar pelas principais áreas históricas e ter uma visão geral sobre a sua trajetória. Suba até a torre Narbonne, sendo vista como uma das mais relevantes de Carcassonne, permite uma visão panorâmica da região.
Durante o passeio, poderá conhecer o castelo, suas principais portas e, para tornar mais autêntico o tour, opte por explorar o local de carruagem. É uma oportunidade memorável e cheia de significado, realmente irá se sentir como se estivesse na Idade Média.
Lendas que inspiraram filmes
Carcassonne é envolta de lendas que atraem os olhares e a curiosidade de todos, tanto que muitas delas resultaram em narrativas para filmes e jogos.
Também não é de se estranhar, a cidade tem muralhas imponentes e castelos misteriosos que carregam histórias fascinantes, promovendo o imaginário. Conheça duas das suas famosas lendas:
Maldição de La Dame Carcas
A lenda é a respeito da princesa La Dame Carcas, uma das responsáveis pelo nome da cidade.
Era uma jovem esposa de um dos líderes da comuna e passava seu tempo no alto das muralhas para observar os inimigos que eram os romanos. Uma certa vez teve uma ideia de afastar os inimigos e evitar que eles invadissem.
Ela mandou jogar alimentos para mostrar que eles estavam bem e tinham forças para lutar. A esperteza resultou no recuo dos inimigos que abandonaram o cerco.
Diante de tamanha engenhosidade da princesa, ela serviu como inspiração para o famoso jogo de tabuleiro Carcassonne. Frequentemente a lenda é citada em filmes e documentários, realmente é uma grande lição.
Raimond Roger Trencavel
Uma história com um final triste, a Lenda de Raimond Roger Trencavel, que era um dos senhores que moravam na comuna na Idade Média, e durante a Cruzada Albigense foi morto e ninguém soube de fato como aconteceu.
A população começou afirmar que seu espírito inconformado começou a assombrar Carcassonne. O enredo instigante serviu de ideia para jogos de tabuleiros e também é mencionado em romances e filmes medievais.
Vinhos em Carcassonne
Um destino que conquista o coração dos amantes de vinho é Carcassonne. Há uma variedade de vinícolas que possibilitam tour guiados, você poderá acompanhar desde a colheita, produção até a fermentação e o engarrafamento.
Todo o momento vai receber informações relevantes sobre o cultivo das vinícolas da região e o que torna o vinho produzido marcante. Além disso, irá participar das degustações de vinho, prepare-se para provar os melhores da sua vida.
Tem vinícolas que tem tintos, rosé e brancos, escolha uma que produza todos ou opte pela que tem o que você mais se identifica. Muitos turistas fazem a rota de vinhos, que passam por paisagens deslumbrantes, colinas e vales cobertos de vinhedos que proporcionam um cenário charmoso.
Se a viagem for no verão, não deixe de participar do Festival de Vinhos em Carcassonne,várias vinícolas da região apresentam seus melhores vinhos, uma boa chance de conhecer ao máximo a cultura dos vinhos dessa região.
Passeio pelo Canal du Midi
A cidade é próxima do famoso Canal du Midi e vale a pena fazer um passeio de barco ou até mesmo um cruzeiro. Você terá vistas privilegiadas e os guias compartilham histórias fascinantes da localidade.
Também é comum encontrar moradores aproveitando das ciclovias que ficam ao longo do canal para fazer caminhadas e andar de bicicleta, se quiser recarregar as energias da viagem ou só relaxar é uma excelente opção.
Algumas pessoas que gostam de esportes aquáticos, preferem passeios de caiaque ou stand up paddle no canal. Entre em contato com uma empresa que ofereça o equipamento para viver essa experiência.
Aos mais curiosos, não deixe de conhecer as eclusas, são responsáveis pelo controle do nível da água. Há agências que oferecem esse passeio guiado que possibilita aos visitantes conhecer mais sobre a engenharia francesa.
Invista em uma viagem para França
Principal prato típico
Nada melhor que fazer uma viagem e conhecer a culinária local. Em Carcassonne, não deixe de provar seu típico prato que é bastante consumido na época de inverno.
Cassoulet é um ensopado feito com feijão branco, é cozido juntamente com carne de porco, pato ou cordeiro, tudo é misturado em fogo baixo para que aconteça a absorção de todos os sabores no feijão.
Em seguida, é acrescentado migalhas de pão para formar uma crosta dourada. Você consegue encontrar esse prato em quase todos os restaurantes da comuna, especialmente nos tradicionais que servem acompanhado com vinho da região.
Nos mercados de natal, também é servido esse prato. Além de outros, que também carregam uma importância gastronômica para a população, como o Magret de canard e Soupe au pistou, ambos são robustos e com sabores marcantes.