Carnaval de Recife e Olinda: dicas de como aproveitar, principais atrações e mais!

Pernambuco  também é um dos destinos mais escolhidos quando se fala em Carnaval, suas duas cidades mais movimentadas durante essa época do ano são Recife e Olinda. 

Não é de se estranhar, elas garantem atrações incríveis para os seus foliões e tem uma infraestrutura especializada para atender todas as demandas dessa época do ano. 

Como nasceu o Carnaval de Olinda e de Recife?

Um dos carnavais mais procurados do Brasil estão em Olinda e Recife , eles se originaram a partir da fusão das influências africana, europeia e indígena.

Na cidade de Olinda, o carnaval aponta para os tempos coloniais e os famosos blocos de rua e maracatus, que significam uma celebração à diversidade cultural. 

É inegável como Olinda  tem um grande valor histórico e suas ladeiras são uma volta ao tempo, traz um cenário incrível para os seus foliões e trazem mais destaque aos bonecos gigantes que compõem alguns blocos. 

Já em Recife o que chama mais atenção é o Galo da Madrugada que é o maior bloco do mundo e o mais importante de Pernambuco. Seu surgimento foi em 1970 e ao decorrer dos anos ganhou mais notoriedade. 

Ele expõe toda a riqueza da cultura nordestina e sua principal performance é o frevo e o maracatu, que arrasta uma multidão de pessoas para dançar. 

Como Olinda e Recife  estão perto uma da outra, grande parte dos turistas vão curtir o carnaval das duas cidades e participar das suas principais atrações.

Prévias do Carnaval de Olinda 

Para começar a esquentar o clima carnavalesco, em Olinda acontecem alguns eventos que são prévias para abertura do carnaval da cidade. Conheça algumas das suas principais:

Ensaio Coletivo de Nações de Maracatu

Carnaval de Olinda

Uma das principais tradições de Olinda antes do carnaval são os encontros dos grupos de maracatu para exibir toda a cultura afro-brasileira. Eles fazem ensaios e cortejos em conjunto, com os seus tambores e danças. 

É uma excelente maneira dos grupos mais novos aprenderem com os mais antigos e também é uma oportunidade ímpar de enfatizar a cultura popular da cidade e unir a comunidade para uma festividade expressiva.

Cortejos de Olinda 

As ladeiras de Olinda fazem parte dos eventos pré -carnavalescos também, nelas acontecem os cortejos que antecedem a festividade. 

São diversos blocos de maracatus que promovem um evento animado e cheio da energia do carnaval. Além disso, esses cortejos servem para exibir a rica tradição da cidade, com suas músicas e danças regionais.

Prévias do Carnaval de Recife 

Alguns dias antes do carnaval a cidade começa a se agitar e vários eventos começam a acontecer para animar a população para a grande festividade que vai acontecer. Veja algumas das principais prévias de esquenta de Recife: 

Paço do Frevo

Paço do Frevo

O Paço do Frevo é um espaço que fica em Recife e é usado para expressar toda a riqueza cultural da cidade e do Estado. 

Na prévia do carnaval ele começa a ganhar forma das cores e decorações dessa época, além de ser palco para várias apresentações culturais pernambucanas  carnavalescas. 

Dessa forma, vários grupos espalham sobre o lugar ao som de tambores e apresentam danças envolventes ao som do frevo. 

Além das diversas máscaras e fantasias que são usadas pelos integrantes. Visitar este espaço durante o pré-carnaval é ideal para já entrar no clima.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Passagens aéreas baratas e fáceis de serem encontradas é no Passagens Promo , o melhor site para você achar a que cabe no seu orçamento. 

Acesse e coloque no buscador de pesquisa as principais informações sobre o seu destino e em alguns instantes as melhores vão aparecer na sua tela. 

Após isso, é só escolher a que você quer e começar o processo de compra, e quem decide como será a forma de pagamento é você, pode ser:

Saiba que se você decidir efetuar sua compra no cartão de crédito tem a possibilidade de dividir em até 10X sem precisar pagar juros. 

Toda praticidade e economia são oferecidas aos nossos clientes, para que possam fazer o máximo de viagens que desejar. 

Prévias do Galo da Madrugada

O principal evento de Recife é o emblemático Bloco Galo da Madrugada e antes de acontecer de fato essa festividade, ocorre prévias para aquecer os foliões.

Normalmente, acontecem apresentações com artistas locais em cima de trios elétricos, e também desfiles das fantasias mais criativas. 

A população pode curtir ao máximo e se preparar para viver o Bloco do Galo da Madrugada e entrar no clima pernambucano.

Principais atrações do Carnaval de Olinda 

Pode ter certeza que o carnaval de Olinda reserva aos seus foliões diversas atrações incríveis. 

Você não vai ficar parado, são vários blocos e tradições que acontecem nas principais ruas dessa cidade. 

Bonecos Gigantes de Olinda 

Bonecos Gigantes de Olinda 

Uma atração marcante de Olinda são os seus bonecos gigantes que saem pelas suas ruas durante o carnaval. 

Tem de vários tamanhos, e são feitos para homenagear figuras relevantes da sociedade e são feitos de isopor e tecido e animam a multidão. 

Essa atração já é tradição em Olinda os bonequeiros tem grande destaque na cidade, eles passam meses para confeccionar o boneco e promover os movimentos deles. 

Os Bonecos Gigantes se movem ao som do frevo e maracatu e são exemplos de toda a criatividade pernambucana nessa época do ano.

Homem da Meia-Noite

Em 1931 iniciou-se uma das mais famosas tradições de carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite, que foi o primeiro boneco gigante que saiu às ruas da cidade de madrugada no sábado.

É o pontapé dos Blocos dos Bonecos Gigantes e atrai multidões que estão afim de entrar já no clima carnavalesco. 

Não há dúvidas que é um dos blocos mais emblemáticos de Olinda, são anos de tradição e alegria.

Ceroula de Olinda 

É um grupo que desfila pelas ruas de Olinda e os seus integrantes vestem ceroulas, blusas listradas e chapéus de palha para manter viva a tradição. 

Tem até músicas próprias e seu hino para agitar os foliões durante todo o trajeto. Os Ceroulas são peças fundamentais do carnaval de Pernambuco, eles expõem toda autenticidade da região

Se você quer viver o carnaval de Olinda do jeito mais tradicional não deixe de participar das atrações desse grupo, como também de outros blocos tradicionais da localidade. 

Principais atrações do Carnaval de Recife 

Recife além de ser uma cidade turística com pontos turísticos relevantes para o Estado e também para o Brasil, ela promove um dos carnavais mais animados do país. 

São várias atrações que você pode desfrutar durante o carnaval recifense, confira algumas:

Galo da Madrugada

O Galo da Madrugada surgiu em 1978 e é conhecido como o maior bloco de carnaval do mundo, tanto que ganhou o Guinness World Records, são aproximadamente mais de 2 milhões de pessoas que participam. 

Já de madrugada começa o bloco com seus desfiles de carros alegóricos, pessoas fantasiadas e o famoso Galo gigante no meio da multidão. 

Ele recebe vários artistas locais e outros também, o que mais toca nele é o frevo, milhares de pessoas dançando e outras tentando aprender essa performance da cultura pernambucana.

Palco Marco Zero 

Palco Marco Zero 

Em Recife tem diversos pontos turísticos interessantes e um dos mais importantes da cidade é o Marco Zero . E no carnaval a Praça do Marco Zero abriga um palco para receber diversos shows e apresentações que valorizam a cultura do Estado. 

Não só a cultura Pernambucana é vista nesses shows, pois outros artistas nacionais de diversos estilos musicais são convidados para agitar a galera.

O que mais toca e dança é o frevo, maracatu, ciranda e manguebeat, não tem como ficar parado, o clima é propício para curtir o melhor dessa festividade.

Blocos de carnaval em Recife 

Os blocos de carnaval são uma sensação e agita a multidão, o mais conhecido é o principal de Recife que é o Galo da Madrugada, mas não é só ele o responsável pela alegria dos foliões. Confira outros blocos:

Recife é repleto de blocos, esses citados são apenas alguns dos mais conhecidos. Cada um reserva dias animados e memoráveis.

Dicas para aproveitar seu carnaval em Olinda e em Recife

O carnaval é uma festa que é cansativa, são dias de folia, mas a alegria e as experiências que ela oferece são únicas. Veja algumas dicas que te ajudarão a facilitar seus dias de carnaval:

Também tenha cuidado com a sua alimentação e com os seus pertences pessoais, se você estiver sozinho durante o carnaval a atenção deve ser redobrada, se levar em consideração tudo isso sua festa será tranquila.

Escolha Recife para se hospedar

Muitas pessoas preferem se hospedar em Recife, por causa da logística e também como é a capital do Estado, ela é mais desenvolvida. 

Durante o carnaval, Olinda fica lotada e suas ruas são estreitas, apesar de Recife  ficar cheia também, suas ruas são mais largas e a cidade é grande. 

As melhores regiões para ficar na capital é em Boa Viagem, Sítio Histórico, Boa Vista, essas localizações ficam no centro da cidade e te ajudam na sua locomoção durante os dias de carnaval.

Alguns hotéis para você se hospedar em Boa Viagem:

Vale destacar que é fundamental realizar a sua reserva na hospedagem com antecedência, nessa época do ano a cidade recebe muitos turistas, e se você deixar para última hora corre o risco de não conseguir um hotel em uma boa localização. 

Além disso, algumas pessoas que vão viajar em grupo têm a possibilidade de alugar um Airbnb, essa é uma boa alternativa para facilitar a organização do grupo e economizar. 

Garanta suas passagens aéreas para o Carnaval! 

Ninguém quer perder os dias de carnaval nas cidades mais belas do Brasil. Não deixe para depois e já garanta suas passagens aéreas para cair na folia. 

Para te ajudar a economizar nessa época do ano, temos o melhor buscador de pesquisa do mercado, ele vai ajudar a encontrar a mais econômica e segura. 

Entre no nosso site Passagens Promo , e coloque as principais informações do seu destino e tenha acesso aos preços mais baixos das melhores companhias aéreas. 

Além de viajar por um preço mínimo, você terá o privilégio de fazer uma viagem segura em aeronaves novas e ter um serviço de bordo excepcional.

Aqueles que não dispensam uma promoção, cadastrem o e-mail no site e quando tiver uma oferta você será avisado em primeira mão. 

Como curtir o carnaval de Recife e Olinda gastando pouco? 

Um bom planejamento permite que você tenha um carnaval incrível e com poucos gastos, por isso, antes de viajar comece a pesquisar as hospedagens com o melhor custo-benefício. 

Opte por transportes baratos e também pelos lugares mais em conta para comer. Evite gastar dinheiro com coisas supérfluas e organize os seus horários para conseguir tomar o café da manhã no hotel, já que será um gasto a menos. 

Leve alguns lanches e principalmente barrinhas de cereais, elas serão suas aliadas no momento do bloco, quando tiver com fome não precisa sair a procura de uma barraquinha, consegue comer algumas e saciar a sua fome, até esperar para fazer a próxima refeição.

Veja Também: