Castelos no Brasil: conheça os mais incríveis pra se visitar que existem em território nacional

Você sabia que existem diversos castelos no Brasil abertos para visitação? Em outras palavras, você não precisa ir para a Europa para conhecer essas incríveis fortalezas!

Espalhados pelos quatro cantos do país, os castelos brasileiros são fruto da influência europeia e podem ser excelentes alternativas de passeio em família.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, destacamos tudo que você precisa saber sobre essas obras incríveis e cheias de curiosidades. Veja só!

Veja aqui as melhores passagens aéreas nacionais com até 35% de desconto neste link!

Castelos no Brasil: quais são eles?

No século XVI, quando os portugueses desembarcaram pela primeira vez em terras brasileiras, os castelos já não eram a construção dominante na Europa.

Depois da Idade Média, sobretudo após o surgimento da pólvora, essas massivas fortalezas foram, aos poucos, sendo substituídas por palácios e palacetes que ofereciam ainda mais conforto a seus ocupantes.

No entanto, enquanto os castelos minguavam no Velho Continente, se tornavam motivo de deslumbramento pela elite brasileira, impressionada pela grandiosidade das construções.

É por essas e outras que não apenas existe castelo no Brasil, como a maioria dessas construções é relativamente recente em comparação às “primas” da Europa.

As obras muitas vezes são resultados da forte influência europeia no país, embora algumas sejam apenas fruto da mente excêntrica de seus donos.

Como os castelos estão espalhados por todo o país, é possível que haja algum bem pertinho de você. 

No Rio, você poderá visitar os castelos de Itaipava, da Ilha Fiscal e Mourinhos de Manguinho, enquanto São Paulo abriga a impressionante Villa Medieval e o Castelo Furlani.

Procura uma opção no Nordeste? Considere uma visita aos castelos Zé dos Montes e de Engady, no Rio Grande do Norte, Garcia D’Ávila, na Bahia, ou de São João e Pesqueira, em Pernambuco.

Se está montando um roteiro pelo Sul do Brasil, você poderá optar entre os castelos de Lacave, Pedras Altas ou Simões Lopes, no Rio Grande do Sul, de Joinville, em Santa Catarina, ou Batel, no Paraná.

De qualquer forma, é inegável que visitar um castelo em pleno Brasil é um privilégio que poucos já tiveram, e você pode fazer parte desse seleto grupo: é só conferir as opções que reunimos em nossa lista e montar seu roteiro de viagem.

O que é um castelo?

O que é um castelo?
Fonte: Pxhere / CC0

Símbolo da nobreza medieval, os castelos começaram a ser construídos após a queda do Império Romano com a finalidade de defesa.

Originalmente feitas de madeira, as fortificações logo foram tomando as formas como as conhecemos hoje, com paredes de pedras, torres de observação, muralhas e fossos reforçados para dificultar a vida de potenciais invasores.

Essas construções eram reforçadas para aguentar diferentes tipos de ataque e feitas no alto de colinas ou morros, em posição de vantagem em caso de investida rival. 

Além disso, também serviam de residência oficial de nobres e reis. Por isso, eram tradicionalmente bastante confortáveis, ao menos em comparação às casas mais humildes dos aldeões da mesma época.

Existe castelo no Brasil?

O nosso país ainda não havia sido colonizado por Portugal durante a Idade Média, mas isso não impediu o surgimento de castelos no Brasil. 

A única diferença é que os castelos brasileiros não foram construídos para fins de defesa, e sim por estética. 

Em vez de aguentar ataques estrangeiros, os castelos tupiniquins foram concebidos exclusivamente para encantar visitantes.

Passagens aéreas em promoção para todo o Brasil!

Você pode visitar os castelos espalhados por todas as regiões do país sem abrir mão da economia. 

É só comprar suas passagens aéreas mais baratas em nosso site buscador, o Passagens Promo!

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Em seguida, você seleciona as datas da viagem. Depois, é só escolher a melhor oferta. Simples e rápido.

Nossa plataforma ainda te avisa quando surgem promoções para o destino desejado: é só ativar o alerta de preços!

E não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Onde tem castelos no Brasil?

A lista de castelos no Brasil é tão grande que você pode montar vários roteiros de viagem para conhecer a todos. 

Para te ajudar a escolher por onde começar, selecionamos os principais castelos brasileiros e dicas para aproveitar ao máximo a sua visita, confira!

Castelo de Itaipava, Rio de Janeiro 

Castelo Itaipava, Rio de Janeiro
Fonte: Marcio Sette / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Castelo de Itaipava oferece aos visitantes não apenas a oportunidade de conhecê-lo por dentro, mas também de se hospedar nele!

Localizado em Petrópolis, a menos de 100 km do Rio de Janeiro, o castelo foi inaugurado na década de 1920 para servir como residência oficial de José Smith de Vasconcelos, barão de origem portuguesa que vivia no Brasil.

A construção em estilo medieval já serviu de cenário para novelas da Globo e hoje abriga um dos hotéis mais luxuosos do Brasil, além de espaços para eventos, incluindo casamentos.

Se você não pretende se hospedar no local, não se preocupe, pois você ainda poderá visitá-lo e até saborear refeições requintadas no bistrô do hotel.

Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro 

O Castelo da Ilha Fiscal é considerado um dos mais lindos castelos no Brasil, erguido a mando do imperador Dom Pedro II, no século XIX.

O governante solicitou que fosse erguido um castelo no formato chateau no coração da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A obra, de autoria de Adolpho José Del Vecchio, foi inspirada nas obras do arquiteto Viollet-le-Duc, de origem francesa, em estilo gótico-provençal. Atualmente, a construção é sede do Museu Naval.

Castelo Mourisco de Manguinhos, Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro, definitivamente, é um ótimo destino para quem pretende visitar castelos no Brasil. O terceiro integrante fluminense da nossa lista é o Castelo Mourisco de Manguinhos.

Sede da Fundação Oswaldo Cruz, a construção em estilo árabe-espanhol (daí o nome “mourisco”, ou “relativo ao povo mouro”) se destaca na paisagem, com torres vermelhas e abóbadas esverdeadas, muitos vitrais coloridos e arcos típicos do estilo.

Vale a pena visitar o interior do edifício, onde você poderá ver ladrilhos hidráulicos, colunas árabes e um rico acervo com fotografias e documentos de grandes nomes da ciência brasileira, incluindo Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Villa Medieval, São Paulo

Villa Medieval, São Paulo
Fonte: PxFuel

 

Localizada em São José dos Campos, a Villa Medieval é um castelo em São Paulo que incorporou diferentes influências européias em seu projeto.

Entre as fortalezas que inspiraram a obra estão o Chateau de Langeais, na França, Monmouth Tower, no País de Gales, e o castelo que servia de residência para o príncipe alemão Von Harbach.

A construção é cercada por vegetação densa, o que garante uma paisagem ainda mais bucólica e fotogênica.

Atualmente, a fortaleza abriga o Centro de Artes Suzana Laïs de Mendonça, que sedia exposições artísticas, eventos corporativos e festivais de arte erudita.

Castelo Furlani, São Paulo 

A pacata cidade de Pederneiras, a 320 km de São Paulo, é o endereço do Castelo Furlani, inaugurado em 1914, obra do engenheiro Fausto Furlani.

De origem italiana, o engenheiro teve a ideia de construir um castelo para se lembrar de casa.

A inspiração para a obra veio do Castelo Trentino Alto Ádige, na divisa da Itália com a Áustria, mas você só poderá contemplá-lo a partir de sua fachada: o castelo fica em uma propriedade privada e não está aberto para visitas.

Castelo de Engady, Rio Grande do Norte 

Mais um dos castelos brasileiros com motivação religiosa, o Castelo de Engady, em Caicó (RN), foi construído a partir de inspirações bíblicas pelo monsenhor Antenor Salvino de Araújo, em meados da década de 1970.

Em estilo mouro-medieval, a fortaleza fica em um terreno com mais de 51 mil m² e faz referência direta à Bíblia, com sete torres (número da completude, de acordo com a Bíblia) e uma estrela de Davi.

Desde sua inauguração, a construção já sediou o Mosteiro de Clarissas e a unidade do Corpo de Bombeiros de Caicó.

Hoje, porém, o castelo está praticamente abandonado e em ruínas. De qualquer forma, não deixa de surpreender quem passa pela região!

Castelo Zé dos Montes, Rio Grande do Norte 

Castelo de Engady, Rio Grande do Norte
Fonte: Flaviohmg / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Maior cartão-postal da pequenina cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, o Castelo Zé dos Montes é uma obra rústica motivada pela fé.

José Antônio Barreto, carinhosamente chamado de Zé dos Montes, teve uma visão na qual Nossa Senhora o orientava a construir uma igreja com as próprias mãos. 

Ele, então, levou mais de 20 anos para encontrar o lugar perfeito para a obra e executar sua construção.

O resultado é um castelo sem estilo arquitetônico definido, que combina elementos europeus e árabes. A obra foi feita em pedra e cal no alto de uma colina com vista privilegiada.

No local, os visitantes encontram longos corredores, salões esculpidos em pedra e vários altares, além de uma capela dedicada a Nossa Senhora e um labirinto que simboliza a Via Crúcis.

Castelo São João, Pernambuco 

O pernambucano Ricardo Brennand sempre foi um apaixonado pela cultura medieval e militar, o que motivou a construção do Castelo São João, um dos mais belos castelos para visitar no Brasil!

Sede do Instituto Ricardo Brennand, a construção guarda um amplo acervo de armas antigas, incluindo adagas, espadas e armaduras em estilo medieval, além de algumas obras atribuídas ao pintor Frans Post, da Holanda.

Em estilo gótico, o castelo fica em um terreno com mais de 77 mil m² em meio à mata atlântica preservada: uma opção incrível de passeio ao ar livre no bairro da Várzea, em Recife.

Castelo de Pesqueira, Pernambuco 

Mais um castelo pernambucano para a conta: mais especificamente o Castelo de Pesqueira, na cidade de mesmo nome.

Este é um dos castelos mais recentes de nossa lista, tendo sido inaugurado apenas em 1999. Em estilo gótico, o forte foi inspirado nas obras do arquiteto catalão Gaudí e incorpora elementos mouriscos e europeus.

A obra inclui gárgulas, correntes, belos lustres de cristal e incontáveis obras de arte, mas você só poderá contemplar o castelo por fora, pois o edifício não está aberto para visitação.

Castelo Garcia D’Ávila, Bahia 

Castelo Garcia D’Ávila, Bahia
Fonte: Ruidival Marques / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Que tal aproveitar sua viagem à tropical Costa do Sauípe, na Bahia, para visitar um autêntico castelo brasileiro? 

O Castelo Garcia D’Ávila se orgulha de ser o único castelo genuíno brasileiro

Isto é, foi construído com intuito de ser a residência oficial e fortificada de um nobre: Garcia D’Ávila, filho de Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil.

As terras do castelo se estendiam por mais de 800 mil km², desde a Bahia até o Maranhão: dimensões impressionantes que lhe renderam o título de “maior latifúndio das Américas”, correspondente a um décimo do território do Brasil, em 1551.

A construção foi feita em estilo manuelino, em pedra e cal, permitindo que se observasse simultaneamente o sertão e o mar.

As ruínas da fortaleza são administradas pela Fundação Garcia D’Ávila e abrigam um museu com artefatos arqueológicos recuperados no terreno, além de um centro de visitantes e uma maquete que mostra como o castelo era originalmente.

Château Lacave, Rio Grande do Sul 

Os castelos no Rio Grande do Sul conferem um clima ainda mais europeu às paisagens gaúchas. 

Um dos mais bonitos é o Château Lacave, parada obrigatória em roteiros pela cidade de Caxias do Sul.

A obra foi inspirada em um antigo mosteiro espanhol datado do século XI, com projeto do uruguaio Juan Carrau, e foi inaugurado no final da década de 1960.

Atualmente, o castelo está aberto para visitação e sedia um prestigiado centro de enogastronomia que oferece passeios guiados e tours de degustação de vinho!

Castelo de Pedras Altas, Rio Grande do Sul 

Inaugurado nos primeiros anos do século XX, o Castelo de Pedras Altas, no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, é um dos castelos mais românticos do país.

A construção foi um presente do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil para sua esposa, Lydia, localizado em um terreno com mais de 300 hectares.

Listado como Patrimônio Histórico e Artístico gaúcho, o castelo foi cenário da assinatura do acordo que acabou com a Revolução Gaúcha, em 1923.

Castelo Simões Lopes, Rio Grande do Sul 

Castelo Simões Lopes, Rio Grande do Sul
Fonte: Bertoncello / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Localizado na cidade de Pelotas (RS), quase na divisa com o Uruguai, o Castelo Simões Lopes foi inaugurado em 1923 e já recebeu grandes nomes da política brasileira, incluindo os ex-presidentes Washington Luís e Getúlio Vargas.

A obra foi inspirada em construções medievais, por isso apresenta torres, terraços e ameias, com uma estrutura de cimento armado e o primeiro sistema de calefação pelotense.

Castelo de Joinville, Santa Catarina 

Entre todos os castelos no Brasil, nenhum se parece tanto com o Castelo da Cinderella, da Disney, quanto o Castelo de Joinville, em Santa Catarina.

Inaugurado no começo dos anos 2000, o castelo tem 700 m² de área construída, mas ainda não está oficialmente finalizado. 

Mesmo assim, é possível visitar a fortaleza aos fins de semana ou, ainda, fotografar sua bela fachada!

Castelo Batel, Paraná 

Bem no coração de Curitiba, capital paranaense, existe um castelo inspirado no estilo típico do Vale do Loire, na França, o Castelo Batel, no bairro mais nobre da cidade.

Construído durante a década de 1920 a mando do cônsul da Holanda, Luís Guimarães, o castelo já foi residência oficial do governador do Paraná.

A estrutura chegou a receber visitantes ilustres, como Assis Chateaubriand, Nelson Rockefeller e os ex-presidentes JK e Jânio Quadros. Hoje, abriga um centro de eventos e recebe visitas guiadas e gratuitas!

Qual o maior castelo do Brasil?

O maior castelo do Brasil fica em Minas Gerais, na cidade de Araxá, a 370 km de Belo Horizonte: o Grande Hotel de Araxá.

A inauguração do castelo foi feita por ninguém menos que o então presidente da república, Getúlio Vargas, em 1944, e deveria incluir um cassino. 

O problema é que a atividade de cassino foi proibida dois anos depois da abertura dos portões, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.

De qualquer forma, a construção se tornou motivo de orgulho para mineiros e continua a encantar seus visitantes.

Você pode até mesmo se hospedar no local, que hoje faz parte da Rede Tauá de hotéis e ocupa 33,3 mil m² de área construída!

Qual o castelo mais antigo do Brasil?

O mais antigo entre todos os castelos no Brasil é também o único castelo no sentido mais verdadeiro da palavra: o Castelo Garcia D’Ávila, na Costa do Sauípe, na Bahia.

A construção do castelo começou em 1551 e se estendeu até meados do século XVII.

Hoje, porém, é possível visitar apenas o que restou da estrutura do castelo, que foi abandonado por volta de 1835 e hoje está em ruínas.

Cotação de passagens aéreas em promoção

O que você acha de conhecer os mais incríveis castelos no Brasil sem comprometer o seu bolso? 

Visite agora mesmo o nosso buscador, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas baratas para qualquer destino do país ou do exterior.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho que você procura entrar em promoção!

Visitar castelos sem sair do Brasil e sem abrir mão da economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 244 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 18 Jun 19 Jun R$ 257 LATAM BSB Brasília GYN Goiânia 15 Jun 20 Jun R$ 272 Gol GYN Goiânia BSB Brasília 09 Out 15 Out R$ 272 Azul CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 02 Mai 04 Mai R$ 273 Ver mais ofertas