Catar: saiba tudo sobre esse destino antes de marcar sua viagem!

Sede da Copa do Mundo de 2002, o Catar é um destino diferente de qualquer outro que você conheça, onde a paisagem é formada por desertos, oásis e cidades modernas cheias de história para contar!

No entanto, visitar um país do outro lado do mundo, com uma cultura tão diferente da brasileira e um clima extremo, com temperaturas que podem ultrapassar os 50ºC, é uma aventura que requer planejamento.

É preciso descobrir qual a melhor época para visitar o país, como se deslocar entre as cidades e até mesmo como se comportar para evitar perrengues pelas diferenças culturais.

Mas não precisa se preocupar, pois reunimos essas e muitas outras informações sobre o país dos sheiks neste artigo, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Catar: informações, curiosidades e melhores destinos!

Por muito tempo, o Catar foi apenas um pequeno país no Golfo Pérsico que servia de conexão para voos rumo a destinos mais distantes. 

Com o investimento pesado em turismo e infraestrutura dos últimos anos, aos poucos essa história começa a mudar.

Hoje, a paisagem selvagem desse pequeno país árabe com menos de 3 milhões de habitantes está completamente transformada.

As dunas quase infindáveis de areia deram lugar a arranha-céus com centenas de metros de altura, além de shoppings futuristas, imensos estádios e vias públicas modernas.

Tudo isso veio de maneira rápida, impulsionada pelo dinheiro do petróleo que começou a encher os bolsos dos sheiks desde a década de 1940, em uma torrente de riquezas que cresceu ainda mais intensamente nas últimas duas décadas.

O resultado são cidades apaixonantes, com rica história e infraestrutura, como a capital, Doha, e a espetacular Lusail, construída do zero para sediar a Copa do Mundo da Fifa em 2022.

Neste artigo, você vai encontrar tudo sobre o Catar: onde fica, quando visitar, o que fazer e muitas curiosidades para orientar seu roteiro de viagem. Vamos lá!

Onde fica o Catar?

Onde fica o Catar?
Fonte: Pexels

Aos viajantes desavisados, que querem descobrir em qual país fica o Catar, eis aqui uma surpresa: o Qatar (a grafia com “Q” ou “C” está correta) é um país independente e soberano!

A região, que já foi um protetorado britânico e hoje é governada pelo emir (um tipo de “príncipe”) Tamim bin Hamad Al Thani, fica na Península Arábica, mais especificamente na Ásia Ocidental, no Oriente Médio.

O único país com o qual faz fronteira é a Arábia Saudita, embora o Bahrein também esteja bem próximo, na margem oposta do Golfo Pérsico.

Mapa do Qatar

Está planejando uma viagem pelo país dos sheiks? Não se esqueça de conferir onde fica no mapa e qual a distância entre as cidades que você deseja visitar!

Para facilitar sua organização, destacamos o mapa do Qatar, confira!

Qual é a média de temperatura no Catar?

Um dos países mais áridos do mundo, o Catar é famoso por seu clima extremo: tão extremo que a Copa do Mundo de 2022, que tradicionalmente deveria acontecer entre junho e julho, vai ocorrer somente de novembro a dezembro.

Essa mudança de data é estratégica, pois assim é possível fugir do calor acima de 40ºC do verão local e aproveitar o clima mais ameno, em torno de 25ºC, do inverno na região.

Os melhores meses para conhecer o país vão de novembro a meados de abril, quando os termômetros não passam de 30ºC e os passeios ao ar livre ficam bem mais confortáveis.

Se você se preocupa com as chuvas durante a sua viagem, pode ficar tranquilo! 

A incidência é tão rara que você provavelmente pode passar meses no país sem nunca ver uma gota sequer cair do céu!

Encontre passagens aéreas em promoção para o Catar!

Conhecer lugares novos é uma experiência incrível, mas pode ser ainda melhor com economia! 

Por isso, nem pense em comprar suas passagens aéreas antes de fazer uma cotação no Passagens Promo!

Nosso exclusivo buscador te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar sem dificuldades: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Você pode até turbinar a sua pesquisa com filtros exclusivos e nosso potente alerta de preços, que te avisa sempre que surgir uma promoção para o destino que você procura!

Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta suas passagens aéreas promocionais para conhecer o mundo sem pesar no bolso!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

O que tem de bom no Catar?

Exótico, selvagem e em plena modernização, o Catar é um país bastante diferente do que você já possa ter conhecido.

Não são apenas os costumes árabes e islâmicos que chamam a atenção dos viajantes: você terá a oportunidade de conhecer lugares com séculos de história, saborear uma gastronomia incrível e visitar cenários naturais deslumbrantes.

Confira o que fazer no Qatar!

Doha 

Doha Qatar
Fonte: Unsplash

A cidade de Doha é não apenas a capital do Qatar, mas também a cidade mais importante do país, seja do ponto de vista político, econômico ou cultural.

Destino perfeito para quem gosta de ir às compras, Doha abriga o mais tradicional mercado do país, o Souq Waqif, além de museus incríveis, com rico acervo, como o Museu de Arte Islâmica e o Museu Nacional do Qatar.

Para contemplar o belíssimo skyline da cidade com o Golfo Pérsico ao fundo, vale a pena fazer um passeio pelo verdejante Mia Park e pelo Corniche, o calçadão da cidade, com 7 km de extensão.

Você ainda poderá conhecer os modernos arranha-céus de West Bay, a luxuosa Biblioteca Nacional do Qatar e o incrível bairro The Pearl, construído do zero sobre o mar!

Quer conhecer um lado mais tradicional da capital do país? Você pode gostar de visitar a impressionante Katara Cultural Village, um complexo de cultura, religião, gastronomia e lazer!

Al Khor 

O balneário de Al Khor é o principal destino de verão do país árabe, capaz de atrair milhões de turistas por ano com suas praias de águas azuis cristalinas e areia branquinha.

As praias da Purple Island, Simaisma Beach e Al Thakhira Beach são perfeitas para quem gosta de se refrescar em meio a belas paisagens. 

Você também não pode deixar de curtir os restaurantes do encantador calçadão local, o Corniche.

Casa de um dos maiores times de futebol do país, a cidade abriga um moderno estádio de futebol, um dos primeiros a ficar pronto para a Copa do Mundo: um passeio imperdível para quem gosta do esporte!

Que tal aproveitar o passeio para ir às compras? É também em Al Khor que está um dos melhores shoppings do Oriente Médio, o Al Khor Mall, endereço de lojas das marcas mais famosas do mundo.

Souq Al Wakrah 

Souq Al Wakrah
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Destino imperdível para quem gosta de boas compras, o Souq Al Wakrah é uma cidade próspera, que se formou a partir de uma tradicional vila qatari, e hoje é conhecida por seu grande potencial para o turismo de compras.

O antigo mercado a céu aberto em frente ao mar é considerado um dos mais impressionantes do Oriente Médio, sem falar no Ezdan Mall, um dos maiores shoppings do país.

Além de caminhar pelo labirinto de ruas e becos que levam a lojas cheias de tradição, você poderá se banhar nas paradisíacas praias Al Wakra Municipality Family Beach e ao longo do jardim público de Al Wakrah.

Por fim, não deixe de conhecer os excelentes restaurantes espalhados pelas proximidades do Porto de Al-Wakrah!

Al Zubarah 

Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o Al Zubarah é um gigantesco forte militar construído entre os séculos XVIII e XIX, até hoje perfeitamente conservado.

A mega-estrutura militar foi concebida para proteger a cidade de Al Zubarah, um antigo porto pesqueiro de grande importância estratégica para a região nos séculos passados.

A construção chama ainda mais atenção por sua localização: “espremida” entre o deserto e o mar, formando um dos cenários mais cinematográficos do Qatar!

Al Rayyan 

Para muitos viajantes, a cidade de Al Rayyan representa perfeitamente o vínculo entre o Qatar do passado e o do presente, combinando uma estrutura moderna a muitas atrações com séculos de história.

Em meio a arranha-céus, viadutos e construções assinadas por alguns dos melhores arquitetos da atualidade, a cidade tem sua história preservada em um distrito histórico cheio de charme, que possibilita um vislumbre do passado local.

A cidade-fantasma de Mystery Village, em pleno deserto, e as fotogênicas Torres Barzan são paradas obrigatórias em qualquer passeio por Al Rayyan. 

Você também não vai se arrepender de conhecer a Dolina de Musfur, uma das cavernas mais profundas do Oriente Médio, e o Forte de Al Wajbah, um dos mais antigos do país!

Curiosidades do Catar

Curiosidades do Catar
Fonte: Unsplash

Embora seja considerado um “novo rico” no cenário mundial, por ter se tornado uma das maiores potências econômicas do planeta desde o começo da exploração do petróleo, no século XX, o Catar é um país de longa história e tradição.

A região já era habitada há séculos e passou muito tempo sob a égide dos otomanos, até a queda do império, em 1916. 

A partir de então, o país se tornou um protetorado britânico, o que só mudou em 1971, quando finalmente o Qatar alcançou a independência.

Confira outras curiosidades sobre o país!

Catar: fuso horário

O Qatar está na faixa de fuso horário GMT+3, enquanto o Brasil fica na faixa GMT-3, o que significa que existe uma diferença de 6 horas em relação aos dois países.

Em outras palavras, quando são 14h no Brasil, são 20h no Qatar, isto é, o país árabe está 6 horas à frente do fuso horário brasileiro!

Qual é a moeda oficial do Qatar?

A moeda oficial do Catar é o rial catariano (QAR), cuja cotação em 13 de dezembro de 2021 estava em R$ 1,56.

Diferentemente de muitos destinos internacionais, você dificilmente conseguirá utilizar outras moedas, como dólar americano e euro, durante a sua viagem. Salvo alguns hotéis internacionais, apenas o rial é aceito no país.

Em contrapartida, você não terá dificuldades para utilizar cartão de débito e crédito internacional no decorrer da sua viagem, pois a maioria dos hotéis, restaurantes e lojas aceitam o dinheiro plástico.

Qual é o idioma do Qatar?

Qual é o idioma do Qatar?
Fonte: Unsplash

O idioma do Qatar é o árabe, com leves alterações típicas do dialeto catari. 

Se você não é fluente no idioma dos sheiks, não precisa se preocupar: o inglês é a segunda língua mais falada no país e os atendentes de hotéis, estabelecimentos comerciais e restaurantes, por exemplo, costumam ser fluentes na língua inglesa!

Quais são os principais costumes do Catar?

Estamos falando de um país árabe e islâmico, o que significa que os costumes muçulmanos são predominantes no Qatar. 

Por isso, os visitantes devem estar atentos aos hábitos locais para evitar gafes e problemas. 

Não se deve utilizar roupas muito decotadas, mas não se preocupe com a utilização do véu, caso você seja uma mulher: a peça só é requisitada em mesquitas. 

Se você não tiver nenhum véu, não se preocupe, a maioria das mesquitas oferece a peça para empréstimo.

Independentemente do gênero do viajante, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro é proibido, bem como o uso de palavras de baixo calão e gestos obscenos.

Os viajantes não podem protagonizar cenas públicas de afeto: beijos, abraços e carícias em público são muito malvistos no país.

Além disso, prepare-se para conhecer uma rotina bem diferente, com cinco pausas diárias para as orações islâmicas, quando o país inteiro para em nome de Alá.

O seguro viagem é obrigatório no Catar!

Se você pensava que o seguro viagem só era obrigatório para destinos europeus, está muito enganado! O Qatar está na lista de países que exigem o item de todos os turistas estrangeiros.

Além de ser uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem garante muita tranquilidade para os viajantes, pois oferece coberturas e serviços que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto!

Isso significa que você poderá acionar a seguradora em caso de problema de saúde, acidente, extravio de bagagem, morte ou invalidez, traslado médico e muitas outras situações!

Você pode adquirir seu seguro viagem Oriente Médio pelo melhor preço do mercado no buscador Seguros Promo, que reúne planos das seguradoras mais confiáveis do mundo!

Faça uma cotação gratuita e utilize a ferramenta de comparação detalhada para encontrar a melhor opção para a sua viagem!

Melhores ofertas de passagens para o Catar!

Não deixe para planejar a sua viagem ao Catar em cima da hora! Visite agora mesmo nosso site, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas baratas para os principais destinos do mundo!

Para fazer sua pesquisa, basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. 

Nossa plataforma te mostra as ofertas das principais companhias aéreas para o trecho que você procura!

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

Quer conhecer um dos países mais fascinantes do mundo pagando pouco? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾
Recomendado para você
Tudo sobre Doha, Catar: dicas de viagem, mapa e informações gerais

Tudo sobre Doha, Catar: dicas de viagem, mapa e informações gerais