Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
A Chapada das Mesas tem ganhado o coração de turistas que estão em busca de contato com a natureza e aventura.
A região é um verdadeiro complexo natural repleto de cachoeiras, lagoas, poços, rica vegetação e trilhas incríveis.
Para quem gosta de uma trip mais rústica em meio à natureza, essa região é um prato cheio. Vem com a gente e conheça esse verdadeiro paraíso no nordeste brasileiro!
Índice
Chapada das Mesas: um paraíso para o ecoturismo
Muito se fala sobre a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia, mas poucos sabem que o Maranhão esconde um parque nacional espetacular, um verdadeiro paraíso para o ecoturismo.
O Parque que abriga esse complexo natural abrange mais de 160 mil hectares de cerrado.
O local possui as mais lindas cachoeiras com enormes quedas d’águas, trilhas que levam à mata fechada e à áreas belíssimas, ponte suspensa, grutas e formações rochosas impressionantes.
Para completar, o parque oferece ainda muita aventura aos seus visitantes. É possível fazer mergulho com snorkel nas lagoas de águas transparente, escalada em enormes paredões, tirolesa, rapel e muito mais.
Vá preparado e disposto, pois as atrações do parque são sensacionais.
Pesquise por sua passagem aérea para o maranhão no Passagens Promo e aproveite nossos descontos incríveis de até 35%.
Onde fica a Chapada das Mesas?
Muitas pessoas que desejam conhecer esse paraíso não sabem onde fica a Chapada das Mesas. O Parque Nacional fica bem próximo da fronteira com o Tocantins, na região sudoeste do estado do Maranhão.
Em uma área bem isolada do estado, o complexo natural fica bem longe da capital São Luiz, a cerca de 840 quilômetros.
Mapa para a Chapada das Mesas
Para conhecer toda a região, que tal contar com um guia turístico bem completo? Para te auxiliar durante o passeio pelo estado do Maranhão, preparamos um mapa bem bacana para se localizar por lá. Confira!
Passagens aéreas em promoção
Viajar é sempre uma delícia independentemente do destino, mas economizar é melhor ainda, não é mesmo?
Para encontrar passagens aéreas em promoção, uma dica é iniciar as suas pesquisas o quanto antes, pois a possibilidade de encontrar ótimos preços é mais alta.
Geralmente, as promoções mais significativas são disponibilizadas para voos que acontecem durante a semana, por isso, evite viajar aos sábados e domingos.
Para conhecer o Parque Nacional da Chapada das Mesas com os melhores custos-benefícios, concentre as suas buscas no nosso site verificador, Passagens Promo.
Lá, você terá acesso aos melhores preços, ofertas e descontos. Cadastre-se o seu e-mail no nosso buscador e não perca nenhuma promoção!
Qual a melhor época para visitar a Chapada das Mesas?
Para curtir tudo que essa bela região tem para oferecer, a melhor época para viajar para o Maranhão acontece entre os meses de junho e dezembro, considerado um período de seca nessa parte do país.
Nesta temporada, quase não chove por lá e você poderá tomar banho nas lagoas e cachoeiras, aproveitando as diversas trilhas existentes em todo o parque.
O que visitar na Chapada das Mesas?
Na hora de escolher o que visitar na Chapada das Mesas, saiba que não faltarão incríveis opções. Belezas naturais, aventura e diversão irão rechear o seu roteiro.
Mas para conhecer cada cantinho do Parque Nacional, aqui estão os pontos de interesse que precisam compor o seu roteiro!
Pedra Caída
Essa é, com certeza, uma das atrações mais disputadas entre os turistas que percorrem a região. A Pedra Caída faz parte de um circuito de cachoeiras que estão escondidas no parque.
Para acessá-la, é preciso percorrer uma trilha com passarelas e escadarias até chegar no final do cânion, onde encontra-se a cachoeira que possui uma enorme queda d’água de 50 metros de altura.
Ao chegar ao local, não deixe de banhar-se nas lagoas que se formam em virtude das minas de águas quentinhas, que surgem das rochas. A Pedra Caída em Carolina, Maranhão, é um dos lugares mais lindos do parque.
Cachoeira de Santa Bárbara
Assim como a Pedra Caída, a beleza da Cachoeira de Santa Bárbara também é de tirar o fôlego.
Para chegar até à enorme cachoeira, você também precisará percorrer uma trilha e passar por uma ponte pênsil, que pode até dar um friozinho na barriga, mas que é completamente segura.
A queda d’água da Cachoeira de Santa Bárbara também brota de um gigantesco rochedo, formando uma linda lagoa de águas escuras e profundas. O som das quedas d’água é bem forte. Vá preparado!
Cachoeiras de Itapecuru
Na Chapada das Mesas, cachoeiras são vistas praticamente em todo o parque. Entre as mais bonitas estão as Cachoeiras de Itapecuru, que são chamadas de irmãs-gêmeas.
As duas quedas d’água formam um enorme lago de águas claras em meio à vegetação, que atraem turistas que querem se refrescar.
Ao redor da área das cachoeiras há uma estrutura com quiosques, mesinhas e banheiros, onde é possível fazer até uma refeição. Reserve, pelo menos, meio período para curtir a área.
Poço Azul
Ao chegar ao Poço Azul, você vai se surpreender com o cenário. Não é por menos que a região tem esse nome!
Um enorme lago de águas claras que, de longe, ganham a tonalidade azul, fica escondido por um gigante rochedo, que completa a paisagem.
Por ser um dos locais mais lindos da Chapada das Mesas, no Maranhão, a região sempre está lotada de turistas.
Encanto Azul
O Encanto azul também é bem parecido com o Poço Azul. Ambos os locais são nascentes de águas transparentes em tons azulados, que formam os cenários mais lindos de todo o parque.
Os raios solares incidem sobre o lago às 10 e às 13 horas, tornando a paisagem ainda mais espetacular. Vale a pena levar um snorkel para fazer um mergulho nas águas cristalinas do poço.
Parque Nacional da Chapada das Mesas
O Parque Nacional é grandioso e espetacular. Além de conhecer as cachoeiras, saiba que o complexo tem ainda mais para oferecer aos seus visitantes.
Por lá, o que não faltam são trilhas e atividades de ecoturismo. Há muitas empresas e guias turísticos que atuam na região, e oferecem passeios e práticas esportivas em meio à natureza.
É possível fazer escalada, rapel, tirolesa, mergulho e muito mais. Durante os seus passeios, não deixe de fazer a trilha até o mirante para admirar o Parque Nacional das Chapadas das Mesas do alto.
Faça um passeio também até a Pirâmide Mística, que é composta por paredões que formam uma estrutura em formato triangular.
Não deixe de passar sobre a Ponte do Santuário, chamada também de Ponte do Pedro, com estrutura pênsil, de onde é possível enxergar todo o vale que fica abaixo.
Vá também ao Portal da Chapada das Mesas, uma formação rochosa com um buraco no centro, que fica bem no alto. O local é cenário de fotos, por isso, não deixe de fazer a sua.
Inclua no seu roteiro a trilha até o Morro do Chapéu, que tem mais de 750 metros de altura. Para chegar até o topo, prepare-se para um um trajeto bem puxado — mas vale a pena cada passo, pois a visão de lá de cima é impressionante.
Cachoeiras da Prata e São Romão
Elas também estão na lista das cachoeiras mais bonitas de todo o complexo. A Cachoeira Romão, na Chapada das Mesas, e a Cachoeira da Prata devem fazer parte da sua lista de lugares para conhecer.
A Cachoeira de São Romão é uma das mais populares da região. Considerada uma das maiores do parque, ela fica em uma gruta fechada, onde se forma uma queda d’água e, aos seus pés, uma piscina de água doce.
Já a cachoeira da Prata fica em uma propriedade privada com áreas de lazer, redário e quiosque para uma breve refeição.
Para chegar até o local, é preciso percorrer uma pequena trilha que passa pela ponte do Santuário até a bela cachoeira, com quase 30 metros de altura.
Em períodos mais secos, as quedas e o volume de água diminuem, formando duas pequenas cachoeiras.
Refúgio Ecológico Torre da Lua
Na hora de escolher o que conhecer na Chapada das Mesas, o Refúgio Ecológico Torre da Lua não pode faltar. Essa parte do parque fica na cidade de Filadélfia, no estado do Tocantins.
O percurso nessa região é magnífico, e você poderá ver as lindas formações das mesetas.
O Refúgio Ecológico oferece várias opções de trilhas, que vão desde o nível fácil até o difícil. Escolha bem o que combina com o seu perfil de aventureiro!
Dicas para preparar seu roteiro
Para ter uma viagem espetacular pelo parque nacional, independentemente da época que desembarcará em terras maranhenses, a regra é levar roupas leves e confortáveis.
Não esqueça das peças de banho, chinelo, tênis ou bota, caso queira fazer um trekking pela região.
Protetor solar e repelente são itens indispensáveis na sua mala, já que o calor por lá é bem forte, e os pernilongos e mosquitos também são companhias constantes durante os passeios.
Na sua viagem para Chapada das Mesas, leve na mochila também toalhas com alta absorção, pois secam mais rápido e você não precisará carregar peças encharcadas, que pesam a mochila.
Na hora das refeições, Carolina, uma cidade bem próxima da Chapada das Mesas, é sua melhor opção, já que nessa área não há tantos restaurantes.
Por lá, você encontra bares, pizzarias e churrascarias que servem deliciosas refeições. Durante os tours, não deixe de levar água e lanches, para aquelas horas em que a fome aperta.
Caso queira alugar um veículo para passear por todo o parque de maneira mais rápida e facilitada, você precisará de um veículo com tração nas quatro rodas.
Isso porque em muitas regiões do parque, como as Cachoeiras da Prata e do Romão, o acesso com carros comuns é bem díficil.
Há também regiões que podem ser acessadas com veículos tradicionais, mas não indicamos.
Prefira carros 4×4 para não ter surpresas durante o seu passeio pela Chapada das Mesas.
Quantos dias reservar?
O parque é gigantesco e, como deu para perceber, recheado de atrações e belas paisagens.
Para conhecer as principais atrações e se divertir em toda a região, o ideal é que você faça uma viagem de cerca de 5 dias.
Dessa forma, dará tempo de passear por todo o parque sem aquela correria entre um lugar e outro.
Onde se hospedar?
Não há uma ampla opção de hospedagem por lá. De forma geral, você encontrará pousadas com instalações mais simples e com café da manhã em Carolina, que é a cidade mais próxima do parque.
Há também muitas pousadas ao entorno do complexo natural, o que facilita ainda mais o deslocamento.
Se preferir, você pode optar por alugar uma casa ou apartamento nos sites de reserva online que, de forma geral, oferecem tarifas bem mais em conta.
Quanto custa?
Para uma viagem para Carolina, Maranhão, nada melhor do que ter uma ideia das suas despesas — mas é importante frisar que tudo dependerá das suas escolhas.
Algumas área do parque, como cachoeiras, você precisará pagar para entrar. Os valores variam entre R$ 30 e R$ 60.
Já as hospedagens, é possível encontrar pousadas simples na cidade de Carolina, que cobram entre R$ 120 e R$ 200 a diária.
As refeições também não são muito caras, e há restaurantes em Carolina que oferecem deliciosos pratos por preços entre R$ 30 e R$ 60.
Suponhamos que você conheça três atrações por dia no parque e faça três refeições. Sendo assim, estimamos um gasto médio por dia de R$ 300, levando em conta o valor da diária da hospedagem.
Cotação de passagens aéreas promocionais
A Chapada das Mesas é um lugar incrível em território maranhense. Viajar para o destino é ter a certeza de voltar com uma bagagem cheia de boas recordações e experiências inesquecíveis.
Não deixe para comprar as suas passagens aéreas em cima da hora. Quanto antes iniciar as suas buscas, mais chances você tem de encontrar promoções e descontos!
Faça as suas pesquisas no nosso site comparador, Passagens Promo e garanta os preços que cabem no seu bolso. Quer viajar com um orçamento econômico? De Promo você pode!
Leia também:
- Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros
- Hoteis em Copacabana: valores, locais e mais!
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
- Descubra a Lituânia: conheça as principais cidades e mais!
- Stuttgart: uma viagem pelo coração da Alemanha!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras